Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Não
semestral

Score de Crédito: O que é, como funciona e como aumentar?

O Score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e está totalmente ligada à vida financeira das pessoas. Por isso, saiba mais e tire todas as suas dúvidas!

Artigo escrito por Larissa Brioso em 18 de Março de 2022

Você já deve ter ouvido falar sobre o score de crédito, mas sabe qual é a real importância desse fator e como ele pode te ajudar a sair das dívidas?

Além de estar totalmente ligado às suas finanças pessoais, o score também influencia em outros pontos da sua vida financeira.

Portanto, neste artigo, vamos te mostrar as principais informações que compõem a sua pontuação do seu score de crédito e qual o papel dele no dia a dia das pessoas.

VEJA TAMBÉM: Como consultar o score de crédito na Serasa || Como conseguir cartão de crédito com score baixo

A partir das orientações que serão mostradas neste artigo, você aprenderá como é possível aumentar e, também, por onde consultar a pontuação do score de crédito.

Sendo assim, para que isso aconteça, procure seguir todas as dicas oferecidas durante o conteúdo e obtenha bons resultados quanto ao seu score.

Boa leitura!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1.000 e indica a probabilidade dos consumidores pagarem as suas dívidas, sendo “0” com nenhuma chance de pagar e “1.000” com grandes chances de pagar.

Além disso, as empresas de proteção ao crédito utilizam esse sistema de pontuação para auxiliarem as instituições financeiras sobre o perfil de cada consumidor.

Dessa forma, fica muito mais fácil de saber se é seguro ou não disponibilizar crédito para você, por exemplo. Além disso, essa pontuação é bastante utilizada ao fazer compras maiores, como financiar um carro ou um apartamento.

Nesse caso, sua pontuação no score de crédito influencia diretamente na aprovação desse pedido. Ou seja, o score é uma pontuação muito importante ao falar de concessão de crédito, já que ele é o resultado do comportamento financeiro de um consumidor.

Para que serve a pontuação de crédito do score?

A principal função do score de crédito é mostrar as chances que uma pessoa tem de pagar as contas em dia.

Sendo assim, se a pontuação for alta, significa que o consumidor tem responsabilidade, uma vez que essa mesma pontuação indica capacidade de honrar com os compromissos financeiros.

Desse modo, um consumidor com uma boa pontuação tem fácil acesso às modalidades de crédito disponíveis no mercado, como empréstimos, cartões de crédito, financiamento e muitas outras.

É importante ressaltar, ainda, que a sua pontuação é baseada em diversos fatores analisados pelos birôs de crédito, por exemplo, seu histórico de dívidas negativadas, seu relacionamento com as empresas, bancos e muito mais.

Quais empresas utilizam o score de crédito?

As empresas e instituições que podem ter acesso ao seu score de crédito podem ser:

  • Lojas de diversos setores;
  • Comércio;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Bancos;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Instituições financeiras;
  • Prestadores de serviços ; entre outras.

Em outras palavras, qualquer empresa que concede crédito pode e tem o direito de verificar o score de crédito do cliente antes de disponibilizar um serviço ou produto.

Fatores que influenciam a pontuação do score

De maneira geral, vários fatores fazem parte do cálculo de score de crédito. Mas, basicamente, ele é construído pelas informações financeiras de uma pessoa.

Ou seja, o perfil de consumo influencia no cálculo do score, sendo que essas informações para o cálculo são tiradas do banco de dados de cada uma das empresas de proteção ao crédito.

Nesse sentido, são avaliados dados relevantes para a análise de risco de crédito, como informações cadastrais, negativações, entre outras.

Ademais, existem demais fatores capazes de contribuir diretamente nessa análise e, consequentemente, na sua pontuação. A seguir, conheça alguns deles:

Mantenha suas contas regularizadas

Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda não praticam o pagamento correto das suas dívidas, o que faz com que elas não tenham o nome limpo. E esse é um ponto muito importante para manter uma boa pontuação do score de crédito.

Então, realize o pagamento das suas contas antes da data de vencimento e, de forma alguma, deixe que elas sejam negativadas porque sua pontuação pode diminuir. Com isso, você consegue manter um bom relacionamento com o mercado de crédito.

Ative o seu Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é como um currículo financeiro do histórico das suas finanças. Aliás, toda Pessoa Física (PF) possui essa ferramenta, isso porque o cidadão que tem um CPF já é incluído automaticamente nesse cadastro.

É interessante mencionar que, com ele, a pontuação do score pode melhorar. Entretanto, esse não é o único benefício que o Cadastro Positivo oferece:

  • Bancos e empresas têm ainda mais informações para realizar uma análise profunda e completa do seu perfil;
  • Esse tipo de cadastro reúne informações dos pagamentos que você fez ou que ainda está pagando, como empréstimos, financiamentos, contas de consumo (água, energia, gás, telefone), entre outros;
  • A ferramenta aumenta as chances do consumidor de ser aprovado em suas solicitações de crédito;
  • O cadastro pode ser acessado tanto por Pessoas Físicas quanto por Pessoas Jurídicas (PJ). Isso significa que as empresas podem consultar seu Cadastro Positivo, assim como você.

Atualize com frequência os seus dados

Se você tem o hábito de não atualizar seus dados pessoais com frequência, saiba que isso pode prejudicar na hora de solicitar um produto ou serviço financeiro.

Um exemplo prático dessa situação acontece quando a pessoa quer solicitar um limite maior no seu cartão de crédito, mas esquece de atualizar o valor da sua renda.

Por isso, não esqueça de manter suas informações atualizadas nas bases de dados das empresas de proteção ao crédito.

Evite o excesso de solicitações de crédito

Muitos não sabem, mas o excesso de solicitações de crédito pode afetar muito o score, como o pedido de diversos cartões de crédito e empréstimos.

Isso acontece porque, ao verificar que você realizou muitos pedidos, a empresa entende que você não terá condições de pagar todos que solicitou, e pode criar a imagem de “mau pagador”.

Como ter acesso ao meu score de crédito?

Para isso, existem os birôs de crédito. Como estamos falando de bancos de dados diferentes, que consideram informações distintas, as pontuações disponibilizadas por cada birô de crédito podem não ser iguais.

É por isso que essa é uma dúvida muito frequente de pessoas que têm o costume de acompanhar a pontuação em vários bancos de dados.

Quando você pensa em score, “nome sujo” ou inadimplência, provavelmente conecta esse pensamento a um birô de crédito específico. Porém, mais de uma empresa é responsável por essas informações.

Abaixo, você vai conferir as empresas em que é possível acessar o site e ver o score de crédito de forma gratuita, além de ver, também, o passo a passo de como consultar esses dados em cada uma delas.

Serasa Score

A Serasa Experian é uma empresa que existe há mais de 45 anos, e é referência no mercado por ofertar soluções financeiras para consumidores e empresas, como consulta de dados, certificação, marketing, dentre outras.

No entanto, um dos serviços mais populares que ela oferece é a consulta gratuita de CPF e score. A pontuação é, inclusive, dinâmica e calculada no momento da consulta.

Com ela, é mostrado também se sua pontuação é baixa, média ou alta por níveis representados pelas cores vermelha, amarela e verde, respectivamente.

Como acessar o Serasa Score

  1. Para ver o Score Serasa, entre no site oficial da Serasa;
  2. Role a página e clique na opção “Consultar CPF”;
  3. Caso já possua conta, entre com seu CPF e senha cadastrados;
  4. Caso não possua o cadastro, clique em “criar uma conta”, no canto superior direito;
  5. Informe os dados solicitados; e
  6. Faça login com o CPF e senha cadastrados.

Nesse momento, serão apresentados os motivos de sua pontuação ser aquela, dicas de como melhorar seu score e suas dívidas negativadas, caso você tenha.

Boa Vista (SCPC)

O Boa Vista é conhecido por ser uma empresa brasileira que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Além disso, o birô de crédito Boa Vista tem o seu reconhecimento por permitir consultar o score de crédito e disponibilizar várias ferramentas e soluções que têm como objetivo facilitar a vida do consumidor brasileiro.

Por meio da sua plataforma, é possível realizar negociação online de dívidas, receber dicas de finanças, usar o alerta de documentos perdidos ou roubados, o SOS Cheques e Documentos, dentre outros produtos.

Como acessar o score de crédito Boa Vista

  1. Acesse o portal Consumidor Positivo;
  2. Role a página até o campo “coloque seu CPF” e preencha;
  3. Clique no botão “Consultar grátis”;
  4. Na página seguinte, digite seu CPF e senha e clique em entrar;
  5. Mas, caso não tenha cadastro, clique em “Cadastre-se”;
  6. Forneça os dados necessários;
  7. Após finalizar o cadastro, faça o login na sua conta;
  8. No menu principal, estará disponível a opção “Score Boa Vista”;
  9. Por fim, clique sobre ela para conferir sua pontuação.

Assim, quando acessar o portal, você poderá ver seu score, as dívidas que você tem neste birô de crédito e um link que redireciona a uma página que explica melhor sobre como melhorar sua pontuação.

SPC Brasil

O SPC Brasil foi fundado em 1955. Assim como o Serasa e Boa Vista, ele também auxilia as empresas e bancos na concessão de crédito.

Para isso, ele trabalha com consulta de score de crédito, de CPF e mais uma série de ferramentas gratuitas e pagas.

  1. Para ver o score, será necessário entrar no site Cadastro Positivo do SPC Brasil;
  2. Role a página e clique no botão “Acessar meu score”;
  3. Insira seu CPF e clique em “Avançar”;
  4. Caso ainda não possua cadastro, clique em “Criar acesso”;
  5. Informe os dados solicitados pelo site;
  6. Clique em “Prosseguir” e finalize o processo de cadastramento;
  7. Ao concluir o cadastro, clique em “Ver mais” e cheque sua pontuação.
  8. Quando concluir essa etapa, clique em “Ver mais” para checar sua pontuação.

Quod

Diferente das outras empresas para conferir o score de crédito citadas até aqui, o foco da Quod é mais voltado para o Cadastro Positivo do consumidor brasileiro.

Apesar disso, ela também registra as movimentações feitas por um CPF, além de disponibilizar uma série de recursos, tais como soluções de cobrança, análise de crédito, compliance e antifraude.

Vale destacar ainda que essa empresa foi criada por meio da união de cinco instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

  1. Acesse o site da Quod;
  2. No início da página, clique na opção “Para você”;
  3. A seguir, clique no botão “Consulte grátis”;
  4. Caso não tenha conta, clique em “Registre-se” e informe seus dados;
  5. Você vai receber um token por SMS no seu celular para confirmar as informações que disponibilizou;
  6. O próximo passo será tirar uma selfie e encaminhar outros documentos solicitados;
  7. Por fim, preencha o formulário da Quod e finalize essa operação.

Após esse processo, o prazo para aprovação do cadastro pode levar até 7 dias e, posteriormente, será entregue um relatório com as informações financeiras e score disponíveis nesse bureau.

Como aumentar o score de crédito de forma rápida e grátis?

Como você já sabe, não existe nenhuma fórmula mágica para aumentar o score de crédito em pouco tempo.

No entanto, tem como acelerar esse processo se você mudar alguns hábitos e contar com a ajuda de algumas empresas que permitem a regularização das dívidas gratuitamente.

  1. Em primeiro lugar, conheça suas dívidas e saiba exatamente o que está devendo e para quem;
  2. Entre em contato com a empresa credora ou busque ajuda de uma instituição que ofereça renegociação de dívidas. A Serasa, por exemplo, tem um serviço gratuito chamado de “Serasa Limpa Nome”;
  3. Escolha o acordo, desde que ele seja vantajoso para as duas partes;
  4. Imprima o boleto e pague a dívida corretamente.

Depois disso, lembre-se de colocar em prática algumas atitudes, como evitar o atraso das contas, cortar gastos desnecessários e contar com o auxílio de uma ferramenta de controle financeiro.

VEJA TAMBÉM: Como aumentar seu score de crédito? Conheça as 6 principais dicas!

Como aumentar o score em 30 dias?

Infelizmente, não tem como aumentar o score em 30 dias. Isso porque essa jornada não é tão simples quanto parece. O melhor a se fazer, nesse caso, é reorganizar sua vida financeira e colocá-la nos “eixos” novamente.

Mas como fazer isso? Buscando melhorar seus hábitos. Em outras palavras: limpar o nome, manter os dados atualizados, evitar muitas solicitações de crédito a todo momento e muito mais.

Por que os bancos fazem análise de crédito?

A análise de crédito é feita para que as empresas, bancos e demais instituições financeiras possam avaliar se realmente vale a pena conceder crédito a você.

Assim, eles têm mais segurança porque entendem que você terá condições de realizar o pagamento da dívida, seja um empréstimo ou financiamento, por exemplo.

Quantos pontos no score é considerado bom?

Como dissemos, a pontuação vai de 0 a 1.000. Sendo assim, veja a classificação do score:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Então, dependendo da sua pontuação, já dá pra ter uma noção de quais serviços e produtos financeiros você pode conseguir uma aprovação. Vamos colocar em prática um exemplo para ficar mais claro.

  • Qual seria o score mínimo para cartão de crédito? Isso depende do tipo de cartão. Portanto, dificilmente, você será aprovado em um cartão na função crédito com diversos benefícios exclusivos e de alta renda se não tiver um score alto. Mas com um score baixo é possível, sim, ser aprovado para ter um cartão. Contudo, as chances dele ser na modalidade crédito são menores.

Consultar o score de crédito é grátis?

A maioria das empresas que trabalham com esse tipo de demanda não cobram nenhum valor do cliente para que ele consiga ver sua própria pontuação.

Outras perguntas frequentes sobre o assunto

Essa pontuação que vai de 0 a 1.000 é calculada levando em consideração, geralmente, o seu histórico de consumo e os pagamentos das suas dívidas. Posteriormente, os bancos e empresas podem ter acesso ao score quando você solicita algum tipo de produto ou serviço financeiro.

Não é possível consultar o score de outras pessoas, a menos que essa consulta seja feita por empresas ou instituições financeiras.

Neste caso, somente elas podem fazer essa consulta ter mais segurança na hora de conceder um serviço ou produto para o consumidor.

Para consultar o score pelo CPF, você pode fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site dos principais birôs de crédito, como Serasa ou SPC Brasil;
  2. Preencha o cadastro caso seja o seu primeiro acesso, com as informações solicitadas;
  3. Caso já tenha cadastro, entre com o CPF e senha cadastrados;
  4. Por fim, ao entrar, a pontuação aparecerá na sua tela.

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pelo simples motivo de que leva tempo para a pontuação do seu score subir. Portanto, o melhor caminho é limpar o seu nome e regularizar suas dívidas.

Uma boa pontuação, de forma geral, está entre 501 e 1.000 pontos. A partir de 701 é considerada como excelente. No entanto, a concessão de crédito dependerá da empresa.

Os pagamentos à vista podem ser feitos, principalmente, quando você quer controlar mais as suas dívidas e evitar o parcelamento.

No entanto, é fundamental lembrar que o score avalia os seus hábitos de consumo em relação ao dinheiro. Sendo assim, fazer somente compras à vista não vai ajudar na sua pontuação.

Não existe uma pontuação ideal. Isso porque cada empresa ou banco tem as suas regras e critérios de análise para aprovar ou não um cliente.

Porque a sua pontuação não vai melhorar tão rápido assim. Você já deu o primeiro passo que foi limpar o nome. Agora, é só continuar pagando as contas em dia e seguir nossas dicas para que sua pontuação melhore com o tempo.

Vale a pena conhecer o score de crédito?

Agora que você entendeu a importância do score de crédito, saiba que vale muito a pena verificar sua pontuação e colocar em prática atitudes financeiras saudáveis.

Por isso, mantenha as suas contas em dia e se atente às dicas oferecidas para ter um bom score de crédito pois, ao fazer isso, será mais fácil obter linhas de crédito disponíveis e você sempre será bem visto como consumidor.


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar