Pesquisar Fechar Menu
Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
seguros
isca
Não
anual

Como funciona o seguro auto? Veja dicas para contratar!

Ao procurar um seguro auto, surgem muitas ofertas, o que pode fazer com que você acabe perdido. Entenda essa modalidade!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 22 de Novembro de 2021

Imagem que representa o tema seguro auto

Nos dias atuais, é vista a necessidade de, cada vez mais, possuir um seguro para automóvel, uma vez que as estatísticas mostram que um carro por minuto é roubado no Brasil. Para isso, existe o seguro auto.

No entanto, chegam muitos anúncios de contratação de seguros para automóveis, o que pode gerar muitas dúvidas.

Sendo assim, confira dicas de como contratar um seguro da melhor forma para que seu veículo não fique totalmente desprotegido.

Vamos lá?

O que é um seguro auto?

O seguro auto é um contrato consolidado entre o dono do veículo e uma seguradora que oferece o serviço.

Além disso, esse tipo de seguro possui múltiplas funcionalidades, serviços exclusivos e conta com cobertura para diversos imprevistos, como roubo ou furto.

Como funciona o seguro auto?

Em um seguro auto, o contratante paga uma taxa para que o dono do veículo seja indenizado em possíveis imprevistos, os quais serão previstos na apólice do seguro, que podem ser roubo ou dano (pessoais e de terceiros).

Para isso, o proprietário do veículo vai pagar um valor anual para que, então, tenha direito à indenização caso aconteça algum problema com o carro.

Essa relação entre seguradora e segurado gera um contrato em que são descritos e explicados, com detalhes, a cobertura a qual o veículo está sendo assegurado, que é a apólice do seguro.

No entanto, é necessário ter bastante atenção na escolha da cobertura, pois, caso aconteça algo que não é coberto e foge do contratado, a seguradora não é obrigada a indenizar o proprietário.

O que um seguro auto cobre?

Todo seguro oferece coberturas que afetam o funcionamento do carro. Um seguro auto, por exemplo, pode cobrir:

  • Acidentes;
  • Roubo ou furto;
  • Perda total;
  • Enchentes e alagamentos, desde que o motorista não force passagem em locais alagados;
  • Fenômenos naturais, como terremotos, vendavais, raios ou granizo; entre outros.

Existem, ainda, aqueles tipos de seguros que possuem o serviço 24h, portanto, não importa o horário, você pode acionar e receber a devida ajuda, que pode incluir assistências como troca de pneus, guincho e carro reserva.

Portanto, ao fazer a escolha de uma cobertura de seguro, é de extrema importância ser sincero e responder com franqueza as perguntas feitas pela seguradora, para que o seguro possa cobrir tudo que você possa vir precisar.

Dicas para fazer um seguro de automóvel

Muitas pessoas, atualmente, podem se perguntar se um seguro de automóvel realmente cabe dentro do orçamento pessoal.

A boa notícia é que é totalmente possível. Seja de automóvel ou outros tipos de seguro, uma vez que você realize um bom planejamento financeiro, tudo fica mais fácil.

No entanto, é importante considerar algumas dicas para que o seguro contratado por você seja eficaz, como:

  1. Passe todas as informações corretas no momento da contratação;
  2. Escolha bem as coberturas do seguro;
  3. Saiba se é realmente possível contar com o suporte da corretora;
  4. Faça a cotação do seguro em mais de uma seguradora e compare;

Ao levar em consideração essas dicas, você estará a um passo de escolher o seguro ideal. Portanto, estude bem antes da contratação.

Você pode querer saber também

Para fazer um seguro de um veículo, você deve, primeiro, procurar uma corretora de seguros ou um corretor e estabelecer o preço. Após isso, é necessário passar algumas informações pessoais e também detalhes do seu carro.

Para essa definição, é importante que você avalie sua rotina, hábitos e também os níveis de proteção que deseja ter com o automóvel. No entanto, alguns pontos essenciais podem ser: proteção contra furto ou roubo, cobertura para manutenção e incêndio ou assistência 24h.

As coberturas funcionam como uma proteção que a seguradora oferece para cada tipo de eventualidade que possa ocorrer. Quando você contrata um dos tipos de seguro auto, por exemplo, você está contratando uma proteção para um eventual risco com o seu carro.

Ao cotar seu seguro de automóvel, a seguradora faz um questionário para avaliar fatores de risco, que é o índice de sinistralidade. A partir disso, será feita a projeção de quanto ela terá que pagar de indenização e, então, é definido o preço do seguro.

Por que contratar um seguro auto?

Uma das razões principais para que você contrate um seguro é a garantia de proteção em alguns casos extremos, em que será preciso cobrir despesas imediatas e imprevistas.

Um seguro auto, nos dias atuais, pode ser importante para que você fique mais tranquilo em relação aos imprevistos que podem ocorrer com o seu carro, uma vez que ninguém está isento de coisas inesperadas.

Por isso, caso tenha a vontade de contratar esse tipo de seguro, estude bem e leve em consideração as dicas dadas no decorrer desse conteúdo.

Conheça o nosso canal no YouTube e fique por dentro de muitos conteúdos de educação financeira e investimentos.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários para que nossa equipe possa responder! Sua opinião é, também, muito importante para nós.



Escrito por Ranielle Oliveira Social Media

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para o Instagram @mobillsedu e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.


.