Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

19 Maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica em casa

Não sabe como economizar energia elétrica no dia a dia? Veja o que é possível fazer para reduzir o consumo elétrico em casa!

Artigo escrito por Carlos Terceiro em 22 de Março de 2024

Você já parou para pensar no quanto já gastou de energia este ano? Se a resposta te assustou, calma! Neste artigo, vamos te apresentar dicas infalíveis para economizar energia dentro de casa e fazer diferente daqui pra frente.

VEJA TAMBÉM: Como economizar água no dia a dia || Como economizar dinheiro todo mês

Mostrar mais

19 Formas de Economizar Energia Elétrica em Casa

Se você quer ter uma economia na conta de luz dentro lar, é importante saber que alguns itens domésticos correspondem a grande parte do gasto em energia elétrica.

Portanto, vale a pena conhecer quais são eles e os cuidados que podem ser tomados para garantir a economia de energia.

1. Posicione a geladeira em um local ventilado

Em primeiro lugar, você sabia que a geladeira corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência tradicional?

Dessa forma, uma maneira de contribuir para a economia de energia é colocando o aparelho em um local ventilado da sua casa. Então, não deixe esse aparelho em locais muito fechados.

Então, se a sua cozinha não for um local bem arejado, pense em outro cômodo da casa para posicionar esse item.

VEJA TAMBÉM: Como economizar energia na cozinha? Veja formas de reduzir os gastos mensais!

2. Evite deixar a porta da geladeira aberta

Em segundo lugar, muitas pessoas têm o costume de deixar a porta da geladeira aberta para pegar os ingredientes do almoço, abastecê-la com novos itens e por aí vai.

No entanto, evite que a porta fique aberta por muito tempo e não coloque alimentos muito quentes em seu interior.

3. Mantenha a geladeira limpa

Além da dica anterior, outro segredo valioso é manter a geladeira limpa e em bom estado de conservação.

Nesse sentido, lembre-se de não forrar as grades, já que isso dificulta a circulação de ar.

Por fim, caso se ausente da residência por muito tempo, é recomendado esvaziar a geladeira e deixá-la desligada.

4. Diminua a frequência de banhos quentes

O banho quente é um dos principais vilões de quem precisa economizar energia elétrica.

Isso, porque o aquecimento de água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica consumida. Mas, lembre-se que essa porcentagem varia dependendo da temperatura local.

Sendo assim, evite banhos longos e muito quentes, feche o chuveiro ao se ensaboar para diminuir o tempo que o equipamento fica ligado.

5. Racionalize o uso do chuveiro

A princípio, quem tem um chuveiro elétrico em casa deve estar atento no momento de usar o aparelho.

Isso se deve pelo motivo do chuveiro elétrico consumir mais energia entre às 18h e 21h, ou seja, horários em que a maioria das pessoas chega do trabalho.

Então, prefira tomar banhos quentes em outros horários do dia. Além disso, outra coisa que ajuda é manter a saída de água do chuveiro limpa e utilizar as resistências originais do aparelho.

6. Corte o hábito de dormir com a TV ligada

Esse é um tipo de hábito que prejudica muito quando a intenção é economizar na conta de luz.

Logo, corte o hábito de dormir com a TV ligada e utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo.

Dessa forma, você verá muito em breve os resultados da economia de energia na sua conta.

7. Controle o uso do ferro elétrico

Atualmente, cerca de 7% dos gastos de energia elétrica correspondem ao uso de ferro elétrico.

Então, acumule uma boa quantidade de roupas para passar tudo de uma vez e utilize a graduação correta para cada tipo de peça para conseguir a economia de energia.

Uma hora de ferro ligado diariamente é o suficiente para acrescentar cerca de 30 kWh na conta de energia no final do mês. Por fim, tenha a atenção de desligar o aparelho quando não estiver usando.

8. Tenha atenção ao utilizar a máquina de lavar

Evite utilizar a máquina de lavar para uma pequena quantidade de roupas, dando preferência para ligá-la apenas nos níveis máximos de uso. 

Além disso, é importante também dosar o sabão para evitar necessidade de reenxague. Por fim, outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar com frequência o filtro da máquina.

9. Saiba usar as lâmpadas da sua casa

Viver sem luz hoje é praticamente impossível e, por isso, cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia são por causa de lâmpadas. 

Apesar disso, uma boa dica para economizar nesse aspecto é aproveitar toda a luz natural do ambiente, evitando ligar as luzes durante o dia.

Evite deixar luzes ligadas em cômodos que não estão sendo utilizados e instale sensores de presença em corredores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar.

Dica extra: utilize somente lâmpadas de voltagem (Volts) compatível com a voltagem da rede da concessionária de energia elétrica.

10. Mantenha o ar-condicionado bem higienizado

Outro vilão que pode atrapalhar na hora de economizar energia é o ar-condicionado, um dos itens que mais colabora para altas contas de energia.

Por falar nesse item, que tal verificar se os filtros do seu aparelho de ar-condicionado estão bem higienizados?

Pessoa com um condicionador de ar
Limpar o ar condicionado é uma das maneiras de economizar energia

Se eles não estiverem, o temporizador do ar-condicionado será acionado mais vezes para manter a temperatura, o que pode trazer mais gastos para sua vida.

11. Preste atenção no stand-by para economizar energia

Mesmo aparentemente desligados, alguns aparelhos domésticos continuam consumindo energia, já que eles ficam no modo stand-by.

Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada podem representar até 12% do gasto de energia.

Evitar deixar o celular carregando enquanto você dorme também pode ser uma boa forma de economizar energia.

12. Compre lâmpadas de LED para economizar energia

Se o objetivo é buscar formas de como economizar na conta de luz, por que é necessário comprar outras lâmpadas para a casa?

As lâmpadas LED são bem mais econômicas que incandescentes e fluorescentes, ainda que custem mais caro.

No longo prazo, a substituição pode trazer bastante economia de energia, já que esse tipo de lâmpada dura até 14 anos e consome 10 vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente.

13. Cheque a borracha de vedação da geladeira

Uma geladeira bem vedada é sinônimo de economia para o seu bolso, justamente porque se a vedação da porta não estiver adequada, ela pode gastar mais energia elétrica

Como resultado, quando a borracha desse aparelho não está em bom estado, o frio pode vazar para o exterior. Por conta disso, é exigido um maior gasto de energia para manter a geladeira funcionando.

14. Opte por eletrodomésticos mais eficientes

A escolha dos eletrodomésticos pode ter um efeito bastante perceptível na conta de luz.

Comprar um produto mais barato, mas menos potente, pode ser um daqueles casos em que o barato sai caro.

Então, antes de comprar qualquer eletrodoméstico, confira o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

Nele, é possível conferir a eficiência de diversos aparelhos em uma escala que vai de E (menos eficiente) até A (mais eficiente).

Dessa forma, é possível ter uma previsão do impacto que algum eletrodoméstico causará em sua conta de energia no final do mês.

15. Faça um uso mais eficiente do ar-condicionado

Lembra que falamos sobre o ar-condicionado anteriormente? Ainda existem outras dicas em relação a ele, como:

  • Dimensionar adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente;
  • Manter janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando;
  • Evite instalar o aparelho em áreas que fiquem expostas de maneira contínua ao sol.

Por outro lado, se você está se perguntando qual a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar energia, temos a resposta:

  • Prefira deixar a temperatura entre 23ºC a 25ºC, evitando frio excessivo, que leva a mais gasto de energia.

16. Controle a intensidade da luz artificial

Se na sua casa tem lugares ou cômodos que são usados com pouca frequência, tente controlar a intensidade da luz artificial para conseguir economizar energia.

Para isso, algumas pessoas utilizam sensores que ajudam a identificar e garantir que não há ninguém dentro do ambiente, o que faz com que o consumo de iluminação seja reduzido.

17. Tire os aparelhos da tomada para economizar energia

Essa dica não se aplica para todos os itens da sua cassa, pois alguns, geralmente, não podem ser desligados, como é o caso da geladeira.

Tomadas representando uma forma de economia de energia elétrica
Fios na tomada que devem ser retirados para economizar gastos de energia

Porém, se você está em home office ou usa algum lugar da casa ultimamente, tenha o hábito de tirar os aparelhos da tomada ao fim do dia.

18. Evite colocar fogão e geladeira muito próximos

Muitas pessoas talvez não sabem, mas se o fogão e geladeira estiverem muito próximos, um pode interferir no consumo de energia do outro. Isso acontece devido à diferença de temperaturas entre os dois aparelhos.

Então, para resolver esse problema, basta ver a dinâmica da sua cozinha e avaliar as opções de espaços disponíveis, vendo o que pode ser mudado de lugar.

19. Invista na iluminação natural para economizar energia

Por último, caso tenha a intenção de economizar ainda mais em sua energia doméstica, compensa optar pela iluminação natural dentro da residência.

Com este tipo alteração, o consumo de energia é reduzido, evitando o uso mais frequentes lâmpadas durante o dia, por exemplo.

Nossa dica é que você escolha cores claras nas paredes e no teto para que, assim, a luz natural consiga refletir com mais facilidade.

Sendo assim, resumidamente, você deve:

  • Evitar deixar os aparelhos em stand-by;
  • Escolher eletrodomésticos mais eficientes;
  • Ter uma vedação adequada para a porta da geladeira;
  • Usar lâmpadas de LED, entre as outras dicas valiosas que mencionamos;
  • Deixar a temperatura do ar-condicionado entre 23ºC a 25ºC;
  • Comprar eletrodomésticos mais eficientes;
  • Não usar a máquina de lavar para uma quantidade muito pequena de roupas, dentre as outras dicas que trouxemos acima.

Por que economizar energia elétrica?

Como você viu, existem inúmeras formas de fazer uma economia doméstica de qualidade. Ainda mais se pensarmos que a conta de luz é um custo fixo para a maioria das famílias brasileiras.

Entretanto, esse gasto pode ser maior ou menor, dependendo da forma como a eletricidade é utilizada.

Vale destacar ainda que diminuir os custos de energia elétrica será cada vez mais essencial, tendo em vista que o aumento nas contas de luz nos últimos dois anos têm sido uma das maiores já vistas.

Esse dado, por sua vez, é referente à reportagem do site CNN Brasil, que detalhou um anúncio feito pelo diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.

Na coletiva, André afirmou que uma nova bandeira tarifária foi criada, o que aumentou a taxa para R$ 14,20 pelo consumo de 100 kWh.

Desse modo, encontrar maneiras de economizar energia é fundamental para obter o máximo de benefícios com um menor consumo de eletricidade, sem diminuir a qualidade, o conforto e a segurança.

Vale a pena diminuir os gastos com energia residencial?

Para além do alívio no bolso, a economia de energia é algo que ajuda o planeta, já que a maioria da eletricidade consumida no país provém de hidrelétricas.

É importante repensar como a energia está sendo utilizada porque isso significa a preservação de recursos naturais que podem acabar por mau uso.

Com mudanças no regime de chuvas, um dos efeitos do aquecimento global, as reservas hídricas diminuem dia a dia, sendo necessário um consumo consciente.

Além da questão ambiental, economizar na conta de luz faz uma grande diferença no bolso do consumidor, sem prejudicar o cotidiano.

Qual é a melhor forma de economizar energia?

Você já aprendeu, neste artigo, porque devemos economizar energia. Mas há outras formas eficazes sobre o que fazer para economizar energia:

  • Confira a média de consumo dos seus eletrodomésticos no site do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica);
  • Pesquise e analise quais são os melhores aparelhos para sua casa, pensando no potencial de consumido de eletricidade do item;
  • Veja se existe algum problema no escape da sua rede. Neste caso, desligue e desplugue os aparelhos da casa e cheque se o seu medidor de consumo junto ao registro.

Qual o horário que gasta menos energia?

Para entender qual o melhor horário para economizar energia, você precisa saber que no Brasil existem dois parâmetros que ajudam a população a identificar esses períodos de tempo. Sendo assim, descubra quais são:

  • Fora de ponta: horário em que a energia é mais barata;
  • Horário de ponta: quando a energia está mais cara. De acordo com a ANEEL, trata-se de um período de 3 horas diárias consecutivas.
  • Assim, o horário de ponta, geralmente é das 17h às 20h para alguns estados e das 18h às 21h em outros.

Qual o melhor horário para passar roupa e economizar energia?

Este horário também pode mudar de acordo com o lugar em que você mora. Por isso, o ideal é optar por períodos de tempo em que a casa está menos cheia, para conseguir ter mais economia de energia elétrica.

Assim, você consegue passar roupa sem ter muitas pessoas assistindo TV ou tomando banho, por exemplo, enquanto você lida com outras atividades da casa.

Como economizar energia na conta de luz?

As economias em relação à conta de luz são diversas, mas como a intenção é te ajudar ainda mais, preparamos algumas dicas extras:

  • Pense em como economizar energia quando assistir TV, comprando um aparelho que condiz com as necessidades da sua casa;
  • Escolha aparelhos domésticos que são capazes de fazer economia dentro do seu lar como, por exemplo, o liquidificador;
  • Estipule metas para a família, por exemplo: economizar R$50 na próxima conta de energia elétrica;
  • Incentive todos os membros da casa a colaborarem na economia de luz.

Como reduzir conta de luz pela metade?

Reduza a conta de luz pela metade investindo em energia solar. Essa é uma das soluções encontradas hoje e que pode ser de grande ajuda para sua vida.

Além dessa alternativa, é interessante:

  • Usar o chuveiro no modo verão;
  • Preferir a luz natural dos ambientes;
  • Utilizar, sem excessos, os eletrodomésticos, dentre outras práticas.

Caso a sua fatura da energia veio muito alta ao ponto de não caber no seu orçamento daquele mês, é possível pagá-la usando o cartão de crédito através da Livre Digital.

Pagamento de boleto com cartão de crédito – Livre Digital

Avaliação Mobills
4.6 500
Avaliação Mobills
URL verificada
Vantagens Processo 100% online e rápido
Como funciona Você pode parcelar em até 12x o pagamento de várias contas e cobranças como: faturas, compras feitas via boleto, multas, IPTU, IPVA, contas telefônicas, entre outras.
Valores Contas nos valores de R$100,00 a R$6.000,00.
Reputação Nota 8,9 no Reclame Aqui
URL verificada

Contudo, é preciso ter cuidado para isso não virar uma bola de neve, pois no mês seguinte, você terá que pagar duas contas de luz.

Quais são os aparelhos que mais consomem energia?

Se você quer realmente ter uma boa economia na sua conta de energia e menos gastos na rotina, é bom ficar atento nos seguintes itens que mais consomem energia:

  • Ar-condicionado;
  • Geladeira;
  • Videogames;
  • Mocro-ondas;
  • Chuveiro elétrico;
  • Cooktop elétrico;
  • Televisão;
  • Carregadores de celular; entre outros aparelhos domésticos.

Principais pontos a se considerar para economia de energia

Para analisar como esse recurso está sendo utilizado pelos aparelhos em sua casa, você precisa se questionar: esse item é necessário?

Dessa forma, veja alguns pontos que devem ser considerados para evitar gasto de energia maior que o necessário:

  • Cheque por problemas na instalação elétrica interna que comporta o aparelho elétrico;
  • Certifique-se que o aparelho tem tamanho adequado para as necessidades previstas;
  • Preste atenção na garantia e na assistência técnica oferecida pelos fabricantes;
  • Leia e entenda o manual do aparelho;
  • Instale corretamente o aparelho;
  • Tenha certeza de que as pessoas utilizem o aparelho de forma correta;
  • Adquira os equipamentos com Selo PROCEL de Economia de Energia ou Selo PROCEL/INMETRO.

O que fazer para consumir menos energia?

Busque criar novos hábitos dentro de casa para que a economia de energia vire parte da rotina familiar. Portanto, o segredo é:

  • Aproveitar a iluminação natural do seu lar;
  • Pintar a casa com cores claras;
  • Comprar lâmpadas fluorescentes ou de LED;
  • Reduzir o tempo de banho e evitar a água quente;
  • Tirar os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando e muito mais.

Outras dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual o segredo para economizar energia elétrica?
O que desligar para economizar mais energia?
Em quais os horários a energia fica mais cara?
Como é gerada a energia elétrica?
Em que horário em que a energia é mais barata?
Como usar energia solar para deixar a conta de luz mais barata?
O que é energia elétrica?

Qual o melhor aplicativo para economizar energia doméstica?

Enfim, viu como não é tão difícil fazer economia de energia elétrica em sua casa?

Por meio de alguns hábitos simples, você pode colaborar com o planeta e com o seu bolso.

Assim, para manter suas contas em dia e, ainda, ter um planejamento eficiente dos gastos, vale a pena contar com a ajuda de uma plataforma de controle financeiro neste momento.

Mobills Controle Financeiro Pessoal

Avaliação Mobills
4.7 97500
Avaliação Mobills
URL Verificada
Organize suas finanças Saiba exatamente para onde o seu dinheiro vai
Conecte contas e cartões Todas suas contas e cartões em único lugar
Planejamento financeiro Defina orçamentos e controle seus gastos
Relatórios e objetivos Analise suas finanças e atinja seus objetivos
URL Verificada

VEJA TAMBÉM: Como economizar energia no chuveiro? Descubra agora!



Escrito por Carlos Terceiro CEO da Mobills

Apaixonado por finanças e investimentos, em 2014 Carlos Terceiro decidiu unir sua paixão com seu conhecimento em tecnologia para fundar o Mobills.

  • Pós-graduação em finanças na PUCRS;
  • Graduado em desenvolvimento de sistemas na Estácio;
  • Investidor há mais de 10 anos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


10 comentários publicados nesse artigo
    03/12/2021 às 08:15

    Gostaria de saber se o ventilador consome muita energia se ficar ligado nas noites e madrugadas de verão e ayr fryer ligada por 50 minutos

      06/12/2021 às 12:38

      Olá, Cleusa! Tudo bem? O consumo dos aparelhos elétricos variam muito de acordo com a potência, tempo de uso e horário, além da bandeira de energia da sua região. Dessa forma, você poderá fazer um cálculo de consumo mais assertivo, se tiver essas informações.

    30/06/2021 às 00:48

    Muito bom, pois a vezes esquecemos de detalhes tão simples para uma economia para tanto nós como para o país.

      30/06/2021 às 08:21

      Exatamente, Maiza. E, no fim, são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

    28/02/2021 às 03:45

    Muito bom essa dica, muito obrigada

      01/03/2021 às 08:40

      Ficamos felizes em saber que gostou das dicas para economizar energia, Charles. Não deixe de conferir nossos outros conteúdos de finanças, você vai gostar também.

    27/02/2021 às 14:56

    Ótimas dicas! Porém, saliento que é necessário a família inteira adotar os métodos, pois, como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão! Mas as dicas são maravilhosas. ❤️

      01/03/2021 às 08:41

      Você está coberto de razão, Leandro. É importante mudar os hábitos de toda a família para podermos economizar energia.

    30/08/2020 às 22:31

    Boas dicas

      15/09/2020 às 15:37

      Obrigada, Milena! Ficamos felizes em saber que gostou das dicas. 💚

.
.