Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Como funciona o seguro saúde? Entenda!

Há quem confunda o seguro saúde com convênio médico, mas a verdade é que são serviços distintos. Conheça mais detalhes!

Artigo escrito por Claudia Borges em 08 de Janeiro de 2022

Já ouviu falar em seguro saúde? É muito comum que as pessoas façam confusão entre esse tipo de seguro e plano de saúde. E, embora tenham similaridades, são serviços diferentes.

Dessa maneira, vamos explicar neste artigo todos os detalhes sobre seguro saúde, para que você possa sanar suas dúvidas e, caso queira contratar o produto, saiba exatamente do que se trata.

O seguro saúde é uma alternativa ao plano de saúde, principalmente para quem não deseja depender exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) ou não pode assumir um valor alto de dívida.

Sendo assim, continue lendo e tire suas dúvidas!

O que é o seguro de saúde?

Ao contratar um seguro de saúde, o segurado tem a liberdade de buscar o médico que desejar sem ficar preso à rede credenciada.

Sendo assim, ao precisar de serviços médicos o usuário pode se consultar e, dependendo da sua apólice, solicitar reembolso total ou parcial do valor pago.

A apólice é contratada com base o questionário de risco e leva em conta todas suas necessidades e preferências. Assim, o valor da mensalidade acaba sendo menor do que um plano de saúde.

Garantias e coberturas de um seguro saúde

Ao contratar esse serviço é preciso ter certeza sobre a garantia e cobertura, afinal de contas, ao optar por ele e não pelo plano, é necessário ter certeza de que as necessidades médicas serão atendidas.

Cada seguradora funciona de uma forma, com coberturas diferenciadas que geral, são atendimentos em ambulatórios, hospitais e clínicas obstétricas. Por isso, antes de bater o martelo é preciso estudar bem as suas opções.

Procure saber se sua seguradora oferece:

  • Hospitalização (operações e internamentos);
  • Assistência ambulatorial (consultas, exames e análises);
  • Estomatologia (consultas e tratamentos dentários);
  • Partos (partos natural e cesariana).

No entanto, garantir o prestamento desses serviços não é o seu único cuidado na hora de escolher uma seguradora. Existem alguns itens que devem que você deve verificar antes de fechar contrato. Falaremos deles a seguir.

LEIA MAIS: Cartão de Todos: Descontos Especiais para Consultas Médicas e Medicamentos!

Cuidados ao escolher um seguro saúde

Um seguro saúde é como qualquer outro serviço, e ao escolher a seguradora que vai tomar conta das suas necessidades médicas, é importante se atentar a alguns pontos.

Pesquise os números de reclamações, empresas que acumulam números excessivos de queixas certamente representam dor de cabeça futuras.

Visite o site Reclame Aqui e pesquise a seguradora que escolher, veja as reclamações e como respondem as solicitações.

Como dissemos alguns parágrafos acima, as coberturas oferecidas podem variar de uma seguradora para outra, mas existem alguns serviços básicos que precisam ser prestados em qualquer caso.

A carência é o espaço de tempo entre a contratação do seguro saúde e a data que o cliente pode, de fato, usar o serviço. Esse tempo deve estar claro no contrato e você precisa estar ciente disto.

O último ponto a ser considerado é o custo benefício, ou seja, o serviço prestado deve a atender as necessidades com um preços justo.

Apólice do seguro saúde

Apólice é o documento emitido pela seguradora, que contém os dados do segurado e todas as condições do contrato o que está sendo assegurado .

Neste caso, você deve prestar atenção e garantir que neste documento conste todos os serviços que você contratou. Nem a mais, nem a menos do que foi acordado.

Leia atentamente o contrato antes de assinar e tire todas as suas dúvidas com a seguradora. Caso não esteja 100% confiante com o negócio, não assine.

Quanto custa um seguro saúde?

O preço de um seguro saúde pode variar de acordo com a seguradora, com os planos oferecidos e com muitas outras variáveis.

No entanto, a média deve girar em torno R$ 600,00. O pagamento pode ser a vista ou parcelado, dependendo do acordo com a seguradora escolhida.

Como é feito o resgate do seguro saúde?

O resgate do seguro saúde é a “devolução” de uma parte do valor que foi pago durante o período de contrato vigente.

As situações nas quais são possíveis esse resgate, diferem de acordo com as cláusulas da sua apólice. No entanto, existe uma lista de situações nas quais é possível solicitar o resgate segundo a Superintendência dos Seguros Privados (SUSEP): 

  • Morte Natural;
  • Morte por Acidente;
  • Invalidez Permanente Total/Parcial por Acidente (IPA);
  • Invalidez Funcional Permanente Total Decorrente de Doença (IFPD);
  • Invalidez Laborativa Permanente Total Decorrente de Doença (ILPD);
  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO);
  • Diárias de Incapacidade Temporária (DIT);
  • Diárias por Internação Hospitalar (DIH);
  • Doenças Graves (DG)

Para solicitar o resgate, o assegurados deve entrar em contato com a seguradora e se informar dos documentos necessários. No entanto, os documentos necessários mudam de empresa para empresa. Consulte sua seguradora.

Vale a pena ter um seguro saúde?

Depois de ler o artigo, você ainda pode estar se perguntando se vale mesmo a pena ter um seguro saúde.  A resposta dessa pergunta vai depender do seu orçamento financeiro e das expectativas que você possui.

No entanto, pensando de um modo generalizado, essa é uma alternativa mais barata e que oferece um serviço similar aos prestados por convênios de saúde.

Sendo assim, analise bem as alternativas, faça um planejamento financeiro e decida de forma consciente, dessa maneira não vai acabar se endividando.



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

.