Saiba o que é o Refinanciamento e se vale a pena fazer
Se você fez um empréstimo e tem tido dificuldade em pagar as parcelas, saiba que é possível fazer o refinanciamento para ter melhores condições de pagamento.
Artigo escrito por Equipe Mobills em 21 de Maio de 2022
Se você contratou um empréstimo anteriormente e tem tido dificuldade em honrar com as parcelas, saiba que é possível fazer o refinanciamento para ter melhores condições de pagamento.
Isso porque, através dele é possível ter juros menores ou um prazo de pagamento maior, conseguindo assim um alívio de um débito que não cabia mais no seu orçamento.
Então, ficou interessado em saber mais? Abaixo explicamos como funciona o refinanciamento. Confira agora mesmo!
VEJA TAMBÉM: Simulador de Financiamento de Veículo
O que é o refinanciamento?
O refinanciamento nada mais é que uma forma de trocar um contrato de empréstimo antigo, por um novo e que tenha melhores condições de pagamento.
Nesta modalidade existe a possibilidade de trocar um empréstimo ou financiamento antigo por um novo, mas na mesma instituição financeira. Diferente da portabilidade de empréstimo, onde você muda de banco.
A diferenças do seu empréstimo com o refinanciamento, é que será feito um novo contrato com condições melhores de pagamento, seja com juros baixos ou um prazo maior.
Sendo assim, através dele você consegue não apenas estender o prazo de pagamento ou reduzir taxas, mas pode até mesmo conseguir mais crédito, a depender do objetivo.
Atualmente, as instituições financeiras trabalham com este serviço e até preferem que o cliente solicite o refinanciamento ao invés da inadimplência.
Dito isso, o refinanciamento é uma excelente forma de evitar que o seu nome acabe parando nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa.
Portanto, fazer um refinanciamento vale muito a pena para dar um alívio ao seu bolso. Afinal, você troca uma dívida cara por outra mais interessante. Mas, vamos entender mais sobre o assunto.
O que pode ser refinanciado?
É possível refinanciar veículo, imóvel e até dívidas. Então, abaixo vamos explicar como funciona cada um deles. Entenda!
Refinanciamento de empréstimo consignado
Se as contas do seu empréstimo consignado está pensando no seu orçamento pessoal. Então, o refinanciamento de empréstimo consignado pode vir a ser de uma grande ajuda.
Ou seja, nessa opção será feita uma nova negociação de valores, juros e prazos. Além disso, é possível receber um dinheiro a mais que é o que chamamos de troco, na diferença de valores.
Refinanciamento de veículo
O refinanciamento de carro ou moto acontece quando o cliente recorre ao banco para negociar diminuir as taxas e assim reduzir o valor das parcelas, mas também é estendido o número de parcelas.
Outra modalidade de crédito, pode acontecer quando se faz empréstimo com garantia de veículo, quando se da o veículo para garantir o pagamento.
Empréstimo com garantia de veículo – SIM Empréstimos
- Empréstimo com garantia de veículo
-
Como solicitar
Para solicitar um empréstimo com a Sim é simples:
1. Aperte no botão “Simular Empréstimo” e insira seus dados pessoais;
2. Confira as opções disponíveis de crédito e escolha entre carro e moto
3. Faça sua simulação.
4. Informe alguns dados adicionais.
5. Faça a vistoria online tirando fotos do veículo
6. Confirme sua propostaApós a aprovação, você receberá seu valor com um prazo de acordo com o seu credor.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
Taxas de juros reduzida
-
100% Online
-
Não cobra taxas de vistoria de veículo
-
Pode chegar até 90% do valor do veículo
-
Pode usar seu carro ou moto como garantia
- CONTRAS
-
Sem garantia de aprovação para negativado
-
Exige comprovação de renda
Aumente suas chances em 5 vezes de ser aprovado e ter a melhor taxa. Fale com um consultor e descubra como!
Ao dispor o bem, ele ficará em alienação fiduciária, você consegue taxas mais atrativas e prazos mais longos para quitar as parcelas.
Refinanciamento de imóvel
O refinanciamento de imóvel funciona de forma semelhante ao refinanciamento de veículo, assim você ganha mais prazo e parcelas e taxas de juros menores para pagar.
Também é possível oferecer o bom para fazer um empréstimo com garantia de imóvel.
Empréstimo com garantia de imóvel – Wimo
- Empréstimo com garantia de imóvel
-
Como solicitar
- Solicite uma simulação
- Conte mais sobre seu imóvel
- Envie a documentação necessária
- Aguarde a análise
- Receba seu empréstimo
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
taxa de juros mais baixas
-
plano de parcelas mais alongado
-
valores de empréstimos são maiores
- CONTRAS
-
necessidade de comprovação de renda
Aumente suas chances em 5 vezes de ser aprovado e ter a melhor taxa. Fale com um consultor e descubra como!
Como resultado, é possível ter empréstimo fácil de aprovar e com juros mais atrativos do que qualquer outra modalidade de crédito.
Refinanciamento de dívidas
Por fim, é possível ainda refinanciar as dívidas. De maneira resumida, este refinanciamento ocorre quando você tem muitas pendências e quer quitar as dívidas o quanto antes.
A partir daí, você solicita essa modalidade de crédito e faz o pagamento de todas as pendências de uma vez só.
A grande vantagem aqui é que o novo crédito tem condições melhores de pagamento, como taxas de juros mais baixas.
Quem pode fazer o refinanciamento?
Qualquer pessoa que queira fazer a troca de uma dívida por outra com juros menores pode fazer o refinanciamento.
Assim, é uma operação muito interessante para aqueles que estão passando por apertos financeiros.
Inclusive, o refinanciamento também pode ser realizado por quem precisa de mais dinheiro, uma vez que o imóvel ou automóvel pode ser utilizado como garantia do pagamento.
Como funciona o refinanciamento?
O refinanciamento funciona de forma bem simples, pois ele se trata de um empréstimo que foi renegociado com outras taxas de juros menores com o banco ou financeira.
Ele também pode acontecer quando é necessário dinheiro para pagamento de um débito onde o cliente oferta o bem em seu nome como garantia da transação.
A partir daí, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para refinanciar. Ou se necessita de dinheiro a mais, vale pesquisar bem as opções existentes no mercado e apresentar a documentação solicitada de acordo o refinanciamento desejado.
Hoje existem refinanciamento realizados em bancos tradicionais e em plataformas online, que trazem praticidade para este tipo de transação.
Dúvidas frequentes sobre o assunto
Como é o refinanciamento do consignado?
O refinanciamento do empréstimo consignado é uma operação que possibilita que você solicite mais crédito, após ter pago uma parte do empréstimo.
Então, através dele, você faz uma renegociação da dívida em aberto e começa um novo contrato, e recebe um troco, tendo dinheiro disponível para utilizar.
O que é o refinanciamento de dívidas?
O refinanciamento de dívidas consiste em mudar o contrato do empréstimo antigo, conseguindo agora um novo, com condições diferenciadas.
Logo, neste novo, você negociar melhores condições de pagamento, como um novo prazo e juros menores. Assim, se torna possível evitar o risco de ter seu nome negativado nos órgãos de defesa do consumidor.
Quais as vantagens do refinanciamento?
Há muitas vantagens no refinanciamento, mas a principal delas é, com certeza, a possibilidade de ter juros menores.
Como se trata de uma operação que geralmente envolve um bem como garantia, no caso de refinanciamento de imóvel ou automóvel, o risco de inadimplência é menor e assim as condições são menores.
Por sua vez, no refinanciamento de dívidas existe a grande vantagem de aumentar o prazo de pagamento e até mesmo negociar juros mais baixos, que caibam no seu bolso.
Como é feito o refinanciamento de veículos?
Para refinanciar o veículo você deve pesquisar pelas instituições financeiras e plataformas que oferecem esta modalidade de crédito, que consiste em oferecer o automóvel como garantia para pagamento.
Portanto, concordando com as taxas e condições, basta que você envie a documentação exigida pela instituição e faça a assinatura do contratado elaborada por ela.
Por fim, é só aguardar o dinheiro ser depositado na sua conta no prazo combinado, que varia de acordo com cada instituição financeira.
Quando vale a pena refinanciar uma dívida?
Se a dívida está pesando no seu bolso e há o risco de você não conseguir arcar com o pagamento das parcelas, vale a pena apostar no refinanciamento.
Isso porque, com ele você vai conseguir reduzir os valores das parcelas e até prolongar o prazo de pagamento, fazendo com que as condições caibam no seu bolso.
Você pode usar o nosso simulador de empréstimos para comparar como ficaram as parcelas e as taxas de juros.
Simule agora o seu empréstimo usando as taxas de juros e a quantidade de parcelas do banco ou da financeira que deseja contratar.
Compartilhe este conteúdo
Escrito por Equipe Mobills Redator Web
Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.