Pesquisar Fechar Menu
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

9 Dicas para reduzir as despesas de casa e cortar gastos

Quer saber como reduzir as despesas de casa? Veja algumas dicas essenciais para você reduzir as despesas de casa e cortar gastos!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 15 de Novembro de 2021

Mulher que precisa cortar ou reduzir as despesas de casa

As despesas de casa são, em sua maioria, consideradas despesas essenciais em nosso orçamento pessoal.

Logo, buscar formas de  como economizar dinheiro e até mesmo cortar gastos com despesas domésticas é uma atitude fundamental para aqueles que querem ter uma graninha extra sobrando no fim do mês.

Com esse intuito, atitudes como: tomar banhos menos demorados, não deixar aparelhos ligados em stand-by e fazer listas de compras antes de ir ao supermercado são eficazes quando o assunto é reduzir custos domésticos.

Além disso, existem diversos métodos de distribuição de renda, como a Regra 50-30-20, para te ajudar em como cortar gastos e poupar dinheiro.

Por isso, leia este artigo até o final e lembre-se de comentar o que achou para que consigamos saber se ele foi útil para você!

Vamos lá?

Dicas para reduzir as despesas de casa e cortar gastos

Sabendo da dificuldade que milhares de pessoas possuem em lidar com as contas da casa, preparamos um material completo que vai te ajudar a planejar melhor as despesas do mês e reduzir gastos. Veja a seguir!

1. Identifique suas necessidades

Se você quer reduzir as despesas de casa é importante, primeiro, criar uma lista de despesas mensais. A partir disso, fica muito mais simples analisar a importância de cada uma delas em seu orçamento familiar ou pessoal.

Já parou para pensar que você pode estar gastando dinheiro com coisas que não precisa?

Talvez você não precise pagar por um serviço de streaming de filmes e jogos ou uma TV por assinatura se você não utiliza ou pouco utiliza esses serviços.

Você realmente precisa de uma TV de última geração, uma geladeira nova ou um até mesmo um conjunto de panelas que está na promoção sendo que os seus ainda estão bem conservados?

Refletir sobre o que você já tem e o que você de fato precisa é uma ótima dica para quem quer saber como diminuir gastos.

2. Repense o aluguel

Para quem mora de aluguel e ainda precisa arcar com o pagamento da taxa de condomínio, cabe repensar esse gasto.

Algumas pessoas cometem o grande erro de viverem acima da sua realidade financeira, tentando sustentar um padrão de consumo que sua renda não consegue manter, pagando o aluguel de um imóvel que só pesa no seu bolso, por exemplo.

Se esse é o seu caso ou simplesmente o aluguel com a sua moradia pesa muito em seu bolso, tente negociar o valor com a imobiliária ou com o proprietário.

Dessa forma, é possível poupar uma grana a mais todos os meses somente com essa despesa fixa.

Além disso, se você notar que não consegue mais manter este gasto, busque por imóveis cujo aluguel é mais barato e não vai afetar tanto a sua renda.

3. Reduza o consumo de água

Além de contribuir para o planeta, reduzir o consumo de água é uma atitude que pode ajudar, e muito, a diminuir as despesas de casa.

Por isso, tome banhos mais curtos, feche o chuveiro e a torneira sempre que possível.

Além disso, reaproveite a água da sua máquina de lavar para limpar o chão ou mesmo utilize a máquina somente quando a mesma estiver em sua capacidade total para reduzir o consumo de água.

Tenha certeza que essas e outras atitudes irão de ajudar a reduzir sua despesa mensal.

4. Consuma menos energia elétrica

A conta de energia elétrica pode ser uma vilã da sua vida financeira se você não tiver o controle dessa despesa.

Para você ter uma ideia, geralmente, 30% do gasto com energia está relacionado ao uso da geladeira e 20% com o chuveiro elétrico.

Sabendo disso, uma das dicas para diminuir as despesas de casa é reduzir o consumo de energia elétrica.

Abrir menos a geladeira, utilizar menos o chuveiro elétrico, TV, máquina de lavar e utilizar lâmpadas com menor consumo de energia, entre outras, são ótimas dicas para poupar dinheiro nesse quesito.

5. Faça lista de compras de supermercado

Quem nunca cometeu o erro de ir ao supermercado sem uma lista de compras e acabou comprando coisas que não precisava?

Além de contribuir para o desperdício de alimentos, essa atitude pode consumir boa parte da sua renda mensal.

Por isso, construa o hábito de fazer listas de compras e dê prioridade aos itens que você de fato precisa e tem certeza de que vai consumir.

Outra dica muito importante é: evite ir ao supermercado com fome! Fazer isso vai fazer com que você gaste ainda mais dinheiro com algo que pode ser evitado no momento.

6. Faça pesquisa de preços

Essa dica é válida para o âmbito das finanças pessoais como um todo.

Antes de comprar qualquer coisa, faça pesquisas de preços! Pois, algumas vezes, a diferença do mesmo produto em lojas diferentes pode ser muito grande.

Logo, essa atitude simples é eficiente e vai te ajudar a economizar um bom dinheiro em suas despesas de casa.

Buscadores de preços como o Zoom e o Buscapé podem te ajudar nessa missão.

7. Busque por cupons de desconto

Existem diversas formas para reduzir os seus gastos mensais e uma delas é por meio de cupons de descontos, além das outras dicas mencionadas.

A Ame e a Méliuz, por exemplo, são plataformas de referência para quem quer cortar gastos com despesas da casa também por meio dos cupons de desconto e cashback (dinheiro de volta).

8. Troque planos de internet e celular

Uma boa dica para reduzir suas despesas mensais é trocar o seu atual plano de internet e celular por um mais barato.

Atualmente, é cada vez mais comum as pessoas passarem boa parte do dia fora de casa, logo, não há necessidade de ter um plano de internet caro em sua casa se você mal utiliza.

O mesmo acontece se você tem Wi-Fi disponível em seu ambiente de trabalho ou não costuma fazer ligações de celular com frequência, te dando a liberdade de optar por um plano de celular mais barato.

9. Utilize um gerenciador financeiro

O avanço da tecnologia nos últimos anos permitiu o desenvolvimento de diversos produtos que facilitam o nosso dia a dia.

Um deles são os softwares de gerenciamento financeiro que nos possibilitam, por exemplo, ter o controle das nossas finanças na palma de nossas mãos.

Então, se você ainda não conhece, vale a pena conhecer e investir em fazer o seu controle financeiro em uma plataforma que te dê fácil acesso ao seu planejamento e ao gerenciamento das suas receitas e despesas.

Uma referência é o Mobills, aplicativo de gestão das finanças pessoais – o mais bem avaliado do Brasil em sua categoria.

Mobills – Controle de Gastos

4.6300
URL verificada
PlataformaAndroid, iOS e Web.
FuncionalidadesControle de contas, cartões e objetivos.
PreçoGratuito com funcionalidades Premium (Paga).
BenefíciosApp com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    O Mobills é um aplicativo de controle de gastos e finanças pessoais que irá lhe ajudar a alcançar o sucesso financeiro que você sempre sonhou.

    🎯 Nossa missão é transformar sua vida financeira para melhor e eliminar de vez todos os seus problemas com dinheiro.

    💰 Tudo isso é possível porque o Mobills é a maneira mais simples, fácil e segura para você economizar e juntar dinheiro.

    🚀 Confira porque mais de 8 milhões de pessoas escolheram nosso aplicativo para controlar suas finanças e não tomar susto no final do mês.

Saiba que, por meio do controle do seu dinheiro, é possível reduzir ainda mais seus gastos mensais.

Por que é importante controlar as despesas mensais?

O controle financeiro pessoal é de suma importância para a saúde das nossas finanças e reflete diretamente na conquista dos nossos objetivos financeiros.

Sendo assim, o controle de despesas mensais é primordial para manter o nosso balanço financeiro positivo.

A saber, o balanço financeiro nada mais é do que a diferença entre suas receitas e despesas. E, ao contrário do que você possa acreditar, o quanto você gasta é mais importante do que o quanto você ganha.

Pois não adianta de nada ganhar muito dinheiro, gastar tudo o que ganha e não ter nada para o futuro, nem sequer uma reserva para imprevistos financeiros.

Sendo assim, o controle e a organização das despesas de casa deve ser priorizado se você busca uma melhor qualidade de vida.

Como se planejar para reduzir as despesas de casa

O planejamento consiste em traçar estratégias para atingir um determinado objetivo final. Ou seja, se o seu objetivo é como reduzir as despesas de casa e cortar gastos, então precisa se planejar para alcançá-lo.

Esse planejamento envolve, de maneira simples o:

Diagnóstico financeiro

Para ter um diagnóstico financeiro você precisa conhecer bem suas despesas e a sua capacidade de poupar dinheiro. Desse modo, é necessário manter o controle da sua entrada e saída de dinheiro.

Com base nisso, é preciso analisar quais seus gastos e se eles são necessários ou apenas desejos pessoais, reduzindo onde for possível para otimizar sua renda para objetivos maiores.

Esse diagnóstico financeiro deve mostrar se você é uma pessoa que possui uma boa saúde financeira ou não, possibilitando que você trace estratégias para mudar o que for preciso.

Objetivos financeiros

Agora que você já sabe onde você está, você precisa saber aonde quer chegar.

O objetivo “como reduzir as despesas de casa e cortar gastos” pode estar associado a um objetivo maior. Como por exemplo, reduzir a despesa de casa para aumentar o saldo mensal que será destinado à sua reserva de emergência.

Ou então, você quer cortar gastos para investir mais dinheiro ou fazer aquela viagem dos sonhos no próximo ano.

É válido lembrar que, quanto mais específico for o seu objetivo ou meta, melhor! Por isso, descreva-o, dê prazo de conclusão e defina estratégias que irão te ajudar a conquistá-los.

Temos certeza que objetivos não faltam em sua mente. No entanto, é preciso que você tenha eles bem definidos para conseguir montar um bom planejamento financeiro.

Além disso, ter objetivos bem claros é um incentivo a mais para você que está com dificuldade em diminuir gastos.

Tenha uma lista de despesas mensais

Se você não sabe onde está e nem aonde quer chegar, é bastante provável que seus esforços estejam sendo feitos em vão.

Por isso, para cortar gastos e reduzir despesas do mês você precisa, primeiramente, conhecer suas despesas mensais.

Quais dessas despesas são essenciais em sua vida? Quais delas são desnecessárias e podem ser descartas?

Pegue um papel e caneta, o bloco de notas do seu celular ou um aplicativo de listas, e crie uma lista de despesas para te ajudar nesse processo de análise e corte de gastos.

Nela deve conter todas as suas despesas fixas e variáveis que estejam relacionadas aos gastos domésticos para que consiga economizar nessa categoria.

Método eficaz de distribuição de renda

Outra forma de economizar dinheiro com suas despesas da casa é escolhendo e seguindo um método eficaz de distribuição de renda.

Um dos mais conhecidos é o método 50-30-20, onde você irá separar seus gastos mensais em três grandes categorias de gastos.

Na primeira, 50% da sua renda deve ser destinada às suas despesas essenciais as quais são constituídas, geralmente, por despesas da casa como aluguel, internet, água, energia, alimentação, entre outros.

Para a segunda categoria, 30% da sua renda deve ser gasta com desejos pessoais e 20% para a terceira categoria que será utilizada para sair das dívidas – caso possua, formação da reserva de emergência ou investimentos.

Seguir um método de distribuição de renda vai te guiar em sua economia mensal.

Continue aprendendo!

Neste artigo você conheceu várias dicas de como reduzir as despesas de casa e cortar gastos. Mas, elas só serão úteis se você colocá-las em prática.

Então, veja quais dessas dicas você consegue aplicar neste momento em sua vida, como baixar o Mobills para o controle do seu dinheiro.

E lembre-se: mesmo que as despesas da casa sejam geralmente essenciais, uma simples mudança de hábito como não deixar aparelhos ligados em stand-by pode te ajudar a economizar dinheiro.

Por isso, substitua desculpas por soluções para reduzir suas despesas domésticas!

Continue aprendendo! Veja mais dicas sobre como economizar.



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Larissa Brioso, formada em Economia, é Educadora Financeira da Mobills. Possui experiência na área de marketing, SEO e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira.

  • Editora-chefe do Blog Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Estudante de Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.