Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

5 formas eficazes para ganhar dinheiro fazendo live

Ter um dinheiro extra às vezes é fundamental para manter a conta no azul, certo? Por isso, saiba como ganhar dinheiro com live e aumente sua renda!

Artigo escrito por Claudia Borges em 10 de Janeiro de 2024

Se você está procurando uma forma de aumentar sua renda, saber como ganhar dinheiro fazendo live pode ser de grande ajuda, não é mesmo?

Afinal, é possível praticar um hobbie ou um talento que você tenha, transmitir ao vivo on-line e ter uma renda extra com isso. Incrível não é?

O número de pessoas que consomem lives vem crescendo, para se ter uma ideia, o número de usuário das plataformas Twitch e Facebook Gaming cresceram principalmente após o período de pandemia.

Dessa maneira, se você deseja descobrir como ganhar dinheiro fazendo lives, continue lendo. Ao longo desse artigo vamos te passar todas as informações.

5 formas de ganhar dinheiro fazendo live

1. Transmita suas partidas de jogos.

Uma das formas mais divertidas de ganhar dinheiro fazendo live é justamente essa: jogando online. Essa é uma prática utilizada a bastante tempo por quem curte jogar e transmitir seus jogos.

É claro que além de jogar, você vai precisar encontrar uma plataforma que transmita as partidas, o melhor horário para fazer isso e assim aumentar o seu público.

Dessa forma, as formas de ganhar dinheiro podem depender da plataforma escolhida para transmitir suas partidas, podendo ser por número de espectadores, por número de likes ou de visualizações, entre outras.

2. Converse com seu público no TikTok

O TikTok é a rede social que mais cresceu no último ano e muitos criadores de conteúdo surgiram graças a ela. E uma das várias funções da plataforma é justamente a transmissão ao vivo – a live.

Diferente do streaming dos games, as lives no TikTok não tem muita regra sobre o tipo de conteúdo. Você pode conversar com os seguidores enquanto ensina maquiagem, por exemplo, ou pode discutir algum tema importante.

O ponto principal é cativar o público, sendo assim, falar de algum assunto que você domina pode ser interessante e vai te ajudar a fidelizar os seguidores.

3. Divulgue sua marca com as lives no Instagram

No Instagram, as coisas funcionam de forma parecida com o TikTok, mas existe uma pequena diferença.

Como Instagram é a mina de ouro das marcas e empreendedores, as lives costumam acontecer com objetivo estratégico de aumentar a visibilidade de um produto ou promover um lançamento.

Isso não quer dizer que as lives de conteúdo diversificado não aconteçam, elas só não são as únicas.

Dessa forma, se você tem um loja ou vende algum produto, as lives no Instagram podem trazer grande visibilidade para sua marca e aumentar seu número de vendas e clientes.

4. Faça amizades com o LivU

No LivU você ganha para conversar por vídeo com usuários, que normalmente são de outros países e trocar mensagens de texto.

O app funciona no mesmo esquema de “moedas” , e permite comprar, enviar e receber recompensas durante o uso. Recompensas que podem ser convertidas em dinheiro de verdade logo depois.

5 .Faça shows com o Sound Club Live

O Sound Club Live (Android) foi criado pela empresária Juliana Brittes com foco em monetizar lives musicais, além de disponibilizar arquivos gravados de shows e peças de teatro.

Sendo assim, funciona como um show presencial e o próprio artista pode definir o valor e ter controle do público pagante, e nem precisa ser famoso para fazer isso.

Como funciona o pagamento das lives?

Existem diversas plataformas que podem ser usadas, dessa maneira não existe uma forma de pagamento única, cada uma delas possui suas regras quanto a isso.

Algumas reembolsam por número de espectadores outras por números de curtidas ou visualizações, algumas delas permite que os seguidores enviem presentes para o criador de conteúdo, que podem ser trocados por dinheiro.

Uma prática muito comum é a criação de um clube de membros, em que o usuário paga uma mensalidade e recebe conteúdos e benefícios exclusivos.

O importante mesmo é que você conheça e entenda cada uma dessas maneiras faturar, para que possa escolher a melhor plataforma para você.

Apps de live para ganhar dinheiro

Além das plataformas que citamos, existem outros apps de live feitos exclusivamente para o streaming de conteúdo, e que funcionam de maneira parecida com as outras plataformas.

Alguns exemplos são o Liveme, Sound Club Live, Twitch e YouTube. A seguir vamos falar um pouco sobre cada um deles especificamente

Liveme

O Liveme é um aplicativo exclusivo para lives e nele é possível ganhar dinheiro enquanto cozinha, limpa a casa ou simplesmente conversa com as pessoas do Brasil e do restante do mundo.

Nele os broadcasters – os usuários que fazem as lives -, são presenteados pelos gifters que estão assistindo e os presentes podem ser convertidos em diamantes e em dinheiro depois.

Além de fazer o seu próprio horário, com o Liveme você recebe em dólar, pode aprimorar uma segunda língua e tem visibilidade mundial.

Twitch

A Twitch é a maior plataforma de transmissões online é bastante usado por gamers, mas tem espaço para todos que desejam fazer uma renda extra com lives.

A plataforma funciona com um sistema de afiliados, em que streamers que são qualificados recebem parte da renda gerada por anúncios que colocam em suas lives.

Além disso, o Twitch possibilita que o criador de conteúdo cobre assinatura mensal de valores diferentes, oferecendo mais ou menos benefícios aos inscritos.

Conforme o streamer for crescendo ele pode mudar para o Programa de parceiros do Twitch, que oferece ainda mais vantagens aos criadores de conteúdo.

YouTube

Muito conhecido por quem consome ou produz vídeos na internet, o YouTube também é uma boa opção para fazer lives e faturar uma renda extra.

Isso porque, a plataforma também oferece a opção de transmissão ao vivo, podendo monetizar com os chamados superchats, que são valores que os espectadores enviam para o criador de conteúdo.

Dicas para fazer uma boa live

Como tudo na internet, fazer live não tem receita de bolo, mas existem algumas dicas que podem garantir uma boa transmissão ao vivo.

  • Tenha um roteiro, prepare o assunto sobre o que vai falar ou o que vai fazer;
  • Escolha um bom horário, os seus seguidores precisam estar livres para te assistir;
  • Estabeleça uma duração (isso pode depender da plataforma que você usa);
  • Invista na qualidade de som e vídeo das suas transmissões;
  • Cuide do cenário, mantenha limpo e organizado.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Ganhar dinheiro falando com estranhos pela tela do celular é algo relativamente novo para a maioria das pessoas e por isso, existem algumas dúvidas que se sobressaem de uma forma ou outra.

É possível ganhar dinheiro com live?

Qual o melhor app de live para ganhar dinheiro?

Quanto eu posso ganhar fazendo live?

Quanto o Instagram paga por live?

Vale a pena ganhar dinheiro fazendo live?

Considerando que streamer não é uma profissão que vai desaparecer tão cedo e que pode ser feita no conforto da sua casa com algo que você gosta, vale a pena com as devidas ressalvas.

Você pode começar fazendo isso como um hobby, para ter um dinheiro extra, e quando ver que está dando certo começar a investir nisso.

O importante é ter um planejamento e se manter nele, pois caso não dê certo ou demore mais que o previsto, você não vai sair prejudicado, ou pior, acabar cheio de dívidas.



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.