Mobills
Menu Mobills
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
anual

Perfil de Investidor: O que é, tipos e como descobrir o seu!

Para fazer investimentos inteligentes é importante conhecer o seu perfil de investidor. Descubra agora se o seu perfil é conservador, moderado ou agressivo!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 20 de Outubro de 2021

Conhecer o perfil de investidor é um passo essencial a ser dado por quem deseja construir uma carteira de investimentos eficiente.

Isso porque, sem o conhecimento sobre nosso perfil, poderemos escolher aplicações que não estão adequadas à nossa tolerância ao risco nem aos nossos objetivos.

E a escolha de ativos inadequados podem atrapalhar a conquista de nossas metas, dilapidar nosso patrimônio e ainda tirar nossa tranquilidade.

Por isso, neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o que é perfil de investidor, quais são os principais tipos e como descobrir o seu.

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor, também conhecido como suitability,  é um tipo de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos investimentos.

Logo, esse perfil, de forma geral, é definido de acordo com sua tolerância a riscos.

Assim, para saber qual é a sua propensão ao risco, algumas características são analisadas, como sua condição financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e seus objetivos.

Nesse sentido, após feita essa análise, os investidores são categorizados em basicamente três perfis de investidor, onde cada perfil tem características próprias.

Como é a análise do perfil de investidor?

Para descobrirmos qual é o nosso perfil de investidor, precisamos analisar algumas características pessoais e financeiras e sobre nossas metas.

Mobills: Finanças e Cartões

4.5 300
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

De todo modo, o que é considerado nessa análise é sua capacidade e sua disposição de tomar riscos.

Por exemplo, quanto mais conhecimento sobre o mercado financeiro você tiver, mais risco você pode tomar, pois você entende do que está fazendo e conhece meios de gerir esse risco adicional.

Além disso, quanto mais novo você for, mais risco você pode tomar, pois, em caso de prejuízo, você tem tempo e energia para reconstruir seu patrimônio.

Por outro lado, se seus objetivos são de curto prazo, você deve focar em aplicações que sejam menos arriscadas e com mais liquidez para que a realização da sua meta não seja comprometida.

Mas, como você pode fazer essa análise?

Como descobrir o perfil de investidor

A melhor maneira de descobrir qual o seu perfil de investidor é fazendo algumas perguntas importantes a fim de refletir sobre sua tolerância a riscos:

  • Você necessita dos recursos investidos dentro de pouco tempo ou você pretende deixar durante anos?
  • Como você se sentiria caso o preço das suas aplicações caísse 20%, venderia tudo ou sabe que faz parte do jogo?
  • Quais são os seus objetivos com esse investimento, construir uma renda para a aposentadoria ou trocar de carro daqui a um ano?
  • Você já tem conhecimento ou experiência com aplicações financeiras?
  • Em que etapa da vida você está?

Essas perguntas te nortearão no processo de descoberta do seu perfil.

Por exemplo, em linha com a segunda pergunta, se você não se sente confortável com as oscilações diárias do mercado, provavelmente você tomará uma atitude iracional caso seus investimentos desvalorizem muito.

Nesse caso, o aconselhável é que você aplique em produtos mais conservadores, que oscilem e que tenham uma boa liquidez.

Desse modo, você se sentirá muito mais confortável e tranquilo enquanto seu patrimônio se multiplica.

Contudo, se você ignorar isso e investir em ativos que tenham características opostas, você se sentirá ansioso, inquieto e poderá, assim, tomar atitudes irracionais.

Além dessa análise feita por conta própria, existem vários formulários na internet que mostram qual é o nosso perfil de investidor.

Testes de perfil de investidor

Quando você abre uma conta em uma corretora, você terá que responder um questionário sobre seu perfil de investidor.

Esse processo é necessário para que a instituição possa te recomendar e te direcionar para as aplicações mais adequadas.

Entretanto, na internet também existem vários testes gratuitos para você descobrir qual é o seu perfil de investidor, conforme a lista de sites a seguir:

Em qualquer um desses sites, você encontrará uma análise do seu perfil. Mas, se você quiser, pode fazer testes em mais de um site para confirmar o resultado.

nível de risco e perfil de investidor
Conheça os perfis de investidor

Tipos de perfis de investidor

Como falamos, existem três tipos de perfis de investidor: o conservador, o moderado e o arrojado.

Cada um deles têm características próprias e investem proporções diferentes em renda fixa e renda variável.

Então, vamos conhecê-los agora.

Perfil de investidor conservador

Quem apresenta um perfil conservador normalmente dá muita importância ao atributo segurança.

Ou seja, uma pessoa com esse perfil prefere abrir mão de uma possível alta rentabilidade para investir em opções que oferecem baixo risco.

Assim, ele acaba influenciando seus objetivos ao focar em não perder capital e, dessa maneira, preservar seu patrimônio.

Portanto, é comum que o investidor conservador seja alguém que prioriza a segurança do que acumulou durante os anos.

Além disso, ele também costuma ser alguém que está começando a investir agora e tem mais medo de correr mais risco por causa da falta de experiência.

Perfil de investidor moderado

Quem apresenta um perfil de investimentos mais moderado é uma pessoa que dá importância para a segurança.

Contudo, pessoas com este perfil estão dispostas a abrir mão de parte dessa segurança para ter a possibilidade de obter uma melhor rentabilidade.

Isso significa que pessoas com um perfil moderado podem, eventualmente, abrir mão de parte da segurança para investir em algo mais arriscado do que os investimentos conservadores.

Por fim, normalmente, um investidor com perfil moderado já tem um pouco mais de conhecimento sobre as opções de investimento que o mercado oferece e está mais focado em fazer seu patrimônio crescer.

Perfil de investidor arrojado

Quem apresenta um perfil de risco arrojado busca uma rentabilidade mais elevada, sendo, assim, mais tolerante ao risco do que os outros perfis de investidor.

Ou seja, uma pessoa com perfil arrojado normalmente está mais aberta para investir em renda variável (ações e fundos imobiliários), moedas, criptomoedas ou operar no mercado futuro, por exemplo.

Alguém arrojado costuma ser mais experiente e não se abala facilmente por eventuais perdas, porque tem mais conhecimento, experiência e conhece a dinâmica do mercado financeiro.

Dessa maneira, esse tipo de investidor tem consciência de que no médio ou no longo prazo, os ganhos vão compensar eventuais perdas no curto prazo.

Contudo, essas eventuais perdas no curto prazo não significam que quem apresenta esse perfil investe sem muita estratégia.

Pelo contrário, pessoas com esse perfil costumam entender melhor o mercado e tem visão estratégica para aproveitar as oportunidades de investimento.

Em empresas subvalorizadas ou em setores que poderão se desenvolver fortemente no médio ou no longo prazo, por exemplo.

Além disso, o perfil arrojado também pode ter uma parcela do seu capital investido em investimentos um pouco mais conservadores.

Em outras palavras, com maior liquidez, como uma forma de manter uma reserva financeira em caso de emergência ou para aproveitar eventuais oportunidades que surgem no mercado.

Importância do perfil de investidor

Entender o seu perfil de investidor é importante, porque agir em desacordo com a sua personalidade e objetivos em qualquer situação relativa a sua vida é um erro que pode trazer sérias consequências negativas.

Por exemplo, ao assumir o risco de investir em um produto financeiro incompatível com o seu perfil, você tende a perder a tranquilidade financeira.

Seja pelo risco de comprometer parte do capital ou pela ansiedade de estar deixando de ganhar dinheiro com produtos mais arrojados.

Então, você deve descobrir qual é o seu perfil de investidor antes de definir a alocação dos seus recursos.

Dessa maneira, você irá garantir uma diversificação equilibrada do seu capital, de acordo com os seus objetivos e propensão ao risco.

O seu perfil de risco pode mudar?

Sim! Isso significa que, se hoje você tem um perfil moderado, por exemplo, é possível que daqui a algum tempo você passe a ter um perfil arrojado.

Pois, o que você acredita que melhor representa o seu perfil de investidor no momento, pode mudar no futuro.

Mas como isso pode acontecer?

Os investidores moderados e arrojados costumam se expor mais ao risco, certo?

E essa exposição ao risco, quando ocorre de forma planejada e consciente pode trazer ótimos retornos.

Assim, o investidor ao expandir o seu conhecimento sobre o mercado, os produtos financeiros disponíveis, sobre os setores etc., ele tende a diminuir o risco ao saber melhor o que está fazendo.

Dessa forma, pode também investir uma parcela maior do seu patrimônio em renda variável, se expondo a um risco menor e a um retorno maior.

Logo, agir no mercado financeiro com conhecimento e estratégia é fundamental e fará diferença no seu resultado.

Qual é o melhor perfil?

Ainda discutindo sobre a importância de conhecer nosso perfil, pode surgir uma dúvida muito pertinente: afinal, existe um melhor perfil de investidor?

Na verdade, não existe. 

Afinal, seus objetivos não são melhores ou piores do que os dos outros, o mesmo para a sua propensão ao risco.

Portanto, com base nessas diferenças, é importante que sejam construídas carteiras de investimento diferentes para alcançar objetivos diferentes e respeitando riscos diferentes.

Respeite seu perfil de risco

Diante do que foi dito, podemos perceber a importância de descobrirmos nosso perfil de investidor e de construirmos uma carteira conforme nosso perfil.

Desse modo, alcançaremos nossos objetivos de forma muito mais consistente e tranquila.

Portanto, não podemos negligenciar nem ignorar nosso perfil de risco. Na verdade, devemos conhecê-lo e respeitá-lo.

Continue aprendendo!

Então, gostou de aprender sobre perfil de investidor? Deixe sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós!

Ademais, veja nossos outros conteúdos sobre investimentos e finanças, no Blog Mobills e no canal do Mobills no YouTube.



Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Larissa Brioso, formada em Economia, é Educadora Financeira da Mobills. Possui experiência na área de marketing, SEO e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira.

  • Editora-chefe do Blog Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Estudante de Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


4 comentários publicados nesse artigo
    24/07/2021 às 19:58

    É preciso ter curso superior para começar a investir ou ensino médio já basta? Tou pensando em fazer cursinhos de educação financeira e investimentos. Tenho 17 anos, pretendo começar a investir quando eu fizer a maior idade.
    É preciso ter faculdade de economia ou outra graduação pra começar a investir?

      26/07/2021 às 08:59

      Olá, Jorge. Nenhum nível de escolaridade é exigido para que você comece a investir, basta que você tenha um CPF. Além disso, no que diz respeito ao conhecimento, você pode aprender bastante sobre investimentos aqui no nosso Blog e no nosso canal do YouTube, bem como nos livros que indicamos.

    30/04/2021 às 08:45

    apartir de quantos posso começar?

      03/05/2021 às 09:06

      Olá, Fátima. Não existe um valor mínimo para começar a investir. O importante é que você comece a investir o quanto antes, mas levando em consideração seu perfil e os seus objetivos

.