Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
trimestral

Bandeiras de cartão de crédito: confira as 5 mais importantes no Brasil!

Você já se perguntou para que servem e como funcionam as bandeiras de cartão? Descubra agora neste artigo e conheça as principais!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 12 de Dezembro de 2023

Bandeiras de cartão de crédito, o que isso significa? Provavelmente, você já conhece essas: Visa e Mastercard. Mas saiba que existem outras por aí!

Quando alguém solicita um cartão de crédito, débito ou múltiplo de uma instituição financeira no Brasil, ele será emitido com uma das principais bandeiras de cartões para funcionar em diferentes países.

Assim, a bandeira de cartão atua diretamente na sua função de compra, além de oferecer exclusividades e ofertas aos seus clientes.

Mas afinal, qual a diferença entre as bandeiras dos cartões? Conheça as principais e entenda como elas funcionam, a seguir!

VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões de Crédito do Brasil || Melhores Cartões Fáceis de Aprovar

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

A bandeira de cartão é a marca da empresa responsável pelas transações, ou seja, ela faz a intermediação entre as partes que envolvem uma compra no cartão:

  • O banco,
  • O titular do cartão e,
  • O estabelecimento.

Dessa forma, a bandeira define em qual maquininha a compra será aprovada e se o cartão de crédito é internacional ou nacional.

Então, para identificá-la, basta encontrar o símbolo no canto inferior do seu cartão, pois todos os cartões emitidos pelos bancos possuem uma bandeira (com exceção do Private Label, cartão de loja).

5 principais bandeiras de cartões de crédito no Brasil

Existem bandeiras de cartão que são as principais e mais conhecidas no Brasil e no mundo, além de serem mais utilizadas e preferidas pelos usuários.

Além disso, muitas delas também oferecem benefícios únicos para quem desfruta dos serviços, podendo se tornar vantajosa para muitos clientes.

Principais bandeiras de cartões:

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas?

1. Mastercard

A Mastercard foi criada em 1966, nos Estados Unidos, e hoje é a bandeira mais aceita no Brasil e em todo mundo. Ela tem abrangência em mais de 210 países e mais de 700 milhões de cartões emitidos.

Com isso, ela se torna uma das principais no gosto popular e com a vantagem de poder comprar no mundo todo, ideal para quem viaja muito ou gosta de fazer compras internacionais.

Outro ponto é que na bandeira Mastercard existe a Maestro, para cartões de débito. Dessa forma, seu cartão pode apresentar duas bandeiras caso seja de débito e de crédito.

Os benefícios dessa bandeira também são muitos, de acordo com o nível de cada variante do cartão emitido, que são quatro:

  1. Standard Internacional: Global Service, ofertas especiais, descontos no dia a dia;
  2. Gold: Seguro Proteção de Preço; Compra Protegida, Garantia Estendida Original;
  3. Plantinum: Priceless Cities, Travel Rewards, Airport Concierge, Assistência Global de Emergência;
  4. Black: Sala Vip Guarulhos, Seguro médico em viagens, Seguro de automóveis, Proteção de bagagem, Proteção contra roubo em Caixas Eletrônicos e mais!

Ademais, a bandeira ainda possui um programa de vantagens exclusivo, o Mastercard Surpreenda, que dá 1 ponto a cada compra realizada com seu cartão de crédito, débito ou pré-pago e permite trocar por ofertas especiais em lojas e restaurantes.

2. Visa

A Visa é uma bandeira de cartão de crédito concorrente da Mastercard. Foi fundada em 1958, é aceita em mais de 200 países pelo mundo, com mais de 1 bilhão de cartões emitidos até hoje. No Brasil, ela está presente há mais de 40 anos, sendo também uma das favoritas dos usuários.

Esta é uma das bandeiras de cartão muito recomendada para quem viaja ou faz compras internacionais, pois possui uma grande abrangência, além de benefícios exclusivos para as diferentes categorias de cartões:

  1. Classic Internacional: Assistência de Viagem, Visa Checkout, Saque Emergencial, Substituição Emergencial do Cartão;
  2. Gold: Seguro Proteção de Preço Visa, Seguro Proteção de Compra, Cobertura para Veículo de Locadora, Garantia Estendida Original;
  3. Platinum: Concierge, Proteção para Roubo em Caixa Eletrônico, Luxury Hotel Collection Emergência Médica Internacional, Digital Medical Assistance;
  4. Signature: Visa Concierge, Saques em moeda local, cobertura para Cancelamento de Viagem, etc.;
  5. Infinite: Airport Companion, LoungeKey™ Visa Infinite, Priority Pass™, Cobertura para Atraso, Perda ou roubo de Bagagem e mais!

Por fim, todos os cartões emitidos nesta bandeira participam do programa de benefícios Vai de Visa, que oferece descontos em lojas, cursos, restaurantes, seguros, planos de saúde, entre outros. Dessa forma, também é considerada uma bandeira forte para quem busca um ótimo retorno em benefícios.

3. Elo

A Elo é uma bandeira de cartão 100% brasileira que foi fundada em 2011. Apesar da pouca idade, a bandeira vem sendo uma das favoritas, perdendo apenas para Mastercard e Visa.

Ela já está presente em mais de 200 países, em cerca de 35 milhões de estabelecimentos. Assim, ela também é vantajosa para quem viaja e/ou faz compras online.

A bandeira Elo possui diversos benefícios, como descontos e cupons para lojas e serviços parceiros, que se tornam cada vez robustos em cada tipo de cartão emitido:

  1. Básico Internacional: Aceitação Internacional, ofertas, descontos, promoções e prêmios;
  2. Mais: Até 5 Benefícios Elo Flex, 8 opções para personalizar seu cartão, Bônus celular, Seguro para compras​, promoções, prêmios​ e descontos;
  3. Grafite: Até 5 benefícios Benefícios Elo Flex, 10 opções para personalizar seu cartão, streaming de música, Assistência Pet​, promoções, descontos e prêmios​;
  4. Nanquim: Benefícios Elo Flex até 6 para escolher sem custo adicional,10 opções para personalizar o cartão, promoções, descontos e prêmios​.

Ademais, o programa Elo Flex busca flexibilizar a escolha de vantagens do cartão de crédito de acordo com cada usuário.

Leia também: Clube Elo Mania: O que é e quais são seus benefícios?

4. American Express

A American Express, também conhecida como AMEX, é uma bandeira internacional focada em clientes que alta renda, sendo assim, um consumo maior.

Dentro do Brasil, a bandeira está crescendo cada dia mais, sendo emitida pelos bancos Bradesco e Santander. Além disso, é amplamente aceita no exterior com benefícios exclusivos em cada variante:

  1. Green Card: Sem limite de compras preestabelecido, Limite de despesas flexível, Ganhe 1 ponto no a cada dólar gasto no programa, que nunca expira.
  2. Gold Card: Pontos que nunca expiram, Descontos exclusivos em aluguéis de carros;
  3. Platinum Card: Mais pontos no programa que nunca expiram, acesso ilimitado a salas VIPs ao redor do mundo, Descontos e vantagens superexclusivas nos melhores hotéis.

Por fim, a Amex oferece o Membership Rewards, que é o programa de pontos que nunca expira, além descontos e ofertas exclusivas para associados.

5. Hipercard

A Hipercard funcionou por muito tempo como uma bandeira regional, aceita dentro do Brasil. Em 2019, a bandeira passou a atuar em parceria com a Mastercard para uso internacional.

Assim, a empresa deixou de ser uma bandeira para dar lugar ao cartão Co-branded Hipercard Internacional, emitido pelo banco Itaú.

Outra boa opção

Além dessas opções citadas, existem algumas outras bandeiras de cartão de crédito que são menos utilizadas, mas igualmente importantes, como:

Diners Club

Diners Club é uma das marcas de cartão de crédito de sucesso nos Estados Unidos e chegou ao Brasil operado pelo banco Citibank.

Mas, atualmente quem opera essa marca é a Elo. Portanto, os cartões são Diners Club, mas emitidos na bandeira Elo para um público de alto padrão, que busca cartão com limite alto e vantagens exclusivas.

Quais os principais cartões de crédito das bandeiras?

O mercado de crédito está cada vez mais atualizado, promovendo cartões sem anuidade, programas de vantagens, descontos e outros benefícios aos clientes. Então, confira as principais opções de cada bandeira atualmente:

Cartões Mastercard

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartões Visa

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Elo Cartões

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Cartões American Express

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Para que serve a bandeira de cartão?

As bandeiras de cartão de crédito validam a maquininha e processam as informações, sempre que você faz uma compra.

Assim, algumas bandeiras podem ser aceitas com uma abrangência maior, enquanto outras não possuem aprovação em uma determinada maquininha (algo que é pouco comum no Brasil).

Mas, elas não são responsáveis por taxas ou juros dos cartões de crédito por exemplo. Portanto, quem cuida dessa parte são as operadoras.

Diferenças entre operadora e bandeira do cartão

Muitos acabam confundindo as funções das operadoras e bandeiras de cartão, mas vamos às suas principais diferenças:

  • Operadora: instituição responsável por emitir cartões, definindo suas taxas, anuidade, juros rotativos, limite de crédito, aprovação na análise, pagamento da fatura e outros detalhes. Dessa forma, a operadora pode ser um banco ou até mesmo uma loja que cuida desses detalhes.
  • Bandeira: é o mediador das operações de compra entre consumidor, lojista e banco; determina a abrangência do cartão; cria categorias de cartão para cada perfil de público.

Perguntas frequentes sobre bandeiras de cartão

Como funciona um cartão sem bandeira?
Qual a diferença entre as bandeiras de cartões?
Qual a bandeira de cartão mais usada?
Posso trocar a bandeira do meu cartão?

Afinal, qual a melhor bandeira de cartão?

A melhor bandeira de cartão é sempre aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida, compras, necessidades e objetivos.

Também é bacana levar em conta os benefícios e vantagens de cada bandeira, pois isso pode influenciar diretamente no seu uso diário e até mesmo nas suas finanças pessoais.

Além disso, sempre tenha em mente que algumas bandeiras nacionais podem não ser aceitas em muitos países no exterior, mas contam com outros benefícios. Enquanto outras bandeiras contam com abrangência em grande parte dos países do mundo, sendo ideal para quem viaja.

CONTINUE LENDO: Melhores Cartões de Crédito Sem Conta em Banco para solicitar online!



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.