Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

Cartão de Crédito Consignado: O que é? Veja 7 melhores para solicitar

Entenda o que é cartão consignado e confira as melhores opções para solicitar agora!

Artigo escrito por Lorena Pio em 05 de Maio de 2022

No Cartão Consignado, o pagamento da fatura é descontado diretamente da folha com muito mais praticidade para usar o cartão de crédito como quiser!

Assim, este produto é exclusivo para servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS, que desejam solicitar um cartão mais fácil de aprovar e com juros baixos.

Então, confira neste ranking as melhores opções de cartão de crédito consignado e como conseguir o seu de forma prática e online!

VEJA TAMBÉM: Melhores Cartões De Crédito Para Negativado || Melhores Cartões de Crédito Fácil de Aprovar

O que é Cartão Consignado?

Cartão consignado é um tipo de cartão de crédito concedido exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos municipais, estaduais e federais e trabalhadores de empresas privadas conveniadas.

Assim, o valor de pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente da folha ou do benefício da previdenciário.

Contudo, a empresa ou convênio deve ser associada ao banco onde deseja emitir o cartão de crédito. Assim, será verificada se há margem consignável disponível para o cliente.

Como funciona o Cartão Consignado?

O cartão de crédito consignado funciona exatamente como outros cartões comuns, pois possibilita fazer compras, parcelar, fazer saques e ter acesso a serviços do banco emissor.

O pagamento mínimo da fatura automaticamente descontado do contracheque funciona como uma garantia para o banco, de que receberá uma parte do valor total da cobrança de cada mês.

Assim, é possível emitir o cartão consignado com as melhores taxas e mais facilidade para aprovar quem está negativado, pois cartão é sem consulta no SPC e Serasa.

Além disso, o consignado também é uma ótima opção de cartão de crédito para Score baixo, já que possui análise de crédito simplificada.

Por fim, vale destacar que o desconto automático da fatura não pode ultrapassar 5% do salário líquido ou benefício do titular. Ademais, é possível usar 30% da renda para pagar empréstimo consignado.

Cartão de Crédito Consignado: 7 Melhores para fazer online

Compare os benefícios, taxas e serviços dos principais cartões de crédito consignado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

1. Cartão PAN Consignado

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O Banco PAN oferece um ótimo cartão de crédito sem anuidade e consignado, ideal para quem está negativado e busca aprovação.

Conte com taxas de juros até 4x menores do que outros cartões comuns e limite de crédito de até 2x o próprio salário. Além disso, é possível solicitar 100% online, em poucos minutos.

2. Cartão Consignado Inter

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão consignado Inter é 100% livre de anuidade e não realiza consulta no SPC e Serasa. Por isso, é um ótimo cartão de crédito para fazer com o nome sujo.

Conte com um super app completo do banco Inter para gerenciar seu cartão e pagamento da fatura.

3. Cartão Bradesco Elo Consignado Internacional

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão de crédito Bradesco Consignado Elo Internacional é uma boa opção para quem deseja ter descontos em cinema, gastronomia e e-commerce.

Além disso, o banco possibilita pedir um cartão adicional para compartilhar os mesmos benefícios, do banco e da bandeira Elo, com outra pessoa próxima.

4. BMG Card cartão de crédito Consignado

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão BMG Card oferece um limite de até 1.6x o valor do benefício do INSS. Assim, ele contém a bandeira Mastercard e é aceito em milhares de estabelecimentos no mundo.

Aproveite também as vantagens da conta digital sem tarifas com direito a saques e gerenciamento ppelo aplicativo BMG.

5. Cartão Caixa Simples

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão consignado Caixa Simples é uma boa opção de cartão com anuidade zero. Mas, sua contratação é a única que deve ser feita presencialmente em uma agência, caso não tenha conta no banco.

Para quem é cliente da instituição, é possível pedir o cartão através do WhatsApp.

6. Cartão Consignado Daycoval

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O Banco Daycoval oferta este cartão consignado com um diferencial interessante, é possível contratar um seguro do cartão de crédito prestamista com cobertura em caso de morte ou invalidez.

Além disso, ele também conta com benefícios da bandeira de cartão de crédito Mastercard, como o programa Surpreenda, em que se acumula pontos e resgata por ofertas e produtos em parceiros.

7. Cartão Olé Consignado

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Para o aposentado, pensionista ou servidor público que deseja ter um cartão de crédito aprovado na hora, o cartão Olé Consignado pode ser uma boa opção, sem anuidade.

Como solicitar um cartão consignado?

Para conseguir um cartão Consignado, é importante verificar se o banco e a instituição de previdência ou o empregador são associados. Depois, basta seguir o passo a passo:

  1. Primeiramente, clique no botão “SOLICITAR CARTÃO” na avaliação e confira detalhes;
  2. No site ou no aplicativo do banco preencha o formulário com seus dados pessoais;
  3. Leia atentamente os termos e condições e envie sua proposta para análise simplificada do cartão;
  4. Por fim, se o banco aprovar o cartão, você receberá um aviso da instituição sobre o envio do cartão.

Ademais, é possível rastrear o cartão de crédito pelo aplicativo do cartão ou buscar no site dos correios, por meio do código de rastreio enviado pelo banco.

O que é preciso para fazer um cartão consignado?

Primeiramente, deve atender aos requisitos do banco, como: ter mais de 18 anos, ser aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou privado municipal, estadual ou federal e, em alguns casos, ser membro das Forças Armadas.

Depois, basta apresentar seus documentos pessoais ou preenchê-los no formulário de solicitação do cartão online:

  • Nome completo;
  • CPF regular;
  • Identidade (RG ou CNH);
  • Número de contato;
  • Número de benefício/matrícula;
  • Valor do benefício/salário;
  • Contracheque;
  • Comprovante de endereço.

Vantagens e desvantagens de ter um cartão consignado

As principais vantagens do cartão de crédito consignado são:

  • A maioria dos cartões consignados não têm anuidade;
  • Pessoas negativadas ou com o score baixo no Serasa podem solicitar;
  • Taxas de juros menores que as dos cartões convencionais;
  • Muitos cartões consignados possuem a função de saque do limite;
  • Aceito em diferentes estabelecimentos e até no exterior.

Por outro lado, as desvantagens do cartão consignado são:

  • O valor mínimo da fatura é descontado diretamente na conta ou contracheque;
  • Risco de endividamento com o pagamento mínimo ou saque do crédito do cartão.

Afinal, vale a pena ter um cartão de crédito consignado?

De forma geral, o cartão consignado é um ótimo produto financeiro para quem busca aprovação fácil em um cartão de crédito.

Assim, este cartão de crédito também é uma ótima opção para negativado, pessoas com score baixo, além do perfil exclusivo que é ser aposentado ou pensionista do INSS e servidor público.

Então, se você se encaixa nessas características, escolha o cartão consignado que traga mais vantagens para seu dia a dia.

Além disso, você também pode conhecer e comparar os benefícios de diversas opções em nosso Comparador de Cartões de Crédito!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Margem consignável é o valor máximo que o banco ou instituição financeira, responsável pelo seu cartão consignado pode retirar diretamente da sua conta salário ou contracheque.

Essa margem vale para os cartões consignados, mas também para empréstimo consignado.

Atualmente, a margem consignável total é de 35% do salário líquido ou benefício, sendo 30% para empréstimos e 5% para cartões de crédito.

Existem diversos bancos que oferecem cartão consignado no mercado, como:

  • Banco PAN
  • Banco Inter
  • Bradesco;
  • BMG;
  • Caixa;
  • Daycoval e outros.

O pagamento mínimo do cartão de crédito consignado é a margem consignável. Então, todos os meses o banco retira esse valor mínimo diretamente da sua conta. O valor restante da cobrança deve ser pago por meio da fatura.

Com esse pagamento mínimo, a pessoa não fica inadimplente. Mas, a quantia restante será lançada na próxima fatura, ou seja, o cliente vai entrar no crédito rotativo do cartão.

Assim, serão cobrados juros e IOF, o que pode ser prejudicial para o bolso. Portanto, é importante realizar o pagamento total da fatura sempre em dia.

Para a contratação de um cartão de crédito consignado, é necessário que você seja servidor público, aposentado ou pensionista do INSS.

Porém, algumas instituições incluem pessoas que trabalham em regime CLT nas categorias para aprovação do cartão de crédito consignado e até membros das Forças Armadas.

Cartões de crédito consignado e cartões comuns tem muitas semelhanças: ambos funcionam no comércio, podem parcelar compras, fazer assinaturas de serviços e ser usado no exterior.

Entretanto, o cartão consignado é exclusivo para servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS. Algumas instituições incluem trabalhadores CLT.

Já o cartão de crédito de bancos tradicionais ou digitais, não tem limitação quanto ao perfil.

Além disso, outra diferença são as taxas de juros que, nos cartões consignados, são menores que as dos cartões de crédito convencionais.

No empréstimo consignado, você tem acesso a dinheiro de forma rápida, mas a margem consignada, ou seja, o valor retirado pelo banco diretamente da sua conta, é de até 30% do seu salário líquido.

  • Por exemplo: se você ganha R$ 1.100 e fizer um empréstimo consignado, a parcela poderá ser de até R$ 330 e esse valor é retirado da sua conta diretamente pelo banco no dia de pagamento.

Por outro lado, no cartão de crédito consignado, a margem consignada é de 5% e também é tirada diretamente da sua conta.

  • Exemplo: se você ganha R$ 1.100 e solicitar um cartão de crédito consignado, o valor máximo que o banco poderá reter é R$ 55.

Além disso, com um cartão consignado você pode utilizar parte do crédito disponível para sacar em dinheiro.

Quem possui um cartão consignado pode utilizar parte do crédito disponível no cartão para realizar saques.

Os saques podem ser feitos em caixas eletrônicos 24 horas. Mas, algumas instituições possuem uma taxa para saques que é descontada em seu cartão. Para saber se você terá que pagar essa taxa, consulte o atendimento do seu banco.

 O valor máximo do saque varia de instituição para instituição. Mas, geralmente, esse valor fica entre 70% e 90% do saldo disponível no seu cartão.

Nessa conta, incluem também compras parceladas. Se parte do seu saldo está comprometido, o valor máximo de saque será calculado a partir do que está disponível no momento da retirada do dinheiro.

CONTINUE LENDO


Escrito por Lorena Pio UX Writer

Formada em jornalismo pela Uni7 (Centro Universitário 7 de Setembro). Já foi assessora, copywriter e, atualmente, foi fisgada pelo UX Writer. Tem paixão por descobrir coisas novas e escrever sobre elas.

  • Jornalista
  • UX Writer

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...