Conta Digital rende mais que a Poupança? Entenda de uma vez por todas.

Uma das principais vantagens de abrir uma conta digital está na rentabilidade. Mas afinal, conta digital rende mais que a poupança? Descubra!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 18 de Março de 2021

Homem descobrindo se conta digital rende mais que a poupança

A concorrência no mundo financeiro chegou para ficar. Com isso, está fácil e rápido abrir uma conta digital grátis. Mas, onde encontrar uma conta digital que rende mais que a poupança?

Embora o número de fintechs esteja crescendo, ainda há muitos brasileiros que pagam para ter conta corrente. Ou seja, continuam pagando desnecessariamente por taxas de manutenção das contas.

De acordo com o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), os brasileiros pagam alto pelas tarifas nas 6 maiores instituições. Em média, os consumidores gastam um salário mínimo por ano no pagamento dessas tarifas bancárias.

Desde que as contas digitais começaram a aparecer há alguns anos, os consumidores só tiveram a ganhar com a concorrência. Agora, é possível abrir conta digital, fazer transferências e guardar dinheiro sem pagar nada por isso.

No entanto, existe outra vantagem oferecida pelas fintechs: o rendimento. Em outras palavras, você pode usar a conta para juntar dinheiro e ainda ter rentabilidade e segurança.

Sim, existe conta digital que rende mais que a poupança e vamos te mostrar como abrir a sua. E, claro, aproveitar esse benefício.

O que é uma conta digital?

Antes de mais nada, é preciso explicar um pouco mais sobre o significado de conta digital. De fato, ela é uma conta bancária digitalizada. Ou seja, faz tudo o que uma conta corrente faz, mas não tem agência física.

Isto é, você resolve tudo por um aplicativo de celular ou por um site na internet. Dessa forma, todo o serviço fica muito mais simples, fácil e rápido.

Contas digitais são seguras?

Certamente, uma das primeiras dúvidas de quem está pensando em abrir uma conta digital é a segurança. Afinal de contas, precisamos ter muito cuidado com o nosso dinheiro.

A resposta para essa pergunta é: depende de qual conta. É preciso pesquisar a história da empresa para ter certeza de que é segura e confiável.

Por exemplo, a Grão – aplicativo para guardar dinheiro – é regulada pelo Banco Central. Ou seja, segue leis e regras para atuar no mercado financeiro. E oferece aos clientes conta digital sem taxa de manutenção e com cartão de débito sem anuidade.

Site da Grão – Conta Poupança Digital

Além disso, a Grão oferece rentabilidade maior do que a poupança para quem deixar o dinheiro na conta. Atualmente, o dinheiro que o cliente guarda no aplicativo pode render até 100% do CDI. Assim, é mais vantajoso para o cliente do que a poupança tradicional.

Como funciona a conta digital?

Assim como uma conta corrente, as contas digitais permitem movimentar o dinheiro. Ou seja, é possível:

  • Receber valores e fazer transferências.
  • Pagar contas, boletos e fazer recargas em celular e aplicativos de assinatura.
  • Solicitar cartão para realizar pagamentos em maquininhas físicas.

Além disso, algumas oferecem, como falamos acima, a opção de guardar o dinheiro e ter uma rentabilidade nos dias úteis.

Todas as contas digitais são grátis?

A grande maioria das contas digitais que existem no país atualmente são gratuitas. No entanto, existem serviços que, assim como os grandes bancos, são cobrados. Por exemplo, as TEDs (transferências) e saques na rede 24h.

Por outro lado, as contas digitais oferecem o PIX, pagamento instantâneo e gratuito entre contas. Dessa forma, o cliente consegue receber e transferir dinheiro sem pagar nada por isso. Além disso, o PIX funciona todos os dias e horários, até mesmo finais de semana.

Como abrir uma conta digital?

Cada instituição tem os próprios procedimentos. Mas, em geral, é preciso preencher um cadastro e enviar fotos do documento e uma selfie. Em geral, o documento solicitado é a CNH (carteira de habilitação) ou o RG com informações do CPF.

A ideia desse procedimento é ter mais segurança e evitar fraudes. Só para exemplificar, na Grão, a validação dos dados é feita em pouco tempo. O principal é garantir que as fotos estão bem visíveis.

Conta Digital rende mais que a poupança

Em termos práticos, ter uma conta digital te ajuda a economizar, já que você não paga pelas tarifas bancárias. No entanto, só poupar não basta.

É preciso alocar seu dinheiro em algum investimento que seja seguro e tenha rentabilidade para manter o poder de compra.

No caso da Grão, o aplicativo oferece a opção de guardar o dinheiro com rentabilidade de até 100% do CDI. Em outras palavras, pela conta digital, você guarda e seu dinheiro rende mais do que a poupança tradicional.

O que é CDI?

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa que serve como base para os empréstimos entre bancos. Ele é usado como índice para remunerar diversos investimentos, como CDBs, LCIs, LCAs, entre outros.

De fato, o CDI é muito similar à Selic, taxa básica de juros da economia brasileira. A Selic também dá nome ao Tesouro Direto mais famoso. 

Na prática, um investimento que rende 100% do CDI é bem similar ao Tesouro Selic. Ou seja, garante uma rentabilidade maior do que a caderneta de poupança.

Vale a pena abrir uma conta digital?

Por fim, é importante ter em mente 3 razões para abrir uma conta digital:

  1. Economia: deixar de pagar taxas bancárias pela manutenção da conta corrente;
  2. Praticidade: com um aplicativo você consegue pagar contas, receber valores e guardar dinheiro;
  3. Rentabilidade: escolher uma conta digital que facilita o pequeno investimento é o melhor caminho para realizar objetivos.

Então, se você quer cuidar melhor do seu dinheiro e começar a investir, abra sua conta digital. E não se esqueça de manter o controle financeiro por meio do Mobills.

Com ele, você registra todos os gastos e acompanha o balanço das suas contas da melhor forma possível. Baixe agora mesmo o Mobills e tenha o controle de suas finanças na palma da sua mão!


Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.


Você também vai gostar...


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Larissa Brioso é estudante de Economia e Educadora Financeira na Mobills. Possui experiência na área de marketing, SEO e criação de conteúdo com ênfase em Educação Financeira.

  • Editora-chefe do blog Mobills;
  • Estudante de economia;
  • Criadora de lições para o app MobillsEdu.
.