Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
epico
Sim
mensal

Melhores investimentos para 2024: saiba onde seu dinheiro rende mais!

Quer aumentar seu patrimônio? Então, conheça os melhores investimentos para aplicar dinheiro agora mesmo.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 28 de Fevereiro de 2024

Quais são os melhores investimentos em 2024 para aplicar dinheiro e alcançar uma rentabilidade maior com menos risco?

Neste artigo, te mostraremos tudo o que observar na hora de investir seu dinheiro para descobrir qual o melhor investimento para 2024. Então, vamos nessa?

Melhores investimentos em 2024: qual rende mais?

A renda variável é a classe de ativo mais arriscada e, por isso, oferece uma expectativa de rentabilidade maior para o investidor para compensar o risco adicional.

As principais aplicações dessa classe são: fundos de investimentos de renda variável, ações, commodities, derivativos e criptomoedas. Então, vamos conhecer algumas dessas agora.

Lembre-se que os ativos e alocações citadas não são recomendações de compra/venda e que decidir onde investir é uma decisão pessoal sua.

Ações

Uma ação é a menor parte do patrimônio de uma empresa. Portanto, ao adquirir uma, você passa a ser sócio da companhia. Assim, o preço de uma ação é determinado pela oferta e pela demanda do mercado.

Nesse sentido, o maior atrativo desse ativo é a expectativa de valorização do preço da ação e o recebimento de dividendos, que é a parte do lucro que a empresa distribui aos acionistas.

Com o controle da inflação e uma expectativa de queda da taxa de juros, as ações são um excelente investimentos para 2024.

Lembrando que ações e investimentos em Bolsa são recomendados apenas aos investidores do perfil arrojado.

VEJA TAMBÉM: 11 melhores ações para comprar hoje: invista com ajuda de experts!

Fundos de Investimentos

Fundos de Investimento são uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro.

As principais vantagens são a gestão profissional, pois existe um gestor capacitado que faz o gerenciamento dos recursos, e a diversificação, pois existem vários ativos dentro de um mesmo fundo.

Existem milhas de fundos negociados no Brasil, que são de várias classes diferentes, cada um com características próprias.

Fundos de Ações

Um fundo de investimento de ações é um fundo que aplica mais de 67% dos recursos do fundo em ações.

Portanto, é uma ótima alternativa para quem quer se expor ao mercado acionário com as vantagens que os fundos de investimento proporcionam.

Fundos Imobiliários

É uma classe de fundo de investimento em que os investidores aplicam seus recursos em conjunto no mercado imobiliário.

Tradicionalmente o dinheiro é usado na construção ou na aquisição de imóveis que depois serão locados. Por lei, 95% dos resultados do fundo devem ser distribuído aos cotistas.

O mais interessante é que esse instrumento é uma boa forma de construir renda passiva, pois os rendimentos são distribuídos mensalmente.

Monte uma carteira sólida, já que o montante dos dividendos de um ativo pode variar ou até mesmo cessar completamente, conforme a saúde financeira do fundo.

Por conta de sua relação inversa com a taxa de juros futuro, os fundos imobiliários se tornam um dos melhores investimentos em 2024.

Fundos de Índice (ETFs)

Também conhecidos como fundos de índice, os ETFs são fundos de investimento que buscam acompanhar o desempenho de um índice de referência.

Por exemplo, o BOVA11 é um ETF que replica o desempenho do Ibovespa. Inclusive, ele pode ser negociado através do ambiente da bolsa.

Veja um exemplo de seu desempenho nos últimos anos, tendo em mente que o passado não é garantia de retorno futuro:

A maior vantagem desse tipo de ativo são os baixos custos e a garantia de que o investidor não terá um retorno abaixo do mercado.

Investimentos mais seguros

Como foi dito, existe uma relação entre risco e retorno. Nesse caso, se quisermos investimentos seguros, não teremos uma expectativa de altos retornos.

As aplicações que têm maior previsibilidade em seus retornos são as de renda fixa, pois é possível saber no momento da aplicação qual é o fator de rentabilidade.

Em outras palavras, é possível saber de antemão em relação a qual índice o retorno a aplicação vai variar.

Os melhores investimentos em 2024 de renda fixa são: títulos públicos, CDBs, LCIs e LCAs, CRIs e CRAs, debêntures e fundos de renda fixa.

Esses investimentos são indicados por conta do crescimento da taxa de juros real do Brasil, o que faz com que o retorno do investidor seja maior.

Da mesma forma, vamos explicar os principais que você precisa conhecer.

Tesouro Direto

O governo emite um título de sua dívida com o objetivo de financiar seus gastos. Dessa forma, quando você adquire um título público, passa a ser credor do Tesouro Nacional.

Nesse sentido, o Tesouro Nacional criou o Tesouro Direto, que é um programa que facilita a captação de recursos e o acesso pelas Pessoas Físicas aos títulos públicos.

Como o Banco Central pode emitir moeda para pagar sua dívida sempre que quiser, dizemos que a aplicação em títulos públicos é o investimento mais seguro do Brasil. Assim, você pode investir no Tesouro Direto a partir de valores baixos ou patrimônios mais elevados.

Certificado de Depósito Bancário

O investimento em um CDB consiste em uma operação de empréstimo em que o credor é o investidor e o devedor é uma instituição financeira.

É possível encontrar CDBs com baixíssimo risco, pois no Brasil temos grandes bancos que são muito sólidos e seguros, e alta liquidez, como os CDBs com Liquidez Diária.

No que diz respeito à rentabilidade, a dos CDBs costumam estar atrelados ao CDI, ou seja, os títulos rendem uma porcentagem da taxa DI.

Além disso, esse ativo é coberto pelo FGC. O Fundo Garantidor de Crédito, ou FGC, é uma associação que tem como objetivo prestar garantia de crédito aos clientes das instituições participantes do fundo.

Ele resguarda os investidores da eventual falência das instituições. Em outras palavras, as aplicações de até R$ 250.000 em um CDB, serão devolvidos se o banco vier à falência.

Letras de Crédito

As LCIs e LCAs são siglas para Letra de Crédito Imobiliária e do Agronegócio, respectivamente, e são fortes candidatas a ser o melhor investimento.

Elas representam títulos de crédito cujo objetivo é captar recursos que serão investidos no setor imobiliário e agrícola.

Além disso, como o governo quer incentivar esses dois setores no país, ele isenta os investidores de pagarem imposto de renda sobre os rendimentos desses títulos.

Por fim, as LCIs e LCAs contam com a cobertura do FGC, o que representa uma segurança a mais para o investidor.

Debêntures

A debênture funciona basicamente como um título público. Contudo, ao invés de emprestar dinheiro para o governo, será um empréstimo para uma empresa que não faz parte do setor financeiro.

Naturalmente, como emprestar para uma empresa é mais arrisco do que emprestar para o governo, esse tipo de ativo oferece uma maior expectativa de retorno quando comparado aos títulos da dívida.

Fundos de investimentos de renda fixa

Os fundos de renda fixa têm obrigação de investir pelo menos 80% do seu patrimônio líquido em ativos relacionados a variação da taxa de juros e/ou a índice de preços.

É uma ótima opção para quem busca diversificação e uma gestão profissional, tendo em vista que esses fatores diminuem o risco.

Melhores investimentos: rentabilidade ou segurança?

Se quisermos saber qual o melhor investimento, precisamos entender primeiro a relação entre risco e retorno.

Risco x Retorno

O risco nada mais é do que a incerteza quanto ao retorno de um ativo. Portanto, quanto mais incerto for o resultado de uma aplicação, mais arriscada ela será.

Sendo assim, um investidor só irá investir nesse tipo de ativo se este oferecer uma maior expectativa de retorno.

Então, se quisermos que nosso dinheiro renda mais, provavelmente, precisaremos correr mais risco.

Por outro lado, se não estivermos dispostos a correr grandes riscos, provavelmente, teremos que nos contentar com um retorno menor.

Melhores investimentos para reserva de emergência

A reserva de emergência constitui um “colchão financeiro” que deve ser usado para cobrir gastos imprevistos ou para suprir as necessidades pessoais em caso de uma perda da fonte de renda.

Se, por acaso, você perder seu emprego, a reserva financeira irá garantir a manutenção do seu padrão de vida por um período suficiente para que você possa encontrar outro trabalho.

Portanto, essa reserva deve equivaler a cerca de 6 a 12 meses dos seus gastos mensais.

Como você usaria esse valor acumulado em uma emergência, você deve investir em quê? O ideal é que você aplique em ativos com alta liquidez e baixo risco.

Os principais exemplos de ativos que cumprem esses requisitos são títulos públicos, CDBs com liquidez diária, fundos de investimento em renda fixa com liquidez diária e a poupança.

Melhores investimentos para viajar

Na hora de planejar uma viagem, é fundamental que se tenha noção de quando ela vai acontecer, pois não podemos aplicar em um ativo que tenha uma liquidez menor do que precisamos.

Por exemplo, se você quiser em um ano, não pode investir em algo que só te permite resgatar os recursos em dois anos.

Da mesma forma da reserva, o investimento com o objetivo de viajar não deve buscar rentabilidade, mas segurança.

A maior diferença entre esses dois objetivos é que você pode escolher um ativo com uma liquidez um pouco menor, pois você consegue saber quando exatamente vai precisar dos recursos.

Portanto, os instrumentos financeiros mais adequados para quem quer viajar são os de renda fixa, pois cumprem os requisitos da liquidez e segurança.

Mas, lembre-se! Observar o prazo de vencimento do título e a possibilidade de resgate é fundamental.

Melhores investimentos para comprar uma casa

O valor de um imóvel é maior que o de uma viagem e de uma reserva, então o tempo para juntarmos o dinheiro necessário será maior.

Dessa forma, a liquidez do ativo em que vamos investir pode ser menor ainda, fazendo, assim, com que tenham um leque maior de opções de aplicações para escolher.

É importante também verificar o risco da operação.

Por isso, os ativos de renda fixa ainda são a melhor opção, pois com eles é possível mensurar a rentabilidade (assim, o risco é menor) e o vencimento (assim, podemos escolher a liquidez de acordo com nossos propósitos).

Melhores investimentos para se aposentar

Se aposentar significa que não precisamos mais trabalhar, fazendo, assim, com que a decisão de continuar trabalhando seja uma opção, não uma necessidade.

Existem duas formas de fazer isso: construir um patrimônio e depois consumi-lo ou construir um patrimônio que gere renda passiva.

No primeiro caso, você precisa saber com quanto quer viver e com quantos anos quer se aposentar.

Por exemplo, a expectativa de vida do brasileiro é 80 anos, então se você quer se aposentar com 60 anos e viver com R$ 5.000,00 por mês, precisa juntar pelo menos R$ 1.200.000,00.

Nesse exemplo, para simplificar o cálculo, eu irei desconsiderar os juros que irão incidir sobre o patrimônio durante a fase de usufruto do dinheiro.

Nesse sentido, você pode aplicar em previdência privada, títulos de renda fixa de prazos mais longos, ativos de renda variável, fundos de investimento etc.

No segundo caso, você precisará investir em ativos que gerem essa renda passiva.

Se você quer viver com R$ 5.000,00 por mês, necessita acumular um patrimônio suficiente para gerar esse valor mensal.

Os principais ativos que geram renda passiva são fundos imobiliários, ações, previdência privada e títulos com juros periódicos.

Melhor lugar para investir com pouco dinheiro

Se temos pouco dinheiro, mas queremos começar a construir patrimônio, podemos investir em quê? Hoje em dia, a maioria das aplicações é acessível a todos os tipos de investidores.

Por exemplo, com R$ 30,00, já é possível aplicar em títulos públicos, ações ou fundos de investimento. Além disso, existem várias aplicações de renda fixa que não têm valor mínimo de aporte.

Não basta saber onde aplicar com pouco dinheiro, é necessário estudar sobre mercado financeiro para que você esteja mais apto a administrar seu patrimônio quando este for maior.

Ademais, o estudo possibilitará a escolha aqueles ativos com a melhor relação risco-retorno e aqueles que mais se adequam ao seu perfil e aos seus objetivos.

Entenda também que nessa fase o efeito dos juros compostos não será muito significativo.

Contudo, com disciplina e constância, você poderá alcançar um patrimônio que cresce em uma velocidade muito maior.

Por fim, não busque apenas nos investimentos uma forma de ganhar dinheiro.

Isso porque, sua principal fonte de renda deve ser o seu trabalho, e o mercado financeiro apenas um instrumento de multiplicação de capital.

Para quem quer aumentar a renda, você pode buscar uma fonte alternativa de renda ou pode se qualificar para que você possa receber mais na sua ocupação principal.

Qual é o melhor investimento 2024?

É muito comum vermos pessoas que estão em busca de qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro. Mas será que ele existe?

Na verdade, não existe o melhor investimento, o que é existe é o melhor investimento para você. Isso porque, não podemos considerar somente um fator nesse processo, como a rentabilidade.

O ideal é que consideremos a rentabilidade, a liquidez e o risco e escolhamos um ativo que tenha esses fatores em um nível que esteja de acordo com as nossas necessidades e com os nossos objetivos.

Se, por acaso, você ainda tiver dívidas a quitar, o melhor investimento será quitar essas dívidas para que os juros destas não prejudiquem a construção do seu patrimônio.

Por outro lado, se você construiu um patrimônio e quer se aposentar, mas precisa de um rendimento de 6% ao ano para viver somente dos rendimentos, o melhor investimento para ganhar dinheiro será aquele que garantirá essa rentabilidade anual com o menor risco possível.

Dessa forma, o que pode ser bom para um investidor pode não ser para outro, pois cada um tem a sua particularidade.

Mas, não se preocupe! Vamos te mostrar como você pode encontrar os ativos ideais para você. Para isso, precisamos levar em consideração dois pontos já citados: perfil e objetivos.

O que observar antes de investir

Como foi dito, se você quiser aplicar dinheiro nos melhores investimentos de 2024, é necessário que você conheça o seu perfil de investidor e quais são os seus objetivos.

Com essas respostas, você poderá responder a pergunta “você deve investir em quê?”.

Perfil do investidor

O perfil do investidor leva em consideração nosso nível de aceitação ao risco, nossa capacidade de suportar oscilações na nossa carteira de investimentos.

Basicamente, existem cinco perfis: ultraconservador, conservador, moderado, arrojado e agressivo.

O ultraconservador é aquele mais averso ao risco e que não lida bem com oscilações nos preços dos seus ativos. Em contrapartida, o agressivo é aquele que aceita correr maiores riscos em busca de maiores retornos.

Os outros perfis são níveis intermediários entre esses dois extremos.

Para que você possa se identificar com algum desses cinco perfil, precisa refletir sobre a sua situação de vida e como você lidaria com possíveis oscilações no seu portfólio.

Se, por exemplo, se você for jovem, mais risco pode correr, pois você tem tempo e energia suficiente para recomeçar novamente em caso de prejuízo.

Por outro lado, se você se sentir muito desconfortável em períodos de muita volatilidade no mercado, é melhor que você aplique em ativos de menor risco.

Atualmente, as melhores corretoras de valores, como a Toro Investimentos, têm formulários em que é possível descobrir seu perfil de risco.

Toro Investimentos

Avaliação Mobills
4.5 500
Avaliação Mobills
Abra sua conta URL verificada
Serviços oferecidos Conteúdo educacional, recomendações, home broker e plataformas.
Principais produtos Bolsa de valores, títulos públicos e privados e fundos de investimento.
Taxas Isenção em todas as operações (a depender do plano escolhido).
Reputação Nota 8.2 no Reclame Aqui
Abra sua conta URL verificada
  • Como abrir conta na corretora
    • Acessar o site clicando em “ABRIR CONTA”;
    • Clicar em “Cadastre-se”;
    • Preencher com as informações e enviar os documentos necessários;
    • Aguardar a aprovação; e
    • Começar a investir.
  • Mais informações
    • Corretagem zero;
    • Conteúdo educacional;
    • Recomendações e cursos gratuitos;
    • Assessoria Premiada e atendimento WhatsApp;
    • Acesso à carteira mensal de ações;
    • Assessoria de investimentos personalizada; e
    • Plataforma Profit grátis.

Objetivos financeiros

É importante que você saiba onde quer chegar para que assim você descubra o que deve fazer para alcançar suas metas.

Escolher uma aplicação que não está de acordo com suas necessidades é um dos erros mais prejudiciais que o investidor pode cometer.

Por exemplo, se eu quero viajar no próximo ano, eu não posso aplicar em um ativo com uma liquidez superior a um ano ou que tenha uma oscilação muito grande.

Dessa forma, eu correrei o risco de não realizar meu objetivo no prazo desejado.

Por isso, é importante, além de considerar nosso perfil, levar em consideração nossas metas.

Pensando nisso, resolvemos te mostrar que tipo de aplicação mais se adequa aos principais objetivos para que você possa fazer escolhas mais acertadas na hora de investir.

Estude os ativos antes de investir

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você estude as aplicações financeiras antes de investir.

Se você souber qual é o seu perfil e quais são as suas metas, mas não se esforçar para analisar a qualidade dos ativos em questão, você se exporá a um risco desnecessário.

Além disso, quanto mais arriscado o ativo for, maior é a necessidade de uma avaliação criteriosa.

Risco vem de não saber o que está fazendo.

Warren Buffett

Caso você queira investir em um CDB, verifique a qualidade da instituição, analise o tamanho da dívida da companhia e compare o retorno do ativo com a inflação do país.

Por outro lado, se você quiser comprar uma ação, verifique a qualidade da empresa, as perspectivas do setor e o comportamento da economia.

O importante é: não negligencie o estudo!

Simulador de Investimentos

Agora que já conhecemos os principais fundamentos dos investimentos, talvez, seja interessante fazer simulações de aplicações financeiras.

Para isso, você pode usar a calculadora de investimentos é possível simular o rendimento de uma aplicação de forma prática e rápida.

Tenha em mente que as simulações de investimentos consideram o cenário atual e podem mudar conforme os eventos da economia. Além disso, é preciso considerar o impacto dos impostos e da inflação na rentabilidade final.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual é a melhor aplicação financeira no momento?

Quais os investimentos mais lucrativos?

Melhores investimentos que a poupança

Quais as melhores corretoras de investimento

Qual é o melhor investimento?

Quais os melhores investimentos para quem tem pouco dinheiro

Comece 2024 com o pé direito

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que feito é melhor do que perfeito.

Se você ainda não investe, mas pretende, essa afirmação se aplica muito à sua realidade. Portanto, não espere saber tudo sobre mercado financeiro ou ter muito dinheiro para começar a investir.

Comece aos poucos, com o que você sabe e com o que você tem.

Claro, como você não tem muita experiência nem muito conhecimento, não dê “all-in”, ou seja, não aplique um dinheiro que você não pode se dar ao luxo de perder.

Contudo, para minimizar o risco de perda, considere todas as dicas que demos nesse artigo para escolher os melhores investimentos no Brasil.

Se você ainda tiver inseguro, comece pelos ativos menos arriscados e de mais fácil compreensão. Com o passar do tempo, você se sentirá confortável para aplicar em outras classes.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.