Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
epico
Não
semestral

Tipos de investimento: descubra qual é o melhor para você

Qual são os melhores tipos de investimento? Leia o artigo e descubra agora!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 08 de Setembro de 2023

Quais são os tipos de investimento financeiros que existem? Se quisermos construir um patrimônio sólido, temos que saber responder essa pergunta.

Isso porque, se não soubermos quais ativos existem e suas diferenças, não saberemos avaliar e escolher a melhor opção para nossas necessidades.

Por isso, é fundamental conhecermos os tipos de investimento para que possamos investir no mais adequado e, assim, ter melhor resultados.

Então, vamos nessa?

Quais são os tipos de investimento?

Os ativos financeiros podem ser divididos em dois tipos de investimento: renda fixa e renda variável.

Cada um deles tem a sua particularidade, bem como vantagens e desvantagens. Por isso, é muito importante conhecer suas diferenças.

Renda fixa

Renda fixa é uma classe de ativos financeiros que consiste em uma operação de empréstimo, em que o credor empresta dinheiro a um terceiro com o objetivo de receber o valor de volta acrescido de juros no vencimento.

Nessa operação, todos os detalhes do contrato, como prazos e taxas, são definidos no momento da aplicação. Então, é possível ter um bom grau de previsibilidade quanto ao rendimento do investimento.

O emissor de um título de renda fixa acredita que pode aplicar os recursos captados de modo a alcançar uma rentabilidade maior do que os juros que ele terá que pagar ao credor.

E quem pode ser emissor? O governo ou uma empresa, seja financeira ou não.

Agora, vamos entender alguns detalhes do contrato de um título de renda fixa.

Características da renda fixa

Quando investimos em um título de renda fixa, no momento da aplicação, já sabemos qual será o parâmetro de rentabilidade, o vencimento e a liquidez da operação.

Rentabilidade

Existem três parâmetros de rentabilidade nas aplicações de renda fixa:

Pré-fixado

Retorno baseado em uma taxa fixa que não vai variar durante todo o período, então você já sabe exatamente quanto vai ganhar no vencimento.

Por exemplo, um título que rende 2% ao ano. Não importa o que aconteça, ele vai render 2% ao ano.

Pós fixado

Retorno baseado em um índice, mas esse índice pode variar durante todo o período.

Por exemplo, se você investe em um título atrelado à Selic, você sabe que o retorno vai ser de acordo com esse índice, mas não sabe como esse índice vai se comportar.

Misto

O retorno dos títulos com rentabilidade mista vai ter uma parte fixa e outra baseada em um índice.

Por exemplo, um título que rende 3% mais a variação da inflação.

E quais são os principais índices de referência das aplicações de renda fixa? São quatro:

Vencimento

O vencimento de um título de renda fixa é a data em que o título expira.

No dia seguinte à data de vencimento, o saldo líquido da aplicação vai ser creditado na conta da sua corretora.

Caso você pretenda deixar seu dinheiro aplicado por muito tempo, o ideal é aplicar em títulos com um vencimento maior, pois, assim, o efeito dos juros compostos será mais significativo ao longo do tempo.

Liquidez

Liquidez é a facilidade e a velocidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem que haja perda significativa de valor.

Em alguns títulos, você pode resgatar antes do vencimento, em outros não.

Nos que você pode, é possível vender seu título para o emissor ou negociá-lo no mercado secundário. Nesse processo, você pode acabar tendo prejuízo.

Hoje em dia, existem aplicações de renda fixa que tem liquidez diária, isto é, se você solicitar o resgate hoje, no mesmo dia, o dinheiro estará na sua conta.

É importante que você verifique a liquidez do título antes de investir, para que você escolha aquele que está adequado com suas necessidades e com os seus objetivos.

Riscos da renda fixa

Depois de entendermos todos os detalhes relevantes da parte contratual da renda fixa, podemos partir para os riscos desse tipo de investimento financeiro.

Risco nada mais é do que a incerteza quanto ao futuro, é a probabilidade de acontecer outras coisas além do esperado.

Nesse sentido, alguns investimentos são mais arriscados do que outros, pois em uns eu consigo estimar com mais precisão o meu retorno, enquanto em outros é mais difícil.

Mas, quais são os principais riscos da renda fixa?

Risco de crédito

Esse risco está presente nas aplicações de renda fixa e existe pela incerteza quanto ao recebimento do valor emprestado.

Como todo investimento de renda fixa é uma operação de empréstimo, existe um risco de não recebimento do valor aplicado, ou seja, de levarmos um calote.

Esse risco vai variar de acordo com a saúde do balanço do emissor. Quanto mais sólido for o seu balanço, menor é a possibilidade de calote.

Portanto, é muito importante que você verifique os aspectos contábeis da instituição para a qual você vai emprestar seu dinheiro.

Contudo, não podemos esquecer da relação risco-retorno. As instituições de grande porte não precisam oferecer grandes retornos para atrair investidores, só as pequenas. Por isso, ao desejar um retorno maior, precisamos estar dispostos a investir em um título com um risco maior.

Risco de mercado

O risco de mercado acontece pela possibilidade de termos prejuízo por causa de uma variação negativa no preço do título.

Precisamos entender que existe um mercado secundário formado por investidores que precificam os títulos de acordo com suas expectativas da variação de juros.

Caso você venda seu título antes do vencimento, o fará pelo preço vigente no mercado no momento da venda.

Caso o preço do mercado atual seja inferior ao preço que você pagou no título, você terá prejuízo.

Risco de inflação

É a possibilidade de termos um retorno abaixo da variação nos índices de preço, fazendo, assim, com que nosso dinheiro perca mais valor do que se multiplique.

Risco da taxa de juros

Por causa da variação nas taxas de juros, é possível que tenhamos um retorno aquém do esperado.

Por exemplo, se você investiu com Selic a 10% achando que esse rendimento ia durar por muito tempo, mas ele começou a cair, você teve um retorno abaixo da sua expectativa.

Produtos de renda fixa

Os principais ativos de renda fixa são:

Títulos públicos

O título mais clássico da renda fixa são os títulos da dívida pública. Neles, você empresta dinheiro para o governo que promete devolver o valor aplicado acrescido de juros no vencimento.

São considerados o investimento mais seguro do país, com baixo risco de crédito, pois o governo tem uma grande capacidade de cobrar mais impostos, imprimir mais moeda e fazer mais dívidas para honrar o compromisso que fez com você.

Certificado de Depósito Bancário

Os CDBs são um título de renda fixa que ajuda na captação de recursos por parte de instituições financeiras.

Do mesmo modo dos títulos públicos, você empresta seu dinheiro para o emissor, que no caso são instituições financeiras, para receber esse valor acrescido de juros no vencimento.

Debêntures

As debêntures são uma ótima forma de captação de recursos pelas empresas não financeiras. Da mesma forma que os CDBs e os títulos públicos, uma debênture consiste em uma operação de empréstimo em que uma empresa que não faz parte do setor financeiro é a emissora.

Normalmente, as empresas emitem debêntures com o objetivo de conseguir dinheiro que pode ser usado para construir uma nova fábrica, expandir suas operações no exterior, adquirir uma concorrente ou fazer qualquer outro grande investimento.

LCI e LCA

Uma Letra de Crédito Imobiliário ou uma Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa utilizado para captar recursos que serão investidos no setor imobiliário e no setor agrícola, respectivamente.

No caso do setor imobiliário, se uma instituição financeira quiser emprestar dinheiro para construção ou reforma de imóveis, ela pode fazer isso com os recursos captados através de uma LCI.

De modo semelhante, um banco pode captar dinheiro para investir no agronegócio. O agronegócio envolve as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de sementes, serviços, equipamentos, industrialização e comercialização da produção agropecuária, além da pecuária e agricultura.

CRI e CRA

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são títulos de renda fixa vinculados ao mercado imobiliário e ao setor agrícola, respectivamente.

No primeiro caso, podemos citar o exemplo de uma construtora que precisa adiantar o dinheiro de vendas feitas a prazo feitas por ela.

Em vez de pedir empréstimo em um banco comercial, ela procura uma empresa securitizadora que emite os CRIs.

Dessa forma, no lugar de dever dinheiro para o banco, ela deve para vários investidores, que receberão os CRIs que representam uma promessa de pagamento.

É vantajoso para os dois lados.

Os CRAs também são uma promessa de pagamento futuro. Portanto, eles envolvem negócios com produtores rurais que podem ser financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos agrícolas.

LEIA MAIS: Empréstimo para negativado: melhores bancos para contratar

Fundos de Investimento de Renda Fixa

Fundos de Investimento são uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro.

A principal vantagem desse tipo de aplicação é a gestão profissional, pois existe um gestor capacitado que faz o gerenciamento dos ativos do fundo, e a diversificação, pois existem vários ativos diferentes dentro de um mesmo fundo.

Simulador de Renda Fixa

Caso você queira ter noção de quando você receberá em uma aplicação de renda fixa, você pode utilizar o Simulador de Investimento da Mobills.

Nele, você poderá selecionar os principais parâmetros da sua operação para que você possa estimar quanto receberá em determinado período.

Imposto de Renda na renda fixa

A tributação nos títulos de renda fixa segue uma tabela regressiva em que a alíquota decresce com o passar do tempo.

Tempo com o títuloAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 180 a 360 dias20%
De 360 a 720 dias17,5%
A partir de 720 dias15%
Tabela regressiva da renda fixa

É importante lembrar que essas taxas incidem apenas sobre o rendimento, não sobre o saldo total.

Além disso, você não precisa se preocupar com o trabalho de recolher o imposto, pois ele é retido na fonte. Então você já recebe o valor já líquido de imposto de renda.

Contudo, existem alguns títulos que são isentos de pagar imposto de renda. Eles são:

  • LCI e LCA;
  • CRI e CRA; e
  • Debêntures incentivadas (empresas que buscam captar recursos para projetos de infraestrutura).

O governo isentou esses títulos do imposto de renda porque ele deseja incentivar o desenvolvimento desses setores da economia.

Renda variável

Renda variável é o segundo dos dois tipos de investimento e consiste em uma classe de ativos onde não é possível determinar o retorno nem o prazo da aplicação de antemão.

Então, o valor dos ativos, bem como sua rentabilidade, varia de acordo com as expectativas e com as condições do mercado. Nesse sentido, eu posso ter lucro ou prejuízo, a depender da variação do preço dos ativos.

Por não sabermos como se comportará os preços desses ativos, os riscos são maiores. E, se os riscos são maiores, deve haver um retorno esperado maior que compense esse risco adicional.

Dito isso, podemos conhecer agora as formas de ganhar dinheiro com os ativos dessa classe.

Como ganhar na renda variável

1. Pagando um preço menor na compra em relação à venda

A forma mais clássica de rentabilizar o capital com a renda variável é adquirindo ativos por um preço menor do aquele pelo qual você venderá.

Existe duas frases que ilustram (mesmo que de modo imperfeito) essa situação: “Compre barato e venda caro” e “Compre na baixa e venda na alta”.

2. Recebendo rendimentos dos ativos

Alguns investimentos de renda variável têm a capacidade (em alguns casos, a obrigação) de distribuir parte dos seus rendimentos aos investidores, como é o caso dos dividendos.

Esses rendimentos são distribuídos com uma frequência que varia de acordo com alguns critérios, como estratégia da empresa, questões legais etc.

Inclusive, alguns investidores baseiam suas estratégias apenas em ativos que geram renda.

3. Alugando

No mercado, existem diversas estratégias diferentes que nos permitem ganhar com a queda ou com a subida do mercado.

Os investidores que desejam ganhar com a queda podem pegar emprestados os ativos de alguém, vender, esperar o mercado cair, recomprar e devolver os ativos.

Dessa forma, o lucro desse tipo de operação é a diferença entre o valor que ele vende o valor que ele recomprou.

Além disso, aquele que empresta o ativo é remunerado com uma espécie de taxa de aluguel.

4. Fixando preços

Com derivativos, é possível adquirir contratos que fixam preços de ativos que são negociados no mercado à vista. Assim, dependendo da variação do ativo, podemos ganhar dinheiro.

Desse modo, o nosso lucro (ou prejuízo) é a diferença entre o preço que fixamos e o preço que efetivamente ocorreu.

5. Hedge

Hedge é uma estratégia de proteção de patrimônio.

Se eu tiver minha carteira construída para ganhar somente em uma direção, eu terei prejuízo caso o mercado caminhe na direção contrária.

Por outro lado, se eu tenho ativos em minha carteira que se beneficiam com a queda do mercado, eu estarei lucrando com o hedge que eu fiz.

Enquanto a maioria dos investidores está tendo prejuízo, eu posso minimizá-lo através de ativos de proteção.

Riscos da renda variável

Da mesma forma que falamos na renda fixa, a renda variável tem riscos que são próprios da sua classe e outros que são semelhantes aos de outras.

Por exemplo, o risco de mercado é um risco que também está presente na renda fixa. Contudo, vamos recapitular um pouco como funciona esse risco.

Risco de mercado

O risco de mercado acontece pela possibilidade de termos prejuízo por causa de uma variação negativa no preço do ativo.

Como foi dito, são as expectativas e as condições do mercado que influenciam o preço dos nossos investimentos. Então, se o mercado tiver uma expectativa contrária à nossa, a gente pode perder dinheiro.

Por exemplo, se eu compro uma ação achando que vai valorizar, mas o mercado entende que aquela empresa está perdendo os fundamentos, então as pessoas vão precificar de forma negativa essa ação. Nesse caso, eu terei prejuízo.

Risco de inflação

É a possibilidade de termos um retorno abaixo da inflação, fazendo com que nosso dinheiro perca mais valor do que se aumente.

Risco de performar abaixo do mercado

Quando consideramos o mercado como um todo, ele tem um retorno médio. Inclusive, existem fundos que replicam o desempenho da média do mercado.

Contudo, caso você não queira investir em ativos que repliquem o índice de mercado e decida escolher os ativos por conta própria, existe a possibilidade de você ter um retorno abaixo do mercado.

Aquele que opta com investir em ações ou fundos específicos o faz porque acredita que pode escolher aqueles ativos que terão melhor desempenho que a média do mercado. Mas, existe o risco de isso não acontecer.

E como saberemos qual é a média do mercado? Através dos índices. Dentre os principais índices, existe o:

  • Ibovespa: desempenho médio das ações mais negociadas no Brasil;
  • IFIX: retorno médio dos fundos imobiliários;
  • S&P 500: performance média das 500 maiores empresas americanas;
  • IXIC: rentabilidade média das empresas listadas na Nasdaq;
  • Euro Stoxx 50: retorno média das 50 maiores empresas da zona do euro; e
  • CSI 1000: desempenho das 1000 maiores empresas da China.

Então, agora que já entendemos o que é renda variável, como ganhar dinheiro, quais são seus riscos e seus principais índices, podemos conhecer os principais ativos dessa classe.

Produtos de renda variável

Os principais ativos de renda variável são:

Ações

Uma ação é a menor parte do capital social de uma empresa. Portanto, ao adquirir uma ação, você se torna sócio de uma companhia e passa a ser dono de uma pequena parte dela.

Uma empresa emite ações com o objetivo de captar recursos, ou seja, ela vende partes do seu patrimônio aos investidores. Esses recursos servem para financiar projetos de investimento e tornar a empresa mais competitiva.

Derivativos

Um derivativo é um contrato feito entre duas partes do qual se definem pagamentos futuros baseados no comportamento dos preços de um ativo de mercado.

Em resumo, podemos dizer que um derivativo é um contrato cujo valor deriva do preço do ativo à vista e que seu objetivo primário é a transferência do risco de mercado.

Os principais tipos de derivativos:

  • Futuro;
  • NDF;
  • Opções;
  • Swap; e
  • Mercado a Termo.

Moedas

Moedas nada mais são que meios de trocas. Nosso real é uma moeda, da mesma forma que o dólar, o euro, a libra, o franco etc.

As moedas não são investimento, pois não se multiplicam. Ou seja, 1000 dólares hoje vão continuar sendo 1000 dólares daqui a um ano.

Contudo, elas podem ser úteis em situações de desvalorização da nossa moeda.

Commodities

Commodities são matérias-primas essenciais para a economia de todos os países. Além disso, são produzidas em grandes quantidades e sem diferenças entre as marcas. Por esses motivos, a negociação de seus preços é realizada em escala global.

Ademais, é importante saber que existem quatro tipos principais de commodities: agrícola, mineral, financeira e de recursos energéticos.

Criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais que utilizam a criptografia para proteger dados e processar transações. Ademais, a transação rápida e segura dos dados só é possível por causa da tecnologia blockchain.

A primeira criptomoeda criada foi o Bitcoin, lá em 2008, mas hoje existem mais de 6000 moedas diferentes, com propostas diferentes e tecnologias diferentes.

Fundos de investimento

No caso dos fundos de renda variável, existem diversos tipos, com diferentes propostas e que se adequam aos mais diferentes perfis e objetivos.

Dentre esses, o principais são fundos de:

  • Ações;
  • Investimento no Exterior;
  • Participação;
  • Índice;
  • Imobiliários;
  • Agrícolas;
  • Multimercado (pode ter uma parte em renda variável); e
  • Cambial.

Imposto de renda na renda variável

A tributação na renda variável vai depender do período em que ocorreu a transação.

Via de regra, caso você compre e venda o ativo no mesmo dia (day trade), vai pagar 20% sobre o lucro. Caso você compre e venda em dias diferentes (swing trade), 15%.

Obviamente, não existe um imposto em caso de prejuízo.

Nas ações, existe isenção de Imposto de Renda se você vender até R$ 20.000,00 dentro do mesmo mês. Acima disso, você vai pagar os 15% sobre o lucro. Ademais, não há isenção no day trade.

Por fim, nos fundos imobiliários e agrícolas, você vai pagar 20%, e, nos ETFs, 15%.

Qual é melhor, renda fixa ou renda variável?

Qual é o melhor tipo de investimento financeiro?

Depois de conhecermos os dois tipos de investimento, temos que responder a seguinte pergunta: qual é melhor, renda fixa ou renda variável?

Na verdade, não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, pois não existe uma melhor classe.

Nesse sentido, o que existe é aplicações que mais se adequam ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.

Portanto, veja qual é a sua tolerância ao risco, quais são suas metas e, assim, você saberá qual é a melhor investimento para você.

Mas, não se engane, eles não são excludentes. Pelo contrário, um portfólio de sucesso conterá ativos de ambos os tipos de investimento.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.