Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Como escolher uma profissão: 10 dicas práticas para decidir seu futuro

Se você está na fase de escolher uma profissão, confira os passos para tomar uma decisão consciente e conquistar seu espaço no mercado de trabalho

Artigo escrito por Lívia Portela em 13 de Agosto de 2023

O mundo muda constantemente e, para quem vai ingressar no mercado de trabalho ou fazer uma transição de carreira, há uma dúvida comum: “como escolher uma profissão?”

Escolher uma profissão nem sempre é algo simples, pois há muitas possibilidades e é comum adiar a decisão por medo de errar. 

Mas, se tem uma coisa que pode ajudar nesse processo é reunir o máximo possível de informações sobre os tipos de trabalho que existem e aprimorar o seu autoconhecimento. 

E, para te ajudar nesse processo, separamos 10 dicas práticas sobre como escolher uma profissão e construir uma carreira da qual você tenha orgulho. Então continue com a gente neste artigo e boa leitura!

10 dicas para escolher uma profissão corretamente

Para escolher uma profissão, é preciso levar em conta diversos fatores: habilidades pessoais, expectativas de salário, mercado de trabalho entre outras.

Acontece que, muitas vezes, não sabemos sequer por onde começar a avaliar esses fatores, especialmente quando somos jovens.

Se esse é o seu caso, a lista a seguir vai te ajudar a reunir informações úteis para tomar sua decisão com maior clareza. Confira!

1. Descubra suas áreas de interesse

Um dos primeiros passos para escolher uma profissão é descobrir as suas áreas de interesse.

O que lhe chama a atenção? Do que você gosta? Quais são os tipos de problema que você gosta de resolver?

Você pode começar definindo uma área ampla, de acordo com as suas habilidades naturais. Por exemplo: você tem maior afinidade com que tipo de matérias? As que envolvem cálculos, ciências naturais, ciências humanas?

A partir daí, você pode começar a pensar em qual dessas áreas seria interessante começar uma carreira.

Humanas, exatas, saúde, tecnologia, empreendedorismo: sua missão aqui é a de escolher uma delas.

Não se engane, neste ponto, você ainda terá muitas possibilidades pela frente, mas, em compensação já terá deixado para trás as opções que não tem a ver com a sua personalidade, e isso já será um grande avanço.

2. Faça um teste vocacional

Se você ainda tem dúvidas sobre qual área escolher, ou mesmo para quais tipos de profissão você seria adequado, uma boa dica é fazer um teste vocacional, como os disponibilizados pelo Educa Mais Brasil ou pelo Guia de Carreiras do Portal G1.

Os testes vocacionais são ferramentas, normalmente desenvolvidas por psicólogos, que tem o intuito de investigar o seu perfil e orientá-lo em uma direção compatível com o que foi descoberto.

Tenha em mente, no entanto, que nenhum teste vocacional é infalível e que quanto mais sincero você for em suas respostas, mais próximo de um bom resultado você estará.

Além disso, o teste não lhe dirá exatamente o que fazer. Por isso, você deverá associá-lo a outras pesquisas.

3. Observe o mercado de trabalho

A partir do momento que você encontrar uma área com a qual você tem maior afinidade, chega a hora de analisar as carreiras específicas que você poderá desenvolver dentro dela.

A dica aqui é estudar as profissões, os cargos e os salários das pessoas que já atuam no mercado. Busque responder as questões:

  • Você se enxerga atuando em alguma dessas profissões?
  • Os salários oferecidos, em média, são suficientes para sustentar o padrão de vida que você espera ter?
  • Que tipos de cursos ou especializações as pessoas bem sucedidas dessa área fizeram?
  • Qual pode ser o seu diferencial competitivo?
  • Qual a perspectiva dessa área para o futuro?

Essas são algumas perguntas para responder com cuidado antes de passar para a próxima etapa. Então não tenha pressa!

LEIA TAMBÉM: Descubra o que é CLT e quais são os contratos de trabalho existentes || Como fazer a Carteira de Trabalho Digital? Passo a passo simples e rápido!

4.Defina seus objetivos pessoais e financeiros

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os seus interesses e habilidades, definiu um campo de interesse e entendeu as perspectivas do mercado para este campo, chegou a hora traçar os seus objetivos e metas.

Entender o que é mais importante em cada fase da sua vida é crucial para fazer boas escolhas.

Pode ser que em um momento você coloque a sua família como prioridade e não consiga se dedicar tanto ao trabalho, e em outros momentos a sua carreira seja prioridade.

Aqui você deve ponderar aonde você quer chegar nos aspectos pessoais, profissionais e financeiros, e o quanto você está disposto a sacrificar pelos seus objetivos.

5. Faça uma lista das profissões que lhe interessam

Chegou a hora de afunilar ainda mais as suas possibilidades! Se você não pulou as etapas anteriores, isso quer dizer que você já tem ferramentas o suficiente para fazer uma pequena lista de profissões que lhe interessam.

O ideal é que você tente resumir de 3 a 5 opções para investigar com maior profundidade e, assim, chegar ainda mais perto da sua decisão final.

6. Converse com pessoas mais experientes

Uma etapa importante, para quem está tomando uma decisão é a de ouvir conselhos.

Prestar atenção no que dizem as pessoas mais velhas ou as que já estiveram no seu lugar pode lhe ajudar a não cometer os mesmos erros que elas cometeram no passado.

Aliás, aprender com os erros dos outros é a forma mais inteligente de evoluir na vida. Então por que não buscar a ajuda dos seus familiares e professores, ou até mesmo de mentores e coaches?

Além disso, é aconselhável que você converse com profissionais da sua área, de pessoas que estão envolvidas com o mercado e, se possível, passe um dia com elas para ver, na prática, como é o dia a dia da profissão.

7. Considere as suas circunstâncias

Sabemos que cada pessoa tem uma circunstância de vida específica.

O lugar onde você mora, o quanto de tempo você poderá dedicar aos estudos, a sua situação familiar são alguns dos fatores que podem influenciar a sua decisão.

Levá-los em conta é necessário para que você trace um plano que lhe permita, de fato, concretizar os seus sonhos. Para isso, aqui estão algumas perguntas que você deve responder:

  • Quais são as minhas responsabilidades atuais?
  • Eu teria ajuda da minha família ou teria que começar por conta própria?
  • Em que cidades eu poderia estudar?
  • Em minha área, é possível trabalhar ou estudar pela internet?
  • O que é preciso para entrar no mercado de trabalho?
  • Quanto tempo e dinheiro eu poderia investir para aprender essa profissão?
  • Existe alguma bolsa de estudos ou programa de incentivo disponível para o meu perfil?

8. Planeje desde já as suas finanças

Se você está entrando na fase adulta, ou mesmo se está mudando de carreira, é importante manter um planejamento financeiro até que você conquiste um novo espaço no mercado de trabalho.

Afinal, ninguém quer ser um peso para a própria família e deixar de contribuir para as despesas do lar.

Sem falar que a falta de controle financeiro pode gerar ansiedade e conflitos, que prejudicariam a sua saúde e desempenho.

Então, é importante calcular as suas futuras despesas e conversar com os membros da sua família para alinhar as expectativas e entender qual será a melhor forma de construir a sua carreira.

Uma ferramenta para ajudar nesse processo é o gerenciador financeiro da Mobills.

O gerenciador da Mobills é uma solução moderna e prática para você controlar seus gastos, definir os seus objetivos e planejar o seu orçamento com facilidade.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Além disso, o aplicativo conta com integração bancária e de cartões de crédito para que você saiba exatamente para onde vai o seu dinheiro, sem precisar gastar tempo preenchendo tabelas e guardando recibos.

9. Elabore um plano de ação

Tudo certo até aqui? Então é hora de fazer planos! Afinal, sem uma boa estratégia vai ser difícil sair do lugar!

Nessa etapa, você deve definir quais são os passos para aprender a profissão que você tem em mente. É a hora de perguntar:

  • Precisa de faculdade? De curso profissionalizante?
  • Como ingressar nessa faculdade ou curso?
  • Minha nota no Enem é suficiente?
  • Quanto tempo dedicarei aos estudos?
  • Qual é o meu plano para entrar no mercado de trabalho? Estágio, emprego, concurso público?
  • Existe algum programa de incentivo disponível? (Bolsas de estudos, cursos de projetos sociais, faculdades públicas etc.)
  • O que eu farei nos próximos 6 meses, um ano e 5 anos que me fará alcançar meu objetivo?

O ideal dividir o caminho até seu objetivo final em metas alcançáveis e que o façam progredir com constância, superando cada etapa.

10. Não fique na teoria. Conheça a prática do seu trabalho

De tão importante que é essa etapa, fazemos questão de dedicar um tópico exclusivo para a prática.

Isso porque nenhum estudo teórico será capaz de lhe mostrar toda a realidade do mercado. Você já deve ter ouvido um ditado, até engraçado, de que “na prática, a teoria é outra“. E é mesmo!

Então, aproveite a sua juventude para experimentar diferentes trabalhos. Se possível, faça estágios, mesmo que voluntários.

Um emprego, seja ele qual for, abrirá os seus olhos para que você enxergue as suas prioridades. Além disso, começar cedo lhe colocará na frente dos seus concorrentes.

O ambiente de trabalho lhe permitirá conhecer empresas, fazer networking e desenvolver habilidades que seriam impossíveis de conquistar apenas em sala de aula.

Bônus

Há uma frase interessante para quem está começando a vida que é “erre cedo, erre rápido“.

Se você chegou até aqui e está prestes a tomar uma decisão para o seu futuro, saiba que é natural ter dúvidas.

E ainda que você tome todo o cuidado para escolher um curso, pode ser que em alguns anos você não se identifique mais com ele.

Isso não significa que você deve se desesperar. Significa que você deve aprender a ordenar a sua vida, de modo que você tenha para onde ir e a quem recorrer se as coisas não correrem conforme o planejado.

E é cada vez mais comum as pessoas trocarem de carreira ao longo da vida. Por isso, você deve pensar desde cedo em:

  • Desenvolver soft skills (habilidades interpessoais)
  • Fazer uma reserva de emergência
  • Desenvolver habilidades paralelas à sua principal (aprender outro idioma, fazer cursos…)
  • Desenvolver o seu marketing pessoal
  • Buscar desenvolver uma fonte de renda alternativa
  • Não negligenciar sua família e amigos
  • Cuidar da sua saúde física e mental

Pode parecer demais. E em alguns momentos da vida, é mesmo. Mas lembre-se de que você não precisa fazer tudo ao mesmo, e sim caminhar em uma direção.

Lembre-se: o caminho para o sucesso nunca é linear

Então, por último, lembre-se de aproveitar o caminho, de ser grato por cada passo da jornada e de ser feliz! Boa sorte!

CONTINUE LENDO


Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.