As 52 melhores dicas de como economizar dinheiro todo mês

Quanto maior for a sua capacidade de economizar dinheiro, mais próximo você estará de conquistar os seus objetivos e ter uma melhor saúde financeira. Então, confira nossas dicas!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 23 de Março de 2021

Cofre com moedas representando como economizar dinheiro

Saber como economizar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, com algumas pequenas mudanças e aplicando algumas técnicas, economizar pode se tornar algo simples e prazeroso, e o melhor, sem precisar fazer grandes mudanças na sua vida.

Mas afinal, como economizar dinheiro? Com certeza você já se fez essa pergunta que muitas vezes parece sem resposta.

Sabemos que guardar dinheiro não é tão simples como gostaríamos, principalmente, quando vivemos em uma sociedade tão consumista como a nossa.

Além disso, devido a falta de educação financeira, muitas pessoas esquecem – ou simplesmente não sabem – que o quanto você gasta é tão ou até mais importante do que o quanto você ganha.

Pesquisas revelam que 7 em cada 10 brasileiros não conseguem poupar e 40% justificam que essa situação se dar por causa da baixa remuneração, aponta pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil.

Se esse fosse o real problema, por qual motivo existem pessoas com boas remunerações que fecham o mês no negativo?

A resposta está em como você gasta o seu dinheiro.

De maneira simples, a forma como utiliza seu dinheiro deve ser sempre uma prioridade, pois quanto maior for a sua capacidade de economizar, mais próximo você estará de conquistar os seus objetivos de vida.

Sabendo disso, preparamos um conteúdo completo que vai te ensinar como conseguir economizar dinheiro independente da sua realidade financeira hoje.

Então, se você quer saber como conseguir guardar dinheiro para ter uma vida mais tranquila, leia este artigo até o final!

Vamos lá?

52 maneiras de como economizar dinheiro no dia a dia

Existem diversas maneiras de economizar no dia a dia. Seja por meio da organização financeira, redução de gastos em casa, planejamento de despesas com lazer, etc.

Por isso, a fim de facilitar sua compreensão e tomada de decisão na hora de guardar dinheiro, separamos as melhores dicas para economizar por categorias.

Assim, fica bem mais fácil identificar onde precisa melhorar e aplicar o que aprendeu com mais prioridade. Confira!

Como economizar organizando as finanças

Se você não sabe lidar com o seu dinheiro, economizar se torna quase uma missão impossível. Por isso, as nossas primeiras dicas estão relacionadas à organização das finanças. Olha só:

1. Conheça sua realidade financeira

Se você não conhece a sua realidade financeira é muito difícil definir metas para poupança.

Sendo assim, a primeira dica para você conseguir economizar dinheiro consiste em conhecer a sua realidade financeira. Para isso, responda as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Quanto eu ganho?
  • Quais são minhas necessidades financeiras?
  • Qual a minha média de gastos mensais?
  • Eu possuo dívidas?
  • Quais são os meus objetivos financeiros?

Como base nas respostas dessa pergunta, você vai conseguir conhecer a sua capacidade de juntar dinheiro.

E, caso perceba que possui mais passivos do que ativos financeiro – mais gastos do que ganhos, é hora de traçar metas para melhorar sua vida financeira.

2. Utilize um aplicativo de controle financeiro

Agora que já conhece sua realidade financeira, é hora de se dedicar ao seu controle financeiro pessoal. Ou seja, gerenciar a entrada e saída do seu dinheiro, bem como se planejar para poupar mais.

Imagem representando o controle de gastos no Mobills para saber como economizar dinheiro
Conheça o Mobills: o melhor aplicativo de controle financeiro do Brasil

Infelizmente, é bastante comum as pessoas não conhecerem seu ganho líquido mensal – isto é, o salário descontado de impostos – e seus gastos.

Mas, como você quer aprender como poupar dinheiro, indicamos que comece a ter o controle do seu dinheiro e não permita mais que ele controle você.

Afinal, a falta de gestão financeira é uma das principais causas do descontrole financeiro que contribui para o aumento de gastos.

Por meio de um software de gerenciamento financeiro, você tem o controle da entrada e da saída do seu dinheiro de forma simples e descomplicada.

Por exemplo, com o Mobills, aplicativo de controle financeiro disponível também para desktop, é possível registrar todos os seus ganhos e gastos, inclusive no cartão de crédito.

Assim, com conhecimento da sua capacidade de poupar dinheiro e análise dos seus gastos, você pode economizar ainda mais.

Assuma o controle de suas finanças de forma definitiva

4 Melhores aplicativos de finanças pessoais para 2021
Baixe gratuitamente o melhor aplicativo de controle financeiro pessoal do Brasil. ⭐⭐⭐⭐⭐

3. Conheça suas despesas fixas e variáveis

Agora que você já conhece todas as suas despesas com a ajuda de um app de controle financeiro, é hora de entender como elas são divididas!

De maneira simples, com base no valor gasto mensalmente e frequência delas no seu orçamento, podemos dividir as despesas em fixas e variáveis.

Geralmente, suas despesas fixas serão aquelas despesas essenciais, como gastos com aluguel e academia, que você não pode excluir do seu plano financeiro e possuem um valor fixo.

Cadastrando despesas fixas no Mobills

No entanto, algumas delas podem ser renegociadas, aumentando assim a sua capacidade de conseguir economizar dinheiro.

Enquanto isso, as despesas variáveis, como alimentação e energia, são aquelas que você precisa ter mais cuidado para não gastar mais do que devia.

Sendo assim, é muito importante conhecer ambos os tipos de despesas para que consiga poupar ainda mais todos os meses.

4. Analise seus gastos

O nosso próximo passo consiste em você analisar todos os seus gastos.

Então, além de te ajudar a fazer o controle das suas finanças, um software de controle de gastos vai te ajudar, com toda certeza, na análise das suas despesas.

Por isso que é tão importante utilizar uma plataforma que unifique todas as suas movimentações financeiras, a fim de facilitar o gerenciamento do seu dinheiro.

Além disso, por meio da análise dos seus gastos, você consegue saber para onde seu dinheiro está indo. Assim, fica bem mais fácil identificar suas despesas desnecessárias.

5. Corte despesas desnecessárias

Com adiantamos no tópico anterior, este é o momento de cortar suas despesas desnecessárias com base na sua análise de gastos.

Como resultado, você vai conseguir economizar uma boa quantia de dinheiro com a redução daquelas despesas que não são essenciais.

Sendo assim, busque analisar com calma sua saída de dinheiro para que possa identificar onde está gastando sem necessidade.

Tela de despesas do Mobills Web

Na imagem acima, por exemplo, conseguimos identificar um gasto com fast food que pode ser reduzido ou cortado se quiser conseguir economizar mais.

Como fazer para economizar dinheiro em casa

Além da organização financeira, existem diversas maneiras de economizar dinheiro em casa. Neste artigo, vamos te ensinar as principais delas:

6. Faça você mesmo

O conhecido D.I.Y ou “Faça você mesmo” é um método de reparação das coisas, modificação e até mesmo construção sem a ajuda direta de especialistas.

Logo, para economizar dinheiro, como o próprio método já diz: Faça você mesmo!

Pessoa pintando a casa

Em resumo, estamos tão acostumados com algumas facilidades do dia a dia, como contar com profissionais especializados em determinados serviços que acabamos terceirizando tarefas que poderíamos fazer sozinhos.

Claro que há exceções, afinal, muitas tarefas demandam ajuda direta de profissionais.

No entanto, não custa tentar fazer você mesmo alguns serviços como trocar uma lâmpada ou mesmo passar suas roupas quando você quer poupar uma graninha a mais.

7. Gaste menos com delivery

Quem não gosta de pedir uma comida diferente por delivery, não é mesmo?

Desde que esta atitude não se torne uma rotina, tudo bem. Mas, cuidado para não exagerar e acabar gastando mais do que o planejado com esse tipo de despesa.

Além disso, com ajuda da dica anterior, que tal fazer você mesmo seu lanche favorito? Temos certeza que você vai conseguir economizar um bom dinheiro dessa forma.

8. Economize água

A conta de água é um tipo de despesa variável que pode afetar negativamente seu orçamento quando você gasta mais do que o esperado.

Pessoa lavando as mãos
Pessoa lavando as mãos

Logo, ao mesmo tempo em que você pode economizar mais dinheiro com a redução dessa despesa, você ainda ajuda o meio ambiente. Demais, não é mesmo?

Então, cuidado para não deixar torneiras ou o chuveiro ligado sem necessidade. Repense suas atitudes e reutilize água sempre que possível.

Saiba mais nesse nosso artigo: Dicas para economizar água: aprenda no dia a dia!

9. Gaste menos energia

Assim como a redução dos gastos com água, a redução de gastos com energia ajuda o planeta e o seu bolso. A combinação perfeita, concorda?

Como economizar dinheiro com energia
Lâmpada apagada

Dessa forma, repense seus gastos com energia. Evite deixar lâmpadas acesas sem necessidade e nada no stand-by, ok?

Saiba mais nesse nosso artigo: Economia de energia: confira dicas para economizar dinheiro e ainda ajudar o planeta!

10. Troque planos de internet e TV

Se você passa o dia fora de casa, realmente há necessidade de você possuir o plano de internet e TV mais caro que tem? Certamente não.

Reavalie suas reais necessidades e troque seus planos atuais por outros mais baratos. Assim, você vai conseguir economizar ainda mais dinheiro todos os meses.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

    Lista para economizar fora de casa

    Além de controlar seu dinheiro e economizar nas suas contas de casa, é possível também economizar no seu dia a dia. Vamos te ensinar como fazer isso agora mesmo!

    11. Utilize menos serviços de transporte privado

    Por mais cômodo que seja, utilizar muito serviço de transporte privado pode ser uma âncora que afunda sua vida financeira.

    Pode parecer pouco mas, a cada R$5 ou R$10 que você gasta com Uber ou 99, por exemplo, você está gerando uma conta que pode somar R$300 no fim do mês, ou até mais.

    Por isso, tente rever seus gastos e trocar serviços de transporte privado por uma ida a pé ao trabalho, de bicicleta ou mesmo de transporte público.

    12. A economia é maior se você não comprar nada

    Você se considera uma pessoa muito consumista?

    Quem trabalha para conquistar sua própria renda conhece o real valor do dinheiro. Sendo assim, é muito importante reconhecermos também que para conquistarmos nossas metas, algumas vezes é necessário abdicarmos de algo que queremos muito no momento.

    Em outras palavras, a economia é maior se você não comprar nada. Então, reflita antes de comprar alguma coisa e se pergunte:

    • Eu realmente quero esse bem ou serviço?
    • Esse bem ou serviço cabe no meu orçamento?
    • Eu preciso disso?
    • O preço está realmente bom?

    Se a reposta para alguma dessas perguntas for “Não”, então não compre!

    13. Leve marmitas para o trabalho

    Além de ser uma dica econômica, levar marmitas para o trabalho pode ser também um caminho para uma vida mais saudável.

    Dica para economizar dinheiro no trabalho
    Marmita

    Afinal, devido a uma rotina corrida, é mais comum do que gostaríamos não ter um tempo adequado para fazer uma boa refeição.

    Então, ao levar uma marmita para almoçar, por exemplo, você não precisa ter o trabalho de pedir comida para o escritório e acabar pedindo um fast-food por ser mais barato ou até mesmo acabar indo à primeira lanchonete que você encontra no caminho para fazer uma refeição rápida.

    14. Cuidado com os pequenos gastos

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pequenos gastos podem ser os grandes vilões da nossa vida financeira.

    Um gasto de R$5 aqui, outro de R$20 ali, e assim sucessivamente. E, quando você menos espera, gastou R$500 reais com pequenos gastos no dia a dia.

    Sabendo disso, cuidado para não fechar o mês com o saldo negativo devido pequenas despesas imprevistas.

    15. Aprenda a dizer não

    Alguém já te falou que o não é libertador? Então, no mundo das finanças acontece o mesmo.

    Aprender a dizer não te ajuda a se livrar de inúmeras despesas prejudiciais à sua vida financeira.

    Sendo assim, diga não aos gastos inesperados que surgem por meio de um convite de um amigo ou familiar a uma ida a um restaurante, por exemplo.

    Como economizar dinheiro mudando seu estilo de vida

    Você possui um bom estilo de vida? Conheça nossas dicas e veja o que pode mudar em seus hábitos para economizar mais dinheiro.

    16. Utilize menos o cartão de crédito

    O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizado por nós brasileiros. Em contrapartida, é também um vilão quando se trata do crédito rotativo e das taxas de juros abusivas.

    Como economizar dinheiro com compras
    Pessoa comprando pela internet

    Logo, aprenda a utilizar o cartão de crédito como aliado e não vilão das suas finanças pessoais.

    Além disso, saiba que não deve comprometer mais que 50% da sua renda com parcelas do cartão. Então, muito cuidado em suas compras.

    Lembre-se: o cartão é um meio de pagamento, não uma extensão da sua renda.

    17. Compre sempre à vista

    Muitas lojas disponibilizam descontos para pagamentos à vista. Sendo assim, esta é uma ótima dica quando o assunto é como ser econômico.

    Sob o mesmo ponto de vista, fazendo mais compras à vista você não precisa se preocupar com a dívida de uma compra a prazo, nem muito menos se preocupar se vai conseguir guardar o dinheiro até chegar a data de pagamento da sua compra.

    18. Pague suas contas em dia

    Além de te deixar com fama de bom pagador, pagar suas contas em dia evita que você precise arcar com as altas taxas de juros sobre as dívidas do cartão, por exemplo. Outro ponto positivo é aumentar seu score de crédito.

    Assim sendo, você não perde dinheiro pagando uma taxa de juros abusiva porque esqueceu a data de pagamento da fatura do seu cartão e ainda ganha a vantagem de ter pessoas que querem te vender algo quando precisar e ainda por um preço melhor.

    Afinal, quem não gosta de vender algo com a certeza de que vai receber no final?

    19. Cuidado com as compras por impulso

    Já parou para analisar as compras que você faz eventualmente quando está com fome, triste, estressado ou até mesmo muito feliz?

    Pessoa comprando

    Nesses momentos de grande êxtase, acabamos fazendo compras impensadas que sequer um dia estiveram no nosso planejamento financeiro.

    Embora não aconteça com frequência, você precisa ter muito cuidado com as compras feitas por impulso ou momentos de grande emoção.

    Além de te ajudar a economizar dinheiro, esta atitude te ajuda a avaliar seus hábitos e as consequências que eles têm em seu bem-estar.

    Saiba mais sobre o assunto nesse nosso artigo: Compras por impulso: saiba como controlar seus gastos e ter uma vida melhor!

    20. Doe o que não usa mais

    Além de ser um gesto bonito, doar o que não utiliza mais te ajuda a rever o que você possui e analisar o que deve priorizar ou não em sua lista de compras.

    Desse modo, você ajuda quem precisa de um bem que não irá lhe fazer falta e ainda se autoajuda economizando dinheiro.

    Economize fazendo pesquisa de preço

    Como aprender a guardar dinheiro? Simples, colocando em prática as dicas que está aprendendo.

    Até aqui já ensinamos diversas dicas para economizar. Mas, não esqueça de que a prática é tão importante quanto a teoria.

    Dando continuidade à nossa lista de como economizar dinheiro, uma das melhores formas é fazendo pesquisa de preço.

    Sabendo disso, separamos algumas das principais plataformas que irão te ajudar nessa missão:

    21. Compare preços no Zoom

    Segundo a própria plataforma, no Zoom você encontra os melhores preços só em lojas confiáveis.

    Print da tela do site zoom

    Nesse plataforma é feito uma análise no histórico de preço de cada loja e lhe é recomendado aquelas que possuem o melhor preço.

    Então, se você quer economizar dinheiro, recomendamos que conheça a plataforma ou uma semelhante para fazer uma boa compra.

    22. Encontre ofertas no Buscapé

    Além do Zoom, outro buscador de preços super conhecido é o Buscapé.

    Print da tela do site buscapé

    Essa é também uma plataforma de pesquisa e comparação de preços de produtos.

    Nele você encontra as ofertas do momento e muito mais. Logo, vale a pena pesquisar nesse buscador o que você deseja comprar, economizando assim uma boa quantia de dinheiro.

    Como economizar comprando produtos de qualidade

    A menos que você queira gastar mais dinheiro consertando coisas, é melhor você comprar produtos de qualidade. Então, enxergue algumas compras como investimento e não como gasto.

    Pensando nisso, há algumas dicas que podem te ajudar a fazer boas compras. Confira!

    23. Faça lista de compras

    O hábito de fazer listas de compras vai de ajudar a entender quais são suas necessidades e com o que você realmente deve gastar o seu dinheiro.

    To do list

    Do mesmo modo, essa atitude te ajuda também a avaliar melhor o que há em sua lista e, consequentemente, te permite verificar com antecedência os melhores locais para fazer suas compras e os melhores produtos que você deve comprar.

    24. Peça indicações

    Na era dos influenciadores digitais, não é raro termos o nosso consumo influenciado por terceiros.

    Seja por meio das redes sociais como Twitter e Instagram, é bastante comum encontramos pessoas falando sobre os mais diversos assuntos e contando suas experiências com determinados produtos e serviços.

    Então, essa pode ser uma boa fonte de pesquisa para você que quer, e merece, produtos de qualidade.

    Portanto, se você não conhece a qualidade de um produto, não hesite em pedir indicações e fazer pesquisas para fazer uma boa compra.

    Como economizar dinheiro utilizando fóruns online

    Dando continuidade às pesquisas, existem diversos fóruns online direcionados para o mercado de compras.

    Por meio deles você consegue ter acesso a opiniões de consumidores satisfeitos ou não com os produtos que você deseja adquirir, uma alternativa para economizar dinheiro. Dá uma olhada nos principais deles:

    25. PromoForum

    Print da tela do promoforum, dica de site para você que quer saber como economizar dinheiro
    Site PromoForum

    Segundo o próprio site, o PromoForum é a primeira comunidade online do Brasil a ter seu foco total direcionado para o mercado de compras.

    A plataforma possui como objetivo promover discussões inteligentes sobre boas oportunidades e bons produtos exibidos no mercado.

    Sendo assim, por meio dessa plataforma, é possível conhecer a opinião de consumidores que irão te ajudar a fazer uma compra consciente.

    26. Hardmob

    Assim como o PromoForum, o Hardmob também é um fórum de discussão sobre o mercado de compras.

    Nele você vai conhecer a opinião de outros consumidores e também ter acesso a diversas promoções que vão te ajudar e economizar dinheiro.

    27. Promobit

    A terceira dica de site para economizar dinheiro é o Promobit, onde você consegue também acompanhar as melhores ofertas e promoções.

    Além disso, vale destacar que todas as ofertas são verificadas pelo time da Promobit para que você consiga fazer uma boa compra por um preço baixo. Demais, né?

    Economize dinheiro com cashback e cupons de desconto

    Você já ouviu falar de cashback? Traduzindo para o português, “cashback” significa: dinheiro de volta.

    Ou seja, ao fazer uma compra com cashback, você terá parte do seu dinheiro devolvido de volta. O mais legal é que atualmente existem diversas plataformas que oferecem esse serviço para você.

    Além de cashback, outra alternativa para você economizar dinheiro consiste em aproveitar cupons de desconto. Por isso, selecionamos as melhores e mais conhecidas para você. Olha só!

    28. Méliuz

    O Méliuz tem como objetivo ser o melhor programa de fidelidade do Brasil!

    Print da tela do Méliuz, uma forma de cashback para quem quer saber como economizar dinheiro

    Além de disponibilizar cashback para os seus clientes, na plataforma você encontra diversos cupons de desconto para você economizar dinheiro.

    E o melhor de tudo: é gratuito! Você não paga nada para se cadastrar no Méliuz e ainda aproveita esses benefícios de forma gratuita. Incrível, não acha?

    Conheça o Méliuz!

    29. Cuponeria

    No site Cuponeria você encontra diversos cupons de desconto e promoções de empresas.

    Diferente do Méliuz, nessa plataforma você não ganha cashback, mas ainda assim é um ótimo meio para economizar em suas compras.

    30. Pelando

    A nossa última dica de site para economizar dinheiro é o Pelando, nele você também encontra excelentes ofertas, promoções e descontos do Brasil em uma única plataforma.

    Sendo assim, antes de comprar, não esqueça de verificar se esses sites não possuem um cupom ou outro benefício perfeito para você!

    Como fazer para economizar no supermercado

    Quem nunca foi ao supermercado e acabou gastando mais do que deveria? Além do aumento do preço de alguns produtos, a falta organização financeira é uma grande vilã nessas horas.

    Pessoa no supermercado

    Sabendo disso, separamos algumas dicas importantes para que você economize dinheiro.

    31. Verifique o que está faltando

    Antes de ir às compras no supermercado, é de suma importância que verifique com antecedência na sua casa quais os produtos ou mantimentos que estão faltando.

    Até porque, além de não ser legal extrapolar o a meta de gastos, comprar mais do que deveria pode acabar fazendo com que você desperdice itens tão importantes no nosso dia a dia, como alimentos.

    Portanto, verifique na sua despensa ou armário o que está faltando. Em seguida, vamos para a próxima dica.

    32. Utilize um aplicativo de lista de compras

    Se você não é adepta(o) às listas feitas com o auxílio de papel e caneta, pode gostar de utilizar ferramentas mais tecnológicas que têm como missão facilitar essa e outras tarefas na sua vida.

    É o caso dos aplicativos de lista de compras. Mas, se o seu caso for o inverso – não é fã de tecnologia, utilize o método mais básico e melhor para você.

    Contudo, faça uma lista de itens que realmente precisa comprar para não gastar mais do que deveria no supermercado!

    33. Evite ir ao supermercado com fome

    Pessoa com salgadinhos no supermercado

    Assim como Shoppings centers, os supermercados fazem parte do grupo de ambientes que incentivam o consumo.

    Por isso, ir a esse ambiente com fome não é, nem de longe, uma dica de como economizar dinheiro. Mas muito pelo contrário, é uma atitude que certamente vai fazer você gastar com itens que estão fora da sua lista.

    Sendo assim, programe-se para fazer uma refeição antes de sair para as compras.

    34. Acompanhe as promoções

    Saber quando e onde ir fazer as compras é uma excelente dica para você que quer saber como economizar dinheiro no supermercado.

    Geralmente, comércios de alimentos possuem dias da semana com ofertas promocionais. Como por exemplo, o dia de oferta de frutas e legumes e o dia de oferta de carnes.

    Então, agende uma hora na sua agenda para fazer as compras nesses dias estratégicos. Você pode ainda fazer listas separadas para cada momento.

    35. Experimente marcas alternativas

    Preço nem sempre é sinônimo de qualidade. Portanto, esteja aberto a experimentar novas marcas e sabores que possam estar na promoção e favoreçam o seu objetivo.

    Fazendo isso, você pode acabar descobrindo produtos que agradam mais o seu paladar, e claro, o seu bolso.

    Como economizar dinheiro nas viagens

    Se você gosta de viajar, certamente já teve dificuldade em escolher alternativas mais baratas que se encaixassem no seu orçamento de viagem. Não é mesmo?

    Entretanto, com um bom planejamento e pesquisa de preços, é super possível economizar dinheiro com viagens. E é o assunto deste nosso tópico! Vamos lá?

    Pessoa segurando uma bússola

    36. Planeje-se com antecedência

    Você sabia que o dinheiro tem valor no tempo? Se não sabia, agora sabe que o seu dinheiro pode ganhar ou perder poder de compra com o passar do tempo, além de lhe garantir um boa rentabilidade por meio de investimentos.

    Do mesmo modo, quando trabalhamos com uma boa margem de tempo antes da viagem, é possível fazermos melhores escolhas que nos ajudam a economizar.

    Portanto, tente se planejar com, pelo menos, 3 meses de antecedência. Porque, com esse prazo você consegue, por exemplo, buscar por passagens, hospedagem e passeios em oferta, e muito mais.

    37. Defina metas de viagem

    Esta dica é fundamental quando falamos de organização financeira. Afinal, quando você sabe para onde quer ir, fica muito mais fácil se planejar.

    Além disso, é uma das técnicas para economizar dinheiro. E essa é a sua intenção, não é?

    Então, pare um pouco e reflita: Quais cidades eu quero conhecer? Quais países? Em quanto tempo? Qual a melhor época? Quanto eu estou disposta(o) a pagar por cada viagem?

    Essas são algumas perguntas que irão te guiar nas próximas dicas para economizar em viagens.

    38. Opte por épocas de baixa temporada

    Além de ser um período muito mais movimentado para o turismo das cidades – o que pode ser desagradável para quem quer descansar, a alta temporada pode aumentar, e muito, os seus gastos com a viagem.

    Por isso, pesquise não somente o melhor período para viajar, como também o mais barato, e busque o equilíbrio entre as opções.

    E lembre-se, não adianta querer ostentar nas redes sociais e acabar se prejudicando financeiramente.

    39. Monte um plano financeiro para a viagem

    Controle e planejamento são uma das principais maneiras de economizar dinheiro no seu dia a dia. E, quando falamos de viagens, também.

    Portanto, monte um plano financeiro especial para esse momento e inclua nele os gastos estimados com passagem, hospedagem, translado, transporte dentro da cidade, alimentação, passeios e etc.

    Uma ferramenta muito útil nesse momento é uma planilha de gastos. Com ela você consegue tanto traçar um roteiro de viagens quanto estipular um teto de gastos.

    Assim, você vai conseguir manter o controle das finanças enquanto aproveita novas experiências.

    40. Mantenha a disciplina

    Agora que já sabe para onde vai, o que pretende fazer e gastar, mantenha a disciplina durante a viagem para não exceder o planejado.

    Evite, por exemplo, passeios pagos que não estão no seu roteiro ou substitua um da lista se achar válido.

    Como nem tudo acontece conforme planejado, é muito importante ter o máximo de cuidado com gastos que podem prejudicar seus objetivos.

    Dicas para economizar dinheiro no casamento

    Casar é o sonho de muitos casais, mas é preciso ter bastante cuidado para ter uma boa vida financeira a dois.

    Então, sabendo que muitas vezes a primeira grande decisão financeira é a festa de casamento, nesta categoria vamos ensinar como fazer uma festa sem gastar muito.

    41. Definam uma meta de gastos para o casamento

    Antes de irmos para as dicas mais específicas da festa, converse com seu parceiro(a) para que analisem e cheguem a um consenso sobre o quanto estão dispostos a gastar com o casamento.

    Lembrem-se que não é interessante começar o casamento com dívidas, sem falar que o mesmo envolve outros gastos, como por exemplo, a moradia dos dois.

    Além disso, tem a viagem de lua de mel que deve ser um momento importante e muitas vezes é indispensável aos noivos.

    42. Criem uma lista de convidados seletiva

    Geralmente, o custo com o buffet, recepção, local, etc., tem como base o número de convidados.

    Portanto, para economizar dinheiro com o casamento é preciso selecionar bem os convidados. Por mais que seja chato não convidar algumas pessoas que conhece, o fato é que esse momento é para ser compartilhado, em especial, com aqueles que fizeram parte da vida do casal.

    Sendo assim, não fiquem triste se não convidarem todos que gostariam. Mas sim, fiquem felizes por convidarem aqueles que realmente estiveram presentes na vida de vocês.

    43. Opte por alugar, e não comprar, o vestido de noiva

    Sem dúvidas, o vestido de noiva está entre os principais gastos do casamento. Por isso, é interessante buscar maneiras de economizar com essa peça fundamental.

    Então, uma boa alternativa é alugar o vestido, ao invés de comprar. Outra dica é fazer pesquisas de preço para encontrar aquele que possui um bom preço e é de gosto da noiva.

    44. Escolham uma viagem de lua de mel mais barata

    Afinal, é preciso fazer uma viagem super cara para curtir a lua de mel? Certamente não.

    Reflitam sobre o assunto e coloquem um teto de gastos tendo em vista o objetivo principal do casal que deve ser ter uma vida financeira a dois tranquila.

    Fora isso, não esqueçam das dicas que demos para economizar dinheiro com viagens, pois elas valem para todos.

    Economizando dinheiro com lazer

    Os gastos com lazer são muito importantes para o nosso bem-estar. Entretanto, isso não significa que pode extrapolar seus gastos com essa categoria.

    Então, vamos aprender como economizar com lazer?

    45. Utilize programas de pontos e milhas

    Quem não ama viajar, conhecer novos restaurantes e culturas?

    O melhor de tudo é que atualmente existem diversos programas de pontos e milhas que te ajudam a economizar mais, seja com saídas para restaurantes quanto viagens, etc.

    Por exemplo, o programa de pontos Mastercard Surpreenda, o programa de milhas aéreas da Azul e Gol, entre outros.

    Além disso, é interessante buscar alternativas de hospedagem mais barata, o Airbnb é referência no assunto.

    46. Foque nos pequenos prazeres

    Um churrasco em casa com a família ou amigos, uma noite do hambúrguer, pizza, Karaokê, um piquenique ao ar livre, e até mesmo a leitura de livros são ótimas formas de economizar dinheiro no dia a dia.

    Sendo assim, aprenda a dar valor aos pequenos momentos sabendo que estes são também uma forma de aproximar você das pessoas que ama e ainda te ajudam a xonquistar suas metas financeiras.

    47. Leia mais

    Como falamos no tópico anterior, a leitura é sim uma dica para economizar dinheiro. Por isso, invista nesta ideia.

    Além de contribuir com o seu conhecimento e bem-estar, por meio de livros de investimentos, por exemplo, você ainda aprende como aumentar sua renda.

    Mas, se quer economizar ainda mais, que tal optar por livros, revistas e jornais eletrônicos?

    48. Invista em um hobby que gere renda

    Economizar dinheiro e ganhar dinheiro são as duas principais formas de otimizar a sua renda.

    Então, investir em um hobby lucrativo tanto vai te ajudar a economizar quanto gerar uma renda extra. Pintar quadros, por exemplo, pode ser uma atividade lucrativa.

    Entretanto, lembre-se que a ideia aqui é contribuir para o seu lazer e bem-estar.

    Outras dicas para economizar no dia a dia

    Ao longo da nossa lista para economizar dinheiro, você aprendeu diversas dicas úteis para sua vida financeira. Mas, selecionamos ainda outras boas dicas que podem te ajudar a economizar em determinadas situações.

    49. Dê preferência ao dinheiro em papel

    Já percebeu que é bem mais difícil “abrir mão” do dinheiro em papel em comparação com a utilização do cartão de crédito?

    Então, isso acontece porque ao utilizar o cartão temos uma falsa ilusão de não estarmos gastando dinheiro, ou mesmo de que temos dinheiro a mais.

    Por isso, tente utilizar mais o dinheiro em espécie no dia a dia.

    50. Compre o “genérico” se achar válido

    Como vimos, fazer melhores escolhas financeiras nos ajuda a economizar muito mais.

    Isso se aplica também quando vamos comprar algo que possui o seu “genérico”. Muitas vezes, o produto “original” é basicamente o mais famoso e mais caro. Ou seja, o “genérico” não é algo ruim.

    Sendo assim, avalie sempre se vale a pena mesmo levar o produto mais caro.

    51. Adie compras grandes

    Sempre é bom repensar se uma compra vale realmente a pena.

    Portanto, se deseja economizar dinheiro, adie compras grandes a fim de analisar se essa é mesmo uma boa decisão.

    52. Crie um dia “Zero gastos”

    Escolha um dia na semana, no mês, ou a cada 15 dias por exemplo, para ser o seu dia “Zero gastos”.

    Neste dia a ideia é que você não gaste com nada que pode ser evitado. O fato é que sempre estamos gastando com moradia e aluguel, etc. Mas, fora esses gastos que não conseguimos evitar, podemos deixar de lado um gasto que não é essencial.

    Dúvidas frequentes sobre o assunto

    Como economizar dinheiro todo mês?

    Seguindo e colocando em prática as dicas para economizar dinheiro organizando as finanças, mudando alguns hábitos ruins, fazendo melhores escolhas de consumo no dia a dia e fazendo pesquisas de preço, você consegue poupar parte da sua renda todos os meses.

    Como juntar 20 mil reais em um ano?

    Para juntar 20 mil reais em um ano você precisa poupar, aproximadamente, R$1.700,00 por mês.

    Entretanto, uma pesquisa recente mostrou que a renda média per capita no Brasil caiu no ano passado (2020), ficando em R$ 1.380, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Ou seja, para juntar dinheiro, em especial esses 20 mil reais, é preciso aumentar sua capacidade de poupar dinheiro, seja economizando ou ganhando mais dinheiro.

    Como você já aprendeu como economizar, vamos de dar então algumas dicas para aumentar sua renda e conquistar esse objetivo.

    • Procure uma oportunidade profissional em sites de empregos;
    • Invista em um negócio próprio com pouco dinheiro;
    • Venda roupas, objetos, etc., que não utiliza mais;
    • Responda pesquisas online que geram renda;
    • Utilize aplicativos para ganhar dinheiro;
    • Procure uma fonte de renda extra pela internet;
    • Descubra um hobby lucrativo; etc.

    Por meio dessas dicas você conseguirá ficar cada vez mais próximo da sua meta.

    Quanto se deve poupar por mês?

    Depende do seu objetivo ou meta financeira.

    Por exemplo, se quer juntar R$1.200 em um ano, precisa poupar 100 reais todos os meses; se precisa montar sua reserva de emergência no valor de R$12.000 em 2 anos, precisa poupar 500 reais por mês.

    Ou seja, o valor que deve poupar todo mês é o resultado da seguinte divisão: (valor total do objetivo / período de conclusão).

    Desafio 52 semanas para economizar dinheiro

    Já parou para pensar que boa parte dos nossos planos dependem da nossa economia de dinheiro?

    É por isso que buscar formas de economizar dinheiro no dia a dia, ou em momentos mais pontuais como uma viagem é tão importante.

    Tendo em mente a dificuldade que muitas pessoas encontram nesse sentido, foi criado o desafio 52 semanas. Uma forma de incentivo para quem quer guardar dinheiro mas não sabe como, e ainda, não tem muito para começar.

    Site Desafio das 52 semanas

    Como o próprio nome sugere, a proposta do desafio é estimular a economia durante todas as semanas do ano. Mas claro, de forma gradual e começando com pouco dinheiro.

    Afinal, o valor principal dessas metas de poupança está em criar o hábito de guardar dinheiro e incentivar aqueles que julgam que precisam de muito para começar.

    Como funciona o desafio 52 semanas para guardar dinheiro

    Como funciona o desafio – Site Desafio das 52 Semanas

    Inicialmente você pode começar a primeira semana guardando R$1, na segunda semana R$2, na terceira semana R$3 e assim por diante, até chegar à semana 52 poupando R$52.

    Site Desafio das 52 Semanas

    Ao final desse período, caso tenha completado o desafio, você terá economizado um total de R$1.378! No entanto, você pode começar também com R$4, R$5, …, ou mesmo R$10, chegando ao valor de R$13.780,00.

    Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro, concorda?

    O melhor de tudo é que já existe um aplicativo para te ajudar com esse desafio. O aplicativo 52 semanas está disponível para Android e iOS. Conheça!

    Como guardar dinheiro de forma prática

    Agora que você conheceu as melhores formas de economizar dinheiro, nada mais útil do que aprender a guardar dinheiro!

    Há diversas maneiras de guardar suas economias. As mais antigas delas e não indicadas, consistem em colocar seu dinheiro debaixo do colchão, ou ainda, em um cofre. Você já fez isso?

    Tão ruim quanto, é deixar o seu dinheiro parado na sua conta concorrente sem rendimento. Essa contraindicação existe por dois motivos.

    O primeiro, a inflação, que nada mais é do que o aumento persistente e generalizado dos preços. Ou seja, quanto maior a inflação, menor o seu poder de compra.

    Segundo, a existência de investimentos seguros e rentáveis que podem garantir o valor do seu dinheiro no tempo.

    Logo, o recomendado é que você aplique o seu dinheiro em ativos financeiros.

    Caso nunca tenha feito isso, a conta do Nubank e o PicPay são boas opções para quem quer entender como funciona contas com rendimento atrelado ao Certificado de Depósito Bancário (CDI).

    Outras opções se encontram nos títulos do Tesouro Direto, Fundos de Investimento, entre outros ativos recomendados conforme seus objetivos financeiros.

    Dicas para evitar gastos por impulso

    Um dos principais problemas que enfrentamos quando queremos aprender como economizar dinheiro certamente se encontra em resistir aos nossos desejos de consumo momentâneos. Concorda?

    É bastante comum querermos comprar uma roupa ou um calçado novo ao ir em um Shopping Center, ou ainda, comprar algo fora do orçamento pessoal e familiar quando estamos com fome em um supermercado, por exemplo.

    Isso se deve, em especial, como falei no início deste tópico, às nossas necessidades momentâneas. Por isso, é importante se planejar e contornar situações que incentivem o nosso consumo – como é o caso dos locais citados.

    No entanto, como sabemos também, evitar gastos por impulso não é tão fácil como gostaríamos.

    Mas, existem algumas dicas super úteis que podem de ajudar a economizar uma boa quantia de dinheiro quando colocadas em prática.

    Já conhece o Método 1Q3P? Ele consiste em realizar algumas perguntas para si mesmo antes de comprar qualquer coisa. Confira abaixo!

    Como funciona o Método 1Q3P para economizar mais dinheiro?

    Antes de fazer qualquer compra, faça as seguintes perguntas:

    eu Quero?

    Essa pergunta te ajuda a reconhecer a real necessidade ou inexistência dela antes de realizar uma ação que possa prejudicar o seu orçamento – no caso, comprar algo que não deveria.

    eu Posso?

    Assim como a primeira pergunta, esta também é útil para quem não quer extrapolar o plano financeiro.

    Isso significa que, antes de comprar, é importante que entenda se esse gasto está dentro do que foi orçado ou não.

    eu Preciso?

    Cá entre nós, nem tudo que você quer e pode comprar você de fato precisa. Estou certa?

    Logo, quando falamos de dicas para evitar compras por impulso, é importante também avaliar se você de fato precisa daquele bem ou serviço.

    o Preço está realmente bom?

    Além de ser extremamente prejudicial às suas finanças, gastar sem necessidade pode acabar fazendo com que você pague valores até abusivos ao efetuar sua compra.

    Ou seja, ao invés de se planejar, fazer pesquisas de preços, etc. antes de comprar, ceder aos seus desejos por fazer com que você gaste bem mais dinheiro.

    Sendo assim, antes de fazer qualquer compra. Se faça as perguntas acima. E, caso a resposta para alguma delas seja “Não”, então, NÃO COMPRE!

    Afinal, se você não quer, ou não pode, ou não precisa, ou não encontrou um preço bom, qual o real sentido de efetivar a compra? Se for algo que você você adiar para economizar, adie.

    Assista o vídeo e saiba como economizar dinheiro todos os meses

    Bônus: Como economizar dinheiro rápido

    Depois que você conheceu todas essas dicas que demos neste artigo, certamente deve estar se perguntando se é possível economizar dinheiro rápido.

    Então, se esse é o seu objetivo, saiba que colocar em prática as dicas de como organizar suas finanças irá te ajudar a economizar dinheiro em um espaço menor de tempo.

    Afinal, se você não tem controle financeiro, é muito mais fácil extrapolar seu limite de gastos, fazer compras impensadas e acabar gastando mais dinheiro do que deveria.

    Por isso, siga o nosso passo a passo e tenha consciência da sua capacidade de poupar dinheiro todos os meses.

    Além disso, o hábito de economizar só você pode desenvolver. Sendo assim, tenha disciplina nessa missão. Pois, certamente, quanto mais você praticar essas dicas, mais fácil será economizar dinheiro rápido.

    Da teoria para prática

    Por mais difícil que possa parecer, o seu resultado depende, em suma, dos seus hábitos de consumo.

    Logo, sabendo que hábitos são criados ou desenvolvidos em seu dia a dia, buscar uma mudança em seu estilo de vida é o que vai te ajudar a tornar esse objetivo possível.

    Portanto, pratique o que você aprendeu ao longo deste artigo. Ademais, lembre-se também de manter um bom controle das suas finanças.

    Afinal, a forma como você lida com o seu dinheiro afeta diretamente os seus objetivos. Conheça o Mobills, aprenda a economizar e transforme sua vida financeira para melhor!

    Como você tem economizado ultimamente?

    O que achou do artigo? Compartilhe conosco outra técnicas e dicas para economizar.

    Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

    A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

    Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

    Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


      8 comentários publicados nesse artigo
        01/04/2021 às 13:23

        Muito bom. Comecei com o app 52 semanas e com isso adquiri o hábito de economizar. Hoje já economizei em cerca de 18 meses mais de um terço de meu salário pra um ano de trabalho. Uma parte sigo pelo app 52 semanas e outra parte guardo sempre um valor fixo mensal.

          05/04/2021 às 09:44

          Excelente, Magno. Continue assim e você colherá bons frutos financeiros. Aproveita e confere nossos outros artigos de finanças para que você fique cada vez melhor em administrar seu dinheiro.

        24/03/2021 às 14:40

        Perfeito! Só não coloca em prática quem não quiser!!!

          24/03/2021 às 15:56

          Excelente, Cecília. Colocar em prática é um parte fundamental no processo de transformar nossa vida financeira.

        23/03/2021 às 13:25

        Muito boa orientação 👏👏

          24/03/2021 às 15:56

          Ficamos felizes em poder ajudar, Fabiana. Aproveita e confere nossos outros artigos de finanças pessoais.

        01/02/2021 às 08:33

        Sensacional

          01/02/2021 às 09:07

          Que bom que gostou, Maria. Tenho certeza que você também irá se interessar pelos nossos outros artigos sobre economizar dinheiro.

      🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

      Notifique-me de novos comentários via e-mail.

      Junte-se a mais de 239.950 pessoas

      Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


        Você também vai gostar...


        Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

        Larissa Brioso é estudante de Economia e Educadora Financeira na Mobills. Possui experiência na área de marketing, SEO e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira.

        • Editora-chefe do blog Mobills;
        • Estudante de economia;
        • Criadora de lições para o app MobillsEdu.