Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é um programa de pontos? Descubra como aproveitar ao máximo!

Descubra o que é um programa de pontos e como ele pode ajudá-lo a economizar dinheiro em suas compras. Conheça os benefícios e comece a acumular pontos agora!

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 08 de Setembro de 2023

Programas de pontos são benefícios oferecidos por diversas empresas que possibilitam que os clientes acumulem pontos em suas compras e transações, que podem ser trocados por prêmios, descontos ou benefícios exclusivos.

Esses programas podem ser oferecidos por cartões de crédito, postos de gasolina, supermercados, companhias aéreas, lojas de departamento e rede de hotéis, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar o que é um programa de pontos e como você pode aproveitar ao máximo.

Leia também: Programa de fidelidade: o que é, como funciona e benefícios!

O que são programas de pontos e para que servem?

Programas de pontos são sistemas criados por diversas empresas, que buscam recompensar os clientes por sua fidelidade e uso frequente de seus produtos ou serviços.

Os pontos acumulados pelos clientes podem ser trocados por uma variedade de recompensas, incluindo descontos em compras, produtos e serviços gratuitos, viagens, milhas aéreas, entre outras opções.

Esses programas são comuns em diversos setores, como os que falaremos a seguir!

Livelo – Programa de pontos

Quer ganhar pontos em suas compras e trocar por produtos, cashback ou viagens? Então, conheça o programa de pontos Livelo!

Quer ganhar pontos em suas compras e trocar por produtos, cashback ou viagens? Então, conheça o programa de pontos Livelo!

URL verificada

Programa de pontos dos cartões de crédito

Os programas de pontos dos cartões de crédito são uma das formas mais populares de acumular pontos.

Cada vez que você usa o cartão, gera pontos que podem ser trocados por produtos, descontos em estabelecimentos parceiros, milhas aéreas, entre outros benefícios.

Alguns cartões de crédito oferecem pontos extras em compras em determinados estabelecimentos ou em determinadas categorias, como supermercados, restaurantes ou postos de gasolina.

Entre os programas de cartões de crédito mais utilizados estão:

Verifique sempre as regras e condições do seu cartão para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos.

Programa de pontos de companhias aéreas

Os programas de pontos de companhias aéreas atualmente são os mais desejados, porque ajudam a conquistar sonhos de férias e viagens.

Ao fazer parte de um programa de companhia aérea é possível acumular milhas ou pontos, isso vai depender da empresa aérea e trocar por passagens baratas ou até mesmo de graça.

Essa é apenas uma parte dos benefícios, esses pontos ou milhas ainda podem ser trocados por diárias em hotéis, pacotes de viagens, aluguel de carro e até mesmo por produtos para casa.

Para acumular pontos no programa das cias aéreas existem diversas formas, entre elas estão:

  • Usar o cartão de crédito co-branded da operadora;
  • Comprar passagens aéreas da empresa;
  • Fazer compra no Shopping do programa de recompensas;
  • Comprar nos parceiros que permitem transferência de pontos.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios e vantagens do programa das cias aéreas é importante ler as regras e acompanhar as notícias promocionais.

Conheça os cartões que geram pontos nas companhias aéreas brasileiras

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Programa de recompensas de postos de gasolina

Os programas dos postos de gasolina são outra forma de acumular este ativo e estão sendo procurados para associar com os ganhos de pontos dos cartões de crédito.

Cada vez que você abastece, acumula pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos em estabelecimentos parceiros, isso inclui milhas.

Como é o caso da parceria entre a Smiles e o Shell Box, que podem fazer transferências entre os programas transformando pontos do Shell Box em milhas Smiles.

Os postos Ipiranga também têm seu próprio programa, o KM de Vantagens e o Petrobras, com o Premmia.

As regras e condições do programa do seu posto de gasolina irão dizer como acumular e utilizá-los da melhor maneira.

Leia também: Como saber se tenho milhas? Confira!

Programa de pontos de supermercados

Os programas de pontos de supermercados são uma excelente forma de acumular pontos em suas compras do dia a dia.

Cada vez que você faz suas compras em um supermercado participante, você acumula pontos que podem ser trocados por diversos benefícios.

Alguns programas oferecem pontos extras ou até mesmo cashback em compras de determinadas categorias, como produtos de limpeza, higiene pessoal ou alimentos.

O cartão mais apreciado entre os clientes de rede de supermercados e acumuladores de milhas é o da rede Pão de Açúcar. Veja as opções!

Além de descontos e promoções personalizados, o cliente ainda acumula pontos que geram milhas nas melhores companhias aéreas do Brasil e do exterior.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Vale a pena sempre conferir as regras e condições do programa de pontos o qual você faz parte para saber como acumular mais pontos.

Leia também: Os 9 Melhores Cursos de Milhas para 2023

Programa de pontos de lojas de departamento

Muitas lojas de departamento têm programas de fidelidade, que funcionam de forma semelhante aos programas de pontos de cartões de crédito.

A cada compra realizada na loja, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por produtos, descontos ou outras vantagens.

Alguns exemplos de programas de pontos de lojas de departamento são:

  • Clube Extra da rede de hipermercados Extra,
  • Clube Ouro do Magazine Luiza,
  • Clube de Vantagens da Renner, entre outros.

Veja também: Carta de crédito Magazine Luiza: como funciona?

Programa de fidelidade de rede de hotéis

Os programas de das redes de hotéis são ideais para quem viaja com frequência e gosta de se hospedar sempre nos mesmos locais.

Cada vez que o cliente se hospeda em um hotel da rede, gera pontos que podem ser trocados por diárias gratuitas, upgrades de quarto, serviços de spa e outras vantagens.

Alguns exemplos de programas de pontos de rede de hotéis são:

  • Hilton Honors,
  • Marriott Bonvoy,
  • Accor Live Limitless, entre outros.

Além de acumular pontos no programa dos hotéis, ainda é possível fazer a transferência de pontos entre os programas, até mesmo dos programas de milhas para obter benefícios e vantagens nestes.

Ao se tornar membro do programa, leia atentamente as regras para aproveitar todos os benefícios que estão sendo oferecidos.

Programa recompensa de cinemas

Os programas de pontos de cinemas permitem que os clientes juntem pontos a cada ingresso comprado, que podem ser trocados por ingressos gratuitos, pipoca, refrigerante e outros produtos.

Alguns exemplos de programas de pontos de cinemas são:

Fique atento, pois vários cinemas são parceiros de cartões de crédito e com isso s]ao oferecidos descontos exclusivos de 50% nos ingressos, nas pipocas e até mesmo nos combos.

Programa de pontos de restaurantes

O programa de pontos de restaurantes também existem e são muito utilizados por grandes empresas e até mesmo por pequenos empreendedores.

Alguns pontos são acumulados em programas de fidelidade próprios e outros podem acumular em programas parceiros como o Mastercard Surpreenda ou ganhar cashback como o Duo Gourmet do Banco Inter.

Por isso, seja qual for o programa que você faça parte, verifique se existe parceria entre ele e o restaurante ou pergunte se o seu restaurante preferido tem um sistema de pontuação particular.

Vale a pena fazer parte de um programa de pontos?

Certamente vale a pena fazer parte de um programa de pontos! Eles são uma forma de recompensar a fidelidade do cliente, oferecendo vantagens exclusivas e benefícios especiais.

Dentre as principais vantagens de participar de um programa de fidelidade com pontos, que destacamos neste artigo estão:

  • Acúmulo de pontos;
  • Benefícios exclusivos;
  • Economia de dinheiro;
  • Personalização de ofertas;
  • Facilidade de uso.

Além disso, participar de um programa de pontos pode ser uma ótima forma de maximizar os benefícios do uso do cartão de crédito associando a outros programas de parceiros.

Leia também: Como ganhar dinheiro com milhas: Formas, programas e benefícios



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.