Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

O que é renda passiva: como ganhar dinheiro sem trabalhar

Já imaginou ganhar dinheiro sem esforço? Leia o artigo e entenda o que é renda passiva.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 03 de Outubro de 2023

A aposentadoria é um tema delicado na vida de milhões de brasileiros, mas a solução desse problema pode estar na construção de uma renda passiva significativa. 

Isso porque, você poderá se aposentar antes e/ou mais confortavelmente se investir para construir uma boa renda passiva. 

Nesse artigo, vamos entender esse conceito para que possamos decidir se faz sentido na nossa estratégia de investimentos. 

O que é renda passiva? 

Renda passiva é aquele dinheiro que você ganha sem o esforço de uma atividade, é uma renda que você recebe automaticamente independente se trabalha ou não. 

Normalmente, é preciso fazer um esforço para construir essa renda passiva, mas, depois disso, o dinheiro cai automaticamente. 

Nós, brasileiros, não estamos muito acostumados com esse tipo de renda, pois nós sempre vinculamos o ganho de dinheiro ao trabalho ativo. 

Contudo, em alguns outros países, é comum vermos adultos investindo em ativos que geram renda passiva para se aposentarem mais confortavelmente no futuro.

Conheça os melhores investimentos para ter renda passiva

Exemplos de renda passiva 

Você já ouviu alguém falar que, se ganhasse na loteria, vai investir todo o dinheiro e viver só dos juros? Esse é um caso de renda passiva! 

Em outras palavras, depois de investido os milhões ganhos na loteria, você receberá o volume de juros tão grande por mês que não precisará mais trabalhar. 

Esse princípio também se aplica a outros investimentos, como ações e fundos imobiliários, pois eles também geram uma renda passiva. 

Veja o caso das ações: como acionista, você tem direito a parte dos lucros da empresa (dividendo); dessa forma, quanto mais ações você tiver, maior será o dinheiro que você receberá. 

Ou seja, você poderá acumular um número tão grande de ações que o dinheiro que você recebe mensalmente já sobre todos os seus custos. 

Diferença entre renda passiva e ativa 

Como já foi dito, a renda passiva é aquela que não está vinculada ao esforço de uma atividade, de um trabalho. 

Por outro lado, a renda ativa é justamente o contrário, isto é, você precisa fazer um esforço para que você possa recebê-la. 

O principal exemplo da renda ativa é o nosso emprego. Nele, nós trocamos nosso tempo, habilidades e conhecimentos em troca de uma remuneração. 

Se não trabalharmos, não ganharemos. Se trabalharmos, ganharemos. Ou seja, a renda está associada ao esforço.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.