Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
epico
Não
anual

Como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro [Para iniciantes]

Você pode começar a investir mesmo com pouco dinheiro! E este processo pode ser muito mais simples do que imagina. Confira o nosso passo a passo!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 27 de Fevereiro de 2024

A maioria dos brasileiros não sabe como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro. Na verdade, muitos nem acreditam que isso seja possível.

Entretanto, quanto antes começar a aplicar nosso dinheiro, independente do valor, mais rápido acumularemos o valor necessário para alcançar nossos objetivos.

Mas, como podemos fazer isso? Nesse artigo, vamos aprender a melhor forma de como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro.

Então, vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Melhores cursos de investimentos [Iniciantes e avançados]

Como investir com pouco dinheiro?

O processo de como começar a investir com pouco dinheiro pode ser facilitado se seguirmos alguns passos que nos garantirão segurança e consistência.

Por isso, vamos te mostrar qual deve ser o processo necessário para que você possa fazer investimento na bolsa de valores.

Lembre-se: se você quer aplicar com foco no médio e longo prazo, a bolsa de valores é uma excelente opção a ser considerada.

Além disso, o investimento em Bolsa é recomendado apenas para os investidores do perfil arrojado, ou seja, que são mais tolerantes aos riscos e oscilações do mercado mobiliário.

Agora que você entendeu um pouco sobre investimentos na bolsa de valores, vamos para o passo a passo:

1. Tenha um planejamento financeiro

Como foi dito, investir nos possibilita ter um futuro financeiro sólido. Contudo, esse processo começa antes mesmo de comprarmos nosso primeiro ativo.

A primeira etapa é ter uma organização financeira. Isso inclui se livrar de possíveis dívidas e delimitar um orçamento. Sem essa organização, você correrá o risco de perder mais dinheiro do que pretende ganhar.

Por exemplo, sem um planejamento financeiro, você pode acabar contraindo uma dívida que tem juros mais altos do que suas aplicações.

Além disso, se você não delimitar um orçamento, pode acontecer de faltar dinheiro para fazer investimentos periódicos, e essa constância é fundamental para a construção do patrimônio.

Por isso, não podemos negligenciar essa etapa.

Conheça o Mobills

Nesse processo, a melhor opção de controle do orçamento é o aplicativo da Mobills, o gerenciador financeiro mais completo do Brasil.

Ele te permite acompanhar e cadastrar suas despesas, receitas pessoais e cartões de crédito, além de possibilitar que você delimite o quanto quer gastar por mês e que você acompanhe seus gastos.

Não à toa, é o aplicativo de controle financeiro pessoal mais bem avaliado do Brasil, utilizado por mais de 10 milhões de usuários.

Mobills Controle Financeiro Pessoal

Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills

Organize suas finanças de forma definitiva com o Mobills

URL verificada

2. Abra uma conta em uma corretora de valores

O primeiro passo de como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro com certeza é abrir uma conta em uma corretora de valores.

Uma corretora de valores nada mais é do que uma instituição financeira que faz a intermediação entre você e o investimento.

Essa intermediação é necessária porque você, como pessoa física, não tem acesso direto aos ativos financeiros.

Vale ressaltar que, se você está começando a investir agora, pagar taxas de corretagem para investir, por exemplo, não é interessante. Afinal, será apenas um gasto a mais para você.

Sendo assim, certifique-se também se a corretora possui:

  • Baixos custos;
  • Uma boa variedade de serviços e produtos; e
  • Qualidade no atendimento.

Um exemplo de corretora que cumpre com esses quesitos é a Toro Investimentos.

Ela é uma das melhores corretoras para quem quer investir em ações com pouco dinheiro, pois tem suas taxas zeradas e uma interface bastante intuitiva.

Como você vai fazer pequenos aportes, é importante evitar custos, mesmo que pequenos, para não comprometer o seu resultado de longo prazo.

3. Construa uma reserva de emergência

A reserva de emergência constitui um “colchão financeiro” que deve ser usado para cobrir gastos imprevistos ou para suprir as necessidades pessoais em caso de uma perda da fonte de renda.

Por exemplo, caso você perca seu emprego, a reserva financeira vai garantir a manutenção do seu padrão de vida por um período suficiente para que você possa encontrar outro emprego.

Portanto, esse “colchão financeiro” deve equivaler a cerca de 6 a 12 meses dos seus gastos mensais.

Como você usará esse valor acumulado em uma emergência, o ideal é que você aplique em ativos com alta liquidez e baixo risco.

Os principais exemplos de ativos que cumprem esses requisitos são títulos públicos, CDBs com liquidez diária e fundos de investimento DI.

4. Conheça o seu perfil de investidor

Posteriormente à abertura da sua conta em uma corretora, você deve conhecer a sua tolerância ao risco, ou seja, seu perfil de investidor.

Pois, com base nele será possível escolher as melhores opções de investimentos para você.

Se achou esse passo muito complexo, não se assuste! As corretoras são orientadas a realizarem um questionário para avaliar justamente o seu perfil de risco.

Então, antes de começar a investir com pouco dinheiro, a sua corretora de valores escolhida vai te ajudar a entender o seu perfil.

Esses perfis de riscos estão divididos geralmente em três categorias: conservador, moderado ou agressivo/arrojado.

Ao entender seu perfil de risco, a próxima etapa consiste em definir objetivos para então, definir uma estratégia de investimento.

Se você for do perfil arrojado, poderá fazer aplicações em bolsa. Se tiver característica mais conservadora ou moderada, deve se concentrar em ativos de menor risco.

5. Defina objetivos financeiros

Para quem quer investir dinheiro, esse passo é fundamental para alcançar o sucesso financeiro.

A criação de objetivos e metas fará com que você direcione seus esforços e tenha a disciplina para conquistar suas metas.

É comum vermos pessoas que estão supermotivadas para investir, mas que não sabem onde querem chegar.

Dessa forma, elas podem se frustrar por perceberem que estão aplicando em ativos que não são condizentes com as suas necessidades.

Por outro lado, muitos outros sabem a importância de investir, mas não têm motivação para fazer o esforço e ter a paciência que o processo requer.

Assim, podemos ver que a definição de metas é primordial no processo de aplicação dos nossos recursos.

O que você deseja? Trocar de carro? Pagar a faculdade? Fazer uma viagem? Após definir seus objetivos, você vai poder investir dinheiro com muito mais motivação e foco.

6. Monte uma estratégia de investimento

Como diz Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, o risco vem de você não saber o que está fazendo.

Sendo assim, defina um planejamento com estratégias de investimento bem definidas com base em seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Isso inclui escolher quais classes e subclasses de ativos você terá na sua carteira de investimentos.

Dessa forma, será possível minimizar os riscos dos seus investimentos na bolsa de valores. Afinal, diferentemente dos investimentos em renda fixa, a renda variável é mais arriscada por causa da sua imprevisibilidade.

Logo, é muito importante se dedicar a entender o mercado e investir em algo que você conhece.

7. Estude os ativos que você vai investir

Até aqui você já abriu sua conta na corretora, descobriu seu perfil de investidor, definiu suas metas e montou uma estratégia.

Além disso, você já sabe quais classes e subclasses de ativos melhor se adequam aos seus objetivos.

Portanto, você está pronto para fazer seu primeiro investimento.

Contudo, não podemos esquecer de analisar os ativos em que iremos investir para que possamos escolher aplicações de qualidade que nos garantirão um bom retorno.

Todo investimento tem algum risco, por menor que seja, mas se você não estudar antes de investir, esse risco aumentará muito.

Por outro lado, se você fizer uma análise rigorosa, você estará minimizando seus riscos.

Por exemplo, você não pode comprar uma ação antes de estudar bastante a empresa correspondente. Após essa pesquisa, você estará apto a comprar bons ativos.

8. Compre sua primeira ação

Depois de todos esses passos, chegou a hora de comprar sua primeira ação!

A princípio pode parecer complicado, mas aos poucos você vai conhecendo e aprendendo a lidar com a plataforma de investimentos da sua corretora.

Além disso, você vai ver que existem diversas ações de ótimas empresas custando até mesmo menos de R$10,00. Lembrando que, aqui, não estamos fazendo recomendações de compra. A decisão do que adquirir é inteiramente sua.

Vale ressaltar que para ter o dinheiro disponível para investir, você precisa fazer uma transferência para a sua corretora.

Logo após, com o dinheiro na conta, é hora de escolher as primeiras ações para você comprar.

Algumas corretoras possuem uma carteira recomendada para investidores constituída de indicações mensais de ações por especialistas.

Mas, é muito importante que não se deixe levar apenas por essas recomendações. Busque de fato conhecer a empresa a qual deseja se tornar sócio.

Faça uma análise fundamentalista da empresa, busque entender seu ramo, histórico, gerência e muito mais, para fazer um investimento consciente com foco no longo prazo.

Abaixo temos o exemplo do espaço da Toro, após preencher os dados da empresa, basta colocar em enviar ordem e esperar a compra ser efetuada.

Home Broker da Toro

Cada ação possui um ticker próprio, que é um código que representa a empresa. No exemplo abaixo, estamos pesquisando as ações da Petrobras (PETR3 ou PETR4).

A compra de uma ação traz consigo um lote padrão de 100 ações, ou seja, se o preço do papel for de R$ 24,41, a ordem será de R$ 2.441,00.

Contudo, para salvar os investidores iniciantes, há a opção de compra de uma Ação Fracionada, desvinculada ao lote padrão. Para isso, é só adicionar a letra ‘F' após o ticket de qualquer empresa. Vamos buscar juntos a PETR4F:

home broker da toro investimentos
Home broker da Toro

Selecionando o botão “Comprar”, você poderá escolher a quantidade de ações e efetuar a compra.

Logo após ser efetuada, normalmente aparece a mensagem “ordem executada”. Apareceu? Parabéns, você acabou de comprar sua primeira ação.

É importante lembrar que isso NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA. O uso da PETR4 é apenas para ilustrar o processo de como investir dinheiro na bolsa de valores.

VEJA TAMBÉM: 11 melhores ações para comprar hoje: invista com ajuda de experts!

Como investir em Bitcoin com pouco dinheiro?

Com a evolução do mercado de criptoativos, surgiram várias formas de investir em Bitcoin com pouco dinheiro.

Uma das formas é através das exchanges, que são corretoras do criptomoedas. Por elas, é possível começar com R$ 50,00.

Além disso, você pode comprar diretamente de outra pessoa ou receber criptomoedas como pagamentos pela venda de produtos e serviços.

No mais, é possível também adquirir ETFs, que são fundos negociados na Bolsa de Valores como as ações e alocam o patrimônio dos cotistas em ativos atrelados às essas criptomoedas.

Por fim, é possível investir através de fundos de investimento, que se expõe total ou parcialmente a essa moeda.

Como dito antes, a compra de criptoativos explicada aqui não são recomendações, apenas esclarecimentos didáticos.

Onde investir com pouco dinheiro?

Não basta saber que é possível começar a investir com pouco dinheiro, é preciso descobrir qual é o melhor lugar para investir.

Para isso, você vai ter que levar em consideração dois pontos já abordados nesse artigo: perfil de risco e objetivos financeiros.

Nesse sentido, você vai escolher um ativo que respeito seu perfil ao mesmo tempo que te ajuda a alcançar seus objetivos.

Dessa forma, você vai escolher o ativo mais adequado para você, seja renda fixa ou renda variável, seja para o curto ou para o longo prazo.

Sem essa reflexão, você pode escolher ativos que não são adequados, ou seja, ativos que não te aproximam do seu objetivo e que te tiram a tranquilidade.

Investir com pouco dinheiro é possível?

Ao contrário do que muitos pensam, não existe um valor mínimo para investir seu dinheiro no mercado financeiro.

Nesse sentido, você pode aplicar em renda fixa ou renda variável a partir de R$ 1,00. Obviamente, existem investimentos que não são tão acessíveis, mas a quantidade de opções nas quais é possível investir com pouco dinheiro é enorme.

Para isso, basta ter conta em um banco ou corretora e o valor do ativo no qual você quer aplicar.

Contudo, indicamos que escolha uma instituição confiável e que não cobre taxas, pois, como você fará pequenos aportes, qualquer taxa cobrada na operação vai impactar nos seus resultados de longo prazo.

É possível investir pouco e ganhar muito dinheiro?

Mas afinal, qual é o segredo para investir na bolsa de valores e ganhar dinheiro? Existe uma estratégia infalível? Acredite, não existe fórmula mágica no mundo dos investimentos em renda variável.

Se alguém aparece prometendo uma determinada lucratividade, cuidado, certamente é um golpe.

A única pessoa que ganhará dinheiro com isso é quem tem a ‘fórmula do sucesso' ao vendê-la aos interessados.

Existem muitas histórias sobre pessoas que construíram grandes fortunas na bolsa, como Warren Buffett, Peter Lynch e Luis Barsi, por exemplo.

Mas qual é o segredo desses investidores? Como eles ganharam dinheiro investindo na bolsa?

O segredo de como investir dinheiro e ganhar no longo prazo envolve alguns fatores: tempo, escolher bons ativos e investir continuamente.

Tempo

Não espere criar um patrimônio sólido e significativo em pouco tempo.

Por isso, tenha paciência para que os juros compostos ganhem intensidade e para que as empresas que você investe possam se desenvolver.

No curto prazo, tudo pode acontecer na bolsa de valores. Contudo, no longo prazo, os bons ativos tendem a valorizar.

Bons ativos

Como foi dito, escolher bons ativos é uma tarefa que os grandes investidores sempre buscam fazer. Sem dúvida, são as empresas de qualidade que vão permanecer e evoluir no longo prazo.

Por outro lado, aquelas companhias com má gestão, com modelos de negócios ultrapassados ou sem saúde financeira têm maior probabilidade de ficar pelo meio do caminho.

Investir continuamente

A constância é amiga do bom investidor. Por isso, busque investir regularmente para a construção do seu patrimônio.

Considere essa tarefa como uma obrigação em seu orçamento. Nesse sentido, separe uma porcentagem do seus ganhos para esse objetivo.

Além disso, para garantir essa constância, gaste o que sobrar depois de investir, não o contrário.

A raiz do problema

Antes de começarmos a atacar o problema, precisamos entendê-lo. Nesse sentido, o que está fazendo com que tenhamos pouco dinheiro para investir?

Basicamente, a principal causa é a nossa falta de capacidade de poupar, que, por sua vez, acontece porque gastamos muito e/ou ganhamos pouco.

Portanto, se quisermos fazer sobrar dinheiro, precisamos reduzir nossos gastos e aumentar nossos ganhos. Caso contrário, iremos passar a vida toda investindo pouco dinheiro.

Para isso, precisamos rever nosso orçamento para que encontremos despesas que podem ser cortadas, diminuídas ou substituídas por alternativas mais baratas.

Em paralelo, devemos buscar formas de aumentar nossos ganhos, seja fazendo uma renda extra, se especializando para aumentar nossa hora de trabalho ou até mudando de profissão.

Dessa forma, sempre sobrará mais dinheiro no nosso orçamento para que possamos investir cada vez mais e, assim, ter um futuro financeiro muito mais confortável.

De todo modo, não devemos esperar para ter esse dinheiro sobrando para só então começar a investir, pois, quanto mais cedo começarmos, melhores serão os nossos resultados.

Comece a investir o quanto antes

Parece simples, não é? Então por que as pessoas não seguem esse método?

As pessoas normalmente não seguem esse método porque ele precisa de tempo, ou seja, é uma construção demorada e as pessoas querem enriquecer rapidamente.

Como diz Gustavo Cerbasi, enriquecer é uma questão de escolha. Isso significa que você deve agir para construir patrimônio e atingir a sua independência financeira.

Assim, você não precisa começar com muito, basta começar e deixar os juros compostos fazerem o trabalho deles.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?
Onde eu posso investir com 5 reais?

Com 5 reais, é possível investir em CDBs com liquidez diária, alguns fundos de investimento sem aplicação mínima e alguns ativos de renda variável cujo preço seja inferior a esse valor.

Naturalmente, à medida que conseguimos investir mais, teremos acesso a uma variedade maior de produtos de investimento.

Como investir pouco por mês?
Como investir pouco e ter retorno rápido?

Não esqueça disso!

Como vimos, é simples investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Assim, não se esqueça de que construir patrimônio na Bolsa de Valores é um objetivo realizável.

Entretanto, para ter sucesso, é preciso ter conhecimento, disciplina, esforço, experiência e muito controle emocional.

Lembre-se de que uma das boas práticas ao iniciar os seus investimentos na bolsa de valores é ter sempre o foco no longo prazo e se ver como sócio do negócio.

Ao ter esse tipo de pensamento, a tendência é que você escolha os melhores ativos para a sua carteira ao invés de ficar tentando acertar qual ação vai ‘decolar' no curto prazo.

Espero que com essa leitura, você tenha percebido que é possível trilhar o caminho rumo à independência financeira.

Além disso, vale ressaltar que os 3 pilares dos investimentos na bolsa de valores são os aportes, a rentabilidade e o tempo.

CONTINUE LENDO


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


50 comentários publicados nesse artigo
    12/03/2022 às 17:55

    Muito complicado.
    Somente experts no assunto conseguem obter eventual êxito, caso contrário a única coisa que o iniciante em investimentos acumulará serão perdas.

    Ademais, só tubarões conseguem sobreviver nos mares bravios da bolsa de valores.

    Melhor permanecer na poupança mesmo.

      14/03/2022 às 09:32

      Olá, Mateus. Para quem está começando, o processo de investimento parece complicado mesmo. Contudo, você não precisa começar pela bolsa de valores. Na verdade, você pode começar a investir com um bom CDB e/ou um título público, pois eles rendem mais que a poupança com um risco tão baixo quanto. Com o tempo, você vai aprendendo como analisar ativos de renda variável e, assim, vai poder diversificar sua carteira e atingir um retorno maior com um risco menor.

    03/10/2021 às 11:02

    Por favor, estou com um investimento para mim grande já enviei 1 milhão de reais para uma
    Corretora e já estou com 3 milhões de dólares mas tenho 2.200 dólar de ações compradas no meu gráficos . Tenho medo de perder tudo penso em baixar ações q estão dando prejuizo diminui a perca mas tb o ganho . O que posso fazer. Alguém não podia me fazer uma consulta por telefone eu pagaria a consulta mostraria meu gráfico no computador etc

      04/10/2021 às 15:00

      Olá, Elda. Não entendi algumas partes da sua pergunta, mas o que eu posso sugerir é que você nunca tome decisões baseadas apenas no preço do ativo. Isso porque você deve forcar nos fundamentos deste. Ademais, a Mobills não oferece consultoria ainda. De todo modo, você pode acompanhar nossos conteúdos, pois, assim, você estará apta a tomar decisões mais acertadas.

    27/07/2021 às 19:49

    Parabéns pelo conteúdo. Vou entrar nesta Toro para conhecer a fundo. Pois como li alguns comentários sou leigo tbm. Obrigado

      28/07/2021 às 08:39

      Excelente, Saul. A Toro é uma das melhores corretoras para quem quer começar a investir.

    08/07/2021 às 20:56

    Quantos que eu precisso pra em vestir

      12/07/2021 às 10:09

      Olá, Gelson. Não existe valor mínimo para começar a investir. Então, você pode começar com qualquer valor.

    02/07/2021 às 11:56

    Sempre tive vontade de investir na bolsa de valores, porém sou totalmente leigo.

    26/06/2021 às 22:28

    Tenho 60 anos, ainda é tempo de investir?

      28/06/2021 às 09:45

      Com certeza, Elizabeth. Antes tarde do que nunca. Contudo, é preciso entender que você precisa investir em ativos menos arriscados e ter paciência para colher os frutos somente depois de alguns anos.

    23/06/2021 às 20:57

    Posso comprar 100,00 de ações fracionadas todos os meses, ou, é recomendável, primeiro fazer outros investimentos, como FII para acumular maiores valores para comprar ações. Sou iniciante no assunto e fiquei com essa dúvida

      24/06/2021 às 08:35

      Olá, Weily. Não existe uma regra nesse sentido. Os FIIs são menos arriscados, mas as ações têm um maior potencial de valorização. Então, vai depender muito do seu perfil de risco. De qualquer forma, com um bom estudo e uma boa diversificação, você pode minimizar esse risco adicional.

    21/06/2021 às 09:03

    Gostei, vou começar a entrar nesse mundo, tenho apenas 15 anos, mas, não há idade para arriscar.

      22/06/2021 às 08:57

      Excelente, Samuel. Com um bom estudo e uma boa diversificação, você pode minimizar esses riscos.

    16/06/2021 às 22:09

    1) Se eu contrato uma corretora, acredito que não exista custo zero. Gostaria de ver maior clareza em relação às cobranças das corretoras;
    2) Uma vez que contrato uma corretora com experts no ramo de investimentos, entendo que a corretora contratada deveria orientar os ativos, de acordo com o meu perfil.

      17/06/2021 às 08:30

      Olá, Edméa. Cada corretora tem custos diferentes e oferece serviços diferentes. Algumas te orientam em todo o processo de começar a investir, mas você precisa escolher a corretora que oferece esses serviços. O que eu recomendo é que você confira nosso artigo em que nós mostramos quais são as 7 melhores corretoras do Brasil: https://www.mobills.com.br/blog/corretora-de-valores/

      11/12/2021 às 13:57

      tenho apenas 12 anos, é tempo de investir?

      14/12/2021 às 10:06

      Olá, Gustavo. Quanto antes você começar a investir, maior serão os frutos que você irá colher. Contudo, eu recomendo que você invista bastante em educação e capacitação. Dessa forma, você terá um futuro muito mais promissor. De todo modo, você pode começar a investir em títulos públicos, que é um ativo bem seguro e fácil de entender.

    29/05/2021 às 09:42

    Qual o valor mínimo que pode investir 🤔

      31/05/2021 às 08:39

      Olá, Gelsino. Não existe valor mínimo, é possível começar a investir a partir de R$ 1. Contudo, temos que saber que, com pouco dinheiro, teremos menos opções disponíveis de investimento.

      14/12/2021 às 12:58

      Muito bom o artigo. Gostaria de investir mais em momento.

      15/12/2021 às 14:45

      Olá, Noeme. Se você deseja investir mais, recomendo que você reveja seu orçamento para que descubra quais gastos podem ser cortados e, assim, fazer sobrar mais dinheiro. Dessa forma, você terá mais recursos para investir agora.

    28/03/2021 às 15:13

    Parabéns vou começar entrar em esse mundo de investimento financeiro miito bem explicado parabéns…

      28/03/2021 às 18:11

      Que bom que gostou Eli! Desejo sucesso nos seus investimentos!

    19/03/2021 às 10:59

    Gostaria de saber o que se considera longo prazo, pergunto porque sou um jovem de 63 anos e só agora, a partir dos 2 últimos anos começou a me sobrar mensalmente um determinado valor e preciso saber se ainda há tempo de aplicá-lo e ver os louros.

      22/03/2021 às 08:52

      Olá, Manoel. Não existe consenso sobre o que seria o longo prazo, mas costumamos considerar como sendo acima de 10 anos. Contudo, você ainda pode sim começar a aplicar seu dinheiro. Se você não tem reserva de emergência, faça uma. Ela é indispensável em todas as fases da nossa vida. Além disso, você também pode investir para realizar objetivos de curto e médio prazo, como uma viagem ou trocar seu carro.

    17/03/2021 às 22:22

    Buy Hold!
    Longo prazo, disciplina, mentalidade e paciência…🤑🙏

      17/03/2021 às 22:40

      Exatamente Diego! As pessoas costumam superestimar o curto prazo e subestimar o longo prazo, e com investimento não é diferente. Longo prazo, comprar bons ativos e diversificação são os segredos do sucesso!

      10/08/2021 às 10:58

      Ola! Amei o artigo , pois foi muito esclarecedor pra mim que sou totalmente leiga no assunto . Ficou uma dúvida: depois que compro a ação, o que faço com ela? Como ela me trará lucro?

      11/08/2021 às 11:06

      Olá Liliani, tudo bem? A ação pode te trazer lucro de 2 formas, ela pode se valorizar com o tempo, assim você vende a ação e consegue lucrar em cima dela, e a 2ª forma é recebendo dividendo, todo ano é pago um dividendo em cima da ação comprada, é como se fosse “uma parte do lucro” que vai para você por ter adquirido aquela ação.

    16/03/2021 às 16:02

    Olá, minha dúvida é quanto ao imposto de renda que se recolhe, tenho que emitir darf ? Como calcular e quando fazer isto. Agradeço se for possível esclarecer. Obrigado.

      17/03/2021 às 11:35

      Se você comprou e vendeu ações no mesmo dia (day trade) com lucro, terá que pagar 20% sobre os ganhos. Se comprou e vendeu em dias diferentes (swing trade), pagará 15%. Para fazer esse pagamento, é só emitir uma darf e pagar até o último dia útil do mês seguinte. Há isenção se você vender até 20.000 reais por mês no Swing Trade. Lembre-se, a alíquota incide apenas sobre o rendimento.

    14/03/2021 às 17:44

    Gostei muito do artigo, é bem esclarecedor, já estava estudando uma forma para investir na bolsa, e gostei muito da maneira que foi abordado esse tema aqui, simples, direto e claro, parabéns!

      15/03/2021 às 08:30

      Que bom que gostou, Camilla. Aproveita e confere nossos outros artigos sobre investimentos. Temos certeza que você também vai se interessar.

    14/03/2021 às 07:25

    Muito bom,gostei bastante e vou procurar uma corretora,porem gostaria de saber sobre quais sao as melhores escolhas para investimento…

      15/03/2021 às 08:41

      Olá, Angela. Não existe um melhor investimento, o que existe é um melhor investimento para você. Portanto, analise seu perfil, defina seus objetivos e estude os ativos. Dessa forma, você vai achar a aplicação financeira ideal.

    05/03/2021 às 00:37

    Como anda a bolsa de valores no brasil?
    Qual o valor mínimo que pode ser investido?

      05/03/2021 às 08:28

      Nossa bolsa está evoluindo, Luana. Mais empresas estão abrindo o capital e a governança corporativa tem melhorado. Contudo, não existe um valor mínimo, pois é possível comprar uma ação a partir de 2 ou 3 reais. Confere nossos outros conteúdos de investimento para que você saiba como tomar as melhores decisões de investimento.

    26/02/2021 às 11:55

    Muito bom , parabens

      26/02/2021 às 12:24

      Que bom que gostou, Maria. Além desse conteúdo sobre investir com pouco dinheiro, você também pode se interessar pelos nossos outros artigos sobre investimento.

      23/05/2021 às 16:14

      Me passem o nome de uma corretora confiavel por favor, e como farei para entar em contato

      25/05/2021 às 10:17

      Oi, Sebastiao! Espero que esteja bem. Dá uma olhada no nosso artigo sobre as melhores corretoras do Brasil!

    01/02/2021 às 10:27

    Como eu faço para aprender a mecher na bolsa ?

      01/02/2021 às 17:56

      Obrigado pela pergunta, Jose Raimundo. A bolsa é só o ambiente de negociação, mas você pode ter acesso aos produtos através da sua corretora e negociá-los pelo homebroker.

      12/08/2021 às 17:23

      Boa tarde , investimento a curto prazo , eu posso ter lucros diários e mensais?

      12/08/2021 às 19:24

      Olá, Gidalte. Em investimentos com um prazo menor, você terá rendimentos diários e mensais, mas em menor proporção. A não ser que você invista em ativos muito arriscados, mas o risco de perder tudo nesse caso é muito grande.

    30/12/2020 às 01:52

    Nunca imaginei como seria investimento na bolsa de valores, com essas explicações veio a curiosidade entrar nesse mercado financeiro. Parabéns pelas orientações.

      30/12/2020 às 18:18

      Que legal saber disso! Lembre-se de conhecer bem seu perfil, objetivos, e planeja-se para fazer bons investimentos.

.
.