Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Sim
mensal

Consultoria Financeira: como funciona, preço e quando contratar

Se você quer contratar uma consultoria financeira, mas não sabe como funciona, confira este conteúdo!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 29 de Julho de 2023

Para obter sucesso na vida financeira, seja na pessoal, familiar ou empresarial, é necessário um bom planejamento financeiro. Dessa forma, em alguns casos, é preciso contratar uma consultoria financeira em busca de mais sucesso.

Esse tipo de consultoria pode fazer com que você mude positivamente a forma de lidar com o seu dinheiro, além de ajudar a gerir melhor as finanças da sua empresa.

Dessa forma, se você não sabe ainda o que é uma consultoria financeira, mas deseja conhecer melhor esse serviço, confira o conteúdo completo.

Boa leitura!

O que é uma consultoria financeira?

Uma consultoria financeira consiste em ajudar o cliente a organizar as finanças, além de tomar decisões mais assertivas em relação ao próprio dinheiro.

Nela, você pode, com o consultor financeiro, avaliar a situação das suas finanças, bem como da família e da empresa.

Com isso, é possível buscar melhorias para ajudar nas finanças, traçar estratégias para, dependendo do momento em que você se encontra, alcançar metas, organizar a vida financeira ou também traçar as melhores estratégias para investir melhor.

Se você já investe, por exemplo, mas não tem retorno financeiro desejado e nem sabe o que fazer para mudar isso, esse pode ser o tipo de produto ideal para você.

Além disso, se você tem dívidas, mas não consegue obter controle do orçamento, existem consultorias próprias para te ajudar a lidar com isso.

Por isso, antes de escolher fazer uma consultoria financeira, entenda em qual momento financeiro você se encontra para que, assim, haja total transparência e alinhamento com o consultor financeiro.

Dessa forma, será possível buscar a estratégia, além de alinhar as expectativas e entender que nível de satisfação pode ser alcançado.

Como funciona uma consultoria financeira?

Tão importante quanto saber o que é uma consultoria financeira, é saber também como ela funciona. Afinal, a partir disso é que será possível entender quais os benefícios que esse serviço pode trazer.

De maneira geral, o primeiro passo para realizar uma consultoria financeira, é fazer, junto com uma pessoa especializada, um diagnóstico financeiro.

Esse diagnóstico consiste em saber mais sobre o quanto você ganha, o quanto gasta, se tem dívidas e muito mais.

A partir dele, será possível ao consultor financeiro entender melhor em qual momento financeiro você se encontra, quais os seus objetivos e quais as melhores formas e estratégias possíveis para te ajudar.

Quando buscar uma consultoria financeira?

Para quem precisa de planos mais objetivos, estratégias mais eficazes para otimizar as finanças ou, até mesmo, os investimentos, essa pode ser a hora exata de buscar uma consultoria financeira.

Isso, porque esse serviço pode auxiliar a criar estratégias detalhadas e personalizadas, para adequar o seu comportamento financeiro aos seus objetivos e metas.

Assim, se você tem dúvidas de quando fazer essa busca é possível fazer um quiz para conhecer melhor a sua situação, respondendo algumas perguntas básicas.

Quiz do diagnóstico financeiro - Mobills
Início do quiz de diagnóstico financeiro

Onde contratar uma consultoria financeira?

Para fazer a contratação do serviço, é necessário estudar bastante o mercado para que, assim, você tenha confiança no produto que vai adquirir.

Com a Consultoria Financeira da Mobills, por exemplo, é possível ao cliente optar por duas opções:

  • Consultoria de 3 meses: Neste caso, o cliente vai ter 4 reuniões com o especialista e ele vai montar toda a estratégia de investimentos ou de orçamento, tudo com base no objetivo de cada cliente. Com isso, ao fim dos 3 meses, é esperado que o cliente possa andar sozinho, com conhecimentos sólidos, mas com a possibilidade de contratar reuniões avulsas.
  • Consultoria de 12 meses: Neste período de tempo, nos 3 primeiros meses o cliente e o especialista se reúnem em 4 reuniões. Após esse período, as reuniões passam a ser trimestrais, contabilizando 7 ao todo, com todo o foco em montar sua estratégia de investimentos ou orçamento. Além disso, após o fim, é possível renovar a consultoria.

Além disso, de início, é possível agendar uma conversa com um dos consultores financeiros para que, juntos, vocês realizem o seu diagnóstico financeiro.

Dessa forma, assim como falado anteriormente, será possível entender bem quais os seus objetivos ao contratar a consultoria, além de saber quais os seus sonhos, qual a sua relação com o dinheiro e como estão os seus investimentos, caso já possua aplicações.

O que faz um consultor financeiro?

Um consultor financeiro é um profissional que possui um conhecimento sólido em finanças e, com isso, auxilia pessoas, empresas ou os demais ramos de consultoria financeira a lidarem melhor com a vida financeira.

Isso acontece através de estratégias personalizadas, criadas de acordo com os objetivos de cada cliente, o que eles vão descobrir através de um primeiro contato.

Com os especialistas da Mobills, por exemplo, o cliente interessado em uma consultoria financeira pode ter uma conversa totalmente transparente com o consultor, falando da forma que lida com o dinheiro, se já investe e, também, quais os maiores planos, sonhos e objetivos.

Após isso, cabe ao especialista Mobills entender qual o melhor caminho:

  • Ele cria sua estratégia personalizada;
  • Acompanha suas conquistas, tirando dúvidas durante todo o tempo de contratação da consultoria e dá todo o auxílio necessário;
  • Deixa o caminho construído para que você possa caminhar sozinho.

Principais tipos de consultoria financeira

Existem 3 tipos de consultoria financeira, cada uma delas com uma finalidade específica. Dessa forma, confira mais detalhes sobre elas e entenda qual a que você mais precisa!

Consultoria financeira pessoal ou familiar

Na consultoria financeira pessoal ou familiar, cabe ao consultor financeiro fazer a avaliação da vida financeira do cliente (ou da família) e, com isso, buscar estratégias alinhadas ao que lhe foi dito.

Por esse motivo, é necessário que você use toda transparência possível em relação a sua forma de lidar com as finanças.

Na consultoria financeira individual da Mobills, por exemplo, você pode ter:

  • Uma equipe de especialistas disponível para te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos;
  • Planos e objetivos claros;
  • Controle de orçamento;
  • Ter a certeza de que está fazendo os melhores investimentos;
  • Saiba lidar com o seu dinheiro;
  • Fuja das dívidas;
  • Alcance sua independência financeira.

Diagnóstico Financeiro

Com um diagnóstico financeiro gratuito, ofertado ao cliente pela Mobills, é possível entender melhor quais os seus objetivos.

Nele, há uma conversa de 40 minutos, de forma online, com um de nossos especialistas em finanças para entender mais sobre a sua vida financeira, como: de que forma você lida com o dinheiro, se já investe, entre outras informações.

Mantenha um controle orçamentário

Se você busca um controle maior do seu orçamento, nossos especialistas vão montar um plano para que você tenha o suporte necessário para o controle dos gastos pessoais ou domésticos.

Dessa forma, com a estratégia traçada, vai ser possível entender, caso você não tenha ainda esse controle, para onde vai o seu dinheiro no fim do mês.

Invista melhor

Se você já investe, mas não tem certeza do que está fazendo, nem do que fazer para melhorar, uma consultoria pode ser o ideal.

Afinal, você vai ter um direcionamento maior, vindo de um especialista em finanças, o que aumenta as chances de obter um retorno certo dos seus investimentos, uma vez que eles sejam mais assertivos.

Consultoria financeira para empresas

Como é do conhecimento da maioria das pessoas, uma empresa, em seu dia a dia, é cercada por todos os tipos de desafios, sejam eles financeiros ou não.

Com uma consultoria financeira voltada para a empresa, é possível ao consultor analisar em que momento a instituição se encontra, além dos seus pontos fortes e fracos, e trabalhar em cima disso.

De forma estratégica, é necessário atuar da seguinte maneira:

Fazer um diagnóstico financeiro da empresa

Nessa primeira etapa, que pode ser a primeira conversa, é necessária uma conversa entre o dono da empresa e o especialista responsável pela consultoria, para que ele possa entender melhor sobre o passado e o presente da instituição.

Além disso, é necessário analisar o custo, lucro e, também, fluxo de caixa para montar a estratégia mais eficaz.

Planejamento e gestão financeira

Após a conversa, é hora de planejar o futuro da empresa. É importante, para isso, que o empresário tenha sido totalmente transparente com as informações dadas no passo anterior

Com a gestão financeira, será possível facilitar o dia a dia dos funcionários e diretores da empresa com o uso de ferramentas eficazes, além de propor uma análise de alguns indicadores financeiros, como os de:

  • Lucro;
  • Rentabilidade;
  • Estrutura de capital;
  • Liquidez; e
  • Atividade.

Gestão de custos empresariais

Nesta etapa, cabe ao consultor financeiro fazer uma análise de custos da empresa, para que seja possível fazer a correção de possíveis erros e excessos.

Dessa forma, ao concluir a análise, serão propostas melhorias para uma melhora de gestão.

Consultoria financeira focada em investimentos

Na consultoria financeira focada em investimentos, é possível investir com segurança e transparência:

Tenha um portfólio único

Ter um portfólio de investimentos único, pautado no seu perfil de investidor, é de extrema importância pra ir bem nos investimentos.

Dessa forma, os especialistas te ajudam a entender qual o seu perfil de investidor, além de alocar em ativos que estejam alinhados com o que você tem como objetivo. E o melhor: tudo de maneira personalizada.

Faça a gestão dos seus ativos

Se você quer começar a investir, mas ainda não sabe como, os especialistas podem encontrar as melhores opções para que você invista o seu dinheiro.

Dessa forma, você pode obter um bom retorno no futuro, além de entender qual a lógica por trás dos seus investimentos.

Importância de uma consultoria financeira

Uma consultoria financeira pode ser de extrema importância para te ajudar nas tomadas de decisões, seja da sua empresa, pessoal ou até dos seus investimentos.

Além disso, com um plano personalizado, é possível garantir a saúde financeira de várias áreas da sua vida, seja da pessoal ou empresarial.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual o valor de uma consultoria financeira?
Como começar a fazer consultoria financeira?
Quais são as funções de um consultor financeiro?
Quais empresas prestam serviço de consultoria financeira?

Vale a pena fazer uma consultoria financeira?

Um dos principais objetivos de uma consultoria financeira é mudar para melhor a forma que você lida com as finanças. Porém, é necessário que você esteja comprometido a fazê-la funcionar, afinal, tudo começa por você.

Ao seguir a estratégia personalizada, criada pelo consultor financeiro, você garante melhores resultados e, consequentemente, uma otimização de recursos que estão em suas mãos. 

Por isso, se você já investe por conta própria e quer investir melhor, ou não tem controle do próprio orçamento e não sabe para onde vai o dinheiro que ganha, esse é um serviço essencial para você.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.