Para você que deseja negociar suas dívidas e sair do vermelho, leia este artigo e entenda como organizar suas finanças com as nossas dicas.

Está com o nome sujo? Entenda como negociar suas dívidas e sair do vermelho!

Banner MobillsEdu app

Com um novo ano chegando o que as pessoas mais querem é começar esse novo ciclo com a vida financeira organizada, conseguindo negociar suas dívidas e ficar novamente com as contas no azul.

O tempo passa muito rápido e, sem perceber, acabamos gastando mais do que podemos e, pior que isso, sem construir um planejamento financeiro.

Mas e as suas dívidas, como andam? Estão todas organizadas ou você vai ter que dedicar um pouquinho do seu tempo para organizá-las?

Caso você precise de um planejamento, chegou até o artigo certo, porque hoje vamos conversar sobre as possibilidades que facilitam a negociação das suas dívidas, para que você consiga ficar com suas finanças todas organizadas em 2021.

Boa leitura!

Qual a importância de negociar suas dívidas?

Antes de começar com dicas para negociar suas dívidas, é importante entender porque elas devem ser negociadas.

Uma conta atrasada influencia muito na sua relação com o mercado, isso acontece pois, para uma dívida que está apenas atrasada se tornar uma dívida negativada, é muito fácil.

Sem contar que, conforme o tempo passa, os juros dessas pendências aumentam significativamente.

Além disso, se a instituição perceber que você tem o costume de atrasar muitos pagamentos, pode começar a negar crédito e condições especiais de compra para você.

Outro motivo que deve ser lembrado, é entender que o atraso de pagamento está relacionado a imagem que você tem perante as empresas que você necessita de algum tipo de serviço.

Se você estiver com o nome sujo, por exemplo, pode influenciar uma compra que você deseja muito fazer.

Ao solicitar um empréstimo para comprar um apartamento ou um carro, uma dívida negativa pode resultar na negação desse crédito.

Isso significa que você pode perder uma oportunidade de compra por estar com o nome sujo.

Por último, mas também muito importante, estar com contas atrasadas prejudica o cumprimento das suas metas, como juntar dinheiro.

Fica muito difícil ter uma reserva financeira sendo que sempre será necessário se preocupar com dívidas atrasadas, ou até mesmo, pegar o dinheiro que já estava guardado anteriormente para o pagamento delas.

Então, para que nenhum desses problemas apareçam, vamos falar sobre dicas para negociar suas dívidas e ainda construir um bom planejamento.

Dicas de como negociar suas dívidas e sair do vermelho

Coloque no papel todas as suas pendências

O primeiro passo é visualizar todas as dívidas que você possui e, a melhor forma de fazer isso, é colocá-las no papel ou planilha.

Busque todas as cobranças que foram feitas que, muitas vezes, chegam por e-mail ou cartas e anote quando lembrar de alguma que já tenha caído no esquecimento, sempre com o valor atualizado.

Considere também as que ainda não estão em atraso.

Assim, você não esquecerá de nenhuma quando for realizar o pagamento.

Priorize as mais graves

Você mesmo deve entender qual a gravidade de cada uma das suas dívidas, como o atraso de uma conta de luz que fará com que sua energia seja cortada.

Ou ainda, atraso do pagamento do convênio, que precisa estar sempre disponível quando você precisar.

Fazendo isso, você não correrá o risco de ficar sem serviços que são essenciais, e ficará com a cabeça mais tranquila para começar a pensar no pagamento das dívidas que ainda faltam.

Faça um planejamento financeiro

Essa etapa é importante independente do seu momento financeiro, o planejamento das suas finanças pessoais deve sempre estar presente.

Para negociar dívidas atrasadas, monte um plano que contenha todas as suas contas fixas e variáveis, as atrasadas e a sua renda. Dessa forma, a distribuição será feita de uma maneira bem mais prática.

Além disso, ao criar o hábito de manter o seu plano financeiro sempre organizado, as chances de voltar a ter muitas dívidas será bem menos frequente.

Junte um dinheiro para renegociação dessas dívidas

Conseguindo juntar parte da sua renda com o objetivo de quitar suas dívidas, será possível que você consiga grandes descontos sem precisar solicitar o parcelamento delas.

Isso ainda pode te ajudar a realizar uma compra que deseja muito posteriormente, caso não tenha gasto todo o seu dinheiro.

Criando o hábito de guardar o seu dinheiro mesmo com algumas contas atrasadas, essa reserva ficará muito mais fácil quando você já estiver com todas elas quitadas, fazendo com que conquiste suas metas com mais facilidade.

Se atente às condições especiais de pagamento

Estar atento aos descontos e condições especiais de pagamento pode te ajudar muito na negociação das suas dívidas atrasadas.

Muitas vezes, o valor negociado vale muito a pena e ainda tira um peso das suas costas.

Uma dica de programas para negociação é o Feirão Limpa Nome da Serasa, que acontece semestralmente e tem muitas empresas parceiras para auxiliarem consumidores a negociarem suas dívidas.

Existem outros feirões de instituições financeiras que também podem auxiliar muito nessas negociações.

Nestes casos, tenha ainda mais atenção com golpes que podem acontecer.

Infelizmente, muitos golpistas aproveitam as dívidas de algumas pessoas para oferecerem falsas negociações e ganharem dinheiro em cima dessa situação.

Corte despesas desnecessárias

Você costuma gastar muito com coisas que não precisa?

Claro que sempre é bom presentearmos as pessoas que amamos e que também queremos usar uma roupa nova em datas comemorativas, mas se você já está endividado, não torne esse problema ainda maior.

Aposto que você já tem roupas muito bonitas no seu guarda-roupa e que as pessoas entenderão seu momento atual e não ficarão tristes com a falta de presentes, priorize a regularização da sua situação financeira.

Conclusão

Pronto para mudar a sua vida financeira com as dívidas regularizadas? Garanto que, com isso, você aproveitará muito mais o seu novo ano. 

Além disso, o seu controle financeiro se torna muito mais fácil com o Mobills, que busca ajudar cada vez mais as pessoas com o cuidado com as finanças. Por isso, acesse nossa plataforma e aproveite as possibilidades. 

Busque também estar sempre atualizado sobre a situação atual da sua dívida para que você não perca nenhuma oportunidade de negociação, além de se atentar às atualizações do mercado. 

Continue acompanhando nosso blog para educar cada vez mais suas finanças e aproveite o ano que vem por aí tendo responsabilidade com o seu dinheiro.

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo “Está com o nome sujo? Entenda como negociar suas dívidas e sair do vermelho!”?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Sair das dívidas


Escrito por Isabela Mota

Estudante de Publicidade e Propaganda, comunicativa apesar de tímida, boa ouvinte, apaixonada pelo universo da comunicação e pelas inúmeras possibilidades que ele proporciona. Gosto de exercer uma constante interação com as pessoas e acredito que a educação financeira pode mudar vidas.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web