Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é taxa de juros? Entenda como funciona!

Com certeza já ouviu falar de taxas de juros, mas sabe o que é? Leia o artigo e entenda!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

É muito comum realizar uma compra parcelada no cartão de crédito, um empréstimo ou um financiamento, certo? Ao fazer isso, é preciso pagar uma taxa de juros.

Embora seja uma expressão muito comum de escutar, nem todos sabem do que se trata a taxa de juros. Sendo assim, continue lendo o conteúdo a seguir e aprenda mais!

O que é taxa de juros e como ela se forma?

A taxa de juros é definida como “preço do tempo” ou “preço do dinheiro”. Ao emprestar ou pegar dinheiro emprestado, você recebe ou paga uma taxa sob o percentual desse montante.

Então, a taxa de juros é paga como uma compensação pelo empréstimo do valor e para diminuição do risco de não ser pago por um longo período.

E como se define? A taxa de juros está diretamente relacionada a dois fatores principais: a quantidade de dinheiro emprestada na transação e o tempo para realizar o pagamento desse valor. 

Mas existem outras condições importantes. Uma delas é o Custo de Oportunidade, que tem como referência o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)

Há também o Custo de Inadimplência, onde calcula-se o risco de não receber o dinheiro emprestado de acordo com o histórico e porcentagem de quantos não pagam.

Os Custos de Operação também são levados em conta. Caso a instituição financeira seja tradicional e não 100% digital, a taxa de juros pode incluir o valor necessário para funcionários e manutenção das agências.

Outro aspecto é o mais óbvio, por assim dizer: o lucro da própria instituição. Afinal, se ela vai emprestar quantias em dinheiro, deseja lucrar em troca. 

Como essa taxa funciona na prática?

Para explicar de forma prática, digamos que você esteja pegando um empréstimo. Você está utilizando um dinheiro que pertence ao banco, não está na sua conta.

Mas, a instituição bancária não “empresta” essa quantia em dinheiro por tempo limitado por estar fazendo um favor, ela cobra um valor extra para realizar a transação. Essa quantia é a taxa de juros.

Também pode acontecer o contrário, onde você recebe o valor da taxa de juros. Esse é o caso de investimentos, onde você investe seu dinheiro e empresta uma certa quantia ao banco.  

A taxa de juros não existe somente em transações bancárias, no dia a dia você pode observá-las no momento da compra, em formas de parcelamentos, ao entrar em cheque especial ou na inflação.

Como calcular o valor com a taxa de juros?

Os principais tipos de juros são: juros compostos, juros simples, juros de mora, juros nominais, juros sobre o capital próprio e juros reais. 

Um dos tipos de juros mais utilizados em instituições bancárias são os juros compostos. Com ele, quanto mais tempo a dívida ou investimento sem mantém, mais o valor cresce.

Isso acontece porque esses juros são aplicados no valor inicial, mas no mês seguinte a mesma taxa é aplicada em cima do mês anterior e assim em diante.

A fórmula para calcular o valor que irá pagar é M = C (1 + i)^t. Nela, o M corresponde ao montante final, o valor que irá pagar ou receber. C é o capital inicial, i é a taxa de juros e t é o tempo do investimento.

Quer calcular juros compostos de forma mais fácil? Confira o Simulador de Juros Compostos da Mobills

Para utilizar a calculadora, basta informar o valor inicial, o valor mensal, a taxa de juros e o período em meses ou anos. Depois é só clicar em “calcular” e obter o resultado.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.