Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
trimestral

Descubra como funciona a suspensão do empréstimo consignado

Entenda como funciona e o que é a suspensão dos consignados. Continue lendo e veja se esta é uma boa opção para o seu empréstimo.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 14 de Maio de 2022

A suspensão dos consignados foi sancionada em 2021, durante a pandemia do coronavírus. Além dela, houve também um aumento na margem do consignado para 40%.

No entanto, a nova lei esteve em vigor até o dia 31 de dezembro de 2021. Sendo assim, a partir do primeiro dia de 2022, as regras antigas passaram a valer novamente.

No entanto, a margem voltou a subir 40% no mês de março e com isso várias dúvidas começaram a surgir, inclusive sobre a suspensão dos consignados. Então, é sobre elas que vamos falar abaixo. Confira agora mesmo!

O que é a suspensão de empréstimo consignado?

A suspensão dos consignados se trata de uma medida publicada no Diário Oficial da União (DOU), através da Lei 14.131 em 2021.

Isso porque, ela teve a sua aprovação possível devido ao caráter emergencial que o Brasil se encontrava em razão da pandemia do coronavírus, onde vários brasileiros estavam passando por dificuldades financeiras.

Em suma, o objetivo era possibilitar que os aposentados do INSS conseguissem suspender o pagamento das parcelas do empréstimo consignado por até 120 juros no máximo.

Inclusive, essa suspensão dos consignados podia ser realizada com a manutenção dos juros que foram contratados. Portanto, o objetivo da medida era amenizar os efeitos econômicos que a pandemia do covid-19.

Mas, atualmente não é possível suspender um empréstimo consignado, pois a medida esteve disponível até o dia 31 de dezembro de 2021 e não foi renovada para 2022.

Novas regras do empréstimo consignado

Em março de 2022 novas regras surgiram referente ao empréstimo consignado. Basicamente, a margem, que antes era de 35%, passou a ser de 40%.

Com isso, 35% é voltada para o empréstimo consignado, enquanto os outros 5% para despesas e saques realizados com o cartão de crédito consignado.

Aliás, agora os beneficiários de programas sociais, como Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ser beneficiados também pelo empréstimo consignado.

De acordo com o Governo, essa medida de 40% do empréstimo consignado pode chegar a mais de 50% milhões de pessoas no total.

No entanto, mesmo tendo esse aumento de 40%, não houve por parte do governo nenhuma medida referente a volta da suspensão dos consignados.

Quem pode suspender o consignado?

Hoje não é mais possível fazer a suspensão dos consignados, pois a medida já venceu, visto que a validade da mesma era até o dia 31 de dezembro de 2021.

Dentro desse contexto, você tem a alternativa de contratar a portabilidade do consignado, que nada mais é que transferir o seu débito de um banco para o outro que tenha melhores condições de pagamento e com taxas de juros mais baixas.

Portabilidade do consignado

Como vimos, agora a carência de 120 dias não está disponível, a dica é buscar por outras operações, como o refinanciamento ou portabilidade do consignado.

Desse modo, você consegue transferir a sua dívida de empréstimo de um banco para outro, que tenha melhores condições de pagamentos e que atenda a sua necessidade.

A portabilidade pode te ajudar a melhorar a situação financeira e reduzir custos atuais que são descontados ou reaver um dinheiro perdido com a taxa de juros abusiva.

Confira algumas das melhores empresas para fazer portabilidade de consignado.

BX Blue

Portabilidade de Consignado – BxBlue

Avaliação Mobills
4.8 500
Avaliação Mobills
Site seguro
Modelo de portabilidade Potabilidade + Troco ou Redução de parcela
Prazos Até 84 meses
Taxa de Juros A partir de 1,40% a.m.
Quem pode contratar? CLT, servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas do INSS
Site seguro

Banco PAN

Portabilidade de Consignado – Banco PAN

Avaliação Mobills
4.2 2500
Avaliação Mobills
URL Verificada
Modelo de portabilidade Potabilidade + Troco ou Redução de parcela
Prazos Até 96 meses
Taxa de Juros Taxa de juros mínima de 1,20% a.m.
Quem pode contratar? Aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, Militares, desde que haja convênio estipulado com o Banco PAN
URL Verificada

Santander

Portabilidade de Consignado – Santaner

Avaliação Mobills
4.2 500
Avaliação Mobills
URL Verificada
Modelo de portabilidade Potabilidade + Troco ou Redução de parcela
Prazos Até 240 meses
Taxa de Juros A partir de 1,07% a.m.
Quem pode contratar? Qualquer funcionário do setor público ou privado, com vínculo empregatício a uma empresa que tenha Convênio com o Santander
URL Verificada

Caixa

Portabilidade de Consignado – Caixa

Avaliação Mobills
4.1 2500
Avaliação Mobills
URL Verificada
Modelo de portabilidade Potabilidade + Troco ou Redução de parcela
Prazos Até 84 meses
Taxa de Juros A partir de 1,53% a.m.
Quem pode contratar? Trabalhar em empresa ou órgão conveniado, ser aposentado ou pensionista permanente do INSS;
URL Verificada

Banco BMG

Portabilidade de Consignado – Banco BMG

Avaliação Mobills
4.3 2500
Avaliação Mobills
URL Verificada
Modelo de portabilidade Potabilidade + Troco ou Redução de parcela
Prazos Até 96 vezes
Taxa de Juros A partir de 2,14% a.m.
Quem pode contratar? Aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos
URL Verificada

Como solicitar a suspensão do consignado?

Para que a suspensão do consignado fosse realizada, era necessário que o beneficiário ou funcionário público, entrasse em contato com o banco para saber se o mesmo aderiu a esta medida.

Na época, as principais instituições financeiras do país adotaram essa medida para ajudar os brasileiros.

A partir daí, era só apresentar os seus documentos e solicitar a suspensão do consignado por 120 dias. Portanto, o pagamento das parcelas retornaria automaticamente dentro desse prazo.

Neste momento não é possível realizar a suspensão do seu consignado, mas você pode fazer uma portabilidade de consignado e melhorar a situação atual das suas finanças.

Com essa modalidade de crédito consignado é possível mudar seu empréstimo de um banco para o outro e garantir um troco nessa mudanças, ou seja, receber dinheiro extra por essa transição.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

A suspensão dos consignados consiste em pausar o pagamento das parcelas do empréstimo em até 120 dias. Basicamente, se tratava de uma medida para ajudar no cenário financeiro complicado que os brasileiros se encontram durante a crise do covid-19.

Hoje não existe mais a possibilidade de suspender o consignado, uma vez que a validade da medida chegou ao fim em dezembro de 2021. Dessa maneira, a partir do dia 1 de janeiro ela deixou de ser válida e não é possível mais contratar.

Diversos bancos aderiram a suspensão dos consignados, dentre eles estavam: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Banrisul, Banese, Bradesco, Itaú e Santander.

É muito comum que algumas instituições financeiras criem uma limitação de idade para o crédito consignado, especial por conta do risco operacional que pode acarretar na inadimplência.

Afinal de contas, a garantia de recebimento é um fator para a liberação desta modalidade de empréstimo.

Por esse motivo, hoje o limite de idade para o crédito consignado é de 80 anos.

Como fazer a portabilidade do consignado?

No cenário onde a suspensão dos consignados não está disponível, você pode contar com ainda com a portabilidade do consignado.

Então, como já citado, ela consiste em transferir a sua dívida de um banco para outro, que ofereça melhores condições de pagamentos, seja com juros mais baixos ou um prazo maior para quitar o débito, por exemplo.

Dito isso, para que essa portabilidade seja concretizada, basta que você procure um novo banco que oferece as melhores condições e informa a intenção de transferência.

Em seguida, apresente à nova instituição financeira o extrato do empréstimo atualizado e confira as condições oferecidas para você. Após essa etapa, é feita a migração com os custos envolvidos.

Por fim, o antigo banco e o banco atual formalizaram o contrato e os termos da portabilidade.

A portabilidade de empréstimo consignado pode valer muito a pena se você deseja refinanciar seu empréstimo e garantir uma taxa de juros melhor. Além disso, você vai poder receber um dinheiro de volta na sua conta.

Simule agora a portabilidade do seu empréstimo e confira as vantagens!


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.