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Marketing para clínicas: as principais estratégias e o passo a passo para implementar

O marketing para clínicas médicas tem se tornado fundamental em um mercado cada vez mais concorrido. Por isso, saber como utilizá-lo é fundamental.

Artigo escrito por Luis Soares em 22 de Abril de 2024

Muitos médicos ou gestores de clínicas têm dificuldades em implementar de forma correta o marketing para suas clínicas médicas e conseguir novos pacientes.

Sabendo disso, preparamos esse artigo com o que você precisa para conhecer as estratégias e implementar ações de marketing médico focadas em atrair novos pacientes para sua clínica e aumentar o seu faturamento.

Aqui você irá descobrir quais estratégias de marketing existem, como implementar uma ação de marketing e qual delas escolher.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente.

Boa leitura!

Importância do marketing para clínicas

Com o aumento do número de médicos a cada ano, cada vez mais é necessário utilizar o marketing para atrair pacientes para sua clínica médica.

Se antigamente não existia muita concorrência nessa área, hoje o mercado está cada vez mais competitivo e o marketing é uma das formas de divulgar os atendimentos, exames, especialidades e diferenciais que a sua clínica possui. 

Por isso, o marketing tem adquirido uma importância muito grande para médicos e administradores de clínicas que querem melhorar os seus resultados e aumentar o faturamento.

Estratégias de marketing para clínicas médicas

A primeira coisa que é preciso entender é o fato de existirem inúmeras estratégias de marketing que podem ser adotadas.

Por isso, aqui vamos explicar as principais estratégias, para você conhecer e entender como cada uma delas funciona.

Marketing de conteúdo para clínicas

O marketing de conteúdo recebe esse nome porque, com ele, você atrai pessoas a partir do conteúdo que você produz e, ao conhecer o seu conteúdo e se relacionar com ele, a pessoa vira seu paciente.

Esse conteúdo pode ser disponibilizado em um blog no seu site, em um canal no YouTube ou em qualquer outra plataforma de distribuição de conteúdo.

Sendo assim, o grande diferencial desse marketing é que ele não é invasivo. Ou seja, ao invés de a empresa ir atrás das pessoas com panfletos e cartões, a pessoa encontra a sua clínica e, com o conteúdo produzido por você, ela tem a sua dúvida respondida.

As grandes vantagens dessa forma de marketing são:

  • aumento da autoridade;
  • geração de valor;
  • melhora o relacionamento com os pacientes;
  • monitoramento real do resultado;
  • aumenta o engajamento com seus pacientes.

Porém, apesar de ser uma estratégia muito eficiente, para implementá-la é necessário ter alguns conhecimentos importantes ou contratar alguém que os tenha.

O primeiro deles é sobre a produção de conteúdo. Não importa o formato, se em texto ou em vídeo, o conteúdo precisa ser produzido de maneira estratégica, pensando em gerar valor para quem o está consumindo, mas, também, conduzi-lo em uma jornada para que essa pessoa vire seu paciente.

Outro ponto importante é o conhecimento de SEO (Search Engine Optimization) que irá fazer com que os mecanismos de busca (Google, YouTube ou qualquer outro) entende que o seu conteúdo é o mais valoroso para responder à dúvida do usuário, trazendo ele nas primeiras posições da página de resultado da busca.

VEJA TAMBÉM: Marketing digital para médicos: descubra como conseguir mais pacientes

Tráfego pago para clínicas

O tráfego pago é uma estratégia de marketing usada por muitas clínicas e tem a vantagem de agilizar os resultados.

Por meio do tráfego pago, é possível impulsionar publicações e anúncios nas maiores plataformas da internet. E isso pode ser usado para diversos objetivos, como: reconhecimento de marca, aumento de seguidores ou conversões, por exemplo.

Por isso, essa estratégia tem um amplo uso na área médica.

As principais plataformas de anúncios são o Meta Ads (Facebook e Instagram) e o Google (Rede de pesquisa, YouTube, aplicativos, sites parceiros).

Cada uma delas tem suas características e é indicada para diferentes estratégias e serviços.

As grandes vantagens de adotar o tráfego pago para clínicas médicas são:

  • é uma forma barata de anunciar;
  • pode ser usada para diversos objetivos;
  • permite o acompanhamento dos resultados;
  • é fácil de adequar caso não esteja dando resultado;
  • alcança diversas pessoas com um valor baixo de investimento.

Para implementar essa estratégia de marketing, é preciso conhecer as plataformas de anúncios, acompanhar e entender os resultados que estão sendo conquistados e saber onde é preciso melhorar para conseguir gerar ainda mais resultados.

Redes sociais para clínicas

O tempo que as pessoas passam nas redes sociais é enorme.

Quando falamos nesse assunto, podemos pensar apenas no Instagram e no Facebook, mas existem também o Kwai, o TikTok, o Twitter, e diversas outras.

Por isso, estar presente nas redes sociais é importantíssimo para clínicas médicas. Ali, você poderá interagir com seus pacientes e seguidores, produzir conteúdo, tirar dúvidas, além de ser possível elaborar uma estratégia de comunicação focada em aumentar o número de consultas.

É importante destacar aqui que ninguém gosta de seguir empresas nas redes sociais. Pessoas gostam de acompanhar pessoas. Por isso, é preciso adotar estratégias para humanizar a rede social da sua clínica.

Ou seja, evite fazer do perfil da sua clínica algo institucional. Pense em como você poderá gerar valor para seus seguidores, e não apenas fazer postagens institucionais.

Além disso, uma informação importante necessária para ter sucesso ao utilizar as redes sociais é a resposta para a seguinte pergunta: qual a rede social o público da sua clínica usa?

Ou seja, se o público que sua clínica quer atingir usa mais o TikTok, é nele que você deve investir esforços para a produção de conteúdo, não fazendo sentido você produzir conteúdo para o Facebook, por exemplo.

O uso de redes sociais ajuda sua clínica a se manter na mente das pessoas, respeitando a máxima “Quem não é visto, não é lembrado”.

Marketing tradicional para clínicas

Apesar de a internet ter crescido e se tornado primordial no marketing atualmente, as estratégias do marketing tradicional ainda são importantes e geram resultados, principalmente se interligadas com o marketing online.

Aqui, o foco é usar meios tradicionais de comunicação como estratégia de divulgação da sua clínica, como:

  • televisão;
  • rádio;
  • revistas;
  • jornais;
  • outdoors;
  • panfletos;
  • cartões;
  • materiais educativos para distribuição, entre outros.

Essa estratégia pode ser usada principalmente em cidades pequenas, onde a circulação desse tipo de material é maior e o impacto que eles podem gerar também.

Outro tipo de marketing tradicional importante são as indicações. Ou seja, pacientes que já foram consultados em sua clínica que indicam para pessoas conhecidas.

Esse é o melhor marketing por indicar que você está fazendo um bom atendimento e, também, porque as pessoas confiam em quem conhecem, o que aumenta a probabilidade de se tornarem pacientes.

Marketing para quem já é paciente

Um erro de muitas clínicas é esquecer de se relacionar e de pensar em estratégias de marketing focadas em quem já é paciente.

É mais barato manter quem já é paciente do que trazer novos pacientes. Por isso, você deve manter um bom relacionamento e pensar em ações de marketing focadas em quem já realizou algum tipo de consulta.

Nesse caso, pode ser algo focado em divulgar outras especialidades da sua clínica ou em lembrar o paciente de realizar uma nova consulta.

Como implementar um plano de marketing 

Agora que você já conhece as principais formas de marketing que sua clínica pode adotar, chegou a hora de criar um plano de marketing. Ele será um documento importante para indicar onde você quer chegar com a adoção dessas estratégias.

É importante destacar que ele não é um documento escrito em pedra, e pode ser adaptado e atualizado com base nas informações conseguidas conforme implementa o plano.

Vamos agora entender o passo a passo para criar o seu plano de marketing.

1. Criação da persona

A persona é o representante do seu cliente ideal. É com base nela que você irá adaptar sua linguagem, pensar em conteúdos e escolher em qual rede social irá atuar de maneira mais intensa.

As personas são importantes porque ela fornece algumas informações, como:

  • dores e dúvidas que ela possui;
  • perfil de renda;
  • gostos e hábitos;
  • interesses;
  • sonhos e objetivos.

Com essas informações, fica mais fácil realizar o passo seguinte.

2. Escolha das estratégias e dos canais de marketing

Qual rede social será usada? Qual o formato do conteúdo? Será usado tráfego pago ou focaremos apenas no orgânico? Preciso fazer panfletos e adotar o marketing tradicional?

Essas são algumas informações que você conseguirá responder se elaborar uma persona da maneira correta.

É importante destacar que aqui, você deve priorizar as estratégias que irão encontrar o seu paciente onde ele está. Por isso, não existe uma resposta certa para esse passo.

3. Monitoramento dos resultados

Após estabelecer a estratégia e os canais e colocar o plano em ação, é necessário acompanhar os resultados.

De nada adianta você implementar diversas estratégias de marketing para sua clínica se não souber quais delas estão dando mais resultados. 

Por isso, é importante estabelecer alguma frequência em que os resultados serão monitorados. Ela pode ser semanal, quinzenal ou mensal. O ideal é que não passe de um mês.

4. Otimizações e melhorias

Após analisar os resultados, você terá os dados necessários para conseguir otimizar suas estratégias e melhorar o que não está performando muito bem.

Essa é uma etapa importantíssima porque dificilmente sua estratégia de marketing irá dar certo logo na primeira tentativa. Por isso, sempre é necessário que você ou a pessoa contratada faça o monitoramento e as otimizações de maneira constante.

Qual estratégia de marketing escolher?

A resposta para essa pergunta é que depende. Se você chegou até aqui, já sabe que a estratégia a ser adotada irá depender da sua persona e de qual a maneira mais eficiente de atingir ela.

Porém, o erro de muitas clínicas é focar em apenas uma estratégia, deixando de trabalhar outras formas de aquisição de pacientes.

Ou seja, embora você tenha que focar em alguma estratégia específica, não deixe de utilizar e testar outras. É importante que você esteja o tempo todo testando coisas novas para conseguir novos pacientes.

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  • menores taxas de administração, e outros benefícios exclusivos para médicos.

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Escrito por Luis Soares


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