Mobills
Menu Mobills
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Sim
trimestral

Como fazer empréstimo com cartão de crédito? Descubra agora!

Você saiba que é possível pedir empréstimo com cartão de crédito sem precisar abrir uma conta corrente no banco? Saiba como neste artigo!

Artigo escrito por Claudia Borges em 28 de Outubro de 2021

Você sabia que é possível fazer empréstimo com o cartão de crédito? Essa é uma modalidade pouco conhecida pela maioria das pessoas. Então, veja onde e como pedir o seu!

VEJA TAMBÉM: Melhores empresas de empréstimo online confiáveis || Como calcular juros de empréstimo na prática? Confira taxas e fórmulas!

Se você já pensou em fazer um empréstimo, seja para pagar uma dívida, realizar um sonho ou usar em uma situação de emergência, deve conhecer as modalidades tradicionais de crédito.

Mas, existem alguns prós e contras em utilizar essa modalidade de crédito, além disso, as taxas podem ser altas e inviabilizar essa transação.

Portanto, a pergunta que não quer calar é se vale realmente a pena fazer um empréstimo tradicional ou é melhor fazer um empréstimo com o cartão.

Leia o nosso artigo, entenda como funciona e como fazer empréstimo no cartão!

Como funciona o empréstimo no cartão de crédito?

Primeiramente é preciso ter em mente que nem todas as instituições trabalham com esse tipo de empréstimo. Por isso, é preciso verificar de antemão se essa é uma opção que está disponível para você.

Outra grande vantagem é que não é necessário ter conta corrente para conseguir um empréstimo no cartão de crédito. Ou seja, você pode ter apenas o cartão de uma instituição e ainda assim conseguir.

É válido lembrar que o valor solicitado do empréstimo no cartão vai para uma conta corrente de sua preferência. Entretanto, as parcelas do empréstimo são cobradas diretamente na fatura do cartão.

Resumidamente, você realiza a solicitação do empréstimo pelo aplicativo ou site da instituição credora e logo em seguida passa por uma análise de crédito. Caso seja aprovado, você pode assinar o contrato e receber o dinheiro.

Veja, a seguir, os melhores cartões para solicitar um empréstimo!

5 Melhores cartões de crédito para realizar empréstimo

1. Santander SX

O cartão do Santander se destaca nessa lista por ser um cartão fácil de aprovar e liberar o empréstimo no cartão de crédito assim que você adquire a ferramenta.

Para pedir o seu Santander SX, basta clicar no botão ‘Solicitar cartão'. Todavia, lembre-se de verificar com a instituição suas condições e taxas do empréstimo.

2. Itaucard Click Platinum

O Itaucard Click Platinum é um dos melhores cartões pedir empréstimos, pois também tem facilidade de aprovação e, com ele você tem mais chances de conseguir um limite alto.

3. Pan Mastercard Zero Anuidade

O Pan Mastercard Zero Anuidade, também recebe destaque na lista de melhores cartões para realizar empréstimo por ser um bom cartão de entrada, e pela facilidade de aprovação de crédito no cartão.

4. Inter Mastercard Gold

O Inter vem ganhando posições a pouco tempo, porém, já se tornou um candidato de peso no ranking, pois o limite inicial geralmente liberado é alto, e a aprovação do empréstimo no cartão é instantânea.

5. Cartão C6

O Cartão C6 está se tornando um dos queridinhos dos brasileiros, com aprovação quase imediata logo após a solicitação.

Essa ferramenta possui o diferencial de aprovar o empréstimo no cartão instantaneamente caso você já tenha o cartão de crédito aprovado.

Dicas para pedir empréstimo com cartão de crédito

Se você está pensando em fazer um empréstimo usando o seu cartão, preparamos um passo a passo para te ajudar a fazer isso sem prejudicar muito suas finanças pessoais. Veja a seguir!

Verifique se é uma opção 

Como ressaltado, nem todas as instituições oferecem essa modalidade de empréstimo. Sendo assim, o primeiro passo consiste em verificar se essa opção está disponível.

De todo modo, você pode fazer a verificação pelo aplicativo, site ou diretamente na instituição financeira. O procedimento para realizá-lo geralmente é o mesmo para todas as instituições.

Faça uma simulação do empréstimo

As instituições financeiras disponibilizam uma calculadora de empréstimos, para realizar simulação do valor que você deseja pegar emprestado. Assim, é possível conhecer as taxas, juros e o valor provável da parcela.

Portanto, procure no site da operadora do seu cartão ou no aplicativo pela opção de simulação. Caso não encontre, pode fazer a solicitação de empréstimo diretamente.

Mas, se o seu cartão tiver vínculo com uma conta corrente pode ser que você já tenha um limite de crédito pré-aprovado disponível. Então, consulte seu banco sobre o assunto!

Análise de crédito

Ao finalizar a simulação você poderá encaminhar a solicitação para análise de crédito, usando os dados fornecidos na simulação.

Assim, a instituição financeira vai analisar se você está adequado ao perfil do banco e se conseguirá cumprir com as parcelas.

A análise de crédito considera alguns fatores, como seu score de crédito e perfil de consumo. Por isso, pagar sua fatura do cartão de crédito em dia pode te render um ótimo histórico com a instituição credora.

Assinatura do contrato 

Após a aprovação, você irá assinar um contrato. Lembre-se que esse é um passo muito importante, afinal, conhecer os detalhes do empréstimo que está fazendo pode te poupar problemas.

Por isso, leia com atenção, busque entender as cláusulas e tire todas suas dúvidas antes de assinar. E essa dica vale para qualquer contrato que possa vir a assinar.

Liberação do dinheiro

Após o contrato assinado, é só aguardar o dinheiro ser liberado na conta de sua escolha. Geralmente, o prazo para o dinheiro entrar em sua conta é instantâneo, ou em no máximo três dias úteis.

Entretanto, é válido consultar as condições da credora.

Como calcular empréstimo no cartão de crédito?

Quando você solicitar um empréstimo na sua operadora de cartão, o valor poderá ser o limite do cartão. Cada instituição especifica se utilizará seu limite ou não.

Mas, nessa modalidade de crédito, os juros tendem a ser mais altos, pois o banco não tem uma garantia real de que você vai cumprir com sua parte do acordo e pegar as parcelas em dia.

Logo, para compensar essa incerteza, alguns bancos cobram taxas mais altas, algumas vezes abusivas. Por isso, verifique também se a empresa oferta as melhores condições.

Confira os juros praticados pelos principais bancos e instituições financeiras:

InstituiçãoTaxa de Juros (% a.m)Taxa de Juros (% a.a)
BANCO SAFRA1,2015,38
BANCO DO BRASIL 3,3548,50
C6 BANK3,3648,59
ITAÚ UNIBANCO 3,3848,94
NUBANK3,8857,87
BRADESCO4,7273,82
SANTANDER5,1682,92
CREFISA25,621.444,86
Dados referentes a modalidade “crédito pessoal não consignado”, disponibilizado pelo Banco Central em maio de 2021

O Banco Central disponibiliza a taxa de juros atualizada em todas as instituições. É importante lembrar que as taxas podem variar para se encaixar no seu perfil.

Inclusive, você pode fazer a simulação de diversos valores e escolher um valor de parcela que cabe no seu bolso e no seu orçamento pessoal. Mas, como fazer a simulação?

Simulação de empréstimo com cartão de crédito

Fazer a simulação do empréstimo é importante para conhecer as condições que o banco oferece. Com isso é possível conferir:

  • Valor das parcelas;
  • Taxa de juros;
  • Tempo de quitação.

O mais interessante nessa ferramenta é que você pode realizar a simulação em quantas instituições preferir.

Então, se tiver mais de um cartão de crédito, pode simular e escolher o que for mais vantajoso para você dentre as opções.

Ou você pode utilizar a calculadora de empréstimo online e realizar simulações.

Cuidados para não cair em golpes!

Quando falamos de dinheiro, todo cuidado é pouco. Portanto, fique sempre atento a golpes e não caia na tentação do empréstimo fácil, mas que nem sempre vem de fontes confiáveis.

Além disso, tenha cuidado com quem pede um valor de reserva para realizar uma transação. Nenhuma empresa séria pede valor de depósito para realizar empréstimo, seja em qual modalidade for.

Outro ponto de cuidado são ligações telefônicas. Nunca passe informações pessoais quando receber ligação do banco, sem ter certeza. Dê preferência por confirmar os dados apenas!

Por exemplo, ao solicitarem seu CPF, peça para que a pessoa do outro lado da linha fale os números, e apenas confirme se estão corretos. Faça isso com os seus dados pessoais.

Mas a qualquer sinal de desconfiança, vá até a agência mais próxima ou converse com seu banco pelos canais oficiais de comunicação.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Existem algumas outras informações que você pode precisar e, por isso, separamos algumas perguntas recorrentes sobre o assunto que podem te ajudar.

O empréstimo no cartão de crédito é uma modalidade de crédito que os bancos oferecem. Todavia, para solicitar não é necessário ter conta no banco escolhido, apenas o cartão de crédito.

Vale ressaltar que o cartão deve estar em seu nome e ser da instituição escolhida por você.

Não são todos os bancos que trabalham com essa modalidade de empréstimo, mas, se tratando de empréstimos em geral, alguns bancos tendem a ser mais fáceis, como:

  • Santander;
  • Itaú Unibanco;
  • Inter;
  • Pan;
  • C6 Bank.

É compreensível que você se sinta inseguro em mandar seus documentos para alguém que não conhece. Então, é importante tomar alguns cuidados.

Por exemplo, antes de realizar a solicitação de empréstimo tenha certeza da segurança da instituição e sempre faça contato com os meios oficiais da empresa (chat, central de atendimento, site e aplicativo).

E, também, nunca faça nenhum depósito para garantir o empréstimo. Essa não é uma prática de bancos ou instituições sérias e confiáveis.

É um tipo de empréstimo que seu banco disponibiliza para que você possa usar. É possível fazer uso total ou parcial da quantia liberada e financiar o valor usado em parcelas mensais.

O limite de crédito é liberado para o cliente após uma análise dos dados financeiros, score de crédito, histórico de compras e pagamentos, e capacidade de arcar com a dívida.

Os bancos não são obrigados a fornecer esse crédito para seus clientes, por isso, nem todo cliente consegue esse empréstimo.

Como a instituição não tem garantias de que o cliente vai de fato honrar com o pagamento da fatura, o valor da taxa de juros pode ser bastante significativo.

Além disso, a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incide juros sobre a operação, caso haja atraso no pagamento ou financiamento da dívida, como o empréstimo.

Vale a pena fazer um empréstimo no cartão?

É sempre mais vantajoso ter controle sobre sua vida financeira e não precisar fazer manobras para se livrar das dívidas acumuladas.

Nessa modalidade em especial, devido ao alto valor das taxas e a possibilidade da alíquota do IOF, a decisão deve ser bastante cuidadosa e nem sempre é a melhor opção.

Mas, se você está decidido em solicitar um empréstimo com o cartão de crédito, faça simulações e compare taxas para escolher a melhor condição que não afete muito seu orçamento financeiro.



Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.