Para economizar água e reduzir os custos na conta, você pode começar com simples atitudes, mas que são muito importantes também para o meio ambiente.

Dicas para economizar água: aprenda no dia a dia!

O desperdício de água é algo muito comum no nosso dia a dia.

Muitas vezes, a atitude de gastar mais do que precisamos acaba passando despercebida. E isso é algo que é nocivo não apenas quando pensamos nas contas do mês, mas também para o meio ambiente.

Por isso, é muito importante reconhecer aquelas atitudes que podem ser modificadas e aproveitar para repensar a sua forma de ver o mundo e conhecer técnicas de como economizar dinheiro.

Sabendo disso, nosso conteúdo tem como objetivo trazer uma reflexão importante sobre o que podemos fazer para economizar água

Todas as ações apontadas por nós são acessíveis e podem ser adaptadas sem nenhum problema aí, na sua rotina, agora mesmo!

E então, vamos começar a poupar?

Por que devemos economizar água?

Antes de nos aprofundarmos com as dicas práticas para economizar água, é importante reconhecer a importância desta prática.

Quando pensamos em dados, o volume de água perdida no sistema de abastecimento brasileiro equivale a mais de 6,5 bilhões de metros cúbicos por ano.

De forma prática, é o equivalente a quase sete vezes o volume (útil) do Sistema Cantareira. Ele é o principal manancial que abastece a cidade de São Paulo e sua região metropolitana, então dá para ter uma dimensão do tamanho do problema.

Esse desperdício, na prática, tem dois efeitos muito importantes não apenas na nossa rotina, mas na sociedade como um todo.

O primeiro deles diz respeito aos gastos com a conta de água. Quanto mais usarmos o recurso em excesso, mais seu orçamento estará comprometido.

Sabendo disso, vamos agora para o outro ponto, que é a sustentabilidade. O desperdício de água é nocivo para o planeta, algo que tem efeito direto em nossa vida.

Acredita-se que em 2025 dois terços da população mundial sofra com escassez de água. Quanto maior for o desperdício, mais contribuímos para o agravamento de uma situação tão preocupante.

1. Cuidado com a duração do banho

Quem é que não gosta de tomar um bom banho depois daquele dia de trabalho árduo?

De fato, quando pensamos em relaxar e deixar a rotina mais leve, essa tarefa é algo simples, mas com um poder de cura gigantesco.

Quando pensamos no desperdício, porém, ela se transforma em um verdadeiro pesadelo.

Isso acontece por um simples motivo: aqueles longos minutos de reflexão enquanto a água quentinha bate no corpo faz com que uma grande quantidade dela saia diretamente do chuveiro e vá para o ralo.

Sabendo disso, tente permanecer no banho pela menor quantidade de tempo possível.

É claro que você ainda pode usar o momento para relaxar, mas tome cuidado para que ele não se transforme naquele hábito que é quase impossível de se desprender.

Além disso, ao ensaboar o corpo ou lavar os cabelos, feche o chuveiro. A quantidade de água é reduzida de forma extremamente significante! 

2. Verifique se a torneira foi fechada corretamente

Essa é uma mania tão boba, que várias vezes passa despercebida. 

Ao terminar de tomar banho, lavar as vasilhas ou escovar os dentes, certifique-se de que a torneira foi fechada corretamente, ou seja, nada de água continua pingando. 

Pode parecer pouco, mas longas horas com gotinhas caindo por aí rendem uma quantidade muito significativa de consumo no final do mês. 

Especialistas acreditam que mais de 16 mil litros de água — por ano — poderiam ser economizados caso todos fechássemos a torneira corretamente!

3. Atenção com possíveis vazamentos

Uma outra forma de evitar pequenos desperdícios que viram uma bola de neve com o passar do tempo são os vazamentos.

Seja na pia ou no chuveiro, fique sempre de olho se a sua torneira está fechada corretamente ou se, por algum motivo, o fechamento está “relaxado” e precisa de ajuste.

Vale mais a pena investir em reparos do que contar com aumento na conta de água!

4. Atenção com a descarga

A pergunta “como economizar água nas descargas do banho?” é muito comum e sim, é possível fazer essa economia.

Existem vários modelos, que podem ser de válvula, caixa acoplada ou caixa suspensa. 

Eles, por sua vez, podem ocasionar mini vazamentos (imperceptíveis em vários casos) que chegam na casa dos cem mil litros por ano.

Sabendo disso, você pode verificar essa questão a partir de algumas formas simples.

Uma delas é jogar farinha ou pó de café no vaso sanitário, pode ser bem pouco. Se a farinha se movimentar, ou se o pó permanecer na parte superior do vaso (não indo para o fundo) é sinal que existem problemas .

No caso de válvula embutida, é interessante chamar um profissional para fazer a inspeção de forma regular.

De toda forma, a melhor maneira de economizar água com a descarga é optando pela caixa acoplada com duplo comando. 

Assim, é possível controlar o tempo e a pressão exercidos sobre a descarga, algo que contribui na diminuição de água usada.

5. Fique de olho em pequenos “vícios” da rotina

Quando pensamos em atitudes para economizar água, percebemos que a maioria delas se tratam de pequenos “vícios” da nossa rotina.

Seja pela correria do dia a dia ou por não ter exercitado os hábitos conscientes na rotina, nos esquecemos de várias atitudes tão pequenas, mas que fazem uma grande diferença no mundo.

Por isso, separamos duas indicações que podem te ajudar — e muito — a melhorar nesse sentido.

Lave roupa com menor frequência

Espere um pouquinho até levar as roupas para a máquina de lavar. 

Quanto maior for o espaço entre uma lavagem e outra, menos quantidade de água você gasta, assim como pode perceber também a diminuição no desperdício.

Afinal, ligar o eletrodoméstico e fazer com que ele use uma quantidade grande de água para poucas roupas é algo prejudicial e, muitas vezes, sem necessidade.

Nos casos em que é preciso lavar poucas peças de roupa com maior urgência, dê preferência para as lavagens à mão. 

Tudo isso, é claro, se lembrando de deixar a torneira fechada quando não estiver usando e enxaguar de maneira otimizada, sem demorar demais.

Deixe a torneira fechada na hora de lavar as vasilhas

Em meio ao dia a dia que muitas vezes pode ser frenético e nos deixar distraídos em várias tarefas, preste atenção em todas as possibilidades de desperdiçar água!

Uma das principais delas é encontrada na hora de lavar as vasilhas. Mesmo que seja apenas um copo sujo, entenda que o correto é ensaboar e fazer o início da limpeza com a pia fechada.

Pode parecer pouco, mas essa água que escorre por poucos segundos já é responsável por uma grande economia no final do mês.

6. Escolha os eletrodomésticos com inteligência

Principalmente na hora de comprar uma máquina de lavar, você deve entender qual é a sua realidade e a da sua família.

Pessoas que moram sozinhas dificilmente vão precisar do mesmo volume/frequência do que aquelas famílias com 4 ou 5 pessoas.

Como já adiantamos, o ideal é usar a lavadora em sua capacidade máxima, pois assim o uso tanto da água quanto da energia são otimizados.

7. Sempre que possível, prefira a vassoura

Essa dica vai, principalmente, para as pessoas mais velhas, ou com hábitos ainda tradicionais.

No passado, era muito comum ver os vizinhos lavando a calçada com água corrente. Hoje em dia a atitude ainda é vista, mas as pessoas já não têm a mesma naturalidade de antigamente.

Se a ação causa estranhamento, é porque ela é nociva ao meio ambiente. O desperdício de água com essa tarefa é muito significativo, além de elevar os custos da sua conta.

Por isso, priorize a limpeza com vassouras e outras formas que não envolvam as tradicionais mangueiras.

Quando usadas por 10 minutos, o consumo de água pode chegar a 186 litros! É coisa demais, e que pode ser evitada a partir de várias formas diferentes.

Para regar as plantas, já que a água é fundamental, troque a mangueira em abundância pelo regador com chuveirinho.

Ele tem a capacidade de molhar um volume maior usando menos água! 

É claro que em alguns momentos você deverá fazer algum tipo de lavagem específica que nada substitui, mas tente transformá-la em uma tarefa menos presente na rotina.

8. Reutilize

Lembra quando questionamos a necessidade de lavar a calçada com água?

Se você for adepto à reutilização, poderá usá-la tranquilamente. Afinal, aquela água foi usada para uma outra tarefa, e será reaproveitada. 

Dessa forma, não existe desperdício, mas sim uma prática muito interessante para você e o planeta também! 

Veja alguns tipos de água que podem ser usadas novamente:

  • ar condicionado;
  • máquina de lavar;
  • do banho;
  • chuva.

Para aquelas tarefas, como limpeza de calçada e outros locais que não necessariamente demandam uma água 100% purificada, tenha certeza que essa quantidade reservada é muito significativa.

9. Escove os dentes com menor quantidade de água

A hora de escovar os dentes é um outro momento que pode aumentar — e muito — o consumo desnecessário de água.

Especialistas sugerem uma prática interessante, mas desconhecida pela maioria das pessoas. O mais legal é que ela é bem simples.

Na hora de escovar os dentes, use apenas um copo de água. Com 250ml, você será capaz de fazer a higiene devida sem desperdícios.

Como forma de comparação, uma pessoa gasta as seguintes quantidades de água em três escovações diárias:

  • 54 litros com a torneira aberta;
  • 6 litros abrindo e fechando a torneira.

Usando apenas um copo de água, o número passa para 0,75 litros. Viu como ele é significativo?

Em um ano, ao invés de chegar perto dos 20 mil litros usados por quem não lembra de fechar a torneira, você terá usado apenas 274 litros! 

10. Evite comprar água de garrafinha

É claro que existem aqueles momentos em que é preciso comprar uma garrafinha de água. 

De toda forma, salvo quando existe real necessidade, leve a sua própria garrafa! Além de ter difícil composição, o plástico das garrafas consome muita água para ser produzido.

Uma outra dica para implementar na rotina é o uso dos filtros de barro. Há quem diga que a água sai com um gostinho melhor, fresca e sempre geladinha.

E, além disso, você também reduz o consumo de energia elétrica.

11. Monitore a caixa d’água

Não deixe, em hipótese alguma, a caixa d’água transbordar. Nem precisamos explicar o motivo, não é mesmo?

Além disso, lembre-se de deixá-la tampada. Caso contrário, uma quantidade significativa de água vai evaporar, fazendo que o consumo aumente de forma significativa.

12. Crie novos hábitos ao lavar o carro

Já falamos sobre a mangueira, forte inimiga de quem está em busca de uma vida mais sustentável e com economia de água.

Ela também é muito usada para lavar carros, mas você não precisa continuar com este hábito!

Para fazer a substituição, você pode usar um pano úmido e ir molhando sempre que haver a necessidade.

Nos casos em que o carro está mais sujo, vale usar baldes de água, que deverão ser cheios na medida em que ele esvazia. 

Acredita-se que é possível deixá-lo limpo com menos de um litro de água. Isso pode ser feito caso você tenha paninhos de microfibra, um borrifador com 400ml de água e um produto especial para a lavagem.

Conclusão: reconhecendo as melhores formas de economizar água

Agora que você foi capaz de entender sobre a importância de economizar água, esperamos que esteja pronto para colocar em prática o que ensinamos por aqui.

Tenha certeza que o planeta, assim como pessoas que poderiam ter o acesso à água impedido, ficarão muito gratos. 

Um outro ponto, que não podemos deixar de considerar, é a questão da economia financeira.

Para perceber a sua evolução e criar ainda mais motivação para continuar poupando, aconselhamos que você faça um registro das suas contas.

Com o app Mobills, podemos te ajudar a visualizar sua evolução não apenas no projeto de reduzir o consumo de água, mas em várias outras boas práticas de educação financeira!

Por isso, te convidamos a conhecer um pouquinho mais sobre nossas principais funcionalidades. É só acessar o nosso site!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do conteúdo sobre as melhores dicas para economizar água?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

 

Postado em: Economizar


Escrito por Carlos Terceiro

Carlos Terceiro, Fundador e CEO do Mobills, o aplicativo de finanças pessoais com o maior número de clientes no Brasil. Empreendedor movido pelo propósito de transformar a vida financeira dos brasileiros para melhor. Formado em análise de sistemas e Pós-graduando em Finanças e Investimentos pela PUCRS.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web