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Programa de fidelidade: o que é, como funciona e benefícios!

Veja como aproveitar todos as vantagens e benefícios que os programas de fidelidade podem proporcionar para seus clientes VIPS.

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 17 de Maio de 2024

Você já se perguntou o que é um programa de fidelidade? Entende como funciona e seus benefícios?

Saiba que o programa de fidelidade serve para agradar e recompensar os clientes mais fiéis de uma empresa ou marca.

Desta forma surgem os clubes de pontos e milhas que são muito utilizados hoje entre bancos, companhias aéreas e sites que são criados apenas para essa finalidade.

Para entender melhor o que é um programa de fidelidade e como aproveitar as vantagens de ser um integrante de programa ou clube, continue a leitura!

O que é um programa de fidelidade?

O programa de fidelidade é um serviço que fornece benefícios para clientes que compram constantemente de uma marca ou empresa e ajuda na atração de novos clientes.

O programa de fidelidade é bom e compensa ambos os lados, para a empresa a estratégia aproxima seus clientes e os premia pela preferência.

Do outro lado, os consumidores recebem vantagens e benefícios para usufruírem de uma marca que já admiram e consomem.

Com o programa de recompensas é possível criar um vínculo mais próximo com aquele cliente específico, tornando ele especial e premiando com condições diferenciadas dos demais.

Para a empresa que fortalece esse laço com os seus clientes, a estratégia visa incentivar o consumo de seus produtos através de cupons de desconto e condições exclusivas.

Já para o cliente é a garantia de ter acesso amplo aos produtos em lançamento e obter descontos especiais.

Como funciona um programa de fidelidade?

Levando em consideração que cada empresa e segmento tem públicos e objetivos diferentes, cada programa de fidelidade é criado e aperfeiçoado para atender seu público com a maior assertividade possível.

Existem empresas que usam sistema de pontos do cartão de crédito, outras que oferecem descontos no ato da compra, há ainda quem oferece cashback e outra infinidade de benefícios e vantagens.

Mas é imporante ressaltar que existe uma regra que une todos os programas de fidelidade: para fazer parte de um programa ou clube é necessário fazer uma inscrição e isso parte do desejo do cliente.

Uma vez o cliente realizando seu cadastro, as empresas podem criar diversas formas de interagir com seu público e torná-los consumidores ainda mais fiéis, através de bonificações, premiações e vantagens.

Será que você conhece todos os tipos de programas de fidelidade e seus benefícios? Continue com a leitura e saiba quais são!

Quais são os tipos de programas de fidelidade?

É provavel que você esteja pensando que só existe um tipo de programa, o que oferece cupons de descontos em produtos, mas vamos mostrar agora que existem outros tipos tão bons quanto este.

Os quatro tipos de programas de fidelidade mais conhecidos são:

  • Modelo de recompensa: É um dos mais conhecidos e usados por supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e postos de gasolina. O cliente recebe recompensas como cupons de desconto e pontos à medida que faz pedidos ou usa os serviços
  • Modelo educacional: Usado comumente por empresas de jogos e música, a empresa oferece informações exclusivas sobre novos produtos e o universo de interesse do cliente.
  • Modelo contratual: Neste programa de fidelidade pode ou não ter pagamento. O cliente firma um contrato com a empresa e pode ganhar coisas como ingressos exclusivos, participação em eventos fechados e acesso à informações privilegiadas.
  • Modelo de valor agregado: Oferece serviços para clientes mais assíduos, como upgrade em quartos de hotéis e cabine de avião entre outros tipos de serviços.

Agora que você já conhece outras opções de programas de fidelidade, busque aquele que é mais apropriado para o seu perfil de consumo e aproveite os benefícios oferecidos.

Quais as vantagens em participar de um programa de fidelidade?

Os participantes de programas de fidelidade certamente terão diversas vantagens e benefícios. Alguns gratuitamente e outros fazendo parte de um clube onde há pagamento de alguma assinatura.

Mas não se preocupe, tudo isso fica esclarecido no ato da contratação e geralmente é exposto nas propagandas e publicidades dos programas de fidelidade para adesão dos clubes por assinatura.

Veja a seguir os benefícios mais comuns oferecidos pelas empresas e marcas:

  • Descontos exclusivos;
  • Cartões-presente;
  • Brindes;
  • Prioridade no atendimento ao cliente;
  • Gratuidade de taxa de entrega;

O cliente vai pode usar esse serviço de forma acumulada ou individualmente, tudo vai depender das regras do programa com base no serviço ou produto oferecidos.

Também é levado em consideração o segmento o qual a empresa ou marca atua e a prestação de serviço.

Quais as desvantagens de participar de um programa de fidelidade?

Para um cliente a desvantagem é muito pouca, ela só acontece se houver pagamento de mensalidade e o cliente não usufruir dos benefícios.

Por isso é importante entender que os programas de fidelidade devem estar vinculados aos hábitos de consumo e de compras regulares para conseguir conquistar os prêmios por junção de pontos ou metas.

Entretanto, se a participação do programa de fidelidade não houver nenhum tipo de cobrança de mensalidade, não há perda. O participante apenas não ganha os benefícios oferecidos pela marca ou estabelecimento.

Conheça os principais programas de fidelidade do Brasil

Separamos alguns dos principais programas de fidelidade que atuam no Brasil, em diferentes atividades de prestação de serviços ou produtos.

Antes de mais nada, é importante que você entenda a principal diferença entre Programa de pontos e Clube de pontos.

Apesar de tratarem de acúmulo de valores, que podem ser chamados de pontos ou de um nome fictício apropriado para a empresa, eles têm o mesmo objetivo.

  • Programa de Pontos: O Programa de pontos é onde os números acumulados ficam guardados, ou seja, toda pontuação adquirida é registrada no programa de pontos;
  • Clube do Programa de Pontos: Já o Clube de pontos é um produto do programa de pontos, como por exemplo, o Santander Esfera, a Livelo e o Átomos.

Estes são produtos que fazem parte de um programa de fidelidade, o Clube de pontos é um produto oferecido por ele e nele é possível fazer parte do programa de pontos.

O mesmo pode acontecer quando citamos as companhias aéreas, que também possuem programas de fidelidade, porém com a pontuação em milhas.

Neste caso, milhas são uma alusão a distância percorrida pelos aviões e adotada para classificar a forma de pontuar no programa de pontuação dos clubes de companhias aéreas.

Assim que você consegue acumular milhas suficientes, você consegue trocar por passagens aéreas para qualquer lugar do brasil ou do exterior que a companhia aérea faça a rota.

Mas não é só isso que você pode fazer com as milhas, você também podem trocar por produtos dentro de seus e-commerces, através das lojas parceiras.

Veja os mais populares em cada categoria:

Os clubes de milhas mais utilizados no Brasil são:

Os clubes de pontos mais utilizados no Brasil são:

Programa de pontos/recompensas de bandeiras de cartões de crédito

Apesar destes serem os mais famosos, vale ressaltar que eles não são os únicos. Existem diversos programas de fidelidade de postos de gasolina, mercados, supermercados, lojas, restaurantes, entre outros segmentos.

Fora do programa você deixa de receber descontos exclusivos, de ganhar brindes e perde a chance de economizar dinheiro a cada compra.

Leia mais sobre cada um deles e aproveite a oportunidade de ser tornar um membro de programa de fidelidade e ganhar diversos benefícios e vantagens exclusivas.

LEIA TAMBÉM: Quantas milhas para viajar são necessárias? Descubra agora!



Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

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