Mobills
Menu Mobills
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Como funciona o seguro patrimonial? Confira dicas para contratar o seu!

Um seguro patrimonial pode proteger o patrimônio da sua empresa contra diversos tipos de imprevistos. Por isso, confira as coberturas e dicas para contratar o seu!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 11 de Janeiro de 2022

Com diversos tipos de seguros existentes, surgiu a necessidade de haver, também, um que pudesse proteger as organizações ou empresas em casos imprevistos, como é o caso do seguro patrimonial.

Esse seguro pode garantir ao dono da empresa uma tranquilidade maior em relação aos bens, dependendo do tipo de cobertura escolhida.

Por esse motivo, confira o que é e como funciona um seguro patrimonial e contrate o seu.

Boa leitura!

O que é o seguro patrimonial?

Um seguro patrimonial é o tipo de seguro ideal para pessoas jurídicas, uma vez que ele garante a integridade dos bens da empresa ou da organização.

Ou seja, se você busca uma tranquilidade maior em relação aos bens que possui na empresa, esse é o tipo de seguro mas recomendado.

Além disso, ele serve para quaisquer tipos de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Com ele, será possível dar mais tranquilidade aos negócios, mesmo em casos imprevistos.

Mas, para isso, é necessário escolher o tipo de seguro patrimonial que mais encaixa para você e para sua empresa. Então, confira a seguir!

Tipos de seguro patrimonial

Para fazer uma escolha assertiva entre os tipos de seguro patrimonial, é necessário que você imagine diversos cenários de risco do seu negócio.

Afinal, é importante contratar o melhor seguro para o seu bolso, sem gastar além do necessário. Por esse motivo, conheça as 3 modalidades existentes para contratação:

  1. Compreensivo empresarial: A primeira modalidade tem o objetivo maior de proteger o patrimônio das empresas, como empresas industriais, comerciais, entre outros;
  2. Riscos nomeados: Nessa modalidade, o cliente pode escolher as coberturas para contratar. Então, somente riscos descritos na apólice estão cobertos;
  3. Riscos operacionais: Neste, estarão cobertos todos os riscos sujeitos ao segurado, como danos materiais, em máquinas, roubo, entre outras opções previstas, exceto as que sofram exclusão no momento do contrato.

Garantias e coberturas de um seguro patrimonial

É certo que riscos existem e todos estão sujeitos a passar por algo. Com isso, muitas empresas, em casos de prejuízos não cobertos, podem não ter como cobrir os danos.

Então, entre as possibilidades de cobertura de um seguro patrimonial, estão as opções:

  • Roubo ou furto;
  • Desastres naturais, como avalanches, tornados, entre outros;
  • Cobertura contra incêndios;
  • Cobertura de responsabilidade civil;
  • Crimes contra o patrimônio;
  • Danos aos equipamentos, como máquinas ou instalações elétricas; entre outras coberturas.

Cuidados ao escolher um seguro patrimonial

Ter o devido cuidado ao escolher um seguro patrimonial, assim como para o seguro pessoal, seguro auto ou qualquer outro que você for contratar, é de extrema importância.

Veja a seguir algumas dicas de como fazer uma escolha cuidadosa e segura.

Realize uma boa pesquisa

Primeiramente, pesquisar vai fazer com que você contrate a melhor opção, seja em termos de segurança e confiança ou, até mesmo, para economizar de maneira assertiva, pois nem sempre o mais barato é o mais adequado, assim como o mais caro, muitas vezes, também não é.

Assim, realize pesquisas e contrate somente quando tiver confiança no produto em questão, pois é o seu tempo, dinheiro e o bem estar da sua empresa que estão envolvidos.

Compare os produtos

Após pesquisar e separar os que mais agradaram e estiveram de acordo com o que você busca, procure fazer uma comparação entre as opções, com os prós e contras de cada uma.

Para definir uma boa seguradora, você pode avaliar alguns pontos, como:

  • Reputação (você pode procurar em sites como o Reclame Aqui);
  • Tempo de mercado;
  • Transparência de informações;
  • Histórico de pagamentos e benefícios; entre outros pontos.

Imagine cenários de risco

Em seguida, imaginar os cenários de risco da sua empresa pode facilitar o seu trabalho no momento de escolha do tipo de seguro patrimonial.

Sendo assim, procure, além dos tipos de cobertura que a seguradora vai oferecer, imaginar sua empresa em alguns cenários arriscados, que você entende que um dia, mesmo a longo prazo, podem acontecer.

Por exemplo, se você acredita que há, na área de situação do seu negócio, predisposição de terremotos, alagamentos ou outros tipos de desastres naturais, mas estes não estão incluídos na apólice, peça para que sejam adicionados.

Tenha ajuda de um corretor de confiança

Um corretor pode ser essencial para que você possa fazer a melhor escolha, uma vez que ele entende do assunto e sabe o real valor do seguro que você está prestes a contratar.

Além disso, esse profissional é, teoricamente, especialista e conhecedor das opções disponíveis no mercado, e vai te ajudar a decidir entre os produtos que estão sendo oferecidos a você.

Apólice do seguro patrimonial

Após emitida pela seguradora escolhida, a apólice tem como objetivo comprovar que você aceitou todas as condições e riscos daquele tipo de seguro.

Sendo assim, procure ler atentamente cada cláusula e confira, também, se o que foi escolhido por você consta no documento, bem como tudo o que foi decidido no momento do acordo.

Então, caso esteja tudo conforme o que você idealizou e a apólice esteja adequada às suas necessidades, assine e feche o contrato.

Quanto custa um seguro patrimonial?

O preço da contratação do seguro patrimonial vai depender, assim como em outros tipos de seguros, da análise de risco e coberturas necessárias pelo contratante.

Mas, de maneira geral, o custo tem início no valor de R$ 500 para os estabelecimentos considerados de baixo risco. Para os de risco maior, esse custo pode ser a partir de R$ 1.000.

Vale a pena ter um seguro patrimonial?

Se você tem uma empresa e preza por tranquilidade, esse tipo de seguro é recomendado. Porém, vale ressaltar a importância de fazer uma escolha inteligente, sem complicações.

Por isso, estude bem as dicas oferecidas no decorrer desse conteúdo e faça a melhor contratação possível, que mais encaixa para o seu bolso e para o seu tipo de empresa e o mais importante: que você possa encaixar no seu planejamento financeiro.

Confira, também, conteúdos sobre finanças e investimentos no canal da Mobills, no YouTube!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para o Instagram @mobillsedu e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...

.