Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que são pontos do cartão de crédito? Entenda como funcionam!

Descubra como os pontos do cartão de crédito podem ajudar a melhorar suas finanças e aprenda como juntá-los e aproveitá-los ao máximo.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 18 de Janeiro de 2024

Saber como acumular e usar seus pontos de forma inteligente pode ajudá-lo a obter muitos benefícios. Por este motivo queremos que você saiba o que são pontos do cartão de crédito.

É por isso que criamos este artigo, para explicar tudo o que você precisa saber sobre pontos do cartão do crédito, quais benefícios são atrelados a eles e como transformá-los em renda extra.

Prepare-se para entrar em um universo cheio de possibilidades, muitas vantagens e até com ganho de milhas para voar de graça. Confira!

Leia também: Cartões de crédito que pontuam na Livelo

O que são pontos do cartão de crédito?

Os pontos do cartão de crédito são recompensas que você pode ganhar ao fazer compras do dia a dia com o seu cartão.

Isso significa que desde o cafezinho de R$ 2 na padaria até compras com valores mais robustos, usando o cartão de crédito acumulam uma certa quantidade de pontos.

No fechamento da fatura, o valor total será convertido conforme as regras do cartão de crédito em saldo no programa de pontos e você poderá trocar por uma variedade de recompensas, como:

  • Passagens aéreas;
  • Diárias de hotéis;
  • Produtos eletrônicos;
  • Móveis para casa ou escritório;
  • Aluguel de carro;
  • Roupas;
  • Pacotes completos de viagem.

Por isso é importante na hora de decidir ter um cartão de crédito, optar por aquele que ofereça como benefício o acúmulo de pontos, porque ao final de cada mês você tem uma possibilidade infinita de resgatar da forma como quiser.

Leia também: Como saber quantos pontos tenho no cartão de crédito? Entenda!

Para que servem os pontos do cartão de crédito?

Embora muitas pessoas ainda não entendam para que servem os pontos do cartão de crédito e deixam de priorizar este benefício na hora de pedir um cartão de crédito, saiba que eles são muito importantes.

Os pontos do cartão de crédito servem como dinheiro e são oferecidos pelas administradoras de cartões e bancos como recompensa aos usuários por gastarem dinheiro com ele.

É uma forma de agradecimento aos clientes pela sua fidelidade e ainda serve como incentivo para que continuem usando o cartão ao invés do dinheiro vivo.

Afinal de contas, eles sabem o quanto o mercado é agressivo e cheio de oportunidades para o consumidor mudar de empresa em busca de algo melhor.

Veja também: Quanto vale os pontos no cartão de crédito? Descubra agora!

Como ganhar pontos no cartão de crédito?

A maioria dos cartões de crédito tem programas de recompensas que oferecem pontos para cada compra que você faz.

Normalmente, quanto mais dinheiro você gasta, mais pontos você acumula e isso também tem relação com a parceria que ele possui.

Alguns cartões oferecem pontos extras em determinadas categorias de gastos, como compras em supermercados, restaurantes ou viagens.

Atualmente os cartões de crédito que pontuam na Livelo são os mais desejados, pois seus pontos podem virar milhas na transferência de pontos entre programas de maneira muito simples e rápida.

Também existem cartões de crédito que oferecem bônus de pontos para novos usuários, geralmente após atingirem um determinado valor em compras nos primeiros meses de uso do cartão.

Veja também: Como ganhar pontos Livelo com o Mobills Premium

Como usar os pontos do cartão de crédito?

Existem várias maneiras de usar os pontos do cartão de crédito, dependendo do programa de recompensas do seu cartão. As opções mais comuns incluem:

Troca por passagens aéreas

Os pontos podem ser usados para comprar passagens aéreas baratas ou até mesmo gratuitas, dependendo da quantidade de pontos que você tem e da disponibilidade de voos disponíveis.

Resgate de diárias em hotéis

Muitos programas de recompensas permitem que você use seus pontos para reservar diárias em hotéis em todo o mundo.

Para isso é preciso verificar se a reserva deve ser feita na plataforma da rede de hotéis ou na do programa de pontos.

Compras em lojas parceiras

Os programas permitem que você troque seus pontos por produtos e serviços em lojas parceiras, como eletrônicos, roupas, acessórios, livros e muito mais.

É muito comum encontrar entre os parceiros empresas famosas no varejo e até mesmo marcas elitizadas.

Cashback na fatura do cartão

Também não podemos deixar de falar que alguns programas permitem usar os pontos para pagar parte ou toda a sua fatura do cartão de crédito.

As regras ficam muito bem estabelecidas e geralmente são informadas como cashback na fatura e como serão convertidos em crédito!

Leia também: Cartão com Milhas ou Cashback: Qual é mais vantajoso?

Aluguel de carro

Alugar um carro com pontos em qualquer lugar do país ou do mundo também pode ser oferecido pelos programas, muitas vezes com descontos exclusivos e usando o seguro do próprio cartão.

Pacotes de viagem

Alguns programas oferecem pacotes completos de viagem com direito a voo, hospedagem e passeios, tudo podendo ser pago com pontos do cartão de crédito.

Dentro deste benefício também são encontradas as viagens de cruzeiro, tanto as que são consideradas mini cruzeiros, que tem poucos dias de navegação, quanto as que fazem trajetos internacionais.

É possível vender os pontos do cartão de crédito?

Até aqui falamos sobre as vantagens de usar os pontos do cartão, mas também é possível vender os pontos acumulados e ganhar uma renda extra que você nem estava imaginando.

Algumas empresas surgiram ao longo dos anos e tornaram-se especialistas em compra pontos e milhas de programas de fidelidade, como as que são geradas na Livelo, Smiles, LATAM Pass e TudoAzul.

Os melhores sites para vender pontos e milhas são sempre os que têm melhor reputação no mercado e por isso é importante fazer uma pesquisa prévia.

Os mais famosos são: HotMilhas, MaxMilhas e Bank Milhas, mas ainda há a possibilidade venda direta, aquela que é oferecida para parentes e amigos.

Lembramos que a 123 Milhas passou por problemas em 2023 e cancelou diversas viagens. Além disso, não pagou aqueles que venderam milhas pelo seu site.

Vale ressaltar que o mercado de pontos e milhas é cíclico e pode ter variação de valores por conta da demanda.

Além disso, o valor oferecido pelas empresas que compram os pontos geralmente é menor do que o valor real dos pontos, o que pode não compensar a venda.

Sendo assim, avalie os riscos e na hora de vender confira se não terá algum tipo de prejuízo.

O ideal é usar os pontos acumulados em benefício próprio trocando por passagens aéreas, hospedagem em hotéis ou descontos em produtos e serviços.

Plataforma de venda de milhas

Venda de milhas das principais companhias aéreas do Brasil

Venda de milhas das principais companhias aéreas do Brasil

URL verificada

Quanto valem os pontos do cartão de crédito?

Agora que tocamos no assunto de valores, saber quanto valem os pontos do cartão de crédito irá ajudar você no poder de decisão.

Os pontos do cartão de crédito podem variar bastante de valor, dependendo do programa de recompensas.

Alguns possuem uma tabela fixa de conversão de milhas por pontos ou outros benefícios, então é reciso ficar atento.

Em contrapartida, outros oferecem mais flexibilidade e permitem que os pontos sejam usados para comprar produtos, serviços ou viagens diretamente com o cartão de crédito.

Para ter uma ideia do valor dos pontos, é possível fazer uma pesquisa nos sites dos programas de recompensas ou observar na fatura do cartão de crédito essa informação.

Você ainda pode usar uma calculadora de pontos, que ajuda a estimar o valor dos pontos com base em diversos critérios, como:

  • Tipo de recompensa,
  • Companhia aérea,
  • Hotel escolhido,
  • Época da viagem,
  • Entre outros.

No geral, os pontos podem valer desde alguns centavos até vários reais cada, dependendo do programa de recompensas e do uso que será dado a eles.

É importante ler com atenção as condições e restrições de cada programa, para saber como os pontos podem ser usados da melhor forma e maximizar o valor das suas recompensas.

O que fazer quando os pontos do cartão de crédito expiram?

Quando os pontos do cartão de crédito expiram, é possível que eles sejam perdidos permanentemente, dependendo das regras do programa de recompensas do cartão.

No entanto, existem algumas maneiras de evitar a expiração dos pontos e até mesmo recuperá-los após a expiração. Aqui estão algumas opções:

Utilize os pontos

A maioria dos programas de recompensas do cartão de crédito exige que você use seus pontos dentro de um determinado período de tempo para evitar que eles expirem.

Portanto, a melhor maneira de evitar a expiração é usar os pontos para resgatar recompensas ou benefícios antes da data de validade.

Ganhe mais pontos

Porque ganhar mais pontos é importante para quem não sabe o que fazer quando os pontos expiram? Simplesmente porque com mais pontos você consegue usá-los mais rápido.

Com isso é mais provável que você não perca nenhuma quantidade porque não tinha pontos suficientes para resgatar por algo que tivesse interesse.

Para ganhar mais pontos é preciso ficar de olho nas promoções bonificadas, usar o cartão de crédito e também combinar compras dentro do shopping do programa de recompensas como o Esfera Santander, por exemplo.

Além disso, aproveitar a transferência bonificada entre programas como pode acontecer entre o C6 Átomos, do C6 Bank para a Livelo, que fazem algumas promoções ao longo do ano.

Programa de Recompensas Átomos C6 Bank

Acumule e troque seus pontos Átomos por cashback, produtos, serviços ou milhas!

Acumule e troque seus pontos Átomos por cashback, produtos, serviços ou milhas!

URL verificada

Negocie com o banco

Em alguns casos, é possível negociar com o banco para estender a validade dos seus pontos. Entre em contato com o banco para saber se essa é uma opção.

Se não for possível, tente usar antes de vencer o prazo ou transfira para outro programa e ganhe mais tempo para usá-los em outra plataforma.

Resgate pontos expirados

Alguns programas de recompensas permitem que você recupere pontos expirados. No entanto, geralmente há uma taxa ou limite de tempo para fazer isso.

Verifique as regras do programa para ver se essa é uma opção e faça o cálculo para saber se o valor pago para resgatar esses pontos expirados vale a pena.

Para evitar dor de cabeça, é importante ficar atento à validade dos pontos do cartão de crédito e utilizá-los antes da data de expiração.

Leia também: Como ganhar milhas em compras de mercado. Guia completo!

É possível transformar pontos em milhas?

Sim, é possível transformar pontos em milhas e vamos falar tudo para que você aprenda a fazer isso de maneira muito simples.

A transformação de pontos do cartão de crédito em milhas acontece através das transferências entre os programas de fidelidade dos cartões de crédito com os de companhias aéreas.

Sendo assim, é preciso ter cadastro nos dois programas ao mesmo tempo e verificar se há uma parceria entre eles, tendo a possibilidade é só procurar por “Transferência entre parceiros” e seguir a orientação da plataforma.

A maioria dos programas de cartões de crédito possibilitam transformar pontos em milhas na Smiles da Gol, no TudoAzul da Azul e na LATAM Pass da LATAM, além de companhias internacionais.

Normalmente, para realizar a transferência é necessário que o titular do cartão de crédito tenha uma conta no programa de fidelidade da companhia aérea escolhida e informe o número durante o processo de transferência.

É importante também verificar as regras e condições de cada programa, pois pode haver uma quantidade mínima para transferência, o valor da conversão também pode variar e algumas promoções podem ser oferecidas de tempos em tempos.

Vale lembrar que, ao transferir os pontos do cartão de crédito para milhas, há um prazo de validade para utilização das milhas, que pode variar de acordo com a empresas e o programa de fidelidade escolhido.

Por isso, é importante planejar bem o resgate das milhas e utilizá-las antes do vencimento.

Vale a pena juntar pontos no cartão de crédito?

Entendemos que é uma pergunta muito pessoal e que apenas você pode responder, já que depende do seu perfil de consumo e do programa de recompensas do seu cartão.

Entretanto, diante de tantas informações que coletamos para a produção deste artigo, acreditamos que vale a pena juntar pontos no cartão de crédito porque os gastos já acontecem mensalmente.

Assim, o acúmulo de pontos torna-se uma consequência natural e vira apenas um benefício sem nenhum tipo de prejuízo.

A única coisa que pode e deve ser levada em consideração é que alguns cartões de crédito podem cobrar anuidade, justamente por oferecer pontos como benefício e mesmo assim é totalmente possível conseguir a isenção.

A isenção pode ser concedida no ato do pedido do cartão em uma ação promocional ou simplesmente em uma conversa com o atendimento do banco ou administradora financeira.

Lembre-se que seus gastos com o cartão de crédito automaticamente serão convertidos em pontos e esses pontos valem dinheiro, principalmente quando você consegue resgatar um produto que não vai precisar pagar nada por ele.

A riqueza de possibilidades de resgate também é um ponto positivo, não é preciso apenas trocar por produtos, mas também pode ser usado em serviços turísticos como:

  • Passagens aéreas,
  • Aluguéis de carro,
  • Diárias em hotéis,
  • Passeios.

Então o seu cartão de crédito pode te garantir uma viagem grátis ou com custo reduzido pelo menos uma vez ao ano sem precisar de muito esforço ou sacrifícios.

Leia também: Como ganhar milhas com cartão de crédito? [Guia Definitivo]



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.