Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
Não

Conta Poupança: Descubra o que é, como abrir e quanto rende!

Sabemos que você já deve ter ouvido sobre Conta Poupança, não é mesmo? Mas, você sabe como esse tipo de conta funciona? Leia o artigo e tire suas dúvidas!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 04 de Novembro de 2022

Ter uma conta bancária é algo essencial na vida do ser humano, principalmente para receber, guardar e transferir dinheiro. Para isso, é possível utilizar a conta poupança.

Esse tipo de conta também é conhecida como “caderneta” e por ser um investimento bem popular. No Brasil, ela costuma ser um dos investimentos mais buscados e optados pelos investidores iniciantes. 

Embora não seja o que apresenta maior retorno e mais liquidez, é o mais simples de se administrar e tem baixo risco. Continue lendo para saber o que é poupança e como ela funciona!

O que é Conta Poupança?

A conta poupança nada mais é do que um tipo de conta bancária. Nela, você pode reservar um dinheiro e ter uma rentabilidade em cima desse valor depositado.

Diferentemente das demais contas, a conta poupança tem como objetivo apenas economizar dinheiro, ou seja, guardá-lo sem precisar movimentar a todo momento.

A conta poupança até pode estar vinculada a uma conta corrente, mas também pode ser aberta separadamente. Entretanto, ela é regulada pelo Banco Central e não foi criada para movimentações.

Inclusive, empresas não permitem o recebimento de salário na poupança justamente por este motivo. Sendo assim, geralmente o permitido nessa conta são:

  • 2 saques;
  • 2 transferências; e
  • 2 extratos mensais.

Como abrir uma Conta Poupança?

Para abrir uma conta poupança, primeiramente você precisa procurar uma instituição bancária que ofereça este tipo de serviço. Agora, é só você se dirigir até a agência bancária mais próxima ou iniciar a abertura da on-line, caso a instituição permita. 

Abrir esse tipo de conta é bem simples e pode, inclusive, ser feito para menores de 18 anos, mas desde que estejam acompanhados dos responsáveis legais

Na maioria dos bancos com conta poupança você recebe um cartão para operar em caixas eletrônicos e Banco24Horas, além de poder consultar saldos e fazer transferências pelo aplicativo ou site.

Entretanto, para concluir o processo de abertura, geralmente é preciso entregar algumas documentações, por exemplo:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Conta poupança tem taxa?

Muitos têm dúvidas se esse tipo de conta cobra taxas, e a resposta é não.

Inclusive, os bancos são proibidos de cobrar qualquer tipo de taxa ou tarifa para clientes que possuem somente a conta poupança, nem para abertura e tampouco para realizar transações.

Quanto rende a conta poupança?

A poupança tem duas regras de rendimento e isso é o que define o quanto o seu dinheiro vai render se estiver ali guardado. Veja a seguir:

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é fixo em 0,5% ao mês mais a variação da TR;
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da taxa Selic mais a variação da TR.

Também é importante citar a data de aniversário da poupança, que é quando o dinheiro vai render. Ela é equivalente a quando você realizou o depósito. 

Ou seja, a cada mês, naquele determinado dia, o seu dinheiro vai render, mas se você movimentar ele antes, não terá a rentabilidade do mês. Entendeu como funciona?



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.