Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
anual

Tipos de cartão de crédito – Conheça as diferenças de cada um

Existem diversos tipos de cartão de crédito e conhecer cada detalhe sobre o assunto é importante na hora de escolher. Saiba mais!

Artigo escrito por Claudia Borges em 24 de Dezembro de 2021

Está buscando um cartão de crédito para facilitar as operações financeiras do dia a dia? Conhecer todos os tipos de cartão é importante, pois cada um deles pode te oferecer algum benefício diferente. 

Dessa maneira, achar uma opção que se adeque perfeitamente ao seu estilo de vida pode agregar no seu planejamento mensal e até te ajudar a fazer uma grana extra com pontos e milhas. 

No entanto, quando falamos de tipos de cartão de crédito, pode parecer confuso com a quantidade de modalidades que os bancos e financeiras oferecem. 

Sendo assim, continue lendo e entenda como funciona cada uma dessas modalidades.

8 tipos de cartões de crédito e suas diferenças

Um dos fatores que pode te ajudar a fazer bom uso de um cartão de crédito é conhecer e entender todos os benefícios que ele pode te oferecer. 

Sendo assim, é essencial pesquisar os detalhes  e pormenores antes de fazer a solicitação, assim você não acaba com um cartão que não te atende. 

Conheça os 8 tipos principais de cartões:

1. Cartão de crédito Nacional

O cartão nacional, normalmente, é a primeira opção oferecida pelos bancos. Dessa maneira, como o nome diz, ele tem abrangência apenas em território nacional. 

Contudo, o perfil do cliente é um dos fatores analisados na hora de solicitar um cartão de crédito. E o cartão nacional costuma ser liberado para clientes com rendas menores ou que não tenham um relacionamento longo com o banco. 

Entretanto, não costuma oferecer muitos benefícios, como pontos ou milhas, por esse motivo costuma ter o valor de anuidade menor.

2. Cartão de crédito Internacional

Já o tipo de cartão de crédito internacional permite aos usuários comprar em qualquer loja do planeta, seja ela física ou online. 

Possui um valor de anuidade um pouco maior, no entanto muitos cartões oferecem abatimento da anuidade como atrativo para novos clientes. 

Sendo assim, usuários que possuem cartões internacionais podem acumular pontos para trocar por produtos e serviços, milhas e até vender e faturar um dinheiro extra. 

3. Cartão de crédito Gold

Por outro lado, o cartão de crédito Gold é o primeiro da linha premium. Sendo assim, ele é oferecido para clientes que tenham uma renda um pouco superior, ou que tenham um longo relacionamento com o banco

O limite de crédito de um cartão Gold tende a ser maior, contudo, sua taxa de anuidade também é superior a dos cartões de crédito inferiores a eles. 

Quanto às funcionalidades, o cartão de crédito Gold, além de possibilitar compras nacionais e internacionais, oferece algumas vantagens aos seus usuários, como:

  • Seguro de automóveis alugados;
  • Maior acúmulo de pontos nos programas de fidelidade;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude.

4. Cartão de crédito Platinum

Oferecido para clientes de alto padrão, com renda elevada ou grande movimentação bancária, dessa maneira, o cartão de crédito Platinum poder ter uma anuidade de maior valor.

No entanto, os benefícios para quem tem um cartão Platinum podem ajudar a recuperar o valor pago em anuidade, veja:

  • Seguro de automóveis alugados;
  • Maior acúmulo de pontos nos programas de fidelidade;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude;
  • Seguro para viagens;
  • Descontos e parcerias com hotéis;
  • Serviço VIP e de Concierge;
  • Ofertas internacionais.

5. Cartão de crédito Black ou Infinite

O nível mais alto que um cartão de crédito pode ter, o Black ou Infinite é ofertado apenas a clientes de altíssimo padrão. Portanto, são ofertados a clientes com grande movimentação bancária e disponibilizados por convite.

Como é de se esperar, o valor da anuidade de um cartão Black ou Infinite é bem elevado, chegando a ser mais de R$1.000. Contudo, a lista de benefícios também é grande, segue:

  • Seguro de automóveis alugados;
  • Programa de pontos exclusivo;
  • Garantia estendida para alguns produtos;
  • Troca emergencial de cartão, em caso de perda, roubo ou fraude;
  • Seguro para viagens;
  • Descontos e parcerias com hotéis e resorts;
  • Serviço VIP e de Concierge;
  • Ofertas exclusivas;
  • Acesso à salas Vip e embarque prioritário em aeroportos;
  • Atendimento prioritário.

6. Cartão de crédito Corporativo

Disponibilizado pelas empresas para alguns funcionários, o cartão de crédito corporativo também pode todas as classificações que falamos acima. 

Contudo, nesse caso quem determina o tipo de cartão de crédito é a própria empresa.Muito usado em casos de viagem ou pequenas compras, por exemplo. 

7. Cartão de crédito Universitário

Feito para estudantes universitários, esse cartão pode ser bem parecido com o cartão de crédito Internacional. 

No entanto, por ser feito para um público que, normalmente, possui uma renda menor e sem comprovação, as condições de contratação são facilitadas se comparado aos outros. 

Além disso, alguns cartões universitários também oferecem benefícios pensando no público alvo, como parcelamento da fatura com taxa especial.

Para solicitar é preciso procurar um banco e comprovar a condição de universitário. 

8. Cartão de crédito Fintech

Fintechs são empresas de tecnologia que atuam no ramo financeiro usando uma plataforma digital. Dessa maneira, conseguem alcançar grande número de pessoas.

Ter um cartão de crédito de uma dessas empresas pode ser mais fácil e eles oferecem os mesmos benefícios dos cartões tradicionais.

Qual o melhor tipo de cartão de crédito?

Existem diversos tipos de cartão de crédito, portanto, é preciso analisar os benefícios e funcionalidades de cada um e ver qual te atende melhor. 

Outro ponto importante, que pode te ajudar a definir qual melhor cartão para você, é saber valores de taxas de uso e de serviço, além de juros e multas. 

Portanto, ao buscar um cartão de crédito, pense bem, analise seu orçamento pessoal, pesquise as possibilidades e decida com calma qual melhor se encaixa na sua rotina. 


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

.