Mobills
Menu Mobills
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Como funciona o seguro viagem? Entenda!

Um seguro viagem pode ser útil para viagens internacionais, mas também para viagens nacionais, amenizando assim possíveis imprevistos. Entenda!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 10 de Dezembro de 2021

Atualmente, existem diversos tipos de seguros e, um deles, é o seguro viagem, que pode ser importante caso você vá viajar para qualquer destino, sobretudo internacional.

Apesar de ser difícil de acreditar que aconteça conosco, é necessário saber que imprevistos podem acontecer sem data ou hora marcada, assim como acidentes ou problemas de saúde em viagens.

Por isso, é importante viajar sempre com um bom planejamento e preparado para esses tipos de imprevistos. Afinal, ninguém quer passar por transtornos em uma viagem importante, ou em meio à viagem de férias com a família, não é mesmo?

Então, confira este conteúdo completo e entenda como funciona um seguro viagem.

Boa leitura!

O que é um seguro viagem?

Um seguro para viagens é um tipo de seguro que objetiva passar um suporte para uma pessoa que vai viajar, com o intuito de recuperar um eventual prejuízo durante o caminho.

Dito isso, é importante ressaltar que esse tipo de seguro não é válido apenas para viagens internacionais. As viagens nacionais também entram nessa lista.

No entanto, existem diversos tipos de seguro para viagens, e é a sua necessidade durante ela que vai dizer qual o seguro ideal para contratar.

Como funciona o seguro viagem

Um seguro de viagem pode ter a função que um plano de saúde proporciona, a depender do tipo de cobertura escolhida pelo segurado.

Além disso, é oferecida uma garantia de indenização para várias situações e acidentes, desde necessidades farmacêuticas à perda de documentação.

Dessa forma, você poderá utilizá-lo pelos dias que contratou, de acordo com as normas dos contratos. É aconselhável que essa contratação seja durante todos os dias da sua estadia.

Cobertura do seguro viagem

Na hora de escolher o seu tipo de seguro para viajar, é importante conhecer bem os planos e cada cobertura oferecida por eles, para que você possa optar por aquele que mais é adequado a sua necessidade.

Alguns tipos de coberturas são:

  • Atendimento médico ou odontológico 24h;
  • Despesas com farmácia;
  • Assistência funerária ou indenização no caso de morte;
  • Localização e indenização em casos de bagagem extraviada;
  • Remarcação de viagem;
  • Regresso à pátria de cunho médico ou funerário, que garante o retorno do contratante do seguro ao Brasil em caso de doença, acidente ou falecimento;
  • Indenização em caso de morte ou invalidez, entre outras coberturas.

Após fazer a listagem das principais coberturas que você deseja durante o seu trajeto, você estará pronto para decidir o tipo de seguro que deseja.

Vantagens de adquirir um seguro viagem

Entre as maiores vantagens de adquirir esse tipo de seguro, está a tranquilidade e a qualidade de vida adquirida durante a sua jornada, o que engloba todo o resto ofertado.

Afinal, todos gostam de viajar sem maiores preocupações e sem medo de problemas, certo? Além disso, você pode também ter acesso aos seguintes benefícios:

  • Garantir o ingresso em vários diversos, uma vez que muitos fazem essa exigência;
  • Contar com assistência médica dentro e fora do país, adquirindo um seguro nacional e outro internacional para isso; e
  • Acesso às diversas coberturas oferecidas pelo seguro, de acordo com o plano escolhido.

Quando contratar um seguro de viagem?

Se você viaja com frequência, contratar esse tipo de seguro pode ser vantajoso para livrar você de contratempos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a contratação de um seguro de viagem não deve acontecer apenas em casos de viagens internacionais.

Afinal, em emergências médicas, há alguns planos de saúde que atendem somente dentro do estado e, até mesmo, dentro do próprio município.

Dicas para conseguir um bom seguro viagem

Se você viaja com frequência, mas ainda tem dúvidas de qual seguro adquirir e como fazer isso, confira as melhores dicas para contratar o seguro ideal e economizar.

Analise a sua viagem

Analisar o perfil da viagem pode fazer com que você decida, de cara, a cobertura do seu seguro.

Por exemplo, se você, durante a jornada para outro país ou estado, vai praticar algum tipo de esporte radical, certifique-se de que o plano tenha a cobertura para a prática de esportes.

Utilize um comparador de seguros

Após fazer essa análise, é hora de pesquisar os seguros e fazer simulações na internet. Se mais de um, durante a pesquisa, chamou atenção, é hora de utilizar um comparador de seguros online.

Você vai necessitar, no entanto, informar alguns dados sobre a sua viagem, como destino, embarque e desembarque, nome, e-mail e celular.

Comparador de seguros para viagem
Comparador de seguros para viagem

Atenção aos detalhes de cobertura dos planos

É importante que você não se deixe levar pelo preço baixo do seguro.

Por isso, dê bastante atenção ao valor e cobertura da apólice que você escolheu, a fim de analisar com calma toda a cobertura e requisitos mínimos para o destino, que oferecidos pela seguradora.

Fazer isso pode evitar que você volte para casa cheio(a) de dívidas após utilizar um seguro com cobertura mais baixa do que a que você necessitava.

Escolha uma seguradora de confiança

Escolher uma seguradora confiável é um dos passos mais importantes para a contratação.

Por isso, antes de fechar o contrato, uma dica é conferir o respaldo da instituição no site Reclame Aqui. Afinal, nada melhor do que a avaliação de usuários anteriores do serviço.

Você pode querer saber também

O valor de um seguro viagem varia de acordo com o destino, tempo de permanência e, também, o plano escolhido. Existem, por exemplo, planos mais básicos e outros mais completos. Sendo assim, é importante decidir qual o mais viável para você e adicionar ao orçamento.

Um seguro viagem nacional é tão importante quanto um internacional. A contratação é recomendada para qualquer tipo de viagem que você for fazer para fora do seu estado, dando a certeza de uma viagem tranquila e segura.

O seguro para viagens internacionais garante que os custos cobertos pelo plano, previstos na apólice, sejam pagos. Caso haja, por exemplo, algum imprevisto de saúde, você poderá contar com assistência médica.

No seguro viagem, o contratante deve ser reembolsado pelos gastos (uma vez que o plano do seguro cubra) que ele tiver tido durante a viagem. Já na assistência de viagem, a seguradora pode ser contatada no momento da emergência.

De início, a forma mais eficaz de saber se o seu cartão tem seguro para viagens é consultar os benefícios oferecidos pela bandeira.

Afinal, por que contratar um seguro de viagem?

Muitas pessoas pensam em um seguro viagem como um gasto a mais, porém, é necessário pensar nele como um investimento.

Por isso, independente da sua viagem, é importante fazer a contratação de um seguro, mesmo que seja mais básico após fazer toda a análise do seu itinerário.

Afinal, como já foi dito, ninguém sabe quando e onde imprevistos podem acontecer, certo?

Portanto, ao preparar o orçamento para viajar, defina também um valor para o seu seguro de viagem e vá ao destino de forma tranquila!

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua opinião nos comentários! Estamos prontos para te ajudar.

Confira também dicas de educação financeira e investimentos no canal do Mobills, no YouTube.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para o Instagram @mobillsedu e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.