Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Seguro residencial: O que é, como funciona e quais as coberturas

Um seguro residencial pode ser essencial para proteger sua casa de imprevistos. Então, se você deseja saber mais sobre o funcionamento desse tipo de seguro, confira o conteúdo!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 16 de Janeiro de 2022

Muitas pessoas, ao realizarem o sonho da casa própria, optam por uma forma eficaz e, em algumas vezes, de baixo custo para protegerem o imóvel: o seguro residencial.

Um seguro pode proteger você, sua família e inúmeras outras coisas de imprevistos, uma vez que todos estamos sujeitos a passar por algum.

Pensando nisso, confira a seguir o que é e como funciona um seguro residencial, a fim de fazer a melhor contratação.

Boa leitura!

O que é o seguro residencial?

Um seguro residencial consiste em oferecer uma proteção para o lar do contratante contra alguns riscos imprevistos, que podem causar diversos prejuízos ao patrimônio segurado, e que devem constar na apólice. 

Além disso, esse tipo de seguro é um dos mais adaptáveis do mercado, uma vez que é possível escolher as coberturas, além do valor das indenizações.

Tipos de seguro residencial

Vários tipos de residências podem ser protegidas por um seguro residencial, seja a estrutura ou o que tem dentro delas. Entre esses tipos, podem ser seguradas residências como:

  • Apartamentos;
  • Casas de diversos materiais, como alvenaria, madeira ou os dois;
  • Residências em meio urbano ou rural;
  • Casas para lazer, como em praias ou sítios; entre outras.

Garantias e coberturas de um seguro residencial

Assim como um seguro de vida, seguro saúde ou alguns outros, o seguro residencial tem diversos tipos de coberturas básicas, que devem constar na apólice para que o seu imóvel seja segurado. Algumas delas são:

  • Coberturas para incêndio, que podem ser acionadas por sinistros causados, inclusive, por raio ou explosões;
  • Roubo ou furto, para casos de perca de objetos em decorrência de invasões;
  • Danos elétricos, que engloba todos os aparelhos conectados à parte elétrica da casa;
  • Impacto de veículos e queda de aeronaves, em casos de colisões desses veículos com o patrimônio;
  • Desastres naturais, como vendavais e granizo, por exemplo;
  • Responsabilidade civil, entre outras coberturas.

Cuidados ao escolher um seguro residencial

Como na maioria dos seguros, os cuidados para escolher um seguro residencial não são diferentes. Então, para acolher como o esperado uma contratação, é necessário tomar agir com cautela.

Por isso, confira a seguir algumas dicas e faça a melhor escolha!

Avalie as necessidades para o seu caso

Faça, de acordo com o que você entende sobre a área residencial, um levantamento para saber quais os tipos de risco que o seu patrimônio sobre.

Fazer isso é importante para que você tenha uma base do que será previsto na apólice, que é o seu contrato do seguro. Então, reflita sobre os possíveis riscos e necessidades e anote-os!

Encontre uma corretora da sua confiança

Esse é um passo muito importante para que você possa contratar o melhor serviço de seguro. Sendo assim, procure estudar bem sobre as corretoras, além de ver avaliações de clientes que passaram por ela.

Uma dica eficaz é, também, conferir a nota e o que as pessoas falaram no site Reclame Aqui.

Leia atentamente o questionário

A seguradora de sua escolha vai disponibilizar um questionário para que você responda.

No entanto, é importante que você responda atentamente, com sinceridade, cada uma das questões, pois é a partir dele que você vai, juntamente com a seguradora, definir suas reais necessidades, juntamente com as que você anotou na primeira dica.

Apólice do seguro residencial

Um dos cuidados essenciais, além dos que já foram citados, é o de se certificar de que tudo o que foi combinado com a seguradora está em detalhes na apólice.

Afinal, ela é um documento de extrema importância, que serve de base para que você use bem o seu seguro. Por isso, leia com bastante atenção e, caso tenha alguma dúvida sobre o que está previsto, tire-as antes de assinar o contrato.

Fazer isso pode fazer com que você evite diversos problemas, seja na contratação ou no momento de fazer uso do serviço.

Quanto custa um seguro residencial?

O valor de um seguro residencial pode variar de acordo com a seguradora e as coberturas escolhidas por você. Há preços, por exemplo, que podem chegar a aproximadamente R$ 460,00 por ano, o que pode significar menos do que o preço de um seguro auto, por exemplo.

No entanto, esse é um ponto que você vai saber de maneira assertiva no momento da contratação, com a sua seguradora.

Como é feito o resgate do seguro residencial?

De maneira geral, para resgatar um seguro, basta ligar para a central da seguradora que atende esse tipo de solicitação, como, em alguns casos, a central de sinistros da central de atendimento.

Após isso, então, basta fornecer os dados solicitados o nome, CPF e outros documentos do titular do seguro e seguir as instruções disponibilizadas pela equipe.

Vale a pena ter um seguro residencial?

Ao comparar o valor da reconstrução do patrimônio em casos como incêndio, desastres naturais ou qualquer outro tipo de imprevisto que possa acontecer, a resposta é sim. O valor de uma reconstrução pode superar o que você gasta com esse seguro.

Por isso, se você deseja contratar um seguro residencial, estude bem, siga as dicas que foram dadas no decorrer desse conteúdo e confira o seu orçamento. Afinal, ter um planejamento financeiro pode ajudar você a não fugir do o

Confira o canal no YouTube da Mobills e fique por dentro de muitos conteúdos sobre finanças e investimentos.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!