Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

O que é milhas? Entenda como elas valem dinheiro!

Entenda agora o que são milhas e como aproveitá-las da melhor forma!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 03 de Julho de 2023

Saber o que é milhas e como funciona este benefício do cartão de crédito pode trazer muitas vantagens para sua vida financeira!

Afinal, quem não sonha em viajar, conhecer novos lugares, culturas, economizar nas compras, tudo isso graças aos benefícios de um cartão que acumula milhas, por exemplo? Sim, isso é possível!

Por isso, neste conteúdo você entenderá de forma prática o que são milhas aéreas e como juntar as suas!

Vamos lá?

O que é Milhas?

Afinal, o que são milhas? As milhas aéreas ou pontos são uma moeda de troca concedida à clientes de cartões de crédito, viajantes de companhias aéreas e participantes de programa de milhas ou fidelidade.

Por meio dessa moeda de troca é possível ter acesso à diversos benefícios incríveis, como:

  • Comprar passagens aéreas e pacotes de viagem com desconto ou até 100% do valor só com milhas;
  • Reservar hotéis, alugar carros e contratar serviços com desconto;
  • Trocar por produtos ou serviços oferecidos nas lojas participantes dos programas;
  • Vender milhas em sites especializados (HotMilhas, MaxMilhas, etc.) e ganhar dinheiro com isso.

Como funcionam as Milhas?

Na prática, saber como funcionam as milhas vai ajudar você a viajar mais barato, compras produtos ou ter uma renda extra.

Contudo, a maior questão para quem não conhece o mercado é saber como funcionam as milhas do cartão de crédito e entender as diferenças entre os meios de como acumular milhas faz toda diferença.

Portanto, você poderá acumular milhas e utilizar seu benefícios das seguintes formas:

1. Tenha um Cartão com Milhas ou Pontos

O cartão de crédito com milhas não é o único modo de juntar milhas ou pontos, mas é o mais conhecido.

Geralmente, ele é a porta de entrada para aqueles que desejam se tornar acumuladores de milhas com a intenção de trocar por passagens aéreas baratas ou produtos, dentro dos programas de recompensas.

Qual a diferença entre o cartão que junta milhas e o que junta pontos?

Todos os cartões de crédito que possuem os benefícios de milhas ou pontos podem virar recursos para trocar por passagens áereas.

A principal diferença entre o cartão que junta milhas e o que junta pontos é que o que junta milhas é acumulado direto em um programa de recompensas de uma companhia áerea.

Isso quer dizer que ele já acumula em sua “moeda” final, não precisa de conversão ou transferência entre programas.

Já os cartões que ganham pontos, também vão virar milhas, mas precisam de uma ação em conjunto entre uma operadora de cartões ou programa de recompensas com a da companhia aérea. Não é automático.

Em qual momento as milhas ou pontos são acumulados no cartão?

A cada compra do seu dia a dia usando o cartão de crédito elas se transformam em milhas ou pontos. Isso mesmo, tudo o que é consumido vira milhas.

Na prática funciona da seguinte forma:

  • Toda compra realizada até o fechamento da fatura é somada e convertida para dólar;
  • A cada 1 dólar gasto (cotação em real do dia do fechamento da fatura) você ganha uma quantidade de pontos ou milhas no programa de fidelidade do cartão.
  • Supondo que o dolar esteja a R$ 5,00 no fechamento da fatura e o valor total seja de R$ 1.000, o valor convertido é de (1000/5=200). Então são 200 dólares convertidos em 200 milhas ou pontos.

Sendo assim, até o seu cafézinho vira pontos, mas para isso é preciso ter o cartão certo! Desta forma, separamos os melhores cartões de crédito que vão te ajudar a começar no universo de milheiros.

Confira quais cartões dão milhas:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

LEIA TAMBÉM: Os 9 Melhores Cursos de Milhas para 2023 || Onde vender milhas? 3 Melhores sites para negociar!

2. Cadastre-se no programa de milhas da sua preferência

Os programas de milhas são criados pelas companhias áreas, onde é possível acumular milhas ou pontos comprando passagens, produtos nos shopping do programa de recompensas ou ao cadastrar seu cartão para ganhar milhas.

Além disso, quem participa de outros programas de pontos, pode fazer a transferência da pontuação para milhas e aproveitar os benefícios oferecidos nos programas:

3. Aproveite o programa de pontos do seu cartão de crédito

Por outro lado, os programas de pontos são independentes, muitas vezes ligados aos bancos e tão importantes e eficientes quanto os das companhias aéreas.

Quando o cartão de crédito não é um co-branded, que é um cartão em parceria com algumas das compahias aéreas, muito provalmente ele vai juntar pontos em dos programas destes principais bancos:

Se você nunca acessou o programa do banco, saiba que é possível consultar milhas pelo CPF ou criar seu primeiro acesso.

Assim, ao se cadastrar no programa de pontos que for mais interessante para seus objetivos, você verá as diferentes formas de acumular pontos nele e então, converter sua pontuação em milhas aéreas!

Livelo – Programa de pontos

Quer ganhar pontos em suas compras e trocar por produtos, cashback ou viagens? Então, conheça o programa de pontos Livelo!

Quer ganhar pontos em suas compras e trocar por produtos, cashback ou viagens? Então, conheça o programa de pontos Livelo!

URL verificada

Afinal, qual a diferença de pontos e milhas?

Na prática não existe diferença entre pontos e milhas e é justamente por isso que tanto confunde a cabeça das pessoas. Os dois servem para a mesma coisa!

Um acumula pontos, chamados de milhas, direto nas companhias aéreas e o outro são pontos dentro dos bancos, que podem virar milhas também.

No Brasil, existem poucos cartões de crédito que acumulam milhas aéreas de forma direta nos programas das companhias.

Então, não é difícil encontrar programas de cia aéreas falando sobre pontos e programas de bancos falando de milhas.

O relevante é apenas você saber a importância que eles tem e quanto valem as milhas no seu poder de compra em diversos segmentos.

Cartão que junta milhas ou pontos? Qual é o melhor?

Não existe uma resposta definitiva para isso, basta conhecer bem seu perfil de consumidor e agregar os seus interesse aos benefícios oferecidos pelo cartão.

Para escolher o melhor cartão para milhas você deve procurar os cartões co-branded através dos bancos parceiros das companhias aéreas.

Esse é sem dúvida mais indicado para pessoas que gostam de viajar e querem descontos personalizados para essa finalidade.

Por outro lado, há cartões que não acumulam milhas, mas possuem programa de pontos que podem ser transformado em milhas em transação de transferência entre programas e oferecem cashback.

Os pontos ainda possuem diversas vantagens disponibilizadas pelo banco emissor, como: produtos, serviços e até transferir pontos para um programa de milhas.

Leia também: Cartão com Milhas ou Cashback: Qual é mais vantajoso?

Como saber se o meu cartão participa de algum programa de pontos?

Como nem sempre o cartão participa de um programa de pontos de forma automática. Neste caso, é preciso cadastrar o cartão de crédito para ganhar pontos.

Pode ser também que o seu cartão não seja participante de nenhum programa, nesse caso não tem o que ser feito, precisa solicitar um cartão novo que seja atendido por algum dos programas mencionados.

Programa de Recompensas Santander Esfera

Acumule e troque pontos Esfera por produtos, serviços e viagens

Acumule e troque pontos Esfera por produtos, serviços e viagens

URL verificada

Quando fazer uma transferência de pontos para milhas?

Você sempre pode trocar pontos por milhas, mas não é possível transformar milhas em pontos novamente.

Para essa transferência de pontos há algumas regras: uma quantidade mínima de pontos para transferir de um programa para outro. Essa quantidade varia de cada empresa.

Por fim, espere o melhor momento para transformar seus pontos em milhas, pois há ótimas promoções o ano todo para fazer transferências bonificadas e ganhar ainda mais com isso.

✈ Exemplo de Promoção com Transferência Bonificada

O programa Livelo lança uma promoção em parceria com a TudoAzul (Azul Linhas Aéreas) e oferece 100% de bônus.

Caso o viajante tenha 25.000 pontos na Livelo e transfira para o programa TudoAzul, ele terá mais 100% extra de milhas, garantindo um total de 50 mil milhas (25.000 + 25.000 = 50.000).

Então, está esperando o que para ganhar dinheiro com cartão de crédito por meio das milhas? Comece agora, solicite seu cartão de crédito ideal!



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.