Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Onde investir 100 mil reais? Veja as melhores aplicações!

Tão importante quanto juntar muito dinheiro é aprender a investi-lo. Então, leia o artigo e aprenda a investir 100 mil reais.

Artigo escrito por Marcos Vitor em 28 de Fevereiro de 2024

Para aqueles que conseguiram acumular sua primeira centena de milhar, é importante saber o que fazer com esse dinheiro, ou seja, onde investir 100 mil reais.

Isso porque o dinheiro conquistado com muito esforço deve empregado da melhor maneira para que ele se multiplique.

Nesse sentido, conheceremos quais são as melhores aplicações para investir nossos 100 mil reais e como podemos fazer isso da melhor forma.

Lembrando que o o conteúdo apresentado no artigo são apenas exemplificações e não recomendações de compra. A decisão de onde investir será somente sua, afinal.

Então, vamos nessa?

Qual é a melhor aplicação financeira para 100 mil reais?

Quanto mais recursos nós temos, maiores são as possibilidades de aplicações para que possamos investir.

Com 100 mil reais, é possível investir em várias opções, desde ativos financeiros até abrir um negócio próprio.

Por isso, vamos citar os principais investimentos de cada grupo para quem tem esse montante.

Investir em ativos financeiros

No mercado financeiro, os ativos financeiros são instrumentos não-físicos, como ações e títulos. Nesse sentido, seu valor deriva de um acordo contratual existente.

Além disso, esses ativos geram rendimentos e costumam ter mais liquidez que ativos tangíveis, como os imóveis.

Como esses instrumentos geram rendimentos, é uma excelente alternativa para investirmos 100 mil reais.

Portanto, vamos conhecer alguns ativos em que podemos investir nossos recursos.

Ativos líquidos

Quem tem um grande volume financeiro e quer construir uma carteira de investimentos que garanta a estabilidade financeira, não pode negligenciar de se precaver contra imprevistos.

Por isso, o ideal é que você construa uma reserva de emergência em ativos mais líquidos, ou seja, ativos que podem ser resgatados a qualquer momento sem prejuízo.

Para isso, você pode investir em títulos públicos, fundos DI, CDBs com liquidez diária ou contas remuneradas.

Além disso, o ideal é você acumule de 3 a 12 meses dos seus gastos mensais, a depender da estabilidade e da previsibilidade da sua fonte de renda principal.

Isso vai garantir uma segurança financeira muito maior para você e para sua família, pois você sabe que estará resguardado contra imprevistos e, em caso de emergência, não terá que vender seu patrimônio.

Fundos de investimentos

Outra excelente opção para quem tem muitos recursos são os fundos de investimentos, pois são uma das mais fáceis e simples formas de diversificação.

Isso porque os fundos de investimento funcionam como uma espécie de condomínio em que o gestor reúne os recursos dos investidores para aplicar em ativos no mercado financeiro.

Dessa forma, na carteira de um fundo, existem várias aplicações que foram escolhidas criteriosamente para atingirem determinado objetivo.

Portanto, ao investir nesse instrumento, você diminuirá o risco da carteira por meio da diversificação, e seus 100 mil reais serão geridos por um profissional.

Contudo, é muito importante que você invista nos melhores fundos de investimento e não somente em um, mas em vários fundos de diferentes setores.

Dessa forma, você otimizará o retorno e diminuirá o risco total do seu portfólio.

Ações

Os homens mais ricos do mundo têm a maior parte do seu patrimônio constituído de ações de grandes empresas.

Isso porque as ações são um dos ativos com maior potencial de valorização do mercado financeiro.

Pense assim: para um país se desenvolver, é preciso que as empresas desse país se desenvolvam, gerando empregos e produtos mais baratos e melhores.

Dessa forma, investir em ações de boas empresas é a melhor forma de acumular um patrimônio que gere rendimentos consistentes.

E, da mesma forma que nos fundos, é importante que você diversifique em ações de setores, países e modelos de negócio diferentes para que você diminua seu risco.

Além disso, para quer se aposentar, uma alternativa é investir em ações que gerem dividendos, que são uma forma de renda passiva.

Contudo, lembre-se que os investimentos em renda variável, como as ações, são recomendados apenas para os investidores do perfil arrojado, isto é, com maior tolerância ao risco.

No mais, perdas financeiras podem ocorrer nesta aplicação e você precisa estar preparado e com uma carteira diversificada para enfrentar isso.

Renda fixa

A renda fixa é a classe de investimentos ideal para quem quer segurança em suas aplicações, pois ela tem um risco menor quando comparada à renda variável.

Portanto, é muito importante que você tenha uma parcela do seu patrimônio em títulos de renda fixa para que sua rentabilidade não seja tão afetada em momentos de crise.

Dessa forma, você pode investir em títulos públicos, certificados de depósito bancário, debêntures, LCIs e LCAs e fundos de renda fixa.

Naturalmente, a parcela da sua carteira que estará alocada em renda fixa vai depender do seu perfil de risco e dos seus objetivos.

Como investir 100 mil reais?

Para que você invista uma quantia tão significativa, você precisa ter alguns cuidados para que seu dinheiro seja preservado e se multiplique.

Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu perfil de risco, pois é isso que vai direcionar suas decisões de investimento.

Por exemplo, se você é mais conservador, não deve aplicar uma grande parte do seu patrimônio em ativos de renda variável, pois eles são mais arriscados.

Caso você não obedeça a essa regra, é provável que você fique ansioso ou nervoso quando vir as oscilações diárias da bolsa de valores.

Além disso, é muito importante que você defina objetivos que também nortearão suas escolhas de investimento.

Por exemplo, se você quer se aposentar, é importante que você escolha ativos com vencimentos e expectativas de retorno maiores.

De outra forma, se você tem um objetivo de fazer uma viagem em um ano, uma parte dos seus 100 mil reais deve ser aplicada em ativos mais líquidos e menos arriscados.

Por fim, é muito importante que você estude bastante os ativos antes de investir para que você escolha os melhores. Assim, como dissemos, você otimizará sua rentabilidade e diminuirá seu risco.

No caso das ações, estude o negócio, a gestão e o setor da empresa. No caso dos título, verifique o prazo e a rentabilidade do contrato e a confiabilidade do emissor. Nos fundos, veja quais ativos há na carteira e qual é o seu objetivo.

Descubra qual é o melhor investimento

Abrir um negócio

Além de investir em ativos financeiros, você pode abrir um negócio com essa quantia. Como você tem 100 mil reais, existem muitas possibilidades.

Portanto, é muito importante que conheçamos as possibilidades para podermos avaliá-las compará-las entre si.

Investimento Anjo

O Investimento Anjo é uma modalidade de investimento em que pessoas físicas podem adquirir uma posição minoritária em startups.

Normalmente, esse tipo de investimento envolve uma participação ativa no negócio por parte do investidor.

Desse modo, como são empresas em um estágio inicial de desenvolvimento, esse investimento costuma ser mais arriscado, mas também tem uma expectativa de retorno maior.

Portanto, é possível encontrar pequenas empresas que aceitam investimentos diretos a partir de R$ 40.000,00.

INCO Investimentos

Inco Investimentos

Invista em renda fixa privada e ganhe até 6% acima do CDI.

Invista em renda fixa privada e ganhe até 6% acima do CDI.

URL verificada

A INCO Investimentos é uma plataforma que faz a intermediação entre projetos de empresas e os investidores de renda fixa.

Nesse sentido, empresas que querem captar recursos para seu empreendimentos podem contratar a INCO que emite títulos de renda fixa.

Normalmente, esses títulos têm um rendimento muito acima do CDI, o que se torna um investimento muito atrativo.

Franquias

Franquia é um modelo de negócio em que um investidor adquire o direito de uso de determinada marca para que ele possa replicar aquele negócio.

É o caso de negócios como McDonalds ou Burguer King, em que um investidor pode abrir uma franquia em qualquer lugar, desde que cumpra certos requisitos.

Obviamente, a franquia destas empresas é muito cara, mas existem de outras que podem ser adquiridas a partir de R$ 10.000,00.

Contudo, não esqueça de considerar o custo do aluguel do ponto, da reforma do espaço, da aquisição de matéria-prima e da contratação de pessoal.

Aluguel de roupas de festa

Alugar roupas de festa é um negócio que pode ser aberto com menos de 100 mil reais e extremamente lucrativo.

Após a aquisição das roupas, seu principal custo com elas será de lavagem e ajuste, no caso de o cliente necessitar.

Além disso, é possível diversificar seu negócio e comprar roupas para diferentes festividades. Assim, sua receita não se concentrará apenas em períodos específicos do ano.

Entretanto, é importante lembrar que as roupas vão se desgastando com o tempo e que você precisará acompanhar as tendências da moda.

Escola de idiomas

Uma alternativa para investir 100 mil reais é abrir uma escola de idiomas.

Nesse caso, você precisará apenas de uma estrutura com salas, professores capacitados, um material de acompanhamento de qualidade e um bom marketing.

Se você optar por criar uma escola online, seus gastos com estrutura diminuirão bastante, e a quantidade de alunos que podem ser alcançados aumentará.

Além disso, você pode oferecer o serviço de acompanhamento individual com algumas horas de conversação por semana.

Com 100 mil reais, as possibilidades são amplas. Além dessas que já citamos, você pode abrir:

  • Gráfica;
  • Agência de turismo;
  • Consultoria;
  • Lanchonete;
  • Ótica;
  • Pet Shop;
  • Clínica de estética;
  • E muito mais.

É possível viver de renda com 100 mil reais?

Um dos maiores objetivos do brasileiro é alcançar a independência financeira. Para isso, é preciso ter um patrimônio que gere renda suficiente para custear nosso padrão de vida.

A questão é: é possível alcançar esse estágio com 100 mil reais? Vamos aos cálculos.

Considerando um rendimento de 1% ao mês, que é uma taxa bem realista, seu patrimônio vai gerar uma renda de R$ 1.000,00.

Naturalmente, é quase impossível viver com esse valor por mês no Brasil. Então, não é possível alcançar a independência com 100 mil reais.

Lembre-se que o valor dos dividentos e outros proventos de um ativo podem mudar ou cessar completamente.

Mesmo se considerarmos o dobro de rentabilidade, ainda gera um valor que é insuficiente para custear um padrão de vida confortável.

Portanto, nossa conclusão é que não é possível viver de renda com 100 mil reais.

Contudo, você pode investir esse valor durante alguns anos para acumular um patrimônio maior que gera uma renda maior.

Na Calculadora de Juros Compostos da Mobills, você pode simular uma aplicação considerando uma determinada taxa em um determinado tempo.

Por exemplo, se você investir seus 100 mil reais durante 10 anos e com uma rentabilidade de 1% ao mês, você terá R$ 330.038,69 ao final do período.

E esse valor gerará uma renda de R$ 3.300,38 por mês, que já começa a ser uma quantia interessante para viver.

Em outras palavras, você pode investir esse dinheiro durante alguns anos para poder acumular um montante maior que gerará a renda que garantirá sua independência financeira.

Toda e qualquer simulação considera o cenário atual e, eventualmente, taxas e impostos podem ficar de fora do cálculo e reduzir o valor final.

VEJA TAMBÉM Quanto precisa para viver de renda? Simule agora!

Como juntar 100 mil reais em um ano?

Juntar 100 mil reais não é uma tarefa fácil, mas fazer isso em um ano necessita de um esforço descomunal.

Contudo, para os interessados, vamos fazer alguns cálculos para descobrir o que temos que fazer para atingir esse objetivo.

Se dividirmos 100.000 por 12 meses, encontraremos o resultado de R$ 8.333,33, que é o valor que teremos que poupar por mês. Em 24 meses, seriam R$ 4.166,67. Em 5 anos, R$ 1.666,67 mensais.

São poucos os brasileiros que ganham isso por mês e são pouquíssimos aqueles que conseguem fazer sobrar isso no mês.

Contudo, para otimizar sua poupança, você precisa focar em duas ações: ganhar mais e gastar menos.

Na primeira ação, você pode focar em aumentar sua renda principal ou fazer uma renda extra. Na segunda, você precisa focar em cortar ou substituir gastos.

Desse modo, a diferença entre o que você ganha e o que você gasta vai ser maior e, assim, você poderá juntar mais dinheiro.

Caso você invista mensalmente, você alcançará o seu objetivo até mais rápido, pois você terá o efeitos dos juros compostos ao seu favor.

Dentre as aplicações adequadas, o ideal é que você invista em ativos que tenham uma liquidez inferior a um ano e que não sejam arriscados.

Para investir em ativos com essas características, é preciso ter conta em uma corretora, como a Toro Investimentos, que é taxa zero.

Toro Investimentos

Avaliação Mobills
5.0 500
Avaliação Mobills
URL verificada
Ideal para Quem quer começar a investir com taxa zero
Principais funcionalidades Acesso à bolsa de valores, títulos de renda fixa e fundos de investimento
Valor Gratuito
Onde baixar App Store, Play Store e Web
URL verificada

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que fazer com 100 mil reais?

Onde investir 100 mil reais?

Quanto rende 100 mil reais na poupança?

O que abrir com 100 mil reais?

É possível investir 100 mil reais e aumentar seu patrimônio?

Com certeza, é possível investir 100 mil reais e aumentar o patrimônio. Para isso, basta escolher os ativos corretos e fazer uma boa gestão de carteira.

Aquele que tem um patrimônio desse tamanho já está bem encaminhado no objetivo de atingir a liberdade financeira.

Por isso, para concretizar essa meta, ele não pode negligenciar princípios básicos de investimento que garantirão o seu sucesso.

Nesse sentido, escolha os ativos ou um negócio que seja adequado ao seu perfil e que esteja em linha com as suas metas de curto, médio e longo prazo.

Não esqueça de fazer uma boa gestão financeira para que você não contraia dívidas e, assim, consuma seu patrimônio de um jeito negativo.

continue lendo


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.