O perfil de investidor vai servir como um filtro, mostrando quais tipos de aplicações são compatíveis com seus objetivos, com suas características em relação a investimentos e, principalmente, com a sua propensão aos riscos envolvidos.

Perfil de investidor: entenda o que é e como afeta sua carteira

Conheça o Mobills: O melhor gerenciador financeiro do Brasil!

Todas as pessoas que decidem começar a investir, seja na bolsa de valores ou não, desejam obter segurança e bons resultados para atingir seus objetivos financeiros e os seus sonhos.

Para isso, o investidor vai determinar um planejamento de acordo com a sua tolerância ao risco e os objetivos desejados.

Dessa maneira, personalizar a sua estratégia de investimento é um passo fundamental, independentemente se o seu objetivo seja obter uma aposentadoria confortável, construir patrimônio ou simplesmente ter mais conforto.

Portanto, o perfil de investidor vai servir como um filtro, mostrando quais tipos de aplicações são compatíveis com seus objetivos, com suas características em relação a investimentos e, principalmente, com a sua propensão aos riscos envolvidos.

Dessa forma, o seu perfil serve para te ajudar a definir a alocação dos investimentos mais adequada para você.

Assim, descobrir o seu nível de risco é um processo importante e simples de ser obtido através da sua corretora de investimentos ou de um formulário da internet em um site confiável.

Normalmente,  você preenche um formulário online fornecido pelo banco ou corretora antes de ter acesso aos investimentos.

Ou seja, todos nós possuímos um determinado perfil de investidor, embora talvez você ainda não saiba exatamente qual é o seu.

Então, ficou curioso para descobri qual o seu perfil?

Neste texto, vamos te explicar tudo sobre o que é perfil de investidor e como você pode descobrir qual é o seu.

Perfil de investidor: qual a importância?

O mercado financeiro apresenta várias opções de investimento, mas nem todas essas opções são interessantes para todas as pessoas.

É importante compreender que não existe melhor ou pior investimento, existem as opções mais (ou menos) indicadas para o seu perfil.

Assim, o investidor deve ficar atento a três atributos de fundamental importância: segurança, liquidez e rentabilidade.

Dessa forma, os formulário respondidos tentam discriminar quais destes atributos são mais importantes para você e, dessa maneira, define o seu perfil de investidor.

Contudo, é importante perceber que dificilmente você vai conseguir encontrar estes três atributos presentes, em altos níveis, nos investimentos disponíveis no mercado.

Desse modo, ao tomar uma decisão em relação a quais atributos são mais importantes para você, é natural que você abra mão de parte de algum outro atributo.

Por exemplo, você considera alguma dessas características menos importantes: segurança, liquidez ou rentabilidade, para conseguir o que pretende com as suas aplicações.

Entenda o que é e quais são os tipos de perfil

O perfil de investidor, também conhecido como suitability,  é um tipo de análise que identifica suas preferências e expectativas em relação aos investimentos.

Logo, esse perfil, de forma geral, é definido de acordo com sua tolerância a riscos.

Assim, para saber qual é a sua propensão ao risco, algumas características são analisadas.

Ou seja, você é avaliado de acordo com a sua condição financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e seus objetivos.

Também é importante definir quais são as suas metas e objetivos de vida para saber o prazo e a quantia de dinheiro necessária realizar os seus objetivos.

Assim, agir em desacordo com a sua personalidade e objetivos em qualquer situação relativa a sua vida é um erro que pode trazer sérias consequências negativas.

Porém, agir em desacordo com o seu perfil de investidor em relação aos seus investimentos pode ser ainda pior.

Por exemplo, ao assumir um risco ao investir em um produto financeiro incompatível com o seu perfil, você tende a perder a tranquilidade financeira.

Seja pelo risco de comprometer parte do capital ou pela ansiedade de estar deixando de ganhar dinheiro com produtos mais arrojados.

Então, você deve descobrir qual é o seu perfil de investidor antes de definir a alocação dos seus recursos.

Dessa maneira, você irá garantir uma diversificação equilibrada do seu capital, de acordo com os seus objetivos e propensão ao risco.

Por último, existem três tipos de perfis de investidor: conservador, moderado ou arrojado (também pode ser chamado de agressivo).

Agora que você já entendeu o que é e como descobrir o seu perfil de investidor, vejamos quais são as principais características de cada um deles.

Perfil de investidor conservador

Quem apresenta um perfil conservador normalmente dá muita importância ao atributo segurança.

Ou seja, uma pessoa com esse perfil prefere abrir mão de uma possível alta rentabilidade para investir em opções que oferecem baixo risco.

Assim, ele acaba influenciando seus objetivos ao focar em não perder capital e, dessa maneira, preservar seu patrimônio.

Portanto, é comum que o investidor conservador seja alguém que prioriza a segurança do que acumulou durante os anos.

Além disso, ele também costuma ser alguém que está começando a investir agora e tem mais medo de correr mais risco por causa da falta de experiência.

Perfil de investidor moderado

Quem apresenta um perfil de investimentos mais moderado é uma pessoa que dá importância para a segurança.

Contudo, pessoas com este perfil estão dispostas a abrir mão de parte dessa segurança para ter a possibilidade de obter uma melhor rentabilidade.

Isso significa que pessoas com um perfil moderado podem, eventualmente, abrir mão de parte da segurança para investir em algo mais arriscado do que os investimentos conservadores.

Por fim, normalmente, um investidor com perfil moderado já tem um pouco mais de conhecimento sobre as opções de investimento que o mercado oferece e está mais focado em fazer seu patrimônio crescer.

Perfil de investidor arrojado

Quem apresenta um perfil de risco arrojado busca uma rentabilidade mais elevada, sendo, assim, mais tolerante ao risco do que os outros perfis de investidor.

Ou seja, uma pessoa com perfil arrojado normalmente está mais aberta para investir em renda variável (ações e fundos imobiliários), moedas, criptomoedas ou operar no mercado futuro, por exemplo.

Alguém arrojado costuma ser mais experiente e não se abala facilmente por eventuais perdas, porque tem mais conhecimento, experiência e conhece a dinâmica do mercado financeiro.

Dessa maneira, esse tipo de investidor tem consciência de que no médio ou no longo prazo, os ganhos vão compensar eventuais perdas no curto prazo.

Contudo, essas eventuais perdas no curto prazo não significam que quem apresenta esse perfil investe sem muita estratégia.

Pelo contrário, pessoas com esse perfil costumam entender melhor o mercado e tem visão estratégica para aproveitar as oportunidades de investimento.

Em empresas subvalorizadas ou em setores que poderão se desenvolver fortemente no médio ou no longo prazo por exemplo.

Além disso, o perfil arrojado também pode ter uma parcela do seu capital investido em investimentos um pouco mais conservadores.

Ou seja, com maior liquidez, como uma forma de manter uma reserva financeira em caso de emergência ou para aproveitar eventuais oportunidades que surgem no mercado.

O seu perfil de risco pode mudar?

Sim! Isso significa que, se hoje você tem um perfil moderado, por exemplo, é possível que daqui a algum tempo você passe a ter um perfil arrojado.

Pois, o que você acredita que melhor representa o seu perfil de investidor no momento, pode mudar no futuro.

Mas como isso pode acontecer?

Os investidores moderados e arrojados costumam se expor mais ao risco, certo?

E essa exposição ao risco, quando ocorre de forma planejada e consciente pode trazer ótimos retornos.

Assim, o investidor ao expandir o seu conhecimento sobre o mercado, os produtos financeiros disponíveis, sobre os setores etc., ele tende a diminuir o risco ao saber melhor o que está fazendo.

Dessa forma, pode também investir uma parcela maior do seu patrimônio em renda variável, se expondo a um risco menor e a um retorno maior.

Logo, agir no mercado financeiro com conhecimento e estratégia é fundamental e fará diferença no seu resultado.

Conclusão

Podemos ver como é importante descobrir qual é o seu perfil de investidor para então poder determinar a alocação adequada dos seus recursos de acordo com a sua tolerância ao risco.

A escolha entre as diversas opções de aplicações vai depender do seu perfil de investidor, carteira de investimentos já construída e dos seus objetivos.

O perfil de investidor não deve funcionar como um anteparo que impede a escolha de novos investimentos, mas sim como um guia que o levará a alocar sua carteira levando em consideração a segurança, liquidez e rentabilidade desejada.

Agora que você entendeu a importância de conhecer o seu perfil de investidor, é hora de refletir e descobrir em qual deles você melhor se encaixa.

Aproveite a oportunidade para conhecer também novas formas de fazer o seu controle financeiro.

Afinal, não adianta investir dinheiro se você não se planeja e nem muito menos controla o que entra e sai do seu bolso, não é mesmo?

Então, conheça agora o Mobills, o melhor gerenciador financeiro do Brasil e tenho o controle das suas finanças na palma das mãos.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Perfil de investidor: entenda o que é e como afeta sua carteira“?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Investimentos


Escrito por Hudson Maia

Engenheiro de Pesca. Doutorando da Universidade Federal do Ceará. Apaixonado pelos temas relacionados a finanças, economia e empreendedorismo.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web