Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Diferença entre TED ou DOC: qual a melhor e suas funcionalidades?

Se você realiza transferências bancárias, mas ainda não sabe a diferença entre TED e DOC, pode estar deixando de economizar dinheiro. Saiba mais!

Artigo escrito por Ranielle Oliveira em 09 de Junho de 2022

Apesar de serem transferências com características semelhantes, a diferença entre TED ou DOC pode fazer com que você economize dinheiro.

Isso, porque os valores disponíveis para o envio de ambas são diferentes, o que pode acabar fazendo diferença no seu orçamento ao fim do mês.

Dessa forma, entender sobre TED ou DOC vai te ajudar a saber qual a melhor alternativa para o envio de dinheiro. 

Sendo assim, confira este conteúdo até o fim e descubra qual a diferença entre TED ou DOC e também quais as suas funcionalidades e vantagens.

Boa leitura!

O que é TED?

O termo TED é a sigla para “Transferência Eletrônica Disponível”. No entanto, esse tipo de transferência só ficou disponível em 2002, após a implementação do Banco Central.

Antes, havia um limite mínimo que poderíamos transferir, mas, desde 2016, qualquer valor pode ser enviado através de uma TED.

Além disso, caso seja feita antes das 17h, a transferência via TED cai no mesmo dia na conta de destino.

O que é DOC?

O termo DOC, por sua vez, é a sigla para “Documento de Crédito”, e é uma transferência que também foi criada no ano de 2002.

Uma das principais diferenças entre DOC ou TED, é que, ao contrário da TED, que não tem limite de envio, uma DOC é limitada a R$ 4.999,99 e somente instituições autorizadas pelo Banco Central podem realizar.

Qual a diferença entre TED ou DOC?

Fazer uma transferência bancária é, de maneira simples, fazer um envio de dinheiro para outras contas, mas sem a necessidade de deslocamento para as agências a fim de depósitos ou saques serem feitos.

Ademais, ao concretizar a transferência, o dinheiro sai de uma conta e cai em outra no prazo que depende da categoria da operação.

DOC e TED são, por exemplo, dois tipos de transferência bancária que podem ser feitas pelo cliente caso ele queira enviar dinheiro de uma conta para outra. Há, no entanto, algumas características que diferenciam as duas, como:

  • O limite, que é a quantidade de dinheiro que o cliente pode transferir para a conta de destino; e
  • O prazo que leva para o dinheiro cair na conta.
Tipo de transferênciaPrazoValor máximoValor mínimo
TEDCaso a transação seja feita até 17h, o valor cai no mesmo dia na conta de destino.Não há valor máximoNão há limite mínimo.
DOCO valor transferido cai na conta no próximo dia útil, mas há mais tempo de tolerância caso a transação
seja feita após 22h.
R$ 4.999,99 Não há limite mínimo.
Tabela de informações sobre TED e DOC

Assim, é visto que a principal diferença entre TED e DOC está no tempo que leva para ambas as transações serem efetivadas.

VEJA TAMBÉM: TED e DOC – Saiba os horários limites para cada um

Qual a melhor opção: Pix, TED ou DOC?

Na verdade, não existe a melhor opção entre as transferências, mas a que faz mais sentido para você no momento, de acordo com a situação.

A transferência via Pix, no entanto, que surgiu no ano de 2020, mostra-se mais vantajosa, seja em termos de valor ou de tempo para cair na conta. 

Mas, caso queira optar ainda por TED ou DOC, é importante saber algumas informações sobre elas que precisam ser levadas em consideração para escolher qual a melhor. Confira a seguir.

Como escolher entre TED ou DOC?

Para uma escolha consciente entre TED e DOC, você precisa primeiramente avaliar a situação em que se encontra.

Se a transferência necessária está no último dia de vencimento ou é um caso urgente de recebimento por parte do recebedor da transação, é válido lembrar que a TED cai no mesmo dia, tornando-se a melhor opção para a situação.

No entanto, se não for algo urgente, uma transferência via DOC pode ser vantajosa, contanto que a taxa seja menor.

Além disso, em alguns bancos a DOC é mais barata. Dessa forma, esse tipo de transferência facilita a economia e, também, ajuda a juntar dinheiro rápido.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que é mais barato: DOC ou TED?
Com quanto tempo um DOC cai na conta?
Qual o valor cobrado para fazer um DOC?
Uma TED cai no mesmo dia?

Decida conscientemente entre DOC ou TED

Sendo assim, após as considerações que foram feitas, ressaltamos que a principal diferença entre DOC e TED está no valor e, também, no prazo em que ambas são realizadas.

Por isso, é importante destacar que a procura por uma boa escolha de transferência bancária pode fazer você economizar e também não perder prazos importantes de pagamento.

Então, pense bem antes de escolher qual usar e analise as opções a fim de saber o que você mais necessita no momento. Ao fazer isso, você atenderá suas necessidades.



Escrito por Ranielle Oliveira Analista de conteúdo

Experiente na área de revisão de textos, criadora de conteúdo de finanças pessoais para web e redes sociais e apaixonada por escrever textos com uma linguagem clara e de fácil entendimento para os leitores.

  • Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Ceará.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.