Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
anual

Cartão Pré-Pago: O que é e como funciona? Confira!

Quer entender como o Cartão Pré-Pago funciona e as vantagens e desvantagens desse cartão? Descubra neste artigo!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 19 de Setembro de 2023

Além do cartão de crédito e cartão de débito, existe uma modalidade desse tipo de produto que está cada vez mais presente nas carteiras dos brasileiros: o cartão pré-pago.

O principal benefício desse tipo de cartão, é a possibilidade de ter maior controle sob as suas finanças pessoais, além da praticidade de não ter que carregar o dinheiro vivo.

Dessa forma, esse cartão surgiu como uma alternativa àqueles que não querem, ou que não conseguem ter um cartão de crédito tradicional. Confira o artigo e entenda tudo sobre o cartão pré-pago!

VEJA TAMBÉM: Como funciona o Cartão por Aproximação || Melhores Cartões Mastercard

O que é e como funciona o Cartão Pré-Pago

Com o avanço da tecnologia dos últimos anos e do avanço e criação de novas fintechs, o Banco Central do Brasil e as instituições financeiras possibilitaram novos meios de pagamento, como o cartão pré-pago.

Você primeiro faz uma recarga no cartão com o valor desejado, e em seguida pode usar até acabar o saldo. Quando acabar o saldo, pode recarregá-lo ou parar de usar.

Ao realizar a sua compra, deve informar que o pagamento será feito no crédito. Assim, pode pagar as suas compras e usar o saldo para outras finalidades, de acordo com a solução contratada.

Como escolher um Cartão Pré-Pago?

A escolha de um bom cartão pré-pago, depende do que você deseja e do que se adequa melhor às suas necessidades. Assim, antes de escolher um cartão é preciso analisar:

  • Benefícios e aceitação da bandeira;
  • Formas de fazer a recarga;
  • Se é preciso ter conta em um banco;
  • Facilidade no bloqueio e desbloqueio;
  • Qualidade do atendimento;
  • Histórico de como é o uso com o determinado cartão.

Analisando todos esses dados é possível escolher um que você irá gostar. Confira a seguir algumas opções de cartão pré-pago muito utilizados.

Cartão Superdigital Pré-Pago

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O cartão Superdigital tem bandeira Mastercard, que oferece diversos benefícios ao titular. A principal vantagen são os cartões adicionais, visto que é possível pedir quantos desejar.

Além disso, ele também oferece uma conta digital gratuita. Assim, é uma ótima alternativa para quem deseja economizar ou sair das dívidas, e por isso não quer desembolsar muito dinheiro.

Cartão Pré-Pago Proteste

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Quer ter um cartão pré-pago, mas sem abrir um conta? Então o cartão Proteste Pré-Pago pode ser o ideal para você. Além de não exigir a abertura de conta, o cartão também é isento de anuidade e tarifas.

Não só isso, ele também oferece cashback. Para isso, basta comprar em um dos 15 mil estabelecimentos conveniados e acumular R$ 30,00 de cashback no cartão, para poder resgatar o valor.

Cartão Pré-Pago PagBank

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

O Cartão Pré-Pago PagBank tem a bandeira Mastercard e oferece o programa Surpreenda e outros benefícios. Com ele é possível fazer saques no Brasil e no exterior, e há possibilidade de parcelamento.

Ter esse cartão garante mais segurança em compras on-line, e é uma ótima opção de cartão de crédito para quem está com o nome sujo, visto que ele é aceito em vários países.

Bitz Cartão Pré-Pago

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Já o Cartão Pré-Pago Bitz, pertence à carteira digital do Bradesco. Esse cartão tem a bandeira Elo Básico Nacional, e não pode ser utilizado no exterior, apenas em território brasileiro.

No entanto, possui cashback de até 20%, limitado a R$ 5,00 pagando através de QR Code e tem acesso a descontos, ofertas, promoções e prêmios, sendo alguns dos diferenciais deste cartão.

Como fazer o carregamento do Cartão?

A forma de abastecer o cartão pré-pago varia de cada instituição financeira. Entretanto, as opções mais comuns de abastecimento, são:

  • Transferência bancária;
  • Depósito identificado;
  • Boleto bancário;
  • Lojas conveniadas.

Quem tem conta bancária e quer um cartão pré-pago, pode fazer a recarga direto pelo saldo que tem na conta. Assim, o valor desconta da conta associada e vira um depósito direto para o saldo do cartão.

Já o depósito identificado, você faz direto no caixa eletrônico. É da mesma forma que um depósito para uma conta comum, basta colocar o CPF e conferir se os dados estão corretos.

Há também a opção de carregar o cartão através de boletos, dentro do próprio app de controle do cartão. Esse documento pode ser pago em lotéricas, on-line e até no próprio banco.

Por último, o depósito em lojas conveniadas. Alguns cartões possuem lojas físicas que fazem a recarga do cartão. Assim, basta aparecer no local com o dinheiro e solicitar o depósito.

Imagem representa pessoa usando cartão pré-pago.
Veja vantagens e desvantagens de usar um cartão pré-pago.

Vantagens e Desvantagens

Confira os pontos positivos e negativos do cartão pré-pago:

Vantagens

  • Acessibilidade: Por só funcionar se houver saldo disponível, ele é acessível a quem não consegue adquirir um cartão de crédito tradicional, por problemas com dívidas ou nome negativado, por exemplo.
  • Ausência de Anuidade: Esse cartão de crédito é livre de qualquer anuidade. No entanto, algumas instituições cobram mensalidade enquanto há saldo no cartão.
  • Não há data de vencimento: Não se preocupe em pagar a fatura no dia, porque não há a fatura. Assim, fica livre correr o risco de atrasar o pagamento e das taxas de juros.
  • Controle dos gastos: Você gasta apenas aquilo que está no cartão. Dessa forma, não há excedente de gastos.
  • Facilidade de obtê-lo: Não há necessidade de comprovação de renda ou risco de não ser aprovado. Para ter o cartão de crédito pré-pago, basta solicitá-lo.
  • Permitido para menores de idade: Muitos bancos não permitem cartões para menores de 18 anos, mas o pré-pago é acessível por não precisar de conta bancária.
  • Saque mais barato: As taxas de saques automáticos do saldo chegam a ser até 50% mais barato.

Desvantagens

  • Não dá para parcelar: O cartão de crédito pré-pago, funciona apenas se houver saldo. Assim, não é possível compras parcelas por não haver comprovação de que nos próximos meses haverá recargas.
  • Limite de movimentações: Os limites de movimentação variam de acordo com cada instituição, portanto verifique antes.

Afinal, vale a pena ter um Cartão Pré-Pago?

O cartão pré-pago é opção muito interessante para quem deseja economizar dinheiro, mas lembre-se que também precisa de disciplina e organização financeira.

Com esse cartão é mais fácil definir a quantidade de dinheiro que pode ser usada durante o mês ou em outro período. Ele também pode ser usado em outras diversas situações.

Além disso, os pais podem utilizá-lo como um cartão mesada, e para ensinar educação financeira às crianças e adolescentes. Assim, eles já crescem aprendendo a ter um planejamento financeiro.

O cartão de crédito pré-pago tem inúmeros benefícios, atualmente seus pedidos aumentaram em 148% e se tornou uma ótima alternativa para os negativados por não ter consulta ao SPC e Serasa.

Portanto, ter esse cartão pode ser o “pontapé” para começar a economizar, e até mesmo sair das dívidas.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.