Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Pagamento Mínimo do Cartão de Crédito: Entenda como funciona!

As contas apertaram e não é possível pagar o total da fatura? Veja o que acontece quando se faz o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 04 de Janeiro de 2024

Imprevistos financeiros acabam surgindo no dia a dia e arcar com as despesas pode ser um grande desafio. Por isso, muitas pessoas decidem fazer o pagamento mínimo do cartão de crédito, sem entender como funciona.

Na verdade, é possível realizar outras operações mais vantajosas para seu bolso, do que pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, já que essa ação resulta em juros e encargos elevados.

Por isso, entenda o que acontece se pagar o mínimo da fatura do cartão, em cada etapa do processo, e confira outras alternativas com juros baixos para retomar o controle financeiro.

VEJA TAMBÉM: Melhores dicas para usar o cartão de crédito com consciência || Saiba o que fazer se tiver o cartão clonado

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito? Confira cada etapa!

Quando um imprevisto acontece e os gastos fogem do seu orçamento pessoal, pode faltar dinheiro na conta para quitar o total da fatura do cartão naquele mês.

Por isso, o bancos permitem pagar o mínimo do cartão de crédito e o valor restante, será lançado com juros e taxas no próximo mês. Entenda como funciona o pagamento mínimo na prática:

1. Fatura do cartão de crédito

No dia a dia, a pessoas utilizam o cartão de crédito em suas compras em lojas, supermercados, etc. e o histórico de gasto é construído ao longo do mês, até a data de fechamento da fatura.

Então, ao receber a cobrança, é possível observar a opção: pagamento mínimo da fatura. Entenda como funciona pagar o valor mínimo da fatura a seguir.

2. Pagamento mínimo da fatura do cartão

Pagar o mínimo da fatura é arcar com uma quantia menor que o total da cobrança. Além disso, o valor é um percentual determinado pelo banco, de acordo com o total de gastos daquele mês.

Assim, ao fazer o pagamento mínimo do cartão de crédito, o cliente evita a inadimplência com o banco.

Mas, e se pagar o mínimo do cartão de crédito, libera o limite na fatura? Na verdade, a pessoa entrará no rotativo, automaticamente, comprometendo o limite do cartão.

3. Crédito rotativo do cartão

Após fazer o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito ou pagar um montante entre o mínimo e o total, o valor pendente será lançado na próxima cobrança com juros do crédito rotativo e IOF.

É o que acontece se pagar o mínimo do cartão entrará no crédito rotativo, uma modalidade que gera juros.

Apesar disso, está em vigor desde de janeiro de 2024 uma nova regra que limita o juros do rotativo do cartão em até 100% ao ano. Antes dessa medida, chegava a ultrapassar 400% ao ano, segundo o Banco Central.

Então, caso entre no rotativo a partir dessa data, o total da dívida não poderá ser maior que o dobro do valor do débito original. Exemplo: se a dívida é R$ 150, o valor devido com juros e encargos após um ano não pode ser maior que R$ 300.

Além disso, o rotativo não pode ser usado por mais de 30 dias, sendo obrigatório pagar o total da próxima cobrança ou optar pelo parcelamento da fatura.

Dessa forma, evita-se que uma pessoa fique presa neste ciclo, pagando por juros compostos cada vez mais elevados e comprometendo sua renda por longos meses.

4. Parcelar a fatura do cartão de crédito

E se parcelar a fatura do cartão de crédito, o limite volta? O limite do cartão de crédito voltará aos poucos, após cada pagamento de fatura.

Assim, com a nova fatura em mãos que já contém os juros e encargos do rotativo, o cliente tem a opção pagar qualquer quantia, entre o mínimo e o total da fatura.

Mas, se o cliente não quitar totalmente a cobrança, o que foi pago é considerado como a entrada do parcelamento da fatura e o valor restante será dividido ao longo de parcelas iguais com juros e impostos.

Portanto, quando se parcela a fatura do cartão de crédito, você pode continuar usando o cartão em suas compras com muita cautela, afinal já existe uma pendência com o banco.

Como é calculado o pagamento mínimo do cartão?

O valor mínimo da fatura é calculado pelo banco emissor do cartão e é composto pela soma de uma porcentagem do valor total das compras e serviços utilizados durante o mês:

  • 15% da fatura do cartão;
  • 15% das compras que ficam em aberto na última fatura;
  • 100% dos lançamentos: juros, IOF (diário e mensal), multa por atraso, mora do cartão e saque

Assim, o restante da dívida será cobrado na próxima fatura e com juros e encargos.

Se você precisou, por algum motivo, utilizar o pagamento mínimo do cartão, saber como calcular porcentagem pode ser muito importante para saber o valor exato e não pagar mais, nem menos.

Então, para obter um valor mais assertivo, é possível utilizar uma calculadora de porcentagem.

Prós e contras de pagar o mínimo do cartão

Sabe-se que o mais indicado para ter um mês tranquilo financeiramente é se planejar e fazer o controle financeiro. Mas, nem sempre isso é possível e será preciso buscar outra alternativa para conseguir pagar o cartão de crédito.

Por isso, é importante estar ciente dos prós e contras que o pagamento mínimo da fatura pode ter para o seu bolso:

Prós

  • Pode ser útil numa situação de emergência financeira, caso não tenha o valor total para quitar a fatura;
  • Com o novo limite de juros anual em 100%, a dívida não será maior que o dobro do valor inicial.

Contras

  • Com os juros e tributos tornam a dívida de cartão ainda maior;
  • O prazo para o uso do rotativo é de apenas 30 dias;
  • Ao pagar o mínimo da fatura, corre o risco de não ter o dinheiro para quitá-la no próximo mês. 

Portanto, o pagamento mínimo da fatura não é aconselhável, mesmo após a nova regra que limita o juros a 100% ao ano. Como alternativa, busque negociar com o banco e parcelar a fatura do cartão.

Afinal, qual a importância de pagar o total da fatura?

O cartão de crédito funciona como um tipo de empréstimo. Afinal, utiliza-se uma margem de crédito que o banco concedeu, para fazer compras ao longo mês.

Assim, o titular do cartão é o único responsável por arcar com pagamento total da fatura, antes de seu vencimento. Dessa forma, evita-se pagar juros por atraso ou por ter feito pagamento mínimo do cartão.

Portanto, pagar a fatura em dia é um hábito financeiro positivo que ajuda a fortalecer a confiança e relacionamento com as instituições financeiras e até a aumentar seu score de crédito.

Dessa forma, o cliente exemplar, que está sempre em dia com todos os pagamentos, tem mais chances de conseguir um limite alto no cartão de crédito, se esse for o objetivo da pessoa.

Ademais, esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender como funciona o pagamento mínimo do cartão de credito.

Então, continue acompanhando nossos conteúdos sobre cartões além de outros assuntos do universo financeiro e soluções mais inteligentes para seu dinheiro aqui, na Mobills.

VEJA TAMBÉM: Score de Crédito: O que é, como funciona e como aumentar?

CONTINUE LENDO

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como funciona o pagamento mínimo do cartão Santander?
Como funciona o pagamento mínimo do Nubank?
Pagamento mínimo do cartão de crédito Itaú: como funciona?
Como funciona pagamento mínimo do cartão Bradesco


Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.