Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
conta-digital
isca
Não
semestral

Conta Digital para Menores de 18 anos – Entenda como funciona!

As contas digitais vêm se tornando uma ótima opção para quem deseja criar conta para menor de idade. Confira as opções disponíveis e saiba se vale a pena!

Artigo escrito por Ana Lydia em 28 de Setembro de 2021

Os bancos digitais são instituições financeiras que oferecem mais vantagens, uma facilidade maior e menos burocracia na hora de abrir uma conta e utilizar serviços. Alguns oferecem, inclusive, conta digital para menor de 18 anos.

Dessa forma, muitos pais e responsáveis que precisam de uma conta para seus filhos, ou adolescentes que desejam começar a poupar e investir, podem abrir uma conta sem medo.

Mas afinal, as facilidades compensam mesmo? Saiba agora quais bancos oferecem conta digital para menor de idade e como abrir uma conta.

Boa leitura!

Quais bancos oferecem conta digital para menor de 18 anos?

Alguns bancos digitais oferecem contas para crianças e adolescentes, e cada uma possui características diferentes. Vamos conhecê-las?

Banco Inter

A conta kids do Banco Inter é gratuita, sem taxas e tarifas, e conta com acesso a investimentos de renda fixa, fundos de investimento e previdência privada.

Além disso, também possui cartão de crédito com o nome do menor e com bandeira Mastercard.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O responsável tem acesso à conta através do aplicativo, podendo fazer o gerenciamento financeiro da forma que achar melhor.

A grande vantagem é poder transmitir conhecimentos sobre investimentos, além de também ser possível já começar a garantir um bom investimento para o futuro do seu filho.

Para abrir a conta Kids no Banco Inter, é necessário:

  • CPF do menor de idade;
  • RG do menor de idade;
  • Documento de identificação do responsável, sendo RG, CNH, RNE ou RNM;
  • Documento que comprove a guarda do menor de idade, caso o responsável não seja o pai ou a mãe.

Next Joy

O Next Joy é uma conta digital do banco Next feita para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

A principal vantagem é que a conta é vinculada diretamente na conta principal do responsável, e ele faz a gestão direto pelo aplicativo.

O banco também inovou ao fazer um aplicativo personalizado e atrativo para o menor de idade acessar
e visualizar suas finanças.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 300
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

A integração entre os aplicativos permite que o responsável crie missões para a criança ou adolescente seguir e se motivar a ter bons hábitos financeiros.

Além disso, também é possível agendar e automatizar depósitos mensais de mesada e fazer toda a gestão dos gastos da criança ou adolescente.

Para abrir a conta, é necessário que o responsável tenha conta no Next inicialmente. Em seguida, basta acessar a opção “Next Joy” dentro do aplicativo e preencher com os dados do menor e anexar a documentação, sendo CPF e RG originais.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

PicPay

O PicPay é uma carteira e conta digital que permite abertura de conta para menores de 18 anos. Porém, o menor deve ter pelo menos 16 anos completos.

As vantagens são as mesmas para todas as idades, e o menor pode fazer o gerenciamento da sua conta direto pelo aplicativo, podendo até pedir um cartão de débito.

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Portanto, para abrir uma conta no PicPay, é necessário apenas baixar o aplicativo e informar os dados pessoais no momento do cadastro.

Como abrir uma conta digital para menor de 18 anos?

Para abrir uma conta para menor de idade, o processo vai depender de cada banco. De modo geral, os bancos solicitam a documentação da criança e do adolescente, e também dos pais.

Para isso, busque se informar de todo o necessário para abrir uma conta, sobretudo também o que as contas oferecem para você e para seus filhos.

O que as contas digitais para crianças oferecem?

As contas digitais oferecem diversos serviços e produtos para os menores de idade. No caso do Banco Inter, por exemplo, é possível acessar investimentos e poupança, a única diferença é que os investimentos de renda variável não ficam disponíveis para os menores.

No Next Joy, o jovem tem seu próprio cartão de débito, e um aplicativo personalizado para atender as necessidades, onde os pais podem depositar dinheiro, acompanhar os gastos e estabelecer missões, sobretudo relacionadas a economia.

Dessa forma, muito mais do que serviços e produtos, as instituições financeiras oferecem facilidades e ferramentas para que os pais possam começar a educar financeiramente seus filhos.

Quais as vantagens em abrir uma conta para seu filho?

Por fim, esses benefícios oferecidos pelos bancos digitais podem se tornar vantagens incríveis!

Educação financeira

Fazer com que seu filho comece a aprender sobre educação financeira desde cedo é uma vantagem que se estende por toda a vida.

Dessa forma, ele pode compreender aspectos fundamentais, começando a economizar logo cedo, planejando o próprio dinheiro, mesmo que seja uma quantia pequena.

Sendo assim, quando ele começar a ganhar mais, já vai entender a melhor forma de gastar e economizar.

Maior autonomia

Com as contas digitais para menores, a criança e adolescente começa a ter noções de autonomia logo cedo. Ao invés de pedir por um novo brinquedo, ele pode economizar e comprar, por exemplo.

Dessa forma, ele começa a ganhar um senso de responsabilidade que também pode ser útil por muito tempo!

Noções sobre investimentos

Por fim, ao ter contato com contas bancárias e gestão financeira, o pequeno também começa a entender sobre investimentos, como poupança e renda fixa.

Sendo assim, ele pode começar a avançar nesses aprendizados mais cedo, tendo a chance de garantir uma vida financeira saudável no futuro.

Metodologia do ranking

O ranking de melhores contas digitais para menores de 18 anos foi definido com base em alguns critérios de avaliação, como taxas dos bancos, locais para sacar dinheiro, cartões disponíveis, entre outros. Estes fatores são fundamentais para que o usuário encontre a conta digital ideal para o seu perfil, suas necessidades e objetivos.

Para apurar essas informações, nós verificamos os sites oficiais das instituições, páginas de solicitação, além de consultar outros sites buscando pelas avaliações dos usuários, como no Reclame Aqui, e para validar se uma instituição é válida e taxas padronizadas, consultamos o Banco Central.

Com isso, conseguimos ter um entendimento mais amplo da instituição e seus produtos financeiros a fim de descobrir se faz sentido ela compor um ranking de contas digitais para menores de 18 anos.

Continue aprendendo!

Nunca é cedo demais e nem tarde demais para aprender!

Em resumo, abrir uma conta enquanto você é menor de idade ou abrir uma conta para seu filho pequeno, pode trazer um aprendizado valioso que vale por toda a vida.

Assim, basta conduzir da forma correta, ensinando e guiando financeiramente!

Ademais, também é possível disponibilizar um cartão de crédito para menor de 18 anos, a partir de uma unidade adicional de seu próprio cartão.

Quer saber como? Confira tudo, clicando no botão abaixo!


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Ana Lydia Analista de Conteúdo

Apaixonada pela escrita, entusiasta de tecnologia, finanças e autoconhecimento. Formada em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos, ama usar as palavras para ajudar o maior número de pessoas possível.

  • Redatora formada em Marketing;
  • Pós-graduada em Gestão de Projetos;
  • Social Media.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

.