Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Renda Extra: 20 Maneiras Comprovadas de Ganhar Dinheiro

Seja para pagar contas ou realizar um sonho, um dinheiro a mais pode ser de grande ajuda no orçamento da sua família. Conheça algumas maneiras de ter uma renda extra!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 06 de Julho de 2022

Buscar alternativas de renda extra está se tornando cada vez mais comum, seja para complementar o salário do mês, alcançar metas de maneira mais rápida ou coisas afins.

Com a tecnologia, trabalhos com jornadas mais flexíveis e no modelo home office (trabalho em casa) se tornaram mais comuns, o que torna possível uma busca maior de ideias de renda extra, seja online ou não.

Além disso, é possível visualizar duas formas básicas de otimização da renda. A primeira consiste em buscar meios de economizar dinheiro, já a segunda, em buscar meios de ganhar dinheiro extra.

Nesse sentido, se você está em busca de ideias de renda extra, confira a seguir algumas dicas e escolha as que mais se adequam a sua realidade.

Boa leitura!

Como ter uma Renda Extra: 20 Maneiras Simples e Eficazes

Atualmente, existem muitas opções quando o assunto é renda extra. Porém, é necessário tempo e dedicação para que você possa ganhar dinheiro extra nessas atividades.

Nesse sentido, separamos as melhores dicas de renda extra para que você possa utilizá-las ou inspirar-se e decidir por qual caminho seguir. Confira!

  1. Venda doces e salgados;
  2. Seja revendedor(a) de produtos;
  3. Trabalhe como entregador de aplicativos;
  4. Participe de programas de afiliados;
  5. Dê aulas online ou preste consultoria;
  6. Faça um brechó de coisas que você não usa;
  7. Venda artesanato;
  8. Preste serviços de costura;
  9. Seja um redator(a) freelancer;
  10. Alugue quartos de casa;
  11. Seja motorista particular de apps de transporte;
  12. Ofereça serviços de cabelo, maquiagem ou manicure;
  13. Crie uma loja Virtual;
  14. Faça um canal no YouTube;
  15. Faça a declaração Imposto de Renda para terceiros;
  16. Traduza textos;
  17. Utilize aplicativos para ganhar dinheiro;
  18. Ganhe dinheiro com aplicativos de vídeos rápidos;
  19. Venda fotografias;
  20. Invista seu dinheiro para ganhar Renda Extra.

Venda doces e salgados

Se você gosta e sente prazer em fazer tortas, doces e outras massas, uma das melhores formas de otimizar seus ganhos e fazer uma renda extra é tornando sua habilidade lucrativa.

Assim, você garante uma receita a mais enquanto faz o que gosta. Sem falar que esse tipo de atividade é um sucesso e essencial para nós, concorda?

Sabendo disso, pesquise como fazer e vender esse tipo de produto a fim de manter a qualidade e garantir uma boa vida útil do seu novo negócio.

Algumas opções comuns para você se inspirar são:

  • Bolos de aniversário e casamento;
  • Bolos tradicionais;
  • Bolo de pote;
  • Bolo no palito;
  • Doces personalizados para festa;
  • Pirulitos de chocolate;
  • Tortas salgadas;
  • Trufas de chocolate; etc.

Seja revendedor(a) de produtos

O bom da revenda de produtos é que muitos deles você encontra por um preço acessível. Com isso, é totalmente possível conseguir um dinheiro extra e garantir clientes fiéis que querem poupar dinheiro.

Além disso, as possibilidades de venda são diversas e incluem produtos como:

  • Cosméticos;
  • Perfumes;
  • Joias;
  • Óculos;
  • Lingerie;
  • Pijamas; etc.

Para fazer com que o seu novo negócio tenha sucesso é interessante fazer uma pesquisa de interesse entre as pessoas que você conhece e investir na divulgação em redes sociais, como o Instagram ou Telegram, para atingir um público maior.

Trabalhe como entregador de aplicativos

No ano de 2021 o food service cresceu 11%, de acordo com uma pesquisa feita pela Revista Terra, ficando com 33% das vendas na indústria alimentícia no ano. Então, por que não aproveitar o momento oportuno para investir nesse trabalho nas horas vagas?

Aplicativos como o iFood, Rappi e Uber Eats são bastante conhecidos no segmento e são altas as suas chances de conseguir esse trabalho também.

Contudo, lembre-se que, por mais que esteja em busca de uma renda extra, é muito importante escolher algo prazeroso para não se frustrar e tornar seu dia mais desgastante.

Sendo assim, se você gosta de sair, dirigir, ver novos lugares e pessoas, mesmo que de forma ‘superficial', vale a pena considerar essa dica.

Participe de programas de afiliados

Atualmente os programas de afiliados vêm se tornando cada vez mais comuns.

Em síntese, ao participar desse tipo de programa você será responsável pela recomendação ou venda de produtos/serviços em troca de uma remuneração.

A plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais, Hotmart, é líder no seu segmento na América Latina. Nesse exemplo, você pode recomendar cursos e, a cada novo inscrito, você ganha parte do lucro do produtor.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 300
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Dê aulas online ou preste consultoria

Se você possui boa comunicação e gosta de ensinar outras pessoas, uma ideia para aumentar sua renda e ganhar um dinheiro extra é prestar consultoria online ou até mesmo dar aulas particulares para alunos do ensino médio, por exemplo.

Ou seja, se você é muito bom em uma disciplina como matemática, pode oferecer aulas para quem precisa de ajuda com o tema.

Outro mercado que possui uma boa demanda é o de consultorias financeiras. Por isso, se você sabe fazer um bom planejamento financeiro, gosta de finanças pessoais e sabe ensinar, pode ser uma boa chance de ajudar outras pessoas a lidarem com o dinheiro.

Para isso, busque se aprofundar nos conteúdos, pesquisar formas de transformar suas habilidades em um novo negócio e como manter um bom relacionamento com o cliente.

Faça um brechó de coisas que você não usa

Sabe aquela roupa que você usou uma única vez, ou até mais e está em bom estado? E aquele suporte de televisão que não precisa mais?

Pare para pensar naquilo que tem e que não utiliza mais e serve apenas para ocupar espaço no seu guarda-roupa ou cômodo da casa.

No Mercado Livre e na OLX, você pode vender aquilo que você não precisa e ganhar uma renda extra.

Venda artesanato

Não há limites para a criatividade, concorda? Então, se você é bom em fazer algum trabalho manual, como bolos caseiros, brindes, trabalhos com tricô ou crochê, certamente vai conseguir um dinheiro extra ao fim de cada mês. 

O mercado de festas, por exemplo, está se expandindo cada vez mais e aderindo trabalhos manuais (artesanais). Por isso, invista em lembrancinhas, como de biscuit, ou mimos de aniversário de vários tipos e temas.

Preste serviços de costura

Muitas pessoas precisam fazer ajustes em uma roupa, para que ela fique melhor no corpo, ou buscam roupas personalizadas para eventos importantes, como festas à fantasia ou afins.

Por isso, se você é bom com a máquina de costura, vale a pena investir e se especializar a fim de fazer ganhar dinheiro extra com a costura.

Seja um redator(a) freelancer

A área de educação está crescendo bastante, e você pode conseguir oportunidade no segmento em que mais deseja.

Seja de educação financeira, empreendedorismo, notícias, viagens etc. há um leque de oportunidades para você explorar, ganhar mais e ainda ajudar outras pessoas.

Muitas empresas buscam por redatores freelancer para criar textos. Por isso, é importante você entender se possui habilidade para essa tarefa, estudar técnicas de redação e montar um orçamento para o seu trabalho.

Alugue quartos de casa

Tem um quarto disponível na sua casa ou um espaço legal que seja possível disponibilizar para outras pessoas?

Então, você pode ofertar vagas em sites como o Airbnb e cobrar um valor de seus hóspedes para aproveitarem sua acomodação.

No entanto, vale ressaltar que é crucial verificar a segurança do site ou programa que participa, além das informações que são necessárias para o cadastro de terceiros.

Seja motorista particular de apps de transporte

Uber, 99 pop, entre outros, são aplicativos de transporte particular super conhecidos e que permitem que você garanta até mesmo sua renda total por meio desse serviço.

Sendo assim, se você gosta de dirigir e possui um veículo próprio, vale a pena considerar essa ideia de renda extra.

O melhor de tudo é que você mesmo pode gerenciar suas viagens e trabalhar nos horários que forem possíveis para você!

Ofereça serviços de cabelo, maquiagem ou manicure

Você, com certeza, conhece alguém ou já precisou de um serviço desse tipo, como fazer uma maquiagem ou cabelo.

Existem, por exemplo, vários tipos de cursos que podem especializar pessoas para esse tipo de trabalho, o que pode trazer um excelente retorno.

Você pode começar oferecendo os serviços para familiares e amigos. Depois, pode divulgar nas redes sociais, nos horários que são possíveis para que você trabalhe.

Crie uma loja virtual

As lojas virtuais ganharam muito espaço em 2020, uma vez que as pessoas não tinham a possibilidade de comprar em lojas físicas.

Com isso, foi visto que é totalmente possível utilizar o marketplace para ganhar dinheiro extra, uma vez que várias lojas virtuais são adeptas desse estilo de mercado.

Então, de início, defina o que vender, qual o seu público e defina, também, os fornecedores. Você pode vender diversos tipos de produtos, como:

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Maquiagens;
  • Produtos de pele;
  • Perfumaria;
  • Móveis; etc.

Faça um canal no YouTube

Ganhar dinheiro no YouTube continua sendo uma maneira rentável de se trabalhar na Internet. A maneira mais conhecida para isso, por exemplo, é criar e monetizar um canal.

Isso, porque o YouTube possui o programa YPP (YouTube Programa de Parceria), que remunera por número de cliques.

Então, se você é bom em algum assunto e tem propriedade para falar dele, defina o seu nicho e crie um canal a fim de monetizá-lo e, assim, garantir uma renda extra.

VEJA TAMBÉM: Como Ganhar Dinheiro em Casa: Formas Comprovadas + Dicas Extras

Faça a declaração Imposto de Renda para terceiros

Você é contador ou possui conhecimentos básicos da área, que torne possível fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) para terceiros e possibilite o ganho de renda extra?

Muitas pessoas, na época de declaração de IR, contratam esse serviço. No entanto, é necessário que você divulgue que realiza esse tipo de trabalho.

Afinal, caso não haja a divulgação, não tem como as pessoas saberem que você trabalha com isso, certo?

Traduza textos

Se você domina alguma língua estrangeira, como espanhol, inglês, italiano ou afins, essa é, com certeza, uma das boas alternativas para obter renda extra.

Como as anteriores, é necessário criar alguns anúncios sobre isso para que as pessoas possam saber sobre o seu trabalho. 

Inclusive, existem alguns aplicativos que possibilitam a divulgação, como o Workana.

Utilize aplicativos para ganhar dinheiro

Para ganhar com aplicativos para ganhar dinheiro, é necessário fazer uma boa pesquisa na Internet e ver quais as melhores opções de apps desse nicho.

Você pode, inclusive, fazer uma pesquisa, seja no site do aplicativo ou na apple store e play store, de usuários anteriores. 

Algumas opções desses apps podem ser realmente rentáveis, trazendo um ganho de dinheiro extra no mês, como:

  • HotmartSparkle;
  • Eduzz;
  • Nuvemshop;
  • GetNinjas;
  • Fiverr;
  • Enjoei; etc.

Outra opção é aplicativos de jogos NFT, que podem te remunerar em criptomoedas.

Ganhe dinheiro com aplicativos de vídeos rápidos

Para quem gosta de assistir vídeos rápidos, apps como o TikTok e o Kwai podem ser excelentes aplicativos para ganhar dinheiro extra.

Com eles, é possível unir diversão e ganho de dinheiro, uma vez que na maioria das vezes basta assistir vídeos para juntar as moedas de cada app, até ser possível fazer o saque.

No TikTok, por exemplo, é possível ganhar dinheiro fazendo lives sobre temas que você gosta, como futebol, filmes, livros de educação financeira ou coisas do dia a dia.

Venda fotografias

Se você é bom com fotografias e quer ser um profissional na área, vale muito a pena se especializar no ramo. 

Você pode começar fazendo ensaios fotográficos de familiares e amigos, a fim de fazer daquilo uma renda extra ou, até mesmo, a sua fonte principal de dinheiro.

Depois, divulgue as fotos tiradas por você nas suas redes sociais para ir conquistando os clientes.

Invista seu dinheiro para ganhar Renda Extra

Por último, mas também uma excelente oportunidade de adquirir uma renda extra, investir é um caminho ótimo.

Se você não sabe ainda como investir, é importante estudar sobre investimentos para iniciantes e começar pelos tipos de investimentos mais seguros, como os títulos do Tesouro.

Então, estude sobre investimentos, entenda qual o seu perfil de investidor e deixe o seu dinheiro render e trabalhar para você. 

Com isso, você pode aumentar a sua renda ao fim do mês e, cada vez mais, fazer investimentos maiores.

O que é Renda Extra?

Para compreendermos o significado de renda extra, é importante conhecermos o significado de receita.

Ao contrário de uma despesa que é tudo aquilo que faz sair dinheiro da sua conta, uma receita financeira é qualquer tipo de movimentação que faz com que some dinheiro no seu bolso.

Por exemplo, o salário, prêmios em dinheiro e os juros ganhos em investimentos são receitas comuns do dia.

Sendo assim, quando falamos de renda extra, nos referimos ao valor ganho a mais do que o esperado em seu orçamento.

Então, se você possui uma receita fixa do seu trabalho de carteira assinada, o ganho a mais com revenda de produtos, a exemplo, é considerado uma fonte de renda extra.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona esse tipo de receita, veja as melhores ideias de renda extra!

Importância de conseguir uma renda extra

Ter uma renda extra é importante pois te ajuda a otimizar os seus ganhos. Assim, você aumenta sua capacidade de poupar dinheiro e investir.

Então, se você quer conquistar a independência financeira, quanto maior for a sua capacidade para juntar dinheiro, mais rápido conseguirá alcançar os seus objetivos e metas.

VEJA TAMBÉM: Saiba Como Ganhar 100 Reais Por Dia e Aumente Sua Renda!

Renda Extra: Ideias para otimizar seus ganhos

Para conseguir otimizar a sua renda você precisa, em especial:

  • Conhecer a sua realidade financeira: se pergunte como você utiliza sua renda;
  • Definir objetivos e metas: o que você quer conquistar no curto, médio e longo prazo?;
  • Fazer o controle da entrada e saída de dinheiro: utilize um gerenciador financeiro para fazer esse controle;
  • Colocar um teto de gastos para cada categoria de despesas: estipule uma meta e tenha cuidado para não ultrapassá-la;
  • Fazer um planejamento financeiro: trace estratégias para utilizar seu dinheiro da melhor forma;
  • Elimar gastos desnecessários: analise onde está gastando mais do que deveria e reduza ou corte o que for possível;
  • Investir: conheça o seu perfil de investidor e comece a investir no seu futuro.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Depende do segmento que você escolher. Ao prestar serviços por conta própria, como vender doces e tortas, é preciso ter paciência para começar a lucrar.

Mas, ao trabalhar como freelancer prestando serviços como digitação ou criação de conteúdo, seu pagamento pode ser mais rápido, pois depende da sua entrega, sem necessitar abater o custo do investimento inicial, por exemplo.

Quer ganhar dinheiro extra com a venda de produtos? Então, confira a seguir algumas boas opções:

  • Artesanato;
  • Bolos, tortas, doces e salgadas;
  • Cosméticos e itens de perfumaria;
  • Joias e semijoias;
  • Pijamas;
  • Roupas de festa; etc.

O valor a conseguir por dia é bastante relativo ao tipo de serviço prestado ou a quantidade de produtos vendidos.

Por isso, se você quer ganhar R$ 100 por dia, precisa primeiro escolher o seu segmento, atribuir valor ao seu trabalho e analisar o que precisa ser feito para garantir essa renda diária.

De todo modo, trabalhar como freelancer escrevendo conteúdo, por exemplo, prestando consultoria financeira ou vendendo artesanato, são boas formas de ganhar dinheiro.

Existem diversas formas de ganhar renda extra com pouco investimento, especialmente se você quer trabalhar de forma remota.

Seja dando aulas particulares online, dando consultorias ou participando de programas de afiliados, entre outros, é possível aumentar sua renda sem precisar ter um custo inicial elevado.

Sim, mas para isso, você precisa verificar a segurança do site ou programa do qual irá participar.

Afinal, por mais que existam formas reais de conseguir renda extra de forma online, muitas pessoas abusam da boa fé de quem está precisando para aplicar golpes utilizando sites falsos.

Por isso, antes de se inscrever em uma plataforma de freelancers, por exemplo, verifique a reputação do site e veja comentários de outras pessoas que utilizam a plataforma para entender se faz sentido para você!

Afinal, é possível ter uma renda extra?

Como foi mostrado no decorrer do conteúdo, ter uma renda extra é totalmente possível, seja para sair das dívidas, ter mais folga ao fim de cada mês ou para fazer uma viagem.

Seguindo as ideias de renda extra apresentadas, é possível encontrar atividades lucrativas, que

Sim! Seguindo nossas dicas e encontrando alguma atividade lucrativa que te dê prazer é possível fazer uma renda extra para te ajudar a incrementar o orçamento no fim do mês.

Além disso, a renda extra pode te ajudar também a realizar um sonho, fazer uma viagem a até, quem sabe, se tornar um negócio lucrativo como sua renda principal. Incrível, não é?

VEJA TAMBÉM

Compartilhe este conteúdo


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do Blog Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Estudante de Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.