Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

CVV do cartão: o que é e onde fica? Saiba agora!

Sempre que você faz uma compra online deve informar o CVV do cartão. Veja em nosso artigo o que é esse número do código de segurança e onde encontrá-lo!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 08 de Março de 2022

O CVV do cartão é o principal dado solicitado para confirmar o pagamento de compras online.

No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre o que é esse código de segurança do cartão de crédito e até ficam com um pé atrás na hora de preencher essa informação na internet.

Afinal, o que é CVV do cartão de crédito? Onde fica o código CVV? Quando se deve informá-lo?

As respostas para essas perguntas e mais detalhes, você acompanha a seguir!

VEJA TAMBÉM: Onde fica o CVV do cartão Nubank? || Descubra qual o melhor dia de compra no cartão!

O que é CVV do cartão?

CVV é a sigla para Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão, traduzindo para o português.

Esse número do cartão de crédito é popularmente conhecido como Código de Verificação do Cartão, ele contém três dígitos e fica na parte de trás do plástico.

Porém, a sigla referente ao mesmo código de segurança pode mudar, dependendo da bandeira do cartão ou do banco emissor. Outras variações desta sigla são:

  • CVC (Card Validation Code / Card Verification Code): Código de Validação do Cartão / Código de Verificação do Cartão;
  • CID (Card ID): Identificação do Cartão;
  • V-CODE ou V CODE (Verification Code): Código de Verificação;
  • CCV (Card Code Verification): Verificação de Código do Cartão;
  • CVD (Card Verification Data): Dados de Verificação do Cartão.

Quando você realiza uma compra pela internet e utiliza o cartão como pagamento, são solicitados alguns dados, entre eles, o CVV do cartão.

Para que serve o código CVV do cartão?

O código de segurança CVV funciona como um sistema de segurança para autenticar as transações online. Desta forma, você nunca precisará inserir a senha numérica do seu cartão na internet para essas operações.

Além disso, para informar esse número você terá que ter o cartão em mãos no momento da compra, conseguindo assim evitar fraudes.

Para garantir maior segurança ao usuário, além dos dados do cartão de crédito, é preciso informar também o CPF do titular e, só então, confirmar o pagamento.

Onde fica o CVV do cartão?

Imagem de onde fica o CVV do cartão de crédito
Onde fica o CVV do cartão de crédito

É muito fácil de achar o CVV do cartão, pois fica na parte traseira dele. Mas, atenção para não confundir o código de segurança com o número do cartão, data de validade (mm/aa) e outras informações.

Afinal, o código de segurança tem apenas três dígitos, sem espaço, tamanho menor e, em alguns casos, pode estar impresso em itálico (ex: 123). Enquanto isso, os demais conjuntos numéricos apresentam características diferentes, como fonte maior, barras ou espaços.

Além disso, é possível que esteja escrito “Código de Segurança” ou “Cód. Segurança” próximo ao CVV. Contudo, esse não é um padrão para todos os cartões.

Por fim, pode haver alguma exceção em que o número de verificação esteja localizado na frente do cartão. Então, caso tenha dúvidas, entre em contato com a sua instituição financeira.

Dicas para proteger o CVV do cartão

Com a posse do cartão, acesso ao número do CVV e ao CPF, qualquer pessoa poderá realizar compras online, sem precisar de uma senha.

Por isso, é importante seguir algumas dicas que vão ajudar a manter o código protegido:

  • Nunca deixe seu cartão nas mãos de terceiros sem supervisão;
  • Evite emprestar seu cartão;
  • Não entregue o cartão de crédito para atendentes, enquanto se distrai com outras coisas. Fique sempre de olho nele;
  • Não informe o número CVV a outra pessoa. Este código só é necessário em operações virtuais;
  • Desconfie de atitudes suspeitas, como: o vendedor informa uma falha na maquininha, por exemplo, e diz que precisa buscar uma outra que ele tem guardada. Nesse momento, a pessoa sai levando o seu cartão e pode obter todas as informações contidas nele;
  • Compre apenas de sites confiáveis e seguros.

Assim, ao proteger o seu cartão e o CVV, você evita fraudes e golpes!

Principais cuidados que deve ter em compras online

Fazer compras em um ambiente virtual requer alguns cuidados importantes para manter a sua segurança.

Por isso, antes de fazer uma aquisição online, certifique-se que o site possui características como as descritas a seguir.

imagem representa site seguro para informar cvv do cartão
Insira o CVV do cartão somente em sites seguros

Ícone de cadeado

De início, verifique a barra em que está localizado o link do site. O ícone de um cadeado é um indício de que a página que você está acessando está mais segura.

Ao clicar nele, será possível ver informações adicionais sobre o certificado de segurança.

HTTPS

No link do site, também é possível observar as letras “https” no início, indicando o Protocolo Seguro de Transferência de Hipertexto.

Então, como resultado, a comunicação na web fica protegida, mantendo a confidencialidade e integridade dos dados entre o site e o dispositivo do consumidor.

Selos e certificados de segurança

Geralmente, esses selos ficam localizados ao final da página. Ademais, são as principais certificações do site, para informar que se trata de um ambiente totalmente seguro.

O que dizem sobre a loja

Pesquisar a reputação da empresa, avaliações e informações adicionais é, também, um cuidado necessário que você pode adotar ao fazer uma compra.

Portanto, busque essas informações em sites como o Reclame Aqui, em que são reunidas as insatisfações dos clientes e se destaca a empresa que melhor responde esses consumidores.

Atendimento ao cliente

Veja se a loja possui canais de atendimento, seja telefone, e-mail ou chat online. Se sim, tente entrar em contato e tirar suas dúvidas sobre o estabelecimento e o produto.

Não compre caso haja dúvida

Se mesmo depois de checar todos os aspectos de segurança descritos anteriormente você sentiu que tem algo estranho, não compre.

Em vez disso, procure lojas conhecidas ou, até mesmo, peça recomendações de amigos.

Quando você se atenta para esses fatores, está prezando pela segurança de suas informações pessoais ao comprar pela internet com seu cartão.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

As letras CVV formam a sigla da palavra “Card Verification Value” que significa “Valor de Verificação do Cartão“, em português. Ou seja, trata-se do código de validação para compras online com o cartão de crédito, utilizado no lugar da senha.

Sim! As características do CVV do cartão de crédito contribuem para que seja um dado seguro e que proteja suas transações online de fraudes.

Para isso, o código de segurança é impresso de forma discreta, apenas e unicamente no verso do seu cartão.

Além disso, ao realizar uma compra, nenhum recibo, nota fiscal ou histórico do site deixarão o número visível após o pagamento.

O CVV é solicitado apenas para compras no ambiente virtual pois, no presencial, você utiliza a senha do cartão.

Portanto, a informação é sigilosa e em razão disso não é indicado que deixe seu cartão em mãos de desconhecidos.

Por fim, é possível proteger ainda mais seus dados utilizando um cartão virtual para suas compras online.

Está localizado no verso, geralmente, à direita da assinatura (manual ou numérica) do cartão.

Para autorizar, de forma segura, uma compra com o cartão de crédito. Com isso, o CVV funciona como uma senha para operações online.

É seguro utilizar o CVV do cartão em compras online?

Agora que nos aprofundamos nos detalhes do CVV do cartão, foi possível entender que o código, de fato, é uma medida de segurança para suas transações feitas na internet.

Contudo, seu número deve ser mantido em sigilo e apenas você, titular do cartão, deve ter acesso a ele.

Antes de fazer uma compra online, verifique os indícios de segurança da plataforma e nunca informe a senha do seu cartão. Afinal, você já sabe que esse dado não é necessário.

Muitas pessoas que usam o cartão de crédito para compras em geral ainda não têm o hábito de acompanhar os gastos feitos com ele e levam o susto quando a fatura chega.

Por vezes, acabam sem saber em que aquela quantia foi gasta e não tem uma noção clara de como está administrando o próprio dinheiro.

Por isso, procure fazer um controle financeiro adequado para que, assim, você possa registrar seus gastos, a fim de organizar suas finanças.

Descubra mais


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 4 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...