Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
e-commerce
isca
Não
semestral

Saiba 5 maneiras de ganhar dinheiro com fotografia!

Se você pretnde ganhar dinheiro com fotografia e não sabe como? Confira as cinco maneiras para se dar bem na área!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Se você é fotógrafo e não está conseguindo muitos trabalhos na área ou se tem a fotografia como hobby e gostaria de ganhar dinheiro com ela, esse texto é feito para você! 

Mesmo com o avanço das câmeras de celular, há muita demanda por profissionais com que tenham o olhar dedicado a encontrar os melhores ângulos e que entendam como tirar as melhores fotos. 

Por isso, a Fotografia é uma área muito ampla e cheia de oportunidades caso saiba onde buscar. 

5 dicas para você ganhar dinheiro com fotografia

Quer saber como ganhar dinheiro com fotografia? Veja abaixo cinco dias que separamos para você abaixo!

1. Divulgue como fotógrafo autônomo

Trabalhar como fotógrafo freelancer é a melhor forma de conquistar espaço no mercado. Para iniciar na área como profissional, o equipamento mínimo que você precisa ter é:

  • Câmera DSLR;
  • Lentes;
  • Bateria e cartão reserva;
  • Flash;
  • Mochila para guardar o equipamento;
  • Computador ou notebook para tratamento das fotos.

Também é interessante ter HD externo para armazenar as imagens, caso não tenha espaço no computador. 

Para conseguir clientes, o ideal é escolher o ramo no qual deseja trabalhar. Existem diversas opções.

Algumas delas são: Fotografia de eventos (casamentos, aniversário infantil, 15 anos), cobertura de shows, ensaios fotográficos (externa, pré-wedding), fotografia newborn (fotos de recém-nascidos), fotografia de produtos, entre outros. 

O primeiro passo é começar a fotografar para criar seu portfólio e ter material para apresentar para possíveis clientes. Você também pode criar uma página nas redes sociais para fazer sua divulgação.

2. Crie um estúdio de fotografia em casa

Já pensou em trabalhar com fotografia sem sair de casa? Caso tenha espaço disponível, você pode criar um estúdio fotográfico!

Você pode utilizar um quarto extra na casa ou sua garagem, se houver espaço e organização. 

Um dos fatores essenciais no estúdio é a iluminação. Por isso, é importante ter no mínimo uma softbox ou sombrinha difusora.

Outros equipamentos básicos são tripé para a câmera, fundos fotográficos (branco, preto, colorido, paisagem) e rebatedores.

Além disso, será preciso adquirir acessórios de acordo com o público que deseja atingir. Por exemplo, se seu foco for fotografia de crianças, será necessário ter brinquedos, roupas e fantasias. 

Para montar um home studio é necessário ter um investimento inicial um pouco mais alto, porém o valor se paga conforme for realizando trabalhos.

3. Venda fotos para banco de imagem e agências 

Diversas empresas precisam de fotos específicas para utilizar em materiais de publicidade e nas redes sociais. Por isso, o uso de banco de imagens está muito em alta na área comercial.

E você pode se beneficiar disso. Atualmente, uma das melhores formas de ganhar dinheiro online com fotografia é vender suas fotos para sites de imagens e agências.

Alguns dos mais conhecidos são:

  • Adobe Stock: É uma das mais famosas e mais utilizadas por quem busca imagens. Você recebe 33% de comissão para cada foto vendida e pode exportar suas imagens diretamente do Adobe Lightroom ou Adobe Photoshop. 
  • Shutterstock: Você envia suas fotos e recebe pagamento sempre que alguém comprar sua imagem. O site recebe uma comissão de 20% a 30% do valor total. 
  • Alamy: Vendendo suas fotos na agência, você obtém 50% do valor da venda. A exceção são os estudantes da Alamy, que recebem o valor integral.

4. Pegue freelas de fotografia e edição de imagem

Outra forma de trabalhar e ganhar dinheiro com fotografia é fazer cadastro em plataformas dedicadas a serviços de freelancer, onde você pode tanto oferecer seus serviços como aceitar demandas de possíveis clientes.

Em sites como o Workana ou Upwork, os usuários cadastrados podem publicar o serviço que estão precisando. É possível filtrar para visualizar somente as demandas da área de Fotografia e Imagem. 

Caso encontre uma proposta que seja interessante para você, pode se candidatar e aguardar ser selecionado.

Há também sites como Fiverr e GetNinjas onde você cadastra seus serviços, explica quais são suas habilidades e quanto cobra, e o cliente vai até você. 

LEIA TAMBÉM: Formas de usar o Pinterest para ganhar dinheiro

5. Trabalhe com fotografia de imóveis

Se você já procurou casas e apartamentos para comprar ou alugar, sabe que as fotos fazem toda a diferença na hora de escolher o local.

As imobiliárias também sabem disso, muitas necessitam de fotos com boa qualidade para valorizar os imóveis anunciados e fechar negócio. 

Por esse motivo, é uma boa ideia oferecer seus serviços nessa área. Você pode montar um portfólio com fotos de imóveis e oferecer uma proposta para imobiliárias locais.

Além disso, você sabia que o Airbnb tem um Programa de Fotografia Profissional? De acordo com a plataforma, anfitriões com fotos profissionais tendem a fechar mais negócios e receber até 20% a mais, o que faz com que a  procura por fotógrafos aumente.

VEJA TAMBÉM Formas de ganhar dinheiro com Blog!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.