Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
trimestral

Consórcio para construção: Saiba como funciona e se vale a pena

Entenda como funciona o consórcio para construção, para que serve, conheça algumas opções que podem ser interessantes e se vale a pena solicitar.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 05 de Junho de 2023

Reforma sempre é algo que gastamos mais do que esperamos e em muitos casos precisamos recorrer a solicitação de crédito. Mas você sabia que também existe consórcio para construção?

O que pode ser uma boa alternativa para quem quer ter acesso a serviços e materiais, mas por mais que não consiga pagar a vista, não deseja pagar juros.

Por isso, logo abaixo mostramos como funciona o consórcio para construir, o que inclui nesse serviço e se ele realmente vale a pena em comparação aos outros tipos de crédito (como o financiamento para construção, por exemplo).

O que é consórcio para construção?

Apesar dessa prática não ser tão comum, hoje em dia o consórcio para reforma e construção tem se destacado cada vez mais. Mas afinal, o que é isso?

Ele funciona como qualquer consórcio (como o consórcio de carros), você contribui mensalmente com uma taxa e pode ser sorteado ou participar do leilão para ter acesso ao bem que você está buscando.

Ou seja, você se junta a um grupo de consorciados (organizado por uma administrado) que possuem o objetivo de conquistar o mesmo (ou quase o mesmo) bem que você.

Assim, todos os meses os consorciados fazem contribuições para terem direito de participarem desse grupo e frequentemente o sorteado e o leiloado ganham o direito de comprar o bem por meio da carta de crédito.

Assim, ele usa essa carta somente para adquirir o bem ou serviço. Porém, nesse caso, o bens que serão disponibilizados são materiais de construção e serviços relacionados a obra civil.

Imagem de dois homens (sem mostrar o rosto) em um escritório de construção.
Saiba o que pode ser comprado no consórcio de construção!

VEJA MAIS: É confiável comprar carta de crédito contemplada na OLX? Descubra!

O que pode ser contratado no consórcio para construção?

Há diversas possibilidades nessa categoria de consórcio. Com ele você consegue realizar:

  • Manutenção;
  • Expansão do imóvel;
  • Compra de materiais;
  • Acabamento e pintura;
  • Construção de áreas da casa (como um espaço gourmet);
  • Serviços elétricos e hidráulicos.
  • Outros serviços de construção e reforma.

Há diversas outras possibilidades para quem busca esse tipo de produto, porém, o que vai de fato definir o que está incluso ou não é a administradora que você contratar o crédito.

Porem, se você busca uma opção para adquirir um imóvel (seja na planta ou já construído), o consórcio imobiliário pode ser uma opção interessante.

Vale lembrar que no consórcio para construção você apenas consegue a carta de crédito contemplada com a administradora e negocia o serviço em lugares próprios para isso (como lojas de materiais de construção, construção e outras).

Como ele funciona na prática?

Supondo que você esteja interessado em solicitar esse serviço, agora basta seguir alguns passos importantes para ter acesso a sua construção.

Procure e compare instituições

Depois de ter entendido o que é e que é o mais adequado para o que você busca, busque pelas instituições que oferecem o serviço e que oferecem condições que fazem sentido para o que você quer.

Simule a possibilidade do consórcio

Depois de encontrar algumas possibilidades, há algumas instituições que permitem que você simule o serviço para ter uma noção de como ficará, qual será o valor a ser pago e outras condições importantes como a taxa de administração.

Separe e entregue os documentos

Depois de ter selecionado a administradora que mais se adequa a você e ter sido aceito, é hora que entregar os documentos exigidos como:

Depois da contemplação, outros documentos podem ser solicitados.

Faça as contribuições e organize as finanças

Em seguida, basta fazer as contribuições mensais ou até anuais de acordo com o que foi combinado no contrato. Todas esses pagamentos devem ser muito bem controlados para não ter problemas futuros.

Na verdade, antes de contratar qualquer serviço, é necessário que você tenha seu planejamento financeiro muito bem organizado para não contratar nada que pode afetar suas finanças.

Para te ajudar nisso, aqui você tem CUPOM EXCLUSIVO para ter acesso ao plano premium do Gerenciador Financeiro da Mobills e ter todas as suas finanças controladas.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Tipos de contemplação

Ao longo do tempo do contrato, todos os consorciados serão contemplados de alguma forma – só não sabe quando. Essa contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou lances.

Continue pagando depois da contemplação

Depois de você ser contemplado e ainda tiver parcelas a serem quitadas, é muito importante que você continue pagando. Até porque, o bem fica alienado a instituição até ser totalmente pago.

Consórcio x financiamento x empréstimo: Qual vale mais a pena?

Além do consórcio, há outras opções para você realizar seu serviço de construção como o empréstimo ou o financiamento.

Com o empréstimo, você tem a possibilidade de solicitar o valor que puder e usar o dinheiro como quiser.

Você tem várias opções de tipos de empréstimos que vão desde o que possuem taxas mais baixas até os que possuem taxas de juros altas.

Já com o financiamento, você tem a possibilidade de solicitar crédito, porém, sempre será para algo em específico. Você nem chega a ter acesso ao valor contratado, somente ao bem.

Em muitos casos, o financiamento pode proporcionar taxas um pouco mais baixa (que o empréstimo pessoal, por exemplo) e principalmente de parcelas mais flexíveis.

Consórcio para construção vale a pena, então?

No fim das contas, o consórcio é algo que vale a pena?

Sim e não, já que com ele você não paga taxa de juros, mas paga taxas de administração altos (claro, dependendo da administradora que você contratar).

Porém, fique atento com ele já que em caso de desistência, você pode chegar a pagar multas ou taxas um tanto quanto altas por quebra de contrato.

Além disso, esse tipo de contrato é voltado para quem não tem pressa, já que a data de quando uma pessoa é contemplada é um pouco incerta.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.