Conheça 4 opções de cursos de planejamento financeiro pessoal para organizar e melhorar suas finanças pessoais. Aproveite, saia do vermelho e tenha mais tranquilidade!

Conheça os 4 melhores cursos de planejamento financeiro pessoal para organizar as finanças

Conheça o Mobills e mude sua relação com o dinheiro!

Normalmente as pessoas fazem planos com o objetivo de melhorar sua situação financeira. Sendo assim, é comum que elas busquem meios que as auxiliem nessa missão.

Seja por meio de redes sociais, blog, aplicativos ou mesmo cursos de planejamento financeiro pessoal.

Afinal, independentemente da sua situação financeira, que pode ser de dificuldade financeira ou simplesmente de desejo de realizar algo melhor, é importante aprender a fazer um bom planejamento financeiro.

Desse forma, você vai conseguir organizar suas finanças pessoas, suas ideias, além de montar estratégias que vão te ajudar a alcançar a prosperidade financeira.

Pois, sem o devido planejamento, dificilmente você vai conseguir alcançar suas metas e objetivos financeiros.

Ademais, esse plano estratégico deve feito com base em sua realidade e no conhecimento de si mesmo. Logo, com ele você consegue ter uma melhor direção do que precisa ser feito.

Sendo assim, é importante que a cada nova situação que ocorra na sua vida, como por exemplo, uma mudança de emprego ou de cidade, você reveja suas escolhas e atitudes.

Pensando nisso, ao longo desse artigo você vai descobrir a importância do planejamento financeiro, alguns erros comuns, bem como as melhores opções para você educar-se e planejar-se agora mesmo.

Boa leitura!

Conhecendo a si mesmo

Em primeiro lugar, para elaborar um bom planejamento financeiro você precisa conhecer a si mesmo, sua renda, seus gastos, e erros financeiros.

Portanto, se pergunte: Quanto eu ganho? Quais os meus principais gastos? Estou fazendo boas escolhas de investimento?

Além disso, pergunte-se também: Eu utilizo de forma errada as opções de crédito que estão disponíveis para mim?

Estou dedicando, de fato, tempo suficiente para cuidar da minha saúde, para cuidar da minha relação com a minha família?

De acordo com as respostas dessas perguntas, você vai entender sua relação com o dinheiro e como o mesmo afeta seu bem-estar com a sua família, por exemplo.

Logo após, você deve definir novas metas e objetivos e o que você pode e vai colocar em prática para alcançá-los.

Dificuldades financeiras

Você já chegou ao fim do mês sem nenhuma noção de onde o seu dinheiro foi parar?

Por acaso já teve que pedir dinheiro emprestado ou teve que recorrer ao cheque especial para pagar suas contas?

Já quis viajar ou realizar um sonho, mas nunca teve dinheiro suficiente ou soube como se planejar para isso?

Essas são situações comuns na vida de quem possui dificuldades financeiras. Portanto, aprender como planejar e fazer o controle financeiro é fundamental para se ter uma vida financeira mais tranquila.

Logo, se sua resposta para qualquer uma dessas perguntas acima foi positiva, continue lendo esse artigo, pois ele foi feito especialmente para você.

Planejamento financeiro pessoal

Certamente, uma das maiores dificuldade encontradas no cenário econômico atual é conseguir colocar as finanças pessoais em ordem.

Dessa maneira, é preciso dedicação, planejamento e o uso de ferramentas apropriadas que auxiliem no controle financeiro pessoal.

Ainda mais em um período de crise, os produtos e serviços se tornam mais caros e o caminho natural para muitas pessoas é cortar o que não é necessário, o que é considerado supérfluo.

No entanto, se esse é o seu caso, não se desespere!

Pois, com a orientação de um bom curso de planejamento financeiro pessoal é possível organizar as finanças e economizar dinheiro, muitas vezem sem precisar fazer grandes mudanças no seu estilo de vida!

Sendo assim, se você deseja aprofundar os conhecimentos sobre planejamento financeiro pessoal, você pode encontrar muitos cursos interessantes disponíveis na internet.

Nós selecionamos 4 cursos online de planejamento financeiro pessoal para te auxiliar a manter as finanças pessoais em ordem!

Os 4 melhores cursos de planejamento financeiro pessoal

1. Curso de finanças do Banco Central

O Curso de Finanças Pessoais (GFP), oferecido pelo Banco Central do Brasil (BC), é on-line, gratuito, com todo o conteúdo apresentado por meio de vídeos animados.

Além disso, o curso utiliza conceitos básicos sobre temas do cotidiano das pessoas, mostrando, de forma simples e didática, como utilizar o dinheiro de modo mais consciente e de forma a otimizar os gastos.

O curso aborda os seguintes módulos/temas:

  • Nossa relação com o dinheiro;
  • Orçamento pessoal ou familiar;
  • Crédito e endividamento;
  • Consumo planejado e consciente;
  • Poupança e investimento;
  • Prevenção e proteção;
  • Consumindo serviços financeiros.

Ademais, o curso tem duração de 30 dias, contados a partir da inscrição, e uma carga horária de 20h.

Por fim, o BC oferece 3.000 vagas por turma.

2. Curso de finanças pessoais da CVM Educacional

O curso Educação Financeira para Jovens é oferecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Nesse curso, o aluno é estimulado a refletir sobre a importância da educação financeira. Dessa maneira, entre outros pontos, são abordados os seguintes temas:
  • Consumo consciente e equilíbrio financeiro;
  • Reconhecimento do orçamento como instrumento para a vida financeira;
  • Diferenças e relações entre poupar e investir;
  • Orientação no planejamento financeiro a curto e médio prazo;
  • Conhecimento das principais causas do endividamento e das alternativas para sair desta condição;
  • Cultura da poupança;
  • Importância de investir o dinheiro poupado.

Desse modo, o módulo traz informações importantes para manter as contas em dia e começar a construir um patrimônio de forma segura e sólida.

Contudo, ao fim do curso, há uma avaliação na qual o aluno deve obter um acerto mínimo de 70% para poder receber um certificado de participação.

A CVM é quem regulamenta e fiscaliza as operações realizadas no mercado financeiro brasileiro.

Por isso, é uma boa fonte de conhecimento sobre finanças pessoais.

3. Curso de educação financeira do Senai-SP

O curso Competência Transversal – Finanças Pessoais é oferecido pelo Senai-SP.

Além disso, o curso aponta a importância de alcançar o equilíbrio financeiro para ser mais motivado, ter tranquilidade e qualidade de vida.

Dessa forma, entre outros pontos, são abordados os seguintes temas:

  • Perfil financeiro;
  • Importância da educação financeira;
  • Planejamento e finanças pessoais;
  • Gestão de dívidas;
  • Direitos do consumidor endividado;
  • Investimentos.

O aluno deve, no início do curso, ter no mínimo 14 anos de idade e ter completado a 6ª série do Nível Fundamental.

Vale ressaltar também que o curso é gratuito, tem uma duração de 14 horas e deve ser realizado dentro de 21 dias.

4. Planejamento Financeiro na Prática – Mobills

O curso Planejamento Financeiro na Prática é oferecido pela Mobills – startup de gestão de finanças pessoais.

Neste curso, iremos te mostrar como você pode fazer o seu planejamento financeiro para nunca mais passar por apertos financeiros na vida.

Também te mostraremos formas de aumentar sua renda e, principalmente, como você pode poupar mais e gastar menos sem precisar fazer grandes mudanças no seu estilo de vida!

Dessa maneira, ao colocar em prática o que iremos ensinar nesse curso, você será capaz de:

  • Realizar um planejamento financeiro eficiente;
  • Se livrar de todas as suas dívidas rapidamente;
  • Diminuir seus gastos em até 50% e investir seu dinheiro todos os meses;
  • Planejar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo;
  • Começar a investir e fazer o dinheiro trabalhar para você;
  • Entrar no caminho certo para atingir a tranquilidade financeira;
  • Aprender a utilizar plataformas e para alcançar sua independência financeira;
  • Ter a segurança e a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes.

Além disso, iremos abordar o tema como começar a investir, para que você possa saber como entrar no mundo dos investimentos e, assim, fazer o seu dinheiro trabalhar para você!

Contudo, se você não aprender técnicas simples de como economizar e aumentar seus rendimentos, dificilmente você vai conquistar a independência financeira.

Dessa forma, esse curso foi feito para você que acredita que tem um bom salário, mas nunca consegue realizar seus objetivos financeiros, visto que todos os meses não sobra nada ou quase nada para investir e poupar dinheiro.

Módulos do curso

  • Mentalidade financeira: Neste módulo, discutiremos como é seu relacionamento com o dinheiro, técnicas para reprogramar sua mentalidade financeira rumo ao sucesso e como manter o foco no que realmente importa.
  • Conceitos financeiros: Uma vez comprometidos com a mudança de paradigmas, neste módulo, iremos tratar de conceitos essenciais para sua jornada no curso e sucesso financeiro.
  • Diagnóstico financeiro utilizando o Mobills: Como posso organizar minhas despesas? Responderemos essa pergunta em um módulo prático, onde você aprenderá a analisar suas finanças através da melhor plataforma de controle financeiro do Brasil.
  • Saindo das dívidas: Você entenderá como organizar e classificar sua dívidas, quais são as técnicas mais eficientes para renegociação e qual é a importância do Score de crédito e do cadastro positivo.
  • Planejamento financeiro na prática: O que é planejamento financeiro para você? Saber como acompanhar seu progresso financeiro, como prever seu saldo e quanto irá sobrar a partir de seus gastos é essencial para seu planejamento financeiro.
  • Reduzindo seus gastos: Como cortar ou reduzir gastos? Neste módulo, apresentaremos técnicas para evitar compras por impulso, hacks para economizar e como utilizar ferramentas digitais como buscadores e cashback a seu favor.
  • Aumentar seus ganhos: Mais do que economizar, aumentar sua renda também é importante. Neste ponto do curso, discutiremos ideias para garantir sua renda extra, como conseguir um aumento de salário e ganhar dinheiro online.
  • Começar a investir: Uma vez no controle de suas finanças, chegou a hora de fazer seu dinheiro trabalhar por você. Aqui, você conhecerá seu perfil de investidor, entenderá conceitos de renda fixa e variável, além de conhecer ferramentas e sites imprescindíveis para todo investidor.

Aulas extras

  • Comparativo dos bancos digitais;
  • Melhores aplicativos financeiros;
  • Melhores corretoras do mercado;
  • Como juntar milhas para nunca mais pagar por uma viagem;
  • Dicas de livros sobre educação financeira.

O curso é ministrado por Carlos Terceiro, CEO e Fundador do Mobills Educação Financeira e pós-graduando em Finanças, investimentos e banking pela PUC.

Aplicativo Mobills

Utilizar ferramentas para auxiliar no controle financeiro é fundamental para organizar as finanças pessoais.

Para isso, recomendamos o uso do Mobills, o melhor aplicativo de controle financeiro do país, possuindo mais de 8 milhões de downloads.

Esse prestígio é devido, principalmente, às funcionalidades únicas e específicas que o aplicativo de gestão de finanças pessoais tem a oferecer.

Como por exemplo, indo desde o registro de receitas e despesas, até mesmo o acompanhamento de objetivos financeiros.

Além disso, o aplicativo conta com um clube de benefícios para os MBs, usuários do app, que garante pontos que podem ser trocados por prêmios diretamente na plataforma.

Conclusão

Muitas pessoas se sentem perdidas quando o assunto é relacionado às finanças pessoais.

Por isso, é fundamental que você aprenda de vez como fazer o gerenciamento do seu dinheiro e o seu planejamento financeiro.

Portanto, estude, leia blogs, livros, faça cursos de planejamento financeiro pessoal.

Logo, se você quer alcançar todos os seus objetivos financeiros, então assuma de vez o seu controle financeiro!

Existe uma infinidade de materiais sobre o tema. Sendo assim, consuma o máximo de conteúdo que você puder, e claro, coloque em prática o que você aprendeu.

E lembre-se: conheça o Mobills e registre todos os seus gastos e ganhos a partir de agora!

Comente, nos siga nas redes sociais e compartilhe este conteúdo!

O que achou do artigo com os melhores cursos de planejamento financeiro pessoal?

Se gostou, então, cadastre-se na nossa Lista Vip para receber as novidades em primeira mão e compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas e deixe seu comentário!

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @mobillsedu!

Não deixe, também, de acessar o canal do Mobills no Youtube.


VEJA TAMBÉM:

Postado em: Planejamento Financeiro


Escrito por Hudson Maia

Engenheiro de Pesca. Doutorando da Universidade Federal do Ceará. Apaixonado pelos temas relacionados a finanças, economia e empreendedorismo.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web