Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Não
semestral

Conheça a consolidação de dívidas e organize sua vida financeira

Quer uma forma de organizar a sua vida financeira e reduzir os juros? Veja como fazer isso com a consolidação de dívidas neste artigo.

Artigo escrito por Amanda Pessoa em 05 de Julho de 2022

Se você tem muitos débitos pessoais ou empresariais e já perdeu de vista o quanto deve e as taxas de juros que está pagando, a consolidação de dívidas vai lhe ajudar a mudar esta realidade.

Isso porque, ela consiste em juntar todas as dívidas em uma só. Com a unificação dos débitos, você paga apenas uma parcela no mês, e não várias, e com isso é possível ter um melhor controle da sua vida financeira.

Então, se você já contratou vários empréstimos a perder de vista, é hora de entender como consolidar dívidas pode lhe ajudar a sair dessa situação. Confira abaixo!

O que é a consolidação de dívidas?

Também conhecido como unificação de débitos, a consolidação acontece quando é realizado um novo empréstimo pessoal de valor suficiente para o pagamento de todas as dívidas.

Com a consolidação das dívidas você junta todos os seus débitos em um só e isso evita ter que ficar pagando, em datas diferentes, diversos créditos e empréstimos que estão em seu nome ou no da sua empresa.

Portanto, é uma forma de você realmente organizar a sua vida financeira, saindo daquele espiral de juros que pode se tornar uma verdadeira bola de neve.

Dessa maneira, você deixa de pagar vários débitos ao longo do mês, em datas diferentes e com juros abusivos, e agora tem apenas uma parcela fixa para quitar as dívidas em um dia combinado.

Em um primeiro momento pode parecer uma alternativa que não faz sentido, mas a realidade é que essa é uma estratégia inteligente, pois traz várias vantagens, especialmente no que diz respeito à taxa de juros mais baixas.

Quando devo consolidar minhas dívidas em uma só?

É muito fácil saber se você deve ou não consolidar as dívidas, basta fazer a seguinte pergunta para si mesmo: o empréstimo com juros baixo para unificação das dívidas torna o meu débito mais barato e mais fácil de pagar?

Então, se a resposta para essa pergunta for sim, com certeza você deve fazer a contratação da proposta de consolidação para quitar todos seus débitos, ficando apenas com um.

No entanto, é fundamental analisar bem as possibilidades e realizar os comparativos antes de contratar, uma vez que esse novo empréstimo deve ser mais vantajoso do que as suas dívidas atuais, seja em prazo de pagamento mais longo ou com taxa mais baixas.

Vantagens da consolidação de dívidas

Há muitas vantagens associadas a consolidação da dívida e dentre elas vale citar algumas, como:

  • A unificação das dívidas é uma forma de tornar mais fácil o entendimento de todos os débitos existentes;
  • As condições de pagamento são mais favoráveis, pois atendem melhor a sua realidade;
  • Ajuda a equilibrar as suas finanças pessoais ou empresariais;
  • É possível fechar um acordo com juros menores;
  • Prazo para pagamento mais extenso e que ajuda no melhor planejamento financeiro.

Desvantagens da consolidação de dívidas

A desvantagem existente em consolidar dívidas é fazer a contratação de um empréstimo que seja mais caro do que os débitos que você tem.

Muitas vezes, diante de uma proposta de unificação de dívidas, os clientes se atentam somente às parcelas menores, ignorando totalmente o fato de que podem estar assumindo um débito muito maior, num prazo mais longo e com juros mais altos.

Portanto, para não sofrer com essa desvantagem, analise bem as opções existentes e faça um comparativo com o seu saldo devedor.

Afinal de contas, o ideal é que o empréstimo para consolidação de dívidas tenha juros menores.

Como solicitar a consolidação de dívidas?

Então, consolidar dívidas é uma boa escolha para você e para a sua empresa? É chegado o momento de fazer essa solicitação para que a consolidação aconteça.

Neste caso, você deve procurar pelas instituições financeiras que oferecem este produto financeiro e veja quais são as vantagens que elas oferecem.

Não feche o contrato de consolidação das dívidas com o primeiro banco, faça uma pesquisa de opções no mercado e analise todas as propostas apresentadas.

Lembre-se: é crucial que você consiga ter descontos nas parcelas, com juros mais baixos e um bom prazo de pagamento.

Assim, quando encontrar uma instituição financeira que forneça minimamente o que você quer, é só fechar o contrato.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Consolidar a dívida é unificar todos os seus débitos em um só. Para isso, você solicita um empréstimo para quitar as dívidas existentes e assim assume apenas um débito, com parcelas fixas.

Boa parte dos bancos tradicionais fazem a consolidação das dívidas, mas é interessante que você pesquise não apenas junto a eles, mas também nas demais instituições financeiras existentes no mercado.

Hoje muitas fintechs oferecem essa possibilidade de consolidar as dívidas com juros mais atrativos que os bancos tradicionais.

Você pode somar todas as suas dívidas, conferir o valor total delas e assim ir em busca de instituições financeiras que permitam consolidar os débitos de forma mais atrativa para o seu bolso.

Então, para saber se você está fechando um bom negócio, não se esqueça de avaliar os juros praticados e as condições de pagamentos dadas.

O escalonamento de dívidas é uma nova negociação que você faz para quitar as suas dívidas. Normalmente ela é realizada junto a empresa na qual você tem débitos pendentes e em atraso.

Vale a pena consolidar as dívidas?

Vale a pena sim fazer a consolidação das dívidas, em especial se você conseguir redução das parcelas e uma taxa de juros mais atrativa. Afinal de contas, você vai estar trocando uma dívida cara por uma mais em conta.

Portanto, é uma alternativa interessante para não ter seu nome negativado e ainda assim honrar com os compromissos financeiros assumidos.


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Amanda Pessoa Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo, mãe, Jornalista com MBA em Marketing e amante da Marvel. Possui experiência com revista impressa, produção de conteúdo, SEO e experiência do cliente. Conhecedora do mundo dos empréstimos, Previdência Social e direitos trabalhistas.

  • Jornalista;
  • MBA em Marketing;
  • Especialista em educação financeira com foco em empréstimos.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar