Estorno no cartão de crédito: entenda o que é, como acontece e quando pedir

Pedir o estorno de cartão é o mesmo que cancelar uma compra, buscando ter o valor ressarcido. Veja quando isso é permitido!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 17 de Junho de 2021

Mulher solicitando o estorno no cartão de crédito

Já precisou fazer um estorno de cartão? Quando se faz uma compra online, o consumidor pode estar sujeito a receber um produto que, pessoalmente, não é bem como o esperado.

Ou ainda, imagine usar o seu cartão de crédito para o pagamento e não receber o produto?

Nessas e outras situações, o cliente insatisfeito tem o direito de cancelar a compra e assim, evitar prejuízos para seu bolso.

Dessa forma, o estorno consiste no ato de devolver o valor ao consumidor, atendendo aos seus direitos.

Você sabe como funciona o procedimento para as compras com cartão de crédito? É isso que vamos esclarecer a seguir!

O que é estorno do cartão de crédito?

Solicitar o estorno do cartão de crédito é o mesmo que cancelar uma compra feita com ele, visando ter o valor devolvido.

Estorno cartão de crédito

Assim, quando o cliente fica insatisfeito com o produto que recebeu devido a defeitos ou mesmo se a compra não for entregue, é possível solicitar o estorno.

Contudo, o procedimento para ressarcir o cartão de crédito é diferente das outras formas de pagamento. Isso porque o cartão tem datas definidas para fechamento da fatura e pagamento.

Por isso, o cliente pode não receber o valor do estorno no mês em que o solicitou, considerando que cada instituição financeira e cada cartão possuem prazos diferentes.

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Quando posso pedir estorno de compra?

O consumidor é amparado por direitos previstos em lei, tanto para compras online quanto diretamente na loja. Desta forma, é possível pedir o estorno de compra nos seguintes casos:

  • Em até 7 dias, após o recebimento do produto ou serviço, caso a aquisição seja feita fora de um estabelecimento comercial, ou seja, pela internet ou telefone, por exemplo;
  • Em caso de produtos danificados, se o reparo não for feito em até 30 dias;
  • Quando a quantidade do produto não corresponde ao anunciado ou ao que consta na embalagem;
  • Quando a empresa não entrega o produto dentro prazo estipulado no ato da compra;
  • Em caso de fraudes com o cartão, clonagem e uso indevido de informações pessoais.

Contudo, vale destacar que os estabelecimentos que vendem presencialmente não têm a obrigação de cancelar a compra em caso de arrependimento.

Ainda assim, algumas empresas prestam esse serviço, dependendo de sua política interna.

Como pedir o estorno do cartão?

Logo que identificar a necessidade de cancelar a compra, é preciso tomar algumas medidas para que o estorno seja feito:

  • Entre em contato com a loja e apresente os motivos para solicitar o estorno de cartão;
  • O vendedor deverá verificar as políticas de cancelamento e entrar em contato com a operadora do cartão de crédito;
  • A operadora irá conduzir o repasse da quantia ao consumidor, mas o responsável por devolver o valor é a loja;
  • Em caso de fraudes com a compra ou se a loja se recusar a atender o pedido de estorno, contate a operadora.

Assim, o cliente recebe o apoio necessário para avaliar o caso e comprovar seu direito de ter o valor ressarcido pelo estabelecimento.

Todo esse processo de cancelamento e estorno de compra pode levar semanas ou meses. Por isso, é importante ter paciência, tomar as providencias necessárias e aguardar a resolução.

Então, mantenha o controle financeiro em dia para não precisar contar com o valor do estorno!

Quando aparece o estorno na fatura?

A devolução de um valor processado no cartão pode levar algum tempo, de acordo com os critérios do vendedor e da operadora.

Após a conclusão do processo, a quantia do estorno aparecerá na sua fatura em forma de crédito.

Contudo, isso pode levar em média até 2 meses (2 fechamentos de fatura) para acontecer.

Fique atento aos detalhes da sua conta de cartão e, em caso de dúvidas, contate a operadora.

Quantos dias demora o estorno no cartão de crédito?

O estorno já pode ser feito 24h após o loja confirmar o cancelamento da compra.

No entanto, esse processo pode levar mais tempo quando se trata de transações feitas em maquininhas de cartão.

A empresa que gerencia a maquininha pode levar até 15 dias apenas para notificar a operadora do cartão sobre o cancelamento.

Com isso, ainda há um prazo para que o pedido seja confirmado. Em todo caso, dentro de um ou dois meses o valor deve ser ressarcido na fatura.

Como funciona o estorno de uma compra parcelada?

Quando o cliente faz uma compra parcelada, o estabelecimento fará a devolução do valor das parcelas pagas.

Enquanto isso, os pagamentos futuros serão cancelados e não haverá mais a cobrança.

O que significa estorno de lançamento?

Quando o cliente processa uma compra com o cartão podem acontecer alguns erros, como a divergência no valor, parcelamento com prazo incorreto e até mesmo o duplo lançamento da cobrança.

Nesse caso, ao lançar a mesma compra mais de uma vez na fatura, o vendedor deve ressarcir o valor ao cliente.

Assim, a operação que busca reparar a cobrança indevida é chamada de estorno de lançamento. Em outras palavras, significa anular a transação realizada.

Dicas para evitar o cancelamento de compras

Podemos perceber que pedir um estorno de cartão é um procedimento burocrático e nada agradável para o consumidor.

Por isso, é importante ter alguns cuidados em sua compra, para evitar dores de cabeça no futuro.

Essas são algumas dicas que você pode seguir para melhorar sua experiência na hora de fazer compras com o cartão de crédito:

  • Compre apenas de sites e lojas confiáveis, que sejam conhecidas no mercado;
  • Pesquise a reputação da empresa na internet, em portais como o ReclameAqui;
  • No site da loja, veja se as avaliações do produto são positivas e se agradou as pessoas que compraram o mesmo item;
  • Verifique os detalhes da entrega, quem realiza esse serviço e se você está de acordo com o prazo previsto;
  • Não informe senhas a terceiros e não entregue seu cartão a um desconhecido.

Por fim, se você ficou com alguma dúvida sobre o estorno do cartão de crédito, deixe sua pergunta nos comentários para podermos te ajudar.

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2 comentários publicados nesse artigo
    17/06/2021 às 20:19

    Eu fui obrigado a fazer uma compra coagido por um ladrão q entrou no meu carro com arma, fiz a compra levou o dinheiro q eu tinha, fiz o B.O. e mandei p o Cartão Porto Seguro, isso aconteceu dia 07/05 e até agora não decidiram nada, a fatura venceu dia 16/06 e não paguei a parcela da compra coagida, meu cartão é protegido e a Porto Seguro sou Cliente a 10 anos, está perdida e desorientada des janeiro deste ano, faço o seguro do meu veic com eles há 10 anos. Lamentável situação e aborrecimentos, ligo quase todos os dias, sempre 5 dias uteis p resolver e nada, devo entrar na JUSTIÇA.

      20/07/2021 às 18:23

      Olá José! Procure o Procon da sua cidade com todos os documentos que tiver e informe sobre o caso, inclusive os números de protocolos dos atendimentos que fez na seguradora, informando a situação.

🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

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Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista. Uma Redatora que ama café, séries, pets e estar na presença de pessoas queridas.

  • Jornalista;
  • Conteúdo Web e SEO.
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