Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é Instituição Financeira: Confira e aprenda!

Descubra o que é instituição financeira e quais as suas categorias!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Uma instituição financeira faz a intermediação entre o cliente e um serviço relacionado ao mercado financeiro. Dessa forma, pode ser um investimento, empréstimos, financiamento e muito mais.

Uma cooperativa de crédito, um banco de desenvolvimento e companhias hipotecárias podem ser citadas como exemplos de instituições financeiras.

Neste artigo, será possível compreender sobre o que é uma instituição financeira e exemplos. Sendo assim, continue lendo e confira!

O que é uma instituição financeira?

As instituições financeiras são supervisionadas pelo Banco Central. Assim, podemos citar como instituições financeiras averiguadas pelo Banco Central do Brasil:

  • Bancos de Investimentos;
  • Bancos Comerciais;
  • Bancos de Desenvolvimento;
  • Bancos Múltiplos;
  • Corretora de Valores;
  • Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs);
  • Caixa Econômica Federal;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Instituições de Microcrédito;
  • Companhias Hipotecárias;
  • Gestoras de recursos (asset managers);
  • Financeiras.

No entanto, abaixo será possível entender melhor sobre as principais instituições.

Conheça cada tipo de instituição financeira

Bancos de Investimentos

O que difere os bancos de investimentos para os comerciais é que há o recebimento de montante feitos em CDBs e LCIs, para investimento. 

O que se destaca entre os bancos de investimentos são as porcentagens financeiras melhores que os bancos convencionais, com o intuito de atrair mais clientes.

Assim como também, os bancos de investimentos são empresas especialistas em financiamentos da produção, operações de participação societária temporária e que gerenciam recursos de terceiros.

Bancos Comerciais

Podemos considerar que este tipo de instituição financeira, é a mais conhecida. Estes bancos podem ser públicos, sendo assim o Estado possui a maior parte de suas ações ou privados.

Através desta instituição financeira a grande maioria dos brasileiros possui acesso aos serviços bancários e fazem transações financeiras.

Por isso, pode ser considerada a maior atividade desta empresa a captação de recursos por meio de depósitos.

Estas companhias possuem autorização para a emissão de títulos como os Certificados de Depósito Bancário e as Letras de Crédito Imobiliário, semelhante aos bancos de investimentos.

Corretora de Valores

Atende todos as categorias de investidores, desde ao mais conservador até aqueles que possuem um perfil mais agressivo obtendo maior lucratividade em seus investimentos.

Estas instituições financeiras possibilitam que pessoas físicas efetuem a compra e venda de títulos do Tesouro Direto, considerado um dos investimentos mais seguros do mercado.

Além disso, é possibilitado por esta instituição a compra e venda de ações na Bolsa de Valores. Destaca-se que essas são umas das funções que a corretora de valores realiza.

Por fim, as corretoras também efetuam a administração de carteiras de investimentos, como ainda de fundos de investimento e operações no mercado de câmbio.

Caixa Econômica Federal

Esta instituição é conhecida por todos os brasileiros. Possui sua similaridade com os bancos comerciais, podemos citar a captação de recursos por depósito.

Entretanto, sua diferença é que seu objetivo é a concessão de empréstimos e financiamentos direcionados ao bem estar social do brasileiro.

Possuindo vínculo com o Governo Federal, a companhia se destaca por proporcionar recursos nas áreas habitacional, educação, assistência social, esporte, e muito mais.

Bem como, é a responsável pelo recolhimento e aplicação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.