outros
isca
Não
semestral

Melhor dia de compra no Cartão de Crédito – Saiba como calcular

Conhecer o melhor dia de compra do seu cartão de crédito pode te render alguns dias extras na hora de realizar o pagamento. Conheça os detalhes!

Artigo escrito por Claudia Borges em 24 de Setembro de 2021

Imagem representando melhor dia de compra

O cartão de crédito pode ser um aliado na hora de organizar suas finanças e até mesmo te tirar do sufoco do fim do mês. Por isso, é fundamental conhecer qual o melhor dia de compra do seu.

Isso porque, com a facilidade na hora de obter crédito e de utilizar, o cartão pode te dar a impressão de ter um poder de compra maior do que o verdadeiro e, com isso, te deixar endividado.

Uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgado pelo portal G1, aponta que em agosto de 2021 os brasileiros bateram recordes quando se fala de dívidas.

Cerca de 71% dos brasileiros têm alguma dívida, segundo a pesquisa. Mas, o maior vilão no orçamento familiar é o mau uso do cartão de crédito.

Portanto, para conhecer como calcular o melhor dia de compra do seu cartão e adequar essa despesa ao seu orçamento familiar, continue lendo este artigo.

Boa leitura!

O que é o melhor dia de compra no cartão de crédito?

Muito provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que iria esperar o “cartão virar” para realizar uma compra, não é?

No entanto, o melhor dia para realizar compras é, na verdade, um período de 7 a 10 dias. Esse período está entre a data de fechamento do seu cartão e o vencimento da fatura.

Sendo assim, quando alguém diz que vai aguardar o cartão virar, está dizendo que vai esperar até que a fatura daquele mês feche, para que essa compra venha apenas na fatura do mês seguinte.

O que significa “até 40 dias para pagar” no cartão?

O período entre o fechamento da fatura e a data de vencimento do boleto normalmente vai de 7 a 10 dias. Então, quando você faz uma compra nesses dias pode ganhar até 10 dias adicionais para pagar.

Por exemplo: se sua fatura fecha dia 05, o que você comprar a partir do dia 06 não entrará mais na fatura daquele mês. Sendo assim, você irá pagar somente 40 dias depois, quando vencer outra fatura do seu cartão.

Isso é possível, pois ao utilizar o crédito do cartão é como se estivéssemos fazendo um pequeno empréstimo com o banco, que nos fornece um crédito antecipado.

No entanto, algumas empresas podem cobrar juros para liberar esse período maior de pagamento, então, fique atento sempre!

Como calcular a data do melhor dia de compra no cartão?

Aprenda a calcular o melhor dia de compra do seu cartão.
Aprenda a calcular o melhor dia de compra do seu cartão.

O melhor dia de compra do seu cartão está diretamente ligado ao dia de vencimento da sua fatura. Sendo assim, é preciso saber exatamente o dia de vencimento para calcular.

Alguns cartões, como o Roxinho do Nubank, têm o prazo de processamento, entre o fechamento e o vencimento, de 7 dias corridos. Contudo, outros cartões levam 10 dias entre fechamento da fatura e dia do pagamento.

O importante é verificar exatamente de quantos dias é o processamento do cartão que você utiliza.

No entanto, vale ressaltar que o melhor dia para compra é sempre o dia seguinte ao fechamento, independente do dia de vencimento da fatura.

Compare os cartões de crédito

Selecione abaixo os cartões que você deseja comparar

Selecione aqui o 1º cartão
Selecione aqui o 2º cartão

Data de fechamento da fatura

Muitas pessoas confundem a data de fechamento com a data de vencimento, mas para saber a melhor data de compra do seu cartão, essa é uma informação fundamental.

Data de fechamento é o dia em que as compras feitas no cartão param de ser somadas e a fatura é fechada. Ou seja, quando todos os gastos do mês são agrupados em um único montante.

Dessa maneira, todas as compras feitas a partir desse dia serão contabilizadas apenas na fatura do mês seguinte, “pulando” um mês.

Não existe um dia fixo para o fechamento, ele varia de acordo com seu cartão de crédito e acontece alguns dias antes do vencimento.

Data de vencimento

Por outro lado, o vencimento da fatura é o dia que você faz o pagamento do boleto. Esse dia normalmente é escolhido por você na hora da solicitação do cartão.

É importante lembrar que pagamentos feitos após a data de vencimento da sua fatura podem ter juros e taxas de correção, por isso fique sempre atento aos prazos.

Tabela de melhor dia de compra no cartão de crédito

Esse é um assunto complicado e que pode te deixar bem confuso. Dessa forma, listamos algumas possíveis datas de fechamento e de vencimento da fatura e qual seria o melhor dia de compra para elas.

Data de fechamento da faturaData de vencimento da faturaMelhor dia para compras
301031/1º
5156
8189
102011
152516
203021
Confira o melhor dia para sua compra

Entretanto, essa informação também pode ser adquirida no aplicativo do seu banco ou cartão. Muitos bancos já disponibilizam essa informação de forma fácil.

Comprei no dia do fechamento da fatura, o que acontece?

Como falamos, o melhor dia para compra é sempre o dia seguinte ao fechamento da sua fatura. Dessa forma, caso tenha comprado algo no dia do fechamento, muito provavelmente essa compra já irá vir na fatura que foi fechada.

Sendo assim, sempre que for fazer uma compra pense bem e analise se é possível esperar até o fechamento da sua fatura. Dessa maneira você ganha uns dias a mais na hora do pagamento.

Só não se esqueça de utilizar o cartão de forma consciente, assim evita dores de cabeça e até dívidas acumuladas que podem prejudicar muito seu planejamento financeiro.

Ter conhecimento das suas dívidas também pode te ajudar, pois de nada adianta fazer uma compra sem pensar em como vai pagar essa fatura, mesmo que o prazo seja maior.


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Claudia Borges Jornalista

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.
.