Fundos Imobiliários (FIIs): o que são e principais vantagens desse tipo de investimento

Os Fundos Imobiliários têm se tornado uma classe de ativos bastante presente na carteira de investidores. Saiba mais sobre esse investimento!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 18 de Janeiro de 2021

Chave em uma porta de casa representando investimento em fundos imobiliários

Nos últimos anos, os Fundos de Investimento Imobiliário têm se tornado uma classe de ativos que está presente na carteira da maioria dos investidores que aplicam em renda variável.

Nós podemos constatar isso pelo fato de o número de investidores nesse tipo de ativos ter crescido muito.

Se você entrar no site da Bolsa de Valores do Brasil (B3), verá que o número de pessoas que aplicam nesse tipo de ativo tem aumentado exponencialmente.

Desses investidores, a maioria são pessoas físicas, homens e mulheres comuns, como eu e você, que desejam construir uma carteira de investimentos que gera renda passiva.

Mas, afinal, o que são fundos imobiliários e quais as principais vantagens de investir nesse ativo? É o que vamos responder neste artigo!

Ficou interessado(a) no assunto? Aproveite a leitura!

Fundos de Investimento: o que são e como funcionam

Fundos de Investimento são uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro.

Existem fundos de investimentos de renda fixa e renda variável e, dentro dessas categorias, existem diversas classes com diversos prazos para cada tipo de investidor e para cada objetivo financeiro.

As principais vantagens de um fundo de investimento é a gestão profissional e a diversificação de baixo custo.

  • Gestão profissional: todo fundo de investimento necessita de um profissional certificado que faça a gestão dos recursos dos investidores; esse profissional tem o dever legal de e a capacidade comprovada para agir com máximo empenho para atingir os melhores resultados para o fundo.
  • Diversificação: por um pequeno valor, o investidor tem acesso a diversos ativos que compõe um fundo de investimento; se ele fosse comprar todos esses ativos individualmente, teria que gastar uma grande quantia, mas o fundo de investimento permite essa diversificação por um baixo custo.

Pronto, agora que você já entendeu o que são fundos de investimento, quero ser mais específico e te mostrar o que são Fundos de Investimento Imobiliário.

Fundos de Investimento Imobiliário, Fundos Imobiliários ou FIIs

É uma classe de fundo de investimento em que os investidores aplicam seus recursos em conjunto no mercado imobiliário.

Tradicionalmente o dinheiro é usado na construção ou na aquisição de imóveis que depois serão locados. Os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou.

Um diferencial desse fundo de investimento específico é que ele é negociado na Bolsa de Valores, ou seja, você pode comprar uma cota de um FII da mesma forma que você compra uma ação.

Caso prefira, você pode assistir ao vídeo acima sobre fundos imobiliários também!

Classificação dos FIIs

Existem duas divisões em fundos imobiliários, uma mais ampla e outra mais específica.

Na divisão mais ampla, os fundos são divididos em fundos de:

  1. Tijolo: investem em ativos físicos;
  2. Papel: investem em ativos de renda fixa vinculados ao setor imobiliário;
  3. Híbridos: investem em ativos físicos e em ativos de renda fixa.

Em uma divisão mais específica, existem os fundos de:

  1. Desenvolvimento Imobiliário;
  2. Shoppings;
  3. Lajes Corporativas;
  4. Imobiliários de Galpões Industriais;
  5. Hotéis;
  6. Educacional;
  7. Hospitais;
  8. Fundos: investem em outros FIIs;
  9. Compra e Venda de Imóveis: não é focado nos aluguéis, mas no ganho com a venda dos imóveis;
  10. Recebíveis Imobiliários (CRIs): ativos de renda fixa ligados ao setor imobiliário;
  11. Híbridos (Papel e Tijolo);
  12. Agências Bancárias;
  13. Varejo;
  14. Entre outros.

Meu objetivo não é apresentar uma definição completa de cada uma dessas categorias, mas apenas mostrar que existem diversas classificações que suprem as necessidades e se enquadram nas estratégias dos mais diversos tipos de investidores.

Apesar de toda essa explicação, você deve estar se perguntando: por que tanta gente está investindo em Fundos Imobiliários? Quais são as vantagens?

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Muita gente investe em FIIs por vários motivos. Dentre os principais deles, temos:

Fácil compreensão

É muito simples de entender a dinâmica dos FIIs, pois é algo comum na vida do brasileiro comprar imóveis, colocar para alugar e viver com a renda dos aluguéis.

Risco

Como ativo de renda variável, os FIIs têm riscos inerentes que vêm da oscilação dos preços.

Contudo, se compararmos com outros ativos de RV, eles têm um risco menor (oscilam 3x menos que as ações), até porque o modelo de negócio é menos dinâmico.

Isenção de IR

Quando eu compro um imóvel, eu tenho que pagar IPTU, mas quando eu tenho um FII, eu só pago Imposto de Renda se eu vender a cota com lucro (os proventos são isentos).

Isso significa que eu posso ser cotista de um fundo durante décadas (considerando que eu não vou vender as cotas), receber os proventos dele e não paga um centavo de imposto;

Diversificação

Apesar de haver FII com um imóvel só, a maioria detém vários ativos na carteira, ou seja, você vai adquirir muitos imóveis/títulos por um preço baixo.

Liquidez

Vender um imóvel nem sempre é fácil, mas vender um FII (a maioria tem uma boa liquidez) é como vender uma ação, bem rápido.

Gestão profissional

Como o FII é um fundo de investimento, existe um gestor profissional que é pago para gerenciar os ativos do fundo, ou seja, você vai pagar para alguém capacitado gerenciar uma carteira de ativos ligados ao setor imobiliário.

Reinvestimento

Se eu ganho aluguel de um imóvel que eu tenho, eu não posso investir ele na casa e ganhar mais alguns centavos do inquilino.

A única forma de eu ganhar é aumentando o aluguel (que só pode ser feito anualmente no limite da variação de um índice de mercado) ou comprar outro imóvel (que é caro).

No caso dos FIIs, o reinvestimento é fácil e simples, então eu posso só comprar outras cotas com o valor dos proventos que eu já recebo.

Investimento inicial baixo

Enquanto um imóvel mais simples é pelo menos 60.000 reais, eu consigo investir em FIIs a partir de 10 reais.

Proteção contra a inflação

Como todo imóvel, os dos FIIs têm seus aluguéis corrigidos por um índice de preços, ou seja, seus proventos sempre vão crescer de acordo com a inflação.

Facilidade de investimento

Investir em imóveis demanda tempo e burocracia, mas escolher um bom FII demanda apenas algumas horas de estudo e pode ser feito da própria casa pela internet, através de sites especializados;

Previsibilidade da renda

Existem vários ativos de renda variável que são fontes de renda passiva, contudo o diferencial dos fundos imobiliários é que a distribuição de seus proventos é mensal, ou seja, essa frequência auxilia muito no planejamento financeiro.

Diante de tantas vantagens, podemos ver porque os FIIs têm conseguido cada vez mais adeptos.

Conclusão

Depois de termos explicado o conceito, as classificações e as vantagens de se investir em Fundos Imobiliários, não poderíamos deixar de te incentivar a considerar esse ativo na hora de construir a sua carteira de investimento.

Por exemplo, se o seu objetivo é construir uma carteira para sua aposentadoria que te permita ter uma renda passiva, é muito importante entender as possibilidades de investimento para o longo prazo, como os FIIs.

Com a inclusão de um fundo imobiliário no seu portfólio, você estará diminuindo o risco da carteira por uma maior diversificação, estará se expondo a outros setores da economia e estará diminuindo a volatilidade geral dos seus retornos.

Por fim, você pode ter acesso a esse e a outros ativos através da corretora Toro, que não cobra nenhuma taxa para você comprar ou vender um fundo imobiliário, ação ou título.

Quer aprender também a economizar e aumentar seus investimentos mensais? Conheça o Mobills, controle seu dinheiro e tenha uma vida financeira mais saudável.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Fundos Imobiliários (FIIs): o que são e principais vantagens desse tipo de investimento”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


    2 comentários publicados nesse artigo
      19/01/2021 às 10:31

      Conteúdo muito bom!
      Parabéns a toda Equipe, sou um dos clientes que adoram a mobills🥰

        19/01/2021 às 16:35

        Oi, Cleilson! Tudo bem? Que demais saber disso! Trabalhamos diariamente para oferecer a melhor plataforma de controle e educação financeira para os nossos MBs. Sucesso. =D

    🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

    Notifique-me de novos comentários via e-mail.

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


      Você também vai gostar...


      Escrito por Marcos Vitor Especialista em investimentos

      Especialista em investimentos do Mobills, Marcos é estudante de economia na UFC e recentemente tirou sua certificação na área. Tem como hobby aconselhar amigos sobre investimentos.

      • Certificado de Especialista Anbima (CEA);
      • Estudante de economia;
      • ETF no Mercado Brasileiro - ANBIMA;
      • Gestão de Riscos - ANBIMA.
      .
      Como investir com pouco dinheiro