Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Amigo secreto diferente: saiba como inovar na brincadeira!

Confira 10 opções de amigo secreto diferente para inovar na brincadeira e surpreender no fim do ano!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 21 de Dezembro de 2023

Que tal fazer um amigo secreto diferente e criativo no fim deste ano?

Para quem não sabe, o amigo secreto é uma brincadeira bastante tradicional no Natal, realizada entre muitos grupos de amigos e familiares.

Apesar de simples, essa tradição promete ser muito emocionante e divertida, pois todas as pessoas envolvidas podem receber presentes especiais e inesperados.

No entanto, se está cansado da brincadeira tradicional, que tal propor um amigo secreto diferente e inovar? Para isso, confira a seguir algumas dicas!

VEJA TAMBÉM: Quando montar a árvore de Natal? Saiba o dia certo!

10 Ideias de amigo secreto diferentes para inovar

Realizar brincadeiras engraçadas, de fim de ano, está na lista para fazer uma reunião/festa de família animada e inesquecível.

A brincadeira de amigo secreto, por exemplo, bastante tradicional no Brasil, pode ser uma das opções para isso. Mas que tal trazer inovação para ela?

Confira algumas dicas para mudar as regras originais e fazer um amigo secreto diferente!

  1. Amigo instantâneo;
  2. Amigo temático;
  3. Inimigo secreto (ou amigo da onça);
  4. Amigo inverso;
  5. Amigo ladrão;
  6. Amigo surpresa;
  7. Amigo doce;
  8. Amigo shopping.

A seguir, confira o que é cada uma das brincadeiras e as melhores dicas para realizar o amigo secreto diferente e inovar em meio aos seus amigos e familiares.

Amigo instantâneo

Para quem quer tornar a brincadeira de amigo secreto mais diferente e inovadora para todos que vão participar, o amigo instantâneo pode ser uma ótima ideia.

Nele, a pessoa deve comprar, para quem tirou, coisas que a outra poderia usar ou comer imediatamente, no momento da revelação.

Entre os itens, é possível comprar algo engraçado, que a outra pessoa não goste ou que ela não usaria. Porém, tenha cautela para não acabar magoando ninguém!

Exemplos de compra para amigo instantâneo:

  • comidas (doces, bolos, etc.);
  • bebidas diversas;
  • peças de roupa;
  • itens de beleza;
  • itens de higiene.

Amigo temático

Nem sempre é fácil acertar os gostos de todo mundo e ir de primeira em um presente que a pessoa goste. Por isso, que tal fazer um amigo temático?

Esse tipo de amigo secreto diferente consiste em definir um tema para o amigo secreto, que deve ser acordado entre todos e que facilite a compra do presente, para que todos fiquem satisfeitos.

Por exemplo: um amigo havaianas, em que todos ganham um par de chinelos; um amigo literário, em que todos ganham livros de sua escolha.

Confira mais detalhes sobre cada um desses amigos temáticos.

Amigo havaianas

Como dito, no amigo havaianas cada pessoa vai ganhar um par de chinelos. Dessa maneira, é necessário listar a numeração de cada uma das pessoas em um grupo, para que todos saibam qual número comprar.

Além disso, as pessoas podem, nesse mesmo grupo, dar dicas sobre a cor ou o modelo de havaianas que prefere. Assim, todos ficam satisfeitos com os presentes.

Amigo literário

Um amigo literário é ideal para aquele grupo que ama leitura. Para organizá-lo, é possível começar fazendo um grupo e cada integrante manda algumas ideias de gêneros que gosta de ler ou livros que gostaria de receber.

Com isso, assim como a dica anterior, é possível agradar a todos os gostos, uma vez que o tema foi pré-definido e aprovado por todos.

Inimigo secreto (ou amigo da onça)

Para quem gosta de algo mais engraçado, sem pretensão de ganhar coisas boas (porque não é o objetivo do inimigo secreto, como o próprio nome sugere), essa é a opção ideal de amigo secreto diferente!

Na brincadeira, as pessoas podem presentear as outras com aquilo que elas menos gostam ou com itens inesperados, tudo em prol da risada. Confira algumas dicas de “presente”:

  • camisetas engraçadas, com fotos inusitadas;
  • canecas temáticas;
  • escova de dentes velha;
  • par de chinelos usados;
  • kit de ressaca; e tudo o que a sua imaginação permitir!

Dessa maneira, se você tem intimidade o suficiente com as pessoas envolvidas e quer garantir muitas memórias e risadas, escolha essa opção!

Amigo inverso

Nessa opção, ao invés de fazer o modelo tradicional, em que alguém diz características da pessoa que tirou para que todos adivinhem, a pessoa deve adivinhar quem a tirou.

Primeiro, faça com que a pessoa da vez feche os olhos enquanto a pessoa que a tirou se identifica para todos os outros.

Depois, a pessoa que está tentando adivinhar pode fazer perguntas, dar características da pessoa de quem ela suspeita até ter o palpite final.

Caso a pessoa não consiga acertar, os participantes podem dar dicas até que ela tenha ao menos uma ideia de palpite. Legal, não é?

Amigo ladrão

Em mais essa opção de amigo secreto diferente, cada um dos participantes deve comprar e embrulhar um presente para que, em seguida, haja um sorteio da ordem em que cada um vai jogar.

Após o sorteio, definidas as ordens em que cada um vai “escolher” o presente, a brincadeira deve acontecer da seguinte forma:

  1. o primeiro participante vai até a mesa e escolhe um presente que ele acha que seja o melhor de todos;
  2. em seguida, o presente deve ser aberto e mostrado para todos os outros participantes;
  3. após isso, outra pessoa deve escolher mais um presente e abrir para que todos vejam;
  4. caso ela goste, não é necessário trocar. Porém, caso ela goste mais do presente aberto anteriormente, pode trocar com a pessoa que está com ele.

E assim deve ocorrer a brincadeira, até que a última pessoa escolha seu presente e troque (ou não) com outra.

Além disso, para ficar mais justo e interessante, é possível colocar a regra de cada presente poder ser trocado apenas 3x. Dessa forma, caso alguém escolha o item nesse tanto de vezes, ele não pode mais ser trocado.

Porém, essa dica é apenas uma sugestão, pois você e seu grupo de amigos decide a maneira que a brincadeira fica mais legal!

Amigo surpresa

No “amigo surpresa” os sorteios acontecem na hora, no momento da revelação, e cada pessoa deve comprar um presente unissex, que sirva para todas as pessoas que vão participar.

Deve ser decidida uma ordem para que a brincadeira aconteça e, então, cada participante deve tirar um papel para saber na hora quem é o seu amigo surpresa.

Amigo doce

O amigo doce, assim como o amigo secreto, é uma brincadeira bastante tradicional.

Para os amantes de chocolate e doces em geral, essa pode ser uma ótima opção de amigo secreto diferente.

Os sorteios podem acontecer da maneira tradicional, com todos os participantes tirando os papéis e sorteando os nomes.

Então, cada um deve comprar um tipo de doce para o seu sorteado. Por exemplo:

  • bolos temáticos;
  • barras de chocolate;
  • bombons de chocolate;
  • cestas;
  • cookies;
  • cupcakes; etc.

Amigo Shopping

Nessa modalidade de amigo secreto, um grupo de amigos se reúne para a sua confraternização em um shopping e, após se encontrarem, fazem um sorteio ali mesmo, na hora!

E aqui é as coisas começam a ficar emocionantes, porque, após o sorteio, cada participante terá até 30 minutos para encontrar o presente ideal para o seu amigo e retornar ao ponto de encontro.

Dessa forma, basta definir o orçamento e adaptar as regras ao seu grupo para ter um tempo divertido com seus amigos!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Quais as melhores opções de amigo secreto diferente?

Qual a melhor forma de tornar o amigo secreto mais divertido?

O que fazer de diferente em um amigo secreto?

Afinal, qual a melhor opção de amigo secreto diferente?

A melhor opção entre as apresentadas vai depender do perfil e das preferências do seu grupo de amigos/familiares.

Por isso, veja todas as características das opções apresentadas anteriormente, saiba como cada um funciona e apresente todas as opções para os participantes, para que haja uma escolha.

Depois da decisão, basta fazer o sorteio, comprar ou confeccionar o presente e se divertir MUITO no dia!

VEJA TAMBÉM: O que pedir de amigo secreto? Confira as melhores opções de presentes!



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.