Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

Programa de Milhas: Principais programas para acumular milhas aéreas

Viajar deve ser um dos maiores prazeres da vida. Com um programa de milhas é possível realizar seu sonho de viajar gastando pouco. Saiba mais!

Artigo escrito por Claudia Borges em 22 de Setembro de 2021

Gosta de viajar? Então, imagina que ótimo conseguir passagens aéreas sem precisar pagar nada por isso? Com ajuda dos programas de milhas isso é possível!

O programa de milhas certo pode te ajudar a economizar em sua viagem e até ganhar dinheiro com milhas. No entanto, muitas pessoas não conhecem ou entendem bem do assunto.

Em média, 100 milhões de pessoas viajam de avião todos os anos, segundo dados da ANAC (Agência Nacional Aviação Civil), mas será que elas sabem aproveitar as vantagens das milhas?

Segundo reportagem da CNN, o Brasil perdeu cerca de 235 bilhões de pontos no ano de 2020. Essa quantidade daria mais de mil milhas por brasileiro.

Portanto, para não deixar passar essa oportunidade por desconhecer como funciona o sistema de milhas, continue lendo e tire todas suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é um programa de milhas?

Programas de milhas são benefícios criados por companhias aéreas que, em parceria com algumas empresas, recompensam seus clientes mais fiéis.

Com isso, ao se inscrever em um programa de milhas e utilizar o cartão de crédito, é possível acumular milhas, que podem ser trocadas por prêmios diversos, inclusive passagens aéreas.

Vale ressaltar que o cadastro nesses programas é totalmente gratuito e bem fácil de ser feito: basta procurar o programa de sua preferência e se cadastrar.

Qual é a diferença entre milhas e pontos?

Falando de forma direta: apenas a nomenclatura. Antigamente existia diferença no tipo de recompensa oferecida, enquanto as milhas eram trocadas por passagens aéreas, os pontos eram por produtos e serviços diversos.

No entanto, hoje em dia não existe mais essa diferença. Os programas de milhas oferecem aos clientes uma loja com diversos itens que podem ser trocados.

Por outro lado, os pontos podem ser convertidos em milhas e transferidos para o programa de sua preferência, te ajudando a poupar.

Os 3 melhores programas de milhas aéreas

Antes de falarmos qual o melhor programa de milhas, é importante estabelecer alguns critérios, são eles:

  • Validade das milhas;
  • Flexibilidade no resgate;
  • Cotação das milhas (preço das passagens);
  • Variedade de destinos.

Claro que existem outros pontos a serem considerados, mas vamos avaliar esses quatro pontos principais para te ajudar a decidir o programa de milhas perfeito para você.

1. TudoAzul

O programa de milhas TudoAzul, é da companhia aérea Azul, que em 2020 foi eleita a melhor do mundo pelos usuários do Tripadvisor.

Além disso, o programa disponibiliza seu próprio cartão de crédito, o Azul Itaucard, que te ajuda a acumular ainda mais milhas em suas compras.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O programa de milhas TudoAzul oferece benefícios aos seus filiados de acordo com a categoria:

  • Básico;
  • TudoAzul Topázio;
  • TudoAzul Safira;
  • TudoAzul Diamante.

Programa de milhas TudoAzul

Avaliação Mobills
4.5 500
Avaliação Mobills
Site seguro
Validade das milhas 2 anos – a partir da data que foi acumulada.
Flexibilidade no resgate Permite receber e doar pontos.
Cotação das milhas Passagens nacionais a partir de 3 mil pontos.
Variedade de destinos Além dos destinos atendidos pela Azul. tem parceria com 5 cias internacionais.
Site seguro

2. LATAM Pass

O antigo Multiplus agora é o novo programa de milhas da cia aérea LATAM Pass, o LATAM Pass . Dessa forma, talvez seja o mais completo, em termos de parceria, dessa lista.

Além das passagens aéreas, usuários do LATAM Pass têm a possibilidade de trocar milhas por combustível nos postos Ipiranga.

Possui cartão de crédito próprio das categorias: Internacional, Gold, Platinum e Black, contemplando todos os bolsos.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Assim como os cartões, o programa de pontos também beneficia seus usuários por categorias, são elas:

  • Gold;
  • Gold Plus;
  • Platinum;
  • Black;
  • Black Signature;
  • Elite.

Programa de milhas Latam Pass

Avaliação Mobills
3.0 500
Avaliação Mobills
Site seguro
Validade das milhas 2 anos – a partir da data que foi acumulada.
Flexibilidade no resgate Permite receber e doar pontos.
Cotação das milhas Passagens Nacionais a partir de 2.800 pontos.
Variedade de destinos Além dos destinos atendidos pela Latam, tem parceria com 16 cias internacionais.
Site seguro

3. Smiles

Um dos programas mais conhecidos no Brasil, o Smiles é o programa da cia aérea Gol. E isso não é a toa, pois é o programa com maior número de parcerias e destinos Internacionais.

O Smiles também permite ao seus usuários trocar os pontos acumulados por diversos itens e serviços, além de passagens aéreas, e tem parcerias com a Magalu, Postos Shell e até com a Uber, além de muitos outros.

Assim como o TudoAzul, também possui um cartão próprio, o cartão Gol Smiles que ajuda na hora de acumular as milhas necessárias para sua viagem.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Os benefícios são de acordo com as seguintes categorias:

  • Smiles;
  • Prata;
  • Ouro;
  • Diamante.

Programa de milhas Smiles

Avaliação Mobills
4.0 500
Avaliação Mobills
Site seguro
Validade das milhas De 3 anos a 20 anos (dependendo da categoria) – a partir da data que foi acumulada.
Flexibilidade no resgate Permite receber pontos.
Cotação das milhas Passagens nacionais a partir de 4 mil pontos.
Variedade de destinos Além dos destinos atendidos pela Gol, tem parceria com 35 cias internacionais.
Site seguro

Qual é o melhor programa de milhas?

Para essa pergunta, nós não temos a resposta certa. Ao escolher um programa para se filiar você deve levar em consideração o destino que pretende conhecer e quais cartões de crédito com milhas são aceitos.

Então, antes de decidir para qual programa vai se cadastrar, pesquise bastante, entenda como funciona, veja vídeos e leia depoimentos de usuários.

O site Tripadvisor reúne viajantes do mundo todo, portanto, é possível conseguir informações de todas as cias aéreas, hotéis, destinos e até programa de milhas, pesquisando por lá.

Outra ferramenta importante é o site Reclame Aqui. Nele os usuários descontentes podem registrar sua reclamação. Dessa forma é possível ver quais os erros das empresas e como elas lidam com isso.

Principais formas de acumular milhas aéreas

É possível acumular milhas de diversas formas, além da mais comum, que é comprando com o seu cartão de crédito. Além disso, as próprias empresas disponibilizam ferramentas para otimizar esse acúmulo.

Confira as principais maneiras para obter milhas a seguir.

Cartão de crédito

Como dissemos, esse é o principal meio para acumular milhas e pontos. E esses valores podem ser duplicados e até triplicados quando usados cartões específicos das cias aéreas e programa de milhas.

Uma boa dica, caso seu limite de cartão de crédito seja alto, é fazer suas compras do dia a dia também no cartão, assim, elas rendem milhas para você.

Promoções de bônus

Os programas de milhas e seus parceiros fazem, algumas vezes ao ano, promoções que podem te dar até 100% a mais de milhas na hora da transferência.

Então, fique sempre ligado no site do programa que escolheu, cadastre seu e-mail para receber as novidades e leia os informativos.

Clubes de milhas

Todas as empresas oferecem um clube de milhas, em que, por um valor adicional mensal, você recebe uma porcentagem extra de milhas mensalmente.

Pesquise no programa em que for se cadastrar, faça as contas e veja se vale a pena para você, de acordo com seus objetivos financeiros.

Parceiros

Como falamos, as empresas possuem parcerias que também acumulam pontos e milhas. Então, sempre conheça bem quais são esses parceiros.

E, se possível, dê preferência a eles na hora de fazer suas compras, assim não prejudica seu orçamento mensal com compras desnecessárias e ainda acumula milhas.

Dicas para acumular mais em programas de milhas aéreas

A principal dica para acumular sempre mais milhas aéreas é: conheça bem o programa que escolheu. Cada um deles tem suas regras e particularidades.

Sendo assim, pesquise e estude bastante, veja vídeos de dicas e tutoriais, leia blogs de viagens que falam sobre o assunto e principalmente: tenha um objetivo definido.

Quando começamos a acumular milhas sem conhecer bem do assunto, é possível perder grande oportunidades, que nos fariam economizar uma boa grana na hora de viajar.

Então, estude bastante do assunto e faça a viagem dos seus sonhos, gastando bem pouco com ela!


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar